Conheça Noto na Sicília, capital italiana da arte!

Noto é uma comuna italiana da região da Sicília, província de Siracusa, com cerca de 22.971 habitantes que encanta e apresenta belezas impressionantes aos turistas que por ali passam. Hoje vamos apresentar com muito prazer a cidade de Noto, contando para vocês sobre seus encantos e atrações!

0 2.103

Conheça Noto na Sicília, capital italiana da arte!

Noto a capital do barroco siciliano é uma comuna italiana da região da Sicília, província de Siracusa. Uma belíssima aldeia que possui belezas, história e obras de artes de valor inestimáveis. Vamos ao nosso post do dia? Conheça Noto na Sicília, capital italiana da arte! Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!


Assista a esse vídeo e conheça um pouco sobre Noto na Sicília!


Nossa Introdução

A cidade de Noto é um importante centro siciliano, passou por domínio dos romanos, bizantinos e árabes, sendo destruída em todo o seu esplendor pelo terremoto de 1693, apesar do desastre, sua reconstrução foi rápida e Noto tornou-se uma magnífica cidade de arte, integrante da lista de Patrimônio da UNESCO. Nessa belíssima cidade medieval ainda restam os vestígios das muralhas e do castelo. Já a estrutura da cidade nova, a barroca, foi baseada em ruas largas e retilíneas, entremeadas com diversas praças e escadarias que dão acesso aos palácios e igrejas de cidade. Leia também Quais são as 10 cidades imperdíveis da Sicília?

1) Conheça Noto na Sicília, capital italiana da arte! CONHEÇA AS PRAÇAS

As três praças principais são a Piazza dell’Immacolata, com sua incrível igreja homônima. Depois, há a Piazza Municipio, que é rodeada por quatro edifícios importantes: a Câmara Municipal, a Igreja do Santíssimo Salvador (1791-1801), o Palácio do Bispo e a bela Catedral de São Nicola (1771), que domina a paisagem. Na Praça XVI de maio fica a Igreja de S. Domenico (1727), com uma fachada curvilínea que impressiona pela beleza. Depois temos o Convento Dominicano com um belo portal. Na Igreja do Crucifixo há uma estátua de Nossa Senhora da Neve esculpida em 1471. Leia também Itinerário de carro na Sicília!

2) Conheça Noto na Sicília, capital italiana da arte! CONHEÇA O CENTRO HISTÓRICO

A entrada para o (magnífico!) centro histórico da cidade é feita pelo Portão Real, que é um arco do triunfo dos anos 800, erguido para a visita do rei Fernando II de Bourbon, também rei das duas Sicílias. Na frente desse belíssimo arco, fica a artéria principal da cidade, o Corso Vittorio Emanuele. Leia também Roteiro com transporte público no sul da Itália!

A Piazza Immacolata

Com uma breve caminhada, chega-se a primeira das três praças mais importantes da cidade: a Piazza Immacolata. É nessa Praça que, no topo de uma escadaria imponente, você encontra a igreja de San Francesco all’Immacolata. Com uma fachada bem simples, mas de uma beleza estonteante, a igreja é caracterizada por uma bonita e simples fachada barroca. Dentro você pode observar, no altar, uma imagem de Nossa Senhora com Jesus pintada na madeira, obra de Monachello realizada em 1564.

Saindo de lá, em direção ao lado esquerdo, é possível avistar o mosteiro de San Salvatore. É ali que ficam uma belíssima torre e um belvedere. Do outro lado fica o Convento de Santa Clara. Seguindo pelo Corso Vittorio Emanuele, você chega até a Piazza Municipio, onde é possível ver a Catedral e o Palazzo Ducezio.

A Catedral de Noto

A Catedral de Noto é fascinante. A construção dessa joia rara começou em 1694 e foi concluída em 1703. Ao longo dos séculos tanto sua fachada quanto seu interior passaram por diversas modificações. Sua aparência atual é do século XIX, quando foi erguida uma nova cúpula.

Do lado de dentro, há três naves e a Catedral abriga inúmeras obras de arte, algumas das quais vêm de Noto Antica, incluindo a urna de prata contendo os restos mortais de Saint Corrado Confalonieri. Um acidente desastroso, em 1996, causou a perda de todo o aparato iconográfico, cuja reconstrução, a fez um templo das últimas grandes obras da arte sacra contemporânea. Em janeiro de 2012, o Papa Bento XVI elevou a Catedral a uma basílica menor.

Santa Chiara e o Museu Cívico de Noto

Ainda ao longo do Corso Vittorio Emanuele, a 100 metros dali, você encontra a Igreja de Santa Chiara, uma arquitetura barroca impecável. Projetada pelo arquiteto Rosario Gagliardi, em 1730, foi concluída em 1758 e anexada ao convento das freiras beneditinas. Hoje, no convento, fica o Museu Cívico de Noto. O interior da igreja, com inúmeras decorações, é considerado um dos mais importantes quando se fala de estilo barroco. Imperdível é a vista que o terraço da Igreja apresenta! Seu terraço panorâmico é incrível e apresenta um panorama único! O pôr do sol visto dali é uma pintura, não é possível colocar toda sua beleza em palavras.

Palazzo Nicolaci e o Teatro Vittorio Emanuele

Entre os palácios o mais famosos deles é, sem dúvida, o Palazzo Nicolaci. Continuando a caminhada, aqui você pode ver a Villa D’Ercole, que remonta ao século XVIII e, finalmente, completar o passeio com o elegante Teatro Vittorio Emanuele, de 1800. Saindo dali, andando alguns metros, você encontra a Via Nicolaci. A Via Nicolaci é caracterizada por ser uma rua inclinada e repleta de construções adornadas! Entre os adornos é possível ver sereias, querubins, cavalos, leões e personagens mitológicos. Não hesite em se “perder” nas ruas da cidade. As construções impressionam devido aos detalhes, em sua maioria barrocos, e suas ruas menores escondem verdadeiras surpresas.

Dica de Ouro

Onde comer em Noto?

Para comer, há ótimos locais! Abaixo uma seleção com alguns deles para você colocar nos seu Roteiro de Viagem pela Itália!

A Tutta Pizza
  • Nota: para quem quer uma boa pizza, é o lugar ideal. O cardápio apresenta vários recheios e, além da pizza, foccacias e calzone. Os preços são excelentes.
  • Onde fica: Via Ducezio n.34,38 – Noto.
  • Horários: Todos os dias, exceto de terça, das 17h30 às 22h30.
Pic Nic
  • Nota: para um almoço leve, barato e saboroso, é um dos melhores locais de Noto. Há uma infinidade de saladas, pratos leves e sua localização é ótima! Apresenta pratos vegetarianos e veganos.
  • Onde fica: Via Corrado Nicolaci 1 – Noto.
  • Horários: todos os dias, para café da manhã e almoço.

Assista esse vídeo e saiba: Dicas para viajar de modo econômico pela Itália? Módulo 5. Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Conheça Noto na Sicília, capital italiana da arte!. Noto é a capital do barroco siciliano. Seu valor histórico e arquitetônico é inestimável, a cidade é segura e apresenta boa estrutura turística. Pouco procurada por turistas brasileiros, a cidade fica repleta de gente na alta temporada, cheia de vida. Há programação diferenciada na alta estação por todas as praças da cidade, que parece ganhar vida! Não deixe de visitar essa cidade única em seu gênero na maravilhosa região da Sicília.

E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!