Como não pegar multa na Itália? ZTL?

Muitos visitantes que optam em viajar de carro acabam precisando pagar uma multa devido a violação das ZTL (Zona de Tráfego Limitado). Saiba aqui o que é, e como evitar as multas na Itália.

18 21.164

Como não pegar multa na Itália? ZTL?

O estrangeiro que visita a Itália se depara pela primeira vez com particularidades locais, tais como o restrito ZTL e, portanto, está em apuros e não sabe que a entrada em tais áreas é uma violação do Código de trânsito italiano e envolve uma penalidade financeira. E como funcionam as ZTL na Itália? Como não pegar uma multa? ZTL? Fique com a gente e saiba tudo sobre as famosas e “dolorosas” ZTL. Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Dirigindo na Itália!

Se você acha que tem muito para conhecer da Itália e não quer pensar em muitos detalhes para organizar essa viagem, leia após as Conclusões: “E agora quem poderá me AJUDAR?”

As placas de sinalização de trânsito na Itália

1) Como não pegar multa na Itália? ZTL? SOBRE A ZTL

Este texto terá como objetivo preciso esclarecer este aspecto. Começamos com uma pergunta simples: O que é um ZTL? É uma abreviação de Zona de Tráfego Limitado, normalmente estabelecidas em áreas do Centro Histórico de muitas cidades italianas, com a finalidade de proteger o patrimônio histórico e arqueológico da cidade, proteger a qualidade de vida dos bairros e incentivar o uso do transporte público, a fim de reduzir a poluição ambiental e acústica do local.

A duração da ativação do serviço, e com ele o acesso a determinadas áreas, é permitido apenas aos veículos autorizados, pode variar de cidade para cidade e pode distinguir entre o dia e a noite. Leia também o nosso post com mais dicas de como Guiar na Itália.

Como funcionam as ZTL na Itália?
Placa ZTL

2) Como não pegar multa na Itália? ZTL? VIAS DE ACESSO

As vias de acesso à ZTL são geralmente marcadas com um sinal da proibição, tabelas complementares dos tempos da proibição e categorias possivelmente excluídas. Muitas vezes, a ZTL é vigiada por câmeras que registram o veículo em trânsito e assim detectam a placa do veículo.

Muitos municípios e cidades de arte e os destinos favoritos dos turistas europeus, instituíram as ZTL, especialmente no seu Centro Histórico. Muitos turistas que não sabem de tudo isso e se eles não conhecem os sinais ou não sabem interpretá-los corretamente, é provável que receba várias multas, recebidas em depois das férias. Para saber mais acesse nosso blog na sessão Dirigindo na Itália.

Como funcionam as ZTL na Itália?
Via com a Placa ZTL

3) Como não pegar multa na Itália? ZTL? ACESSO E ESTACIONAMENTO

Acesso e estacionamento em ZTL são permitidos sem autorização na aplicação da lei apenas para: segurança, serviços de primeiros socorros e de emergência, serviços públicos e de interesse público, os veículos autorizados para o transporte de pessoas com deficiência, equipados com a identificação correta.

Todos os outros motoristas podem passar ou estacionar na ZTL se possuírem uma licença, e em qualquer caso tal permissão é restrita a pessoas que residem nessa área, aos titulares de comércios na região, de produção ou serviço, escritórios e estudos profissionais localizados na ZTL, para as empresas que necessitam realizar intervenções profissionais e médicas.

Atenção a Super Dica do meu leitor!!!!

Um especial agradecimento ao Leitor Marcos Fiori pela sua colaboração no Blog Viajando para Itália.

Dica do Leitor:

“Se a pessoa tiver internet móvel, recomendo o Waze como aplicativo para traçar rotas, pois ele considera itens variáveis como trânsito, obras, interdições e, como disse acima, sabe até desviar das ZTL.
Se a pessoa não tiver internet e quiser economizar (não alugando um GPS que é uma fortuna), SUPER RECOMENDO um aplicativo chamado “HERE WE GO”. Ele funciona online, mas você pode selecionar uma cidade, estado ou país todo (baixar os mapas antes de viajar) e depois, ele funcionará até em modo avião, ou seja, seu celular vira um GPS perfeito, sem depender de chip e COMPLETAMENTE FREE.”

4) Como não pegar multa na Itália? ZTL? ZTL ATIVAS

As áreas são marcadas com sinais que indicam o início da ZTL e quando você pode ou não pode entrar; são geralmente ‘ativas’ durante intervalos de tempo pré-determinado. A ZTL funciona, portanto, normalmente apenas em determinados momentos do dia e não todos os dias da semana, a fim de reduzir o tráfego em uma determinada área.

Como funcionam as ZTL na Itália?
Placa ZTL

Os turistas estrangeiros que vêm para a Itália e alugam um carro devem ter muito cuidado com estes avisos se não quiserem ter surpresas ruins; por exemplo, quando a placa mostrar VARCO NON ATIVO (Entrada Permitida) significa que os veículos podem entrar na área, ao contrário de VARCO ATTIVO (Entrada Não Permitida), que significa que os veículos não podem acessar o local a não ser que possua autorização especial. Leia também Como se deslocar na Itália?

Como funcionam as ZTL na Itália?
Placa ZTL (Varco Attivo)

Por exemplo, os martelos cruzados indicam que a ZTL permite tráfego aos domingos e feriados. Geralmente a ZTL está ativa todos os dias das 07h30min às 19h30min. Quando você estiver de férias na Itália, para não levar multas, tem que ter cuidado com a sinalização e precisa se informar, em todas as cidades de arte que você quer visitar, porque cada uma delas tem uma ou mais ZTL. Conheça aqui Exemplos de Roteiros com Carro na Itália.

Prestar atenção nas placas é crucial porque muitas vezes é um resumo de uma miríade de informações, que se torna impossível de ler e compreender num piscar de olhos, enquanto você dirige no meio do trânsito da cidade.

5) Como não pegar multa na Itália? ZTL? SUA IMPORTÂNCIA

De Norte a Sul, as cidades italianas fazem uso extensivo da limitação do tráfego de veículos, principalmente nos centros, mas não só. Na maioria dos casos, as limitações são dirigidas aos veículos de quatro rodas, a exclusão da proibição a motos e scooters. Entre 2008 e 2015, a ZTL aumentou 5,1%, as ciclovias aumentaram 47,7% e as zonas para pedestres 27,7%, um sinal de como os governos municipais estão tentando reduzir o espaço de trânsito para carros. Por razões de tráfego ou pela poluição, para poder melhorar a qualidade do ar na cidade, ou por qualquer outra razão, ou pelo crescimento da utilização de transportes públicos, o resultado é este, e não que seja uma coisa ruim. Pelas multas, sim, mas é somente necessário um pouco de atenção, veja a seguir as dicas para evitar as multas.

Dicas Importantes para não receber multa

  • Fazer reservas de hotéis fora das ZTL;
  • Fazer reservas de hotéis nas cidades menores e menos famosas (talvez você se surpreenda com quanta beleza você pode encontrar fora do circuito fora do turismo clássico.);
  • Fazer reservas fora das áreas mais turísticas;
  • Em grandes cidades como Milão, Nápoles, Florença ou Roma, você pode usar o transporte público e usar o carro somente para ir para outro lugar mais afastado.
  • Fazer reservas em uma pousada próxima dos centros históricos;
  • E em caso de dúvida, a coisa principal é enviar um e-mail para o hotel antes de fazer a reserva para verificar se está localizado dentro de uma zona com ZTL.

6) Como não pegar multa na Itália? ZTL? APLICATIVOS

Como sempre: a tecnologia a nosso favor! Recentemente, para ajudar turistas e locais com as temidas ZTLs, foram criados alguns aplicativos excelente para download no celular. Os aplicativos ajudam a localizar as ZTLs e avisam o melhor caminho alternativo para evitar o percurso que pode gerar uma multa bem altinha.

Entrando na loja de aplicativos do seu celular, você pode fazer o download daquele que mais lhe agradar. Entre os melhores, grátis, estão o ZTL Alert e o ZTL City. Os aplicativos mostram as áreas ZTLs em todas as cidades italianas e pode te ajudar DEMAIS! O Waze também oferece a opção e informa onde ficam as ZTLs. Outros aplicativos ótimos, mas pagos, são os: Zona Traffico Limitado ZTL Italy, que o app custa BRL 3,90 e o ZTL, que custa BRL 7,90. Para sem bem sincera: não há diferença entre os gratuitos e os pagos.

Dica

  • Algumas cidades possuem app “exclusivo”, que mostra somente as ZTLs dali! Para encontrar, basta digitar ZTL e o nome da sua cidade de destino – vale lembrar que não são todas as cidades que possuem o serviço.

7) Como não pegar multa na Itália? ZTL? LOCAIS DAS ZTL

Como entender onde estão as ZTL nas principais cidades italianas? Basta ver esse site quando estiver chegando em cada cidade: www.accessibilitacentristorici.it/Default.cfm?lingua=IT.

Vai viajar pela Itália de carro?

 Não sabe onde alugar o carro? Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa ? Aqui você encontra atendimento em português, para em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12 vezes sem juros no cartão. E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da ideia? Então clique no banner abaixo Pesquise, compare e escolha.

Importante Saber

Se for dirigir na Itália é imprescindível a carteira internacional ou a sua CNH do Brasil com tradução juramentada, O.K.? Se não possuir, não dirija, pois você terá muitos problemas caso seja parado pela polícia italiana! Leia nosso Post “Preciso de Carteira Internacional para dirigir na Itália?


Assista esse vídeo e saiba: Como não pegar multa na Itália? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Como não pegar multa na Itália? ZTL? A Itália é um país esplêndido, um tesouro de arte, história e cultura espalhadas por todo o território, e estas Zonas de Tráfego Limitado se destinam a preservar e proteger este patrimônio rico que é de todos nós. E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!


para sua viagem perfeita!

CONSULTORIA

Guias 100% customizados e dentro de seu orçamento!

Planejamento de Viagem

MINICURSO

Apenas para inscritos em nossa newsletter!

 

Aproveite melhor suas férias! Aprenda a planejar com segurança e eficiência sua viagem pela Itália. Curso grátis!