Multas na Itália: E se eu não pagar? O que acontece?

Muitos que leem sobre multas na Itália pensam: se eu tomar uma multa, não vou pagar, afinal o que pode acontecer de ruim comigo? Primeiro que é errado cometer uma infração e não assumir as consequências, segundo que, não é bem assim! Hoje vamos saber o que acontece se, por acaso, você toma uma multa na Itália e não a paga.

12 10.950

Multas na Itália: E se eu não pagar? O que acontece?

Bom, um dos assuntos mais questionados por quem utiliza carro alugado na Itália, e um dos que mais ‘aterrorizam’ os motoristas, são as multas. Sempre digo que se você agir conforme a lei, respeitando as regras de velocidade, onde pode ou não trafegar ou estacionar, você não terá maiores problemas. Só que, muitas vezes, em um descuido, podemos tomar uma multa e nem perceber. Hoje vamos saber tudo sobre multas na Itália e o não pagamento das mesmas. Vamos ao nosso Post do dia: Multas na Itália: E se eu não pagar? O que acontece? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Dirigindo na Itália!

Se você acha que tem muito para conhecer da Itália e não quer pensar em muitos detalhes para organizar essa viagem, leia após as Conclusões: “E agora quem poderá me AJUDAR?”


Assista esse vídeo e saiba: Como não pegar multa na Itália? Se inscreva em nosso canal e recebe mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


1) Multas na Itália: E se eu não pagar? O que acontece? NOTIFICAÇÃO

Há uma lei (artigo 260 do Código da Estrada) que diz que países estrangeiros têm o prazo de 360 dias para enviar a notificação de multa para a casa dos motoristas que residem em outros países, ou seja, demora, mas chega! Normalmente, antes dessa notificação, a locadora utilizada para o aluguel do carro manda o aviso de multa antes, ou debita direto do cartão de crédito cadastrado no momento do aluguel e você só fica sabendo quando pega a fatura.

Saiba que também pela lei italiana, a notificação da multa para veículos com placa italiana, ou seja, para o dono do carro alugado (nesse caso a locadora), as autoridades têm até 90 dias para emitir a notificação, então é muito provável que a locadora pague a multa e depois venha cobrar de você. Isso porque pagando antes do vencimento, há um desconto de 30%, mas esse desconto, com certeza, não será repassado a você, então você vai pagar o valor cheio.

Atenção

A locadora tem até 60 dias para notificar o cliente e enviar os dados para as autoridades, mas isso não significa que depois desse tempo você não vai mais receber a multa, vai (lembre que eles têm quase um ano para te avisar sobre a multa!), e, quando chegar, você tem prazo de 5 dias para quitar o valor. Na multa vem tudo explicadinho: onde entrar, como pagar e o site é em português, portanto não haverá problemas para resolver tudo.

Os valores variam de acordo com a infração e você pode receber mais de uma multa por vez. Os valores são cobrados em euro e o pagamento pode ser feito por transferência bancária. Leia nosso Post Especial sobre O guia definitivo sobre o que você precisa saber para dirigir na Itália!

2) Multas na Itália: E se eu não pagar? O que acontece? NOTIFICAÇÃO IMEDIATA

O código de trânsito italiano diz que a multa deve ser informada ao condutor imediatamente depois de constatada a infração, porém, há algumas situações onde esse imediatismo não é possível por razões óbvias, ou seja, a multa vai para a central e, de lá, é emitida a notificação. Algumas situações, por exemplo, são:

  • Impossibilidade dos agentes de trânsito em alcançar um veículo que trafega a uma velocidade excessiva;
  • Quando o carro avança o sinal vermelho;
  • Ultrapassagem proibida;
  • Após verificação dos dados registrados pelos radares, ou de outros dispositivos de trânsito, pela detecção remota. (quando alguém passa fora da velocidade máxima permitida, os dados do veículo são registrados e enviados para uma central);
  • Detecção de acesso não autorizado de veículos em centros urbanos, áreas de tráfego restrito, áreas para pedestres ou tráfego em pistas e estradas reservadas.

Para quem vai a multa?

A multa vai para o proprietário do veículo, no caso de um carro alugado, a multa vai para a empresa que alugou o carro e eles repassam o valor para o cliente que estava com o veículo no dia da infração. Ou seja: no caso de brasileiros, a locadora ou vai te enviar uma notificação ou debitar do cartão de crédito.

Eles podem debitar sem minha autorização?

Podem! Porque eles alegarão que, no dia da infração, o carro estava com você, portanto você se torna o responsável pela infração e, logo, pelo pagamento da mesma!

Eu posso recorrer?

Caso a multa não apresente a foto da placa do carro que você estava utilizando, sim, mas se a multa apresentar a foto do radar, por exemplo, é perda de tempo.

Dica Importante

Cuidado com as multas que, mesmo com fotos, não detalham a infração como, por exemplo, local, dia e horário! Pode ser falsa! Na dúvida, envie a multa recebida, via e-mail, para a locadora e pergunte se há infrações relacionadas ao veículo em aberto. Eles têm acesso a essas informações e podem te dizer que a multa é ou não legítima!

3) Multas na Itália: E se eu não pagar? O que acontece? PAGAR OU NÃO PAGAR?

Mas, finalmente, vamos ao que interessa: a multa chegou! E ai? Pagar ou não pagar? Pague! Por dois motivos: um que, caso você vá para a Itália de novo e tenha uma multa no sistema, essa multa aparece para todas as locadoras, ou seja, eles saberão que você tomou uma multa (ela estará, inclusive, em seu nome!).

Caso essa multa não tenha sido paga, dificilmente você encontrará uma locadora que aceitará alugar um veículo pra você. Segundo: ética é o que você faz quando está todo mundo olhando, caráter é aquilo que você faz quando ninguém te olha! Questão de princípios, não é mesmo?! Se fizer algo errado, lide com as consequências. Se você pensar: ‘nunca mais vou para a Itália’ e preferir vista grossa NÃO PAGANDO a multa, O.K.! Lide com sua própria consciência!


Assista esse vídeo e saiba: Quais são as placas de sinalização de trânsito na Itália? Se inscreva em nosso canal e recebe mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Ninguém quer tomar multa, isso é fato! Para evita-las sugiro que siga sempre as orientações de transito, conheça as placas italianas de sinalização, não hesite em tirar suas dúvidas com, por exemplo, o pessoal do hotel e faça o que você faria em qualquer lugar do mundo: respeite a casa dos outros! : ) Boa viagem!

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!


para sua viagem perfeita!

CONSULTORIA

Guias 100% customizados e dentro de seu orçamento!

Planejamento de Viagem

MINICURSO

Apenas para inscritos em nossa newsletter!

 

Aproveite melhor suas férias! Aprenda a planejar com segurança e eficiência sua viagem pela Itália. Curso grátis!