Multas na Itália: E se eu não pagar? O que acontece?
Bom, um dos assuntos mais questionados por quem utiliza carro alugado na Itália, e um dos que mais ‘aterrorizam’ os motoristas, são as multas. Sempre digo que se você agir conforme a lei, respeitando as regras de velocidade, onde pode ou não trafegar ou estacionar, você não terá maiores problemas. Só que, muitas vezes, em um descuido, podemos tomar uma multa e nem perceber.
Hoje vamos saber tudo sobre multas na Itália e o não pagamento das mesmas. Vamos ao nosso Post do dia: multas na Itália: E se eu não pagar? O que acontece? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção: Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Você é brasileiro e recebeu uma multa de trânsito na Itália? Não sabe como proceder? Então entre em contato com GUSTAVO DE SOUZA ADVOCACIA EMPRESARIAL!
Recebendo a notificação da multa
Há uma lei (artigo 260 do Código da Estrada) que diz que países estrangeiros têm o prazo de 360 dias para enviar a notificação de multa para a casa dos motoristas que residem em outros países, ou seja, demora, mas chega! Normalmente, antes dessa notificação, a locadora utilizada para o aluguel do carro manda o aviso de multa antes, ou debita direto do cartão de crédito cadastrado no momento do aluguel e você só fica sabendo quando pega a fatura. Leia também: como funcionam as ZTL na Itália?
Saiba que também pela lei italiana, a notificação da multa para veículos com placa italiana, ou seja, para o dono do carro alugado (nesse caso a locadora), as autoridades têm até 90 dias para emitir a notificação; a locadora NÃO PAGA A MULTA, a locadora paga para o “comune” para indicar o nome do condutor e, com essa informação em mãos, o “comune” emite a multa e a envia para sua residência. Isso porque pagando antes do vencimento, há um desconto de 30%. Conheça nossa seção Dirigindo na Itália! Aqui você encontrará todas as dicas e informações para fazer uma viagem tranquila usando o carro na Itália. Ahhh temos dicas para quem viaja com moto e motorhome também!
Atenção!!!
A locadora tem até 60 dias para notificar o cliente. Importante saber: que nem sempre a locadora irá notificar o cliente, caso haja uma cobrança da locadora no seu cartão de crédito, saiba que é o valor pago ao “comune” para indicar o condutor: a locadora paga e depois debita no seu cartão cadastrado; e envia os dados para as autoridades, mas isso não significa que depois desse tempo você não vai mais receber a multa.
Lembre-se que eles têm quase um ano para te avisar sobre a multa! E, quando chegar, você tem um prazo de 5 dias para quitar o valor. Na multa vem tudo explicadinho: onde entrar, como pagar e o site é em português, portanto não haverá problemas para resolver tudo. Os valores variam de acordo com a infração e você pode receber mais de uma multa por vez. Os valores são cobrados em euro e o pagamento pode ser feito por transferência bancária. Leia também: o que eu preciso saber para dirigir na Itália? O guia definitivo! Módulo 1 e Módulo 2.
Notificação Imediata
O código de trânsito italiano diz que a multa deve ser informada ao condutor imediatamente depois de constatada a infração, porém, há algumas situações onde esse imediatismo não é possível por razões óbvias, ou seja, a multa vai para a central e, de lá, é emitida a notificação. Algumas situações, por exemplo, são:
- Impossibilidade dos agentes de trânsito em alcançar um veículo que trafega a uma velocidade excessiva;
- Quando o carro avança o sinal vermelho;
- Ultrapassagem proibida;
- Após verificação dos dados registrados pelos radares, ou de outros dispositivos de trânsito, pela detecção remota. (quando alguém passa fora da velocidade máxima permitida, os dados do veículo são registrados e enviados para uma central);
- Detecção de acesso não autorizado de veículos em centros urbanos, áreas de tráfego restrito, áreas para pedestres ou tráfego em pistas e estradas reservadas.
Com o Guia Viajando para a Itália, você terá acesso a informações privilegiadas, como indicações de hospedagens, melhores gelaterias, pizzerias e restaurantes; informações importantes sobre transportes, museus, passeios e atrações imperdíveis; além de sugestões de roteiro para sua viagem.
Tudo o que você precisa para sua viagem ser perfeita, reunido num só lugar!
Clique aqui e saiba mais!Para quem vai a multa?
A multa vai para o proprietário do veículo, no caso de um carro alugado, a multa vai para a empresa que alugou o carro e eles repassam o valor para o cliente que estava com o veículo no dia da infração. Ou seja: se você receber a multa das mãos das autoridade responsáveis, sugiro que você pague a multa, tire uma cópia do recibo e informe a locadora no momento em que for devolver o veículo. SEMPRE tenha uma cópia do pagamento com você! Caso você não pague a multa, a locadora irá debitar o valor gasto para informar seu nome ao “comune”, conforme explicamos acima.
Eles podem debitar sem minha autorização?
Podem! Porque eles alegarão que, no dia da infração, o carro estava com você, portanto você se torna o responsável pela infração e, logo, pelo pagamento da mesma!
Eu posso recorrer?
Caso a multa não apresente a foto da placa do carro que você estava utilizando, sim, mas se a multa apresentar a foto do radar, por exemplo, é perda de tempo.
Dica Importante
- Cuidado com as multas que, mesmo com fotos, não detalham a infração como, por exemplo, local, dia e horário! Pode ser falsa! Na dúvida, envie a multa recebida, via e-mail, para a locadora e pergunte se há infrações relacionadas ao veículo em aberto. Eles têm acesso a essas informações e podem te dizer que a multa é ou não legítima!
Pagar ou não pagar a multa na Itália?
Mas, finalmente, vamos ao que interessa: a multa chegou! E ai? Pagar ou não pagar? Pague! Por dois motivos: um que, caso você vá para a Itália de novo e tenha uma multa no sistema, essa multa aparece para todas as locadoras, ou seja, eles saberão que você tomou uma multa (ela estará, inclusive, em seu nome!).
Caso essa multa não tenha sido paga, dificilmente você encontrará uma locadora que aceitará alugar um veículo pra você. Segundo: ética é o que você faz quando está todo mundo olhando, caráter é aquilo que você faz quando ninguém te olha! Questão de princípios, não é mesmo?! Se fizer algo errado, lide com as consequências. Se você pensar: ‘nunca mais vou para a Itália’ e preferir vista grossa NÃO PAGANDO a multa, O.K.! Lide com sua própria consciência!
Se você pensar…
‘Nunca mais vou para a Itália’ e preferir fazer vista grossa NÃO PAGANDO a multa, O.K., mas te convido a ler este post, onde explico o que pode acontecer caso você decida não pagar a multa: multas na Itália: quanto tempo tenho para pagá-las?
Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e saiba como evitar as multas!
Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like!
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Multas na Itália: E se eu não pagar? O que acontece? Ninguém quer tomar multa, isso é fato! Para evita-las sugiro que siga sempre as orientações de transito, conheça as placas italianas de sinalização, não hesite em tirar suas dúvidas com, por exemplo, o pessoal do hotel e faça o que você faria em qualquer lugar do mundo: respeite a casa dos outros! : ) Boa viagem!
Está inseguro para viajar?
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)
O meu post te ajudou ou ainda tem dúvidas? Deixe o seu comentário abaixo que te respondo!
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!
Me multaram na Itália por circular em locais restrito a moradores, eu posso ser cobrado judicialmente no Brasil?
Fernando que eu saiba não mas o ideal seria você falar com um advogado para ter certeza. .. 🙂
Oii! Caso enviem a multa pelo correio e eu não recebi por não estar em casa para assinar, o que acontece? Eles precisam de confirmação de recebimento para efetivamente me cobrar? Pois está fechando 1 ano da minha viagem e um número da Itália está ligando, então imagino que seja por isso.
Juliana sinceramente não acredito que precisem de confirmação que vc recebeu.. te aconselho a pagar o quanto antes para não aumentar as taxas com o tempo. Abraços, Ana
Tbm fui multado pela msm coisa.
🙁
Ola, primeiramente parabens pelo post. Fui multado em abril do ano passado mas a notificacao so chegou em junho deste ano. Logo no incio do texto fala sobre um prazo para a multa chegar, realmente sao 365 dias?
Rafael, sim 365 dias. Atenção, não da data que te chega a carta mas da data que é enviada da Itália:) Controla quando a carta partiu da Itália.. Abraços, Ana
Fiz uma viagem a Itália em Junho e esta semana recebi email da locadora de aluguer com informação de 2 multas . Não percebo qual o motivo pois tivemos muita atenção a sinais de trânsito e velocidade. No entanto, dizem que foi na autoestrada e cremos que possa ter a ver com as portagens pois em algumas não nos emitiram talão e avançámos porque, apesar disso, a cancela abriu.
A locadora afirma:
“De acordo com o Código da Rodovia, enviamos seus dados pessoais às autoridades que enviarão a solicitação de pagamento diretamente para o endereço fornecido no momento da locação. Entre em contato diretamente com as autoridades competentes para obter mais informações sobre a multa após o recebimento da notificação. A Locauto Rent cobrará o cartão de crédito fornecido como garantia para o aluguel e emitirá uma fatura no valor de 40 euros + IVA por violação do art. 7 das condições gerais de locação.”
O que ainda menos percebo é se nos será cobrada a multa por parte das autoridades, porque é que também a locador nos cobra? Isso é normal?
Obrigada
Sara acredito que seja normal, afinal vc fez uma contraversão com o carro deles e eles que foram notificados. Te convém pagar o quanto antes porque essas multas têm a tendência de aumentar de valores rapidamente. Grande abraço, Ana
Olá Ana Patricia….recebi em casa uma multa da Itália junto com uma carta de advogados cobrando custos administrativos. Devo pagar somente a multa ou também estes custos adicionais ? Obrigado
Sérgio provavelmente passou dos tempos portanto pressumo que tenha que pagar as taxas administivas:( sinto muito.. Abraços, Ana
Bom dia,
Se puder me esclarecer agradeço.
Teria cometido uma infração em 16/11/2018, tendo sido expedido protocolo em 31/12/2019 e a correspondência de cobrança postada em 09/01/2020 sendo recebida em 07/02/2020.
Dessa forma, como proceder para que a cobrança não seja realizada, com base no art 260 do Código de Estrada?
Grato
Olá Ana Patrícia, recebi uma notificação por email da locadora, porém o email está confuso, fala de um valor de 25 Euros debitado no cartão de crédito e também devo pagar a multa no site da Polizia Municipale. Realmente é assim? Devo pagar a locadora e também a multa?
Infelizmente sim querida! 🙁
Eu estive na Italia em 2017 e em Fev/20 eu recebi uma carta de advogados representando a policia italiana a respeito do não pagamento de uma multa de trânsito, me cobrando a multa e despesas administrativas. A multa era de 112 euros e agora estou sendo cobrado 243 euros! Eu não olhava a minha caixa do correio há muito tempo e só vi agora. Estou pagando.
Agora…a multa que eu tomei foi em Firenze. E Firenze é uma loucura! Eu não recomendo ninguém ficar de carro e hospedado dentro do centro histórico. Existem ruas que você pode circular, ruas que não, inclusive tem ruas que você pode circular em apenas um sentido, no outro não. E a sinalização é péssima. Pra agravar, nenhum GPS (Waze, Google Maps, etc) encontrava o endereço exato do hotel.
Que pena querido!! Acontece muito isso.. infelizmente:(
Você falou bastante, mas não foi direto ao ponto, oq acontece se nao pagar a multa?
Daniela provavelmente nao leu bem o post: està no post o paragrafo : Pagar ou não pagar a multa na Itália? basta ver novamente.. Abraço e obrigada pela msg
Ana boa noite. Uma dúvida boba, o carro que eu aluguei foi riscado de alguma forma, e eles não devolveram o débito que tinha no cartão e além disso fizeram mais uma cobrança sem avisar de 400 dólares, eu consegui cancelar esse 400 euro no cartão, pois nem sabia da cobrança e cancelei o meu cartão. Isso foi em 2017, nunca recebi nenhuma cobrança, nem carta e nem nada. Se voltar de uma próxima terei algum problema?
Provavelmente pode ter algum problema em alugar outro carro:) nao acho que tenha mais do que isso.. grande abraço, Ana