A Itália é segura?
Uma das perguntas que eu mais recebo é sobre a segurança pública na Itália. E hoje vou responder de uma forma bem suscinta se a Itália é segura, ou não. Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Nossa Introdução
A Itália é um país, no geral, muito seguro, não apresentando grandes problemas em relação à violência; além do mais o país não tem problemas diplomáticos com nenhum outro país, e a taxa de criminalidade não é das maiores. Óbvio que a violência existe, como em todo o resto do mundo, mas se formos comparar, inclusive com o Brasil, a Itália torna-se um país extremamente seguro. Agora vem comigo saber se a Itália é segura!
1) A Itália é segura? CONHEÇA OS RISCOS POTENCIAIS
Pequenos delitos podem ocorrer com certa constância, porém os crimes violentos são raros no país – especialmente contra turistas. O norte é bem mais tranquilo que o sul, mas em grandes aglomerações, principalmente no transporte público, é bom ficar ligado! No centro sul tenha atenção principalmente em Roma e em Nápoles, e os ‘suspeitos’ são os que menos ‘oferecem’ risco à primeira vista: mulheres com criança de colo, por exemplo!
Atenção Mulherada!!!!!!
Os italianos (homens) não são exatamente ameaçadores, mas podem ser chatos, MUITO chatos! Principalmente com brasileiras (com as quais eles têm certo ‘fetiche’!): se você ficar dando corda, eles não saem do pé! Então, caso se sinta incomodada, seja firme, educada e saia de fininho! Leia também Como se comportar na Itália?
Furtos nos Principais Pontos Turísticos
Nas grandes cidades italianas é preciso ficar atento aos furtos nos locais próximos aos principais pontos turísticos. Usar o bom senso também é aconselhado: evite andar com carteira no bolso de trás da bermuda, por exemplo, ou com a bolsa/mochila aberta.
Atenção
- Atenção também com roubo de veículos estacionados próximos a pontos turísticos. O carro alugado é facilmente reconhecível e alguns podem achar que dentro deles tem malas e outros objetos de valor, então evite deixar objetos a mostra.
Dica de Ouro
- Uma dica muito válida também é manter cópia de documentos em um e-mail! Isso facilita MUITO a solicitação de um novo em caso de roubo ou furto. Leia sobre precaução em nosso Post Perdi ou roubaram meu passaporte na Itália, o que fazer?
2) A Itália é segura? CONHEÇA O POLICIAMENTO
E o policiamento na Itália? É excelente! Pode ficar tranquilo! O número para chamar os ‘Carabineiri’, a polícia italiana, é o 112. Vamos torcer para que não seja necessário utilizá-lo, mas caso precise, é bom saber de cor!
3) A Itália é segura? FIQUE ALERTA AOS TIPOS DE GOLPES
Existem alguns golpes na Itália e é bom ficar ligado:
Golpe da Pulseirinha
O golpe da pulseirinha: você está observando um monumento, se aproxima uma pessoa super simpática e cisma de amarrar uma pulseirinha no seu braço dizendo que é um presente! SEJA FIRME E DIGA UM SONORO “NO, GRAZIE!”. RECUSE!
Depois que a pulseira estiver amarrada, a pessoa vai te pedir dinheiro e, caso você diga não, vai armar um barraco no meio da rua; outra variação do mesmo golpe é que, enquanto uma pessoa te distrai, outra aproveita para furtar seus pertences. Não custa ficar atento, não é?
Golpe da Flor
O golpe da flor: o clássico dos clássicos! Alguém se aproxima e entrega uma flor à sua companhia, no momento que você pegar na flor a pessoa vai te pedir dinheiro (muito dinheiro se tratando de uma simples flor); se você se recusar, vai fazer você se sentir super mal dizendo que você não tem coração e blablabla todo. NÃO COLOQUE A MÃO NA FLOR! Diga “no, grazie!”, e saia andando.
Golpe do Anel
O golpe do anel: você está passeando quando alguém te para e pergunta se o anel que foi encontrado no chão, perto de você é seu; você diz que não e a pessoa diz que é um anel de ouro (na verdade é latão!); depois vai te perguntar se você quer comprá-lo por um valor X (barato demais para um objeto de ouro, mas caro demais para um de latão!). Se você disser que anel é seu, também pode ter problemas, então se afaste e deixa pra lá!
Truque da Foto
O truque da foto: sim! O pessoal anda cada vez mais criativo! Enquanto você faz manobras para tirar fotos de um monumento se aproxima de você uma pessoa e pergunta se você quer que ela tire a foto para você. Se você disser sim, a pessoa pode te cobrar pela foto ou sair correndo com seu celular/máquina fotográfica. Melhor não arriscar!
Truque da Cigana
O truque da cigana: uma cigana se aproxima de você e te presenteia com um ramo de ervas. Depois pede para você estender a mão e ela diz que vai ler seu destino! Não caia nessa! Depois que ela ler sua mão ela vai pedir dinheiro e se você não der ela vai amaldiçoar você, sua família e todo o resto da sua vida pelas próximas 300 encarnações e gerações! FU-JA!
Truque do ‘inconsciente’
O truque do ‘inconsciente’: ok! Um dos ‘melhores’! Alguém passa ao seu lado e joga uma carteira no chão, discretamente. Na hora você leva a mão ao bolso onde está sua carteira para saber se ela ainda está lá; nesse meio tempo, alguém está te observando e já entendeu em que bolso você a coloca. O resto é história!
Bebê ‘voador’
O bebê ‘voador’: uma mulher se aproxima de você e, literalmente, joga um ‘bebê’ no seu colo. Em choque, até você perceber que aquilo é uma boneca, cúmplices dessa mesma mulher já reviraram seus bolsos e bolsa e você nem percebeu! Preste atenção!
Gente, claro que isso pode ou não acontecer com vocês; existem ainda outros inúmeros tipos de golpes, mas: somos brasileiros, não é?! Estamos acostumados com coisa bem pior! Hahaha… De qualquer forma a liberdade que temos na Europa para andar nas ruas com tranquilidade é incomparável com a que temos no Brasil, então podem viajar tranquilos!
Dica de Ouro
- Nunca, jamais, em hipótese alguma compre bilhetes de cambistas que ficam na porta das estações. É mais barato, mas pode te dar MUITA dor de cabeça!
Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube saiba aqui se a Itália é segura!
Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like!
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
A Itália é segura? De modo geral a Itália não é perigosa, mas como em qualquer lugar do mundo, as cidades turísticas atraem os “pequenos ladrões”, por isso nas cidades grandes melhor ficar sempre atentos, ok? Nas cidades pequenas e nos burgos é muito, muito, muito tranquilo. 🙂
Está inseguro para viajar?
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem.
O meu post te ajudou ou ainda tem dúvidas? Deixe o seu comentário abaixo que te respondo!
Concordo com a Ana mesmo os grande centros nao tem pregio de violencia. E posso dizer Napolis e encantadora e cheia de surpresas com varios lugares para visitar
Olá! Viajarei com amigas para algumas cidades italianas em breve, e gostaria de saber se é possível deixar as malas sob cuidados da recepção do hotel, já que chegaremos antes do horário do check in.
Grata pela sua ajuda.
Parabéns pelo seu blog!
Oi Liani geralmente os hotéis tem o deposito para as malas por isso é tranqüilo, obviamente não posso garantir que o teu hotel seja assim.. 🙂
Deixei minhas malas no hotel em Roma, pois seguiria para Grécia. Cobraram o valor de 5 euros a diária, o que fica muito mais barato do que deixar no Guarda volume da estação Central. Geralmente os hotéis prestam este serviço. Já em Nápoles, não ofereciam o serviço.
Oi querida, valeu pela dica e conselho! Pode colocar esse comentário no post sobre Guarda Volume?
Cara Ana Patrícia. Continuo sua fã e recomendo a sua consultoria aos amigos e conhecidos. Desde 28 de agosto estamos no sul da Itália. Ficamos alguns dias em Napoli e já nos deslumbramos com a Costa Almafitana
e suas belezas. Embora já tenhamos visitado a
Itála centro e norte outras vezes nunca
tivemos problemas. Agora clonaram o cartão de meu marido e gastaram no norte.e na
França e na Grã Bretanha quatro mil Euro O
problema é o seguinte: A gerência do hotel o nde estamos e um funcionário da agência do Banco deNapoli aqui em Salerno nos orientaram a registrar a ocorrência na Policia local. Quando fomos fazê-lo o policial que nos atendeu se recusou afirmando categoricamente que a ocorrência só pode ser registrada no Brasil. Falamos das orientações recebidas e ele respondeu que o policial é ele. Por favor faça um post sobre esse assunto porque creio que não somos os primeiros nem seremos os últimos ter o cartão Cash Passport clonado O telefone de atendimento ao Cliente do Cash aqui não funcion. .Grata por sua habitual atenção e presteza. Abraços
Cara Jussara, obrigada pela msg. Desculpa se respondo somente agora mas estava viajando.
que eu saiba a primeira cosa que se deve fazer é justamente ir na policia (questura) e fazer a denúncia! Esse policial estava totalmente errado, ou ele não está acostumado com turisticas.. você precisa dessa denuncia para apresentar para o teu cartão de crédito para poder bloquear o cartão ou da denúncia para apresentar para o consulado no caso roubem o teu passaporte.. mas isso é uma coisa muito óbvia. Sinto muito que não te ajudaram:( espero que tenha ido em outra questura para tentar prestar a denúncia.
Abraços,
Ana Patricia
Pessoal no metrô muito cuidado!! Os carteiristas estão bombando em Roma. Muito assalto, principalmente com os turistas que ficam distraídos olhando para os seus mapas. Estive lá no início de setembro e fiquei impressionada. Na maioria meninas jovens assaltando… Cuidado nunca é demais…
Monica muito obrigada pela excelente dica!! 🙂 vc têm totalmente razão, isso é uma coisa super normal, por isso todo cuidado é pouco! Abraços da Itália, Ana Patricia
Oi Ana Patricia ! Por que cuidado garotas brasileiras ?
è um modo irônico querida, exatamente para dizer que se vc quer uma paquera, Itália é o lugar ideal, mas se não quise, melhor não dar muito corda..
Ei Patrícia! Uma ideia que pode ser que não evite, mas certamente dificultarà roubo a bagagens:sempre estacionar o carro com a traseira para a parede!!! E por mais brega que possa parecer (hihihi) é bom usar aquela marsupia ou porchete! Você anda com ela à frente do corpo o que permite visualizá-la sempre que estiver em aglomerados ou mesmo paupá-la quando não puder. Meu namorado é napolitano e faz isso sempre além de várias outras estratégias, mesmo no norte! Tudo bem que não é o Brasil, mas violência tem em todo lugar, seja em maior ou menor grau! Grande abraço a todos!!!
Obrigada cara pelo teu ótimo comentário!! 🙂 Vai ser super útel para os leitores:) Um grande abraço, Ana Patricia
Ana Patricia
Bom dia!
Muito claro e bem elaborado suas informações.Parabéns pelo trabalho.
Estarei indo, com minha mulher, para Milão em março de 2017 e gostariamos de curtir as pequenas cidades do interior.Que região você me recomenda e quais as pequenas cidades, pretendo alugar um carro para esse tour compones.
Forte abraço,Paulo Nunes
Paulo te aconselho a ir na seção Exemplo de roteiros na Itália.. vai encontrar vários tours que indico:) Um grande abraço e te desejo uma ótima viagem, Ana
Olá! Adorei este blog, é muito bom mesmo, uns dos melhores que já vi referente a orientação, dicas excelentes para quem quer ir a Itália, principalmente quem vai a primeira vez (como eu pretendo).
Estou fazendo o meu próprio roteiro (férias de10 dias) e vou sozinha para Itália, por isso tenho procurado varias informações a respeito. Meus bisa e nonos nasceram e viveram na Itália, na região da Basilicata em Cancelara, vieram para o Brasil como imigrantes…por isso quero muito conhecer a região onde eles viveram, e por isso o meu roteiro está nesta região. A minha intenção é entrar na Itália por Nápoles e de lá ir de trem até Potenza onde pretendo me hospedar, de lá ir com um carro (aluguel) para Cancelara passar o dia e voltar a Potenza para passar mais um dia. Depois retorno a Napoles de trem e pretendo conhecer Pompeia e depois Roma. Não gostaria de ficar em grandes centros, uma vez que estarei sozinha, e quero evitar ficar preocupada o tempo todo. Se alguém quiser me dar algumas dicas eu agradeço muito. Espero na volta poder colocar neste blog as minhas experiências. Muito obrigada e parabéns pelo blog, eu adorei!
:0 obrigada querida!! Te aconselho a ler os meus posts sobre a Basilicata incluindo o roteiro de 7 dias com carro:) grande abraço e boa viagem!:)
alguns conselhos inteligentes:
1) nunca compre comidas nas bares das estaçoes Roma Termini e Roma Tiburtina: um simples sanduiche alì custa atè EUR 6.50, uma autèntica fraude. Siga em frente, em uma padaria o charcutaria vai custar menos de EUR 2.00 e vai ser muito mais bom
2) evite se possivel os restaurantes turisticos no centro historico de Roma: alem do nao ser economicos, as gerentes pode ser mal educados com os turistas, bem sabendo que os insultos em italiano nao vai ser compreendidos… que vergonha… as comidas poder ser velhas e re-aquecidas no micro-ondas e poderia acontecer que a conta è acrecida (fraude) pra ganhas muito mais. Escolha simplesmente uma pizzaria o um restaurante fora do centro istorico e terà menos problemas
3) evite todas as zonas perifericas de Ostia e Roma: alem do ser muito mais sujas e chaias de lixo na rua (hipocrisia da gerencia cria bairros de sèrie A bem limpo por turistas, e bairros de sèrie B sujo por moradores) , sao cheias che clas de màfia, muito perigosos, e a violencia pode explodir de repente
4) deve ter paciancia: os onibus sao em mau estado, muitos sem ar condicionado, e os tempo de espera pode ser muito dilatados
5) evite os vendedores de rua no Colosseo e nas praçaz mais importantes: è toda fraude em frente a uma polìcia totalmente indiferente
6) muito, muito cuidado no onibus, em particular 64 que dirige-se no Vaticano, e na Metro linha A: pode subir de repente uma esquadra de meninas de rua que roubam carteiras e relògios de maneira também invasiva e violenta, naturalmente em frente a uma polìcia que nao, sabe, nao pode o nao quer fazer absolutamente nada!… iso è o sistema de poder sobre que a Itàlia toda rege-se. 6) alem do todo isso, sempre utilizando a inteligència, descubra as maravilhas da Itàlia e de Roma, a capital do mundo!
Muito obrigada !:)