A Itália é segura?

De modo geral a Itália não é perigosa, mas como em qualquer lugar do mundo, as cidades turísticas atraem os "pequenos ladrões”, por isso nas cidades grandes melhor ficar sempre atento, OK? Nas cidades pequenas e nos burgos é muito, muito, muito tranquilo. :)

19 9.424

A Itália é segura?

Muita gente pergunta sobre a segurança pública na Itália. A Itália é um país, no geral, seguro. Não tem grandes problemas de violência, não tem problemas diplomáticos com nenhum país e a taxa de criminalidade não é das maiores. Óbvio que existe, como em todo o resto do mundo, mas se formos comparar, inclusive com o Brasil, a Itália torna-se um país extremamente seguro. Saiba aqui se a Itália é segura, ou não. Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

1) A Itália é segura? CONHEÇA OS RISCOS POTENCIAIS

Pequenos delitos podem ocorrer com certa constância, crimes violentos são raros no país. O norte é bem mais tranquilo que o sul, mas em grandes aglomerações, principalmente no transporte público, é bom ficar ligado! No centro sul tenha atenção principalmente em Roma e em Nápoles, e os ‘suspeitos’ são os que menos ‘oferecem’ risco à primeira vista: mulheres com criança de colo!

Atenção Mulherada

Os italianos (homens) não são exatamente ameaçadores, mas podem ser chatos, MUITO chatos! Principalmente com brasileiras (com as quais eles têm certo ‘fetiche’!): se você ficar dando corda, eles não saem do pé! Então seja firme, educada e saia de fininho! Leia também Como se comportar na Itália?

Furtos nos Principais Pontos Turísticos

Nas grandes cidades italianas é preciso ficar atento aos furtos nos locais próximos aos principais pontos turísticos. Usar o bom senso também é aconselhado: evite andar com carteira no bolso de trás da bermuda, por exemplo, ou com a bolsa/mochila aberta. Atenção também com roubo de veículos estacionados próximos a pontos turísticos. O carro alugado é facilmente reconhecível e alguns podem achar que dentro deles tem malas e outros objetos de valor, então evite deixar objetos a mostra. Uma dica muito válida também é manter cópia de documentos em um e-mail! Isso facilita MUITO a solicitação de um novo em caso de roubo ou furto. Leia sobre precaução em nosso Post Perdi ou roubaram meu passaporte na Itália, o que fazer?

2) A Itália é segura? CONHEÇA O POLICIAMENTO

E o policiamento na Itália? É excelente! Pode ficar tranquilo! O número para chamar os ‘Carabineiri’, a polícia italiana, é o 112. Vamos torcer para que não seja necessário utilizá-lo, mas caso precise, é bom saber de cor!

3) A Itália é segura? CONHEÇA OS TIPOS DE GOLPES

Existem alguns golpes na Itália e é bom ficar ligado:

Golpe da Pulseirinha

O golpe da pulseirinha: você está observando um monumento, se aproxima uma pessoa super simpática e cisma de amarrar uma pulseirinha no seu braço dizendo que é um presente! RECUSE! Depois que a pulseira estiver amarrada, a pessoa vai te pedir dinheiro e, caso você diga não, vai armar um barraco no meio da rua; outra variação do mesmo golpe é que, enquanto uma pessoa te distrai, outra aproveita para furtar seus pertences. Não custa ficar atento, não é?

Golpe da Flor

O golpe da flor: o clássico dos clássicos! Alguém se aproxima e entrega uma flor à sua companhia, no momento que você pegar na flor a pessoa vai te pedir dinheiro (muito dinheiro em e tratando de uma flor); se você se recusar, vai fazer você se sentir super mal dizendo que você não tem coração e blablabla todo. DICA: NÃO COLOQUE A MÃO NA FLOR!

Golpe do Anel

O golpe do anel: você está passeando quando alguém te para e pergunta se o anel que ‘foi encontrado no chão, perto de você’ é seu; você diz que não e a pessoa diz que é um anel de ouro (na verdade é latão!); depois vai te perguntar se você quer comprá-lo por um valor X (barato demais para um objeto de ouro, mas caro demais para um de latão!). Se você disser que anel é seu, também pode ter problemas, então se afaste e deixa pra lá!

Truque da Foto

O truque da foto: sim! O pessoal anda cada vez mais criativo! Enquanto você faz manobras para tirar fotos de um monumento se aproxima de você uma pessoa e pergunta se você quer que ela tire a foto para você. Se você disser sim, a pessoa pode te cobrar pela foto ou sair correndo com seu celular/máquina fotográfica. Melhor não arriscar!

Truque da Cigana

O truque da cigana: uma cigana se aproxima de você e te presenteia com um ramo de ervas. Depois pede para você estender a mão e ela diz que vai ler seu destino! Não caia nessa! Depois que ela ler sua mão ela vai pedir dinheiro e se você não der ela vai amaldiçoar você, sua família e todo o resto da sua vida pelas próximas 300 encarnações! FU-JA!

Truque do ‘inconsciente’

O truque do ‘inconsciente’: ok! Um dos ‘melhores’! Alguém passa ao seu lado e joga uma carteira no chão, discretamente. Na hora você leva a mão ao bolso onde está sua carteira para saber se ela ainda está lá; nesse meio tempo, alguém está te observando e já entendeu em que bolso você a coloca. O resto é história!

Bebê ‘voador’

O bebê ‘voador’: uma mulher se aproxima de você e, literalmente, joga um ‘bebê’ no seu colo. Em choque, até você perceber que aquilo é uma boneca, cúmplices dessa mesma mulher já reviraram seus bolsos e bolsa e você nem percebeu! Preste atenção!

Gente, claro que isso pode ou não acontecer com vocês; existem ainda outros inúmeros tipos de golpes, mas: somos brasileiros, não é?! Estamos acostumados com coisa bem pior! Hahaha… De qualquer forma a liberdade que temos na Europa para andar nas ruas com tranquilidade é incomparável com a que temos no Brasil, então podem viajar tranquilos!

Dica de Ouro

  • Nunca, jamais, em hipótese alguma compre bilhetes de cambistas que ficam na porta das estações. É mais barato, mas pode te dar MUITA dor de cabeça!

Assista esse vídeo sobre: A Itália é segura? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

De modo geral a Itália não é perigosa, mas como em qualquer lugar do mundo, as cidades turísticas atraem os “pequenos ladrões”, por isso nas cidades grandes melhor ficar sempre atentos, ok? Nas cidades pequenas e nos burgos é muito, muito, muito tranquilo. 🙂

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!