Passeios grátis em Roma

Economia nunca é demais, e o que poucas pessoas sabem é que possível fazer passeios grátis em Roma que irão te dar um vislumbre excelente da Cidade Eterna. Vamos conhecer alguns passeios grátis em Roma?

0 423

Passeios grátis em Roma

Roma, Lazio, é nossa querida Cidade Eterna. A capital da Itália é uma cidade que atrai milhões de turistas todos os anos e nos oferece uma ampla gama de opções de passeio, o que pode acabar até tornando difícil escolher qual é o melhor itinerário fazer uma vez em que você estiver na cidade. Por isso, hoje, trago algumas opções de passeios grátis em Roma. Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias.

Nossa introdução

A parte boa desse imenso leque de opções de passeios grátis em Roma é que há passeios espetaculares. E o melhor: guiados! O melhor de tudo? Você pode realizar sua reserva online e, em caso de necessidade, cancelar sem nenhum custo adicional! 

Hoje trago para vocês uma pequena lista com diversas opções de passeios grátis em Roma. Antes de realizar sua reserva, sugiro que verifique todos os detalhes do tour: local de encontro (caso houver), horários, condições, dias e horários.

Tenho dúvidas, e agora? 

Abaixo listamos as dúvidas mais comuns entre os turistas que queiram contratar passeios grátis em Roma. Leia também: Quais são os horários dos principais monumentos na Itália?

1) Para quem é indicado um passeio grátis em Roma?

Principalmente para quem gostaria de ter uma visão geral da cidade. Vale lembrar de que os passeios grátis em Roma não são tão detalhados (embora seja bem completo) quanto os passeios com uma guia particular credenciada.

Entenda que o foco do passeio grátis é, de fato, somente contar a história do que está sendo apresentado, sem entrar em detalhes e/ou informar curiosidades, por exemplo, no entanto pode valer a pena para que você possa ter um resumo do que pode ver, com mais detalhes, caso decida contratar uma guia que irá te mostrar a cidade em todo seu esplendor, e irá te apresentar pontos turísticos com tudo e com mais um pouco como curiosidades, história, datas, entre outras informações bem interessantes.

2) As guias dos passeios grátis em Roma são credenciadas?

Sim! Todas são devidamente credenciadas e muito competentes, mas por terem grupos constantemente, pode ser que elas não tenham tempo para tirar dúvidas mais pontuais.

IMPORTANTE
os passeios grátis em Roma são inteiramente em italiano ou espanhol – depende da disponibilidade. Não há disponibilidade de tours em português.

3) Quanto tempo dura o passeio?

Depende do itinerário, porém os passeios costumam durar entre 2 ou 2 horas e meia – todos caminhando.

4) Preciso pagar alguma coisa mesmo sendo um passeio grátis?

Ao final do passeio é sugerido que se ofereça ao profissional um valor simbólico como forma agradecimento pelo serviço prestado. Embora não seja obrigatório, é altamente recomendável, já que é uma maneira de valorizar o trabalho do profissional que te atendeu!

5) Quantas pessoas possui um grupo?

No mínimo quatro pessoas, mas pode ter até 6. Alguns passeios atendem um mínimo de 2 pessoas, por isso verifique essa possibilidade no ato da sua reserva. Caso o grupo não atinja o número mínimo, o passeio será cancelado.

6) O cancelamento é grátis?

Sim! Você pode cancelar o passeio gratuitamente com, pelo menos, 4 horas de antecedência. Importante que, caso você não possa comparecer, você realize o cancelamento do passeio, pois caso você não o cancele, a guia o estará aguardando no ponto de encontra, portanto: seja gentil e efetue o cancelamento o quanto antes.

Passeios grátis em Roma: a lista!

Eu trouxe para vocês uma lista com 4 opções de passeios grátis em Roma. Reforço: verifique TODOS OS DETALHES do tour ANTES de realizar a reserva e, caso não possa comparecer, cancele o tour com antecedência!

1) Passeios grátis em Roma: TOUR GRÁTIS EM ROMA

Um dos passeios mais procurados na Cidade Eterna é o Tour Grátis. O itinerário, claro, começa na Piazza di Spagna.

A magnífica Piazza di Spagna

Na Piazza di Spagna será feito um breve resumo da história da praça e você receberá algumas informações sobre algumas curiosidades sobre o local como, por exemplo, quando rodaram cenas do filme “Roman Holiday” (A Princesa e o Plebeu), com Audrey Hepburn e Gregory Peck.

Partindo dali, o tour segue para a visita de algumas das fontes mais icônicas da cidade – lembrando que Roma tem mais de 2.000 fontes! Roma é considerada a cidade do Barroco e, claro, esse estilo é refletido em diversos pontos da cidade.

O estilo Barroco

O estilo Barroco é muito visível em uma das fontes mais icônicas de Roma: a famigerada Fontana di Trevi. Idealizada e realizada por Nicola Salvi, a fonte ganhou ainda mais destaque quando foi mostrada em uma cena icônica do filme “La Dolce Vita”, de Federico Fellini.

Seguindo com o tour

Continuando o passeio, você seguirá para o Panteão, um dos pontos turísticos mais famosos, e bonitos, de Roma. A construção do Panteão foi realizada na época do Imperador Adriano, em 126 d.C. Seu nome oficial é Panteão de Agripa e, no início do século VII, o prédio foi doado ao Papa Bonifácio IV, que o transformou em uma igreja; o local, desde então, segue perfeitamente preservado.

Saindo dali segue-se para a Piazza Navona, onde o passeio é concluído com a apresentação dessa praça esplêndida.

Informações Úteis

Ponto de encontro para o início do passeio: Piazza di Spagna, esquina Vicolo del Bottino.

Horário de encontro: pelo menos 15 minutos ANTES do horário agendado.

Onde reservar? Clicando aqui: Free tour por Roma

2) Passeios grátis em Roma: TOUR NA ROMA IMPERIAL

Entre os passeios grátis em Roma, um dos mais buscados é o tour que passa pela Roma Imperial. Um verdadeiro clássico que merece menção especial!

:: ATENÇÃO :: 
O TOUR GRÁTIS NÃO INCLUI OS INGRESSOS PARA OS MONUMENTOS VISITADOS, POIS O PASSEIO LIMITA-SE SOMENTE AO EXTERIOR DA ATRAÇÃO.
O tour pela Roma Imperial vai te encantar!

Com uma viagem ao passado, o tour é repleto de vislumbres magníficos de pontos mais do que famosos na nossa Cidade Eterna. Leia também: Como comprar ingressos para os principais monumentos da Itália?

O passeio na Roma Imperial passa pelos arredores do Coliseu e dos Fóruns Imperiais e, partindo do monumento dedicado a Vittorio Emanuele II – também conhecido como o Altar da Pátria, te levará para uma época em que Roma esplendia no mundo como o império mais poderoso que já existiu!

Início do Tour na Roma Imperial

O tour pela Roma Imperial começa com uma parada em frente à basílica de Santa Maria in Aracoeli, que fica estrategicamente localizada no topo do Monte Capitolino.

De lá o tour segue para a belíssima Roma Antiga, que era onde se concentrava a vida pública, cultural e econômica da época imperial. O tour segue passando por fora dos Fóruns Imperiais e nos dá uma visão incrível com diversos exemplos de como eram as cidades da civilização mais poderosa do mundo.

 Continuando nosso tour 

Sigamos para os tempos áureos dos mais famosos imperadores como Augusto, Trajano, Domiciano e Júlio César, poderemos visualizar o templo de Vênus, antigas praças, colunas históricas entre outros importantes pontos da história romana.

De lá se segue para o ponto mais importante de Roma: o Coliseu. A construção foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, e é de uma beleza singular! Esse anfiteatro é o símbolo mor da capital italiana e é impossível ir para a cidade e não visita-lo.

O passeio se conclui em frente ao Ludus Magnus, que é um antigo centro de treinamento de gladiadores que fica ao lado do Coliseu. Leia também: Escola de Gladiadores em Roma?

Informações Úteis

Ponto de encontro para o início do passeio: Monumento Vittorio Emanuele II.

Horário de encontro: pelo menos 15 minutos ANTES do horário agendado.

Onde reservar? Clicando aqui: Free Tour pela Roma Imperial

3) Passeios grátis em Roma: TOUR PELAS IGREJAS BARROCAS DE ROMA

Como já citamos, Roma é um antro para os amantes do Barroco e, claro, há um passeio grátis em Roma que nos leva à descoberta das igrejas Barrocas mais bonitas da capital italiana.

Qual é o itinerário do tour grátis pelas igrejas Barrocas de Roma?

O tour grátis pelas igrejas barrocas se conta através de belos testemunhos de arte de grandes artistas como Caravaggio, Rafael e Borromini

O passeio parte da bela Piazza de Sant’Agostino e, dali, já começamos a ter um vislumbre do estilo Barroco presente em Roma.

As igrejas que fazem parte desse itinerário começaram a ser erguidas a partir de 1600 d.C. e são testemunhas de um estilo de arte muito especial, além de belíssimo!

Igrejas históricas e artísticas

Na Piazza de Sant’Agostino já podemos ver a incrível igreja de Sant’Agostino, onde, na parte de dentro, podemos observar a tela “A Virgem dos Peregrinos”, realizada por Caravaggio. Esse é o exemplo de Barroco mais clássico presente na cidade e, ali, também podemos ver – no templo – um afresco importantíssimo feito por Rafael e localizado no altar, de forma estratégica.

Partindo dali, se segue para outra bela igreja: a igreja de São Inácio de Loyola, erguida por ordem do papa Gregório XV no ano de 1626.

Essa igreja é considerada uma das mais impressionantes da capital italiana e nos apresenta algo bem incomum: uma cúpula falsa! Para identifica-la basta olhar para cima na nave central e, dali, você terá uma ilusão ótica que te fará visualizar uma cúpula que não existe, de fato. É Bem interessante!

Uma joia no final do tour

A próxima igreja é a de Santo Eustáquio e São Luís dos Franceses. Nessa última igreja, imperdível é o lindo, e imenso órgão, além de também podermos ver várias pinturas de Caravaggio.

O tour termina na bela Piazza Navona, onde fica a basílica de Santa Inês em Agonia, que foi realizada por um dos melhores arquitetos da história: Francesco Borromini. Dentro dessa igreja podemos testemunhar uma elegante decoração de mármores e estuques dourados.

Ponto de encontro para o início do passeio: Piazza de Sant’Agostino.

Horário de encontro: pelo menos 15 minutos ANTES do horário agendado.

Onde reservar? Clicando aqui: Free tour pelas igrejas barrocas.

4) Passeios grátis em Roma: ROMA E SEUS MISTÉRIOS EM UM TOUR NOTURNO 

Para quem gosta de lendas urbanas, histórias fantasmagóricas, e adrenalina: eis o tour perfeito!

Roma à noite

Roma é recheada de história, mas algumas delas não são tão conhecidas. O passeio noturno começa no Piazzale Flaminio, a poucos metros da Piazza del Popolo. Aqui fica o chamado “cemitério maldito”, onde eram enterrados os corpos de prostitutas, ateus e assassinos.

Reza a lenda que, aqui, ao cair da noite, os espíritos renegados voltam em busca de justiça.

Aqui perto fica também a Basilica di Santa Maria del Popolo, onde estão ocultas histórias interessantes em torno às obras de dois artistas do Barroco: Caravaggio e o escultor Bernini.

 A famosa Via del Corso

O tour segue através da Via del Corso, onde serão reveladas terríveis perversões feitas pelo papa Paulo II. Dali seguimos pela Via di Ripetta para descobrirmos as atrocidades de outro papa, o Papa Leão X, que foi o idealizador da cobrança de impostos à prostituição que transformou a cidade.

Isso inspirou Caravaggio a utilizar a imagem de uma meretriz para pintar… o rosto de uma virgem! Sim! Fogo no parquinho! E essa pintura é vista na Basilica di Sant’Agostino, que fica perto da famosa Biblioteca Angelica.

Trastevere e suas lendas

O tour termina nas pontes de Sisto IV e Sant’Angelo, ambas bem próximas de Trastevere. Aliás, o bairro de Trastevere abriga algumas histórias bem bizarras, pro assim dizer e, nesse tour, você vai descobrir quais são elas! Diversos corpos foram jogado no Tevere e, até hoje, há quem escute gritos de socorro e de desespero.

Informações Úteis

Ponto de encontro para o início do passeio: Igreja de Santa Maria dei Miracoli.

Horário de encontro: pelo menos 15 minutos ANTES do horário agendado.

Onde reservar? Clicando aqui: Roma e seus mistérios: tour noturno.

Considerações Importantes

Um tour gratuito não substitui um tour com guia privada. Evidente que o tour gratuito também é feito por uma guia credenciada, porém, é importante lembrar, de que ela não pode “sair muito do script”, pois precisa manter os horários para poder pegar outros grupos ao final do passeio, ou seja, ela não consegue parar e dar informações mais precisas sobre possíveis dúvidas que você possa ter.

– As guias dos passeios gratuitos NÃO POSSUEM TOLERÂNCIA para atrasos! Por isso: chegue com antecedência no ponto de encontro!

– Com a guia privada você pode solicitar que ela encontre com você no seu hotel; com a guia do tour grátis, NÃO HÁ ESSA POSSIBILIDADE.

– É bom lembrar também que nem todas as explicações são detalhadas, especialmente por questão de tempo! Pessoal, Roma é um livro de história e, por isso, há MUITAS informações disponíveis, porém o passeio gratuito oferece – praticamente – as informações mais relevantes, não as detalhadas.

– Os horários disponíveis, assim como as datas para a realização dos tours, são mais restritos – especialmente durante a alta temporada – por isso, quanto antes você realizar sua reserva, melhor, e mais fácil, será encontrar o horário que melhor se adeque às suas necessidades.

Dica 

Evite fazer tour gratuito com crianças, ou com pessoas que tenham dificuldade de locomoção. O tour gratuito NÃO ATENDE pessoas com deficiência física ou que necessitem de cadeiras de rodas para se locomover.

Precisa de guia em Roma? Fale comigo clicando AQUI!


Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e faça uma viagem perfeita para Itália!

Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like!

GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Passeios grátis em Roma! Passear por Roma é um verdadeiro deleite, mas passear por Roma e realizar um passeio guiado vai te oferecer outra experiência de viagem!

Está inseguro para viajar?

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem.

O meu post te ajudou ou ainda tem dúvidas? Deixe o seu comentário abaixo que te respondo!



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!