Conheça o Subterrâneo do Coliseu!
Quando falamos de Roma logo nos vem à mente seu imponente Coliseu. Seu nome oficial é Anfiteatro Flaviano e suas ruínas são um dos monumentos mais visitados do mundo. Faz parte também da lista das sete maravilhas modernas, porém o Coliseu apresenta outras belezas além de suas ruínas históricas.
Conheça o subterrâneo do Coliseu! Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Com o Guia Viajando para a Itália, você terá acesso a informações privilegiadas, como indicações de hospedagens, melhores gelaterias, pizzerias e restaurantes; informações importantes sobre transportes, museus, passeios e atrações imperdíveis; além de sugestões de roteiro para sua viagem.
Tudo o que você precisa para sua viagem ser perfeita, reunido num só lugar!
Clique aqui e saiba mais!Vamos conhecer um pouco do Coliseu
A capital da Itália é uma das cidades mais visitadas do mundo. O Coliseu é, desde sempre, o cartão postal da cidade e recebe milhares de turistas do mundo inteiro todos os anos. O Coliseu começou a ser construído por ordem do Imperador Vespasiano, mas só foi concluído após a posse de seu filho, Tito. É um dos monumentos mais antigos do mundo e um dos mais magníficos! Sua parede do lado de fora preserva quatro pavimentos de sua estrutura e nas três arquibancadas debaixo, ficam fileiras com vários arcos. Saiba mais sobre Coliseu clicando aqui!
Na quarta arquibancada é possível observar algumas janelas retangulares. Todos os assentos da construção eram feitos de mármore e a escadaria era dividida em três partes, que ‘classificavam’ as classes sociais: o podium era reservado para os nobres, a meaniana era onde ficava a classe média dos moradores e os pórticos eram reservados para os plebeus e para as mulheres. Para importantes nomes do governo ou ilustres visitantes, havia a tribuna imperial, que ficava ao lado do podium.
O anfiteatro comportava até 80.000 pessoas e havia cerca de 80 escadarias de entrada e saída, o que facilitava o fluxo da multidão. O Coliseu foi construído em cima do lago da casa de Nero, a famosa Domus Áurea e ficou conhecido como Coliseu porque ali, durante a construção, foi encontrada uma estátua colossal do imperador. O Coliseu, na época da perseguição cristã, era o ‘palco’ onde os devotos eram lançados aos famintos leões.
A Inauguração do Coliseu
Foi inaugurado no ano 80 d.C. (8 anos após o início de sua construção) e a festa de inauguração durou 100 dias. Foi nesse período que, ali, morreram 9.000 animais e 2.000 gladiadores. Em 523 d.C. as atividades ali foram encerradas definitivamente, mas o ar da época do Império Romano perdura até hoje e, lá dentro, se fecharmos os olhos, conseguimos ouvir o rugido feroz dos leões e os gritos de torcida do público.
Dica
- Opte, se possível, pela visita guiada ao Coliseu. A história desse lugar é fantástica e o guia te conta TODOS os detalhes desse lugar impressionante! Indo além do óbvio no Coliseu.
Agora vamos falar sobre o Belvedere e o Subterrâneo
Duas propostas ótimas de visita por ali são: o subterrâneo e o belvedere. O Belvedere é o terceiro, quarto e quinto anéis da estrutura, o ingresso comum NÃO DÁ ACESSO a essas áreas, O.K.?! Estes espaços são muito especiais porque são preservados nas mesmas condições em que se encontravam no final do século V d.C., quando foram encerradas as atividades no Coliseu.
O Belvedere
Antes de entrar no que agora é um belvedere, você atravessará a única galeria intacta da construção. Ali você encontra gesso, claraboias e elas se ligam aos corredores II e III. Quando chegar a área aberta, numa altura de 30 metros, a vista se apresenta de forma ÚNICA: você consegue ver os Fóruns Imperiais e o Palatino, o que faz com que sua mente te transporte instantaneamente para outra época.
O Subterrâneo
Já na parte baixa, indo para o subterrâneo, toda a atmosfera que viviam os gladiadores é revivida pelo visitante. Pode-se ver uma réplica dos elevadores (que eram operados por escravos) que elevavam os animais e os lutadores até a arena, as paredes intactas e o chão muito bem preservado. Nesse corredor é possível ver também, no leste, onde ficava o Portão Libitinaria que, em sua parte inferior da arena, dava acesso aos gladiadores para chegar até subterrâneo da estrutura; esse mesmo caminho ligava o subterrâneo à escola Ludus Magnus, a grande escola de gladiadores.
A construção do subterrâneo
Ali ainda há muito a ser estudado, mas é possível imaginar tudo que se passava por ali com facilidade. Os subterrâneos ficavam a seis metros abaixo da arena. A estrutura do subterrâneo é em tufo e travertino, pedra típica utilizada no Coliseu. A maioria do material utilizada para construção dessa obra colossal, foi transportada pelo Rio Aniene. Além das pedras, toda a estrutura dos subterrâneos também era apoiada por cilindros de ferro e chumbo, ou seja, a base é forte e resistente, apesar de serem visíveis alguns buracos por causa da ação do tempo.
Circo dos Horrores
Se fossemos resumir em poucas palavras, os subterrâneos do Coliseu eram os bastidores de cruéis espetáculos usados para divertir o público. Cruéis, porque ali morreram milhares de pessoas e animais. Esses bastidores consistiam em um corredor central de cada lado onde ficavam várias salas onde os gladiadores se preparavam para as batalhas. Eram nesses corredores também que ficavam as gaiolas dos animais, como leões e tigres.
Informações Úteis para Visitar o Belvedere e o Subterrâneo
Para maiores informações e compra de ingressos clique aqui no Site Oficial do Colosseo (site oficial em italiano e seguro).
Veja aqui algumas opções de compra de ingressos com nossos parceiros (sites em língua portuguesa) – compra segura:
- Coliseu + Arena dos Gladiadores + Fórum Romano + Palatino (Tour em alemão, espanhol, francês, inglês e italiano)
- Coliseu + Fórum + Palatino + Arena dos Gladiadores (Tour em Grupo com uma Guia que fala português)
- Clique aqui para Dicas de Passeios em Grupo em língua portuguesa nas principais cidades italianas com a CIVITATIS
Importante!!!
- O local vive passando por manutenção, então nem sempre está aberto. Informe-se antes de viajar e COMPRE O INGRESSO COM ANTECEDÊNCIA! Comprar in loco é super complicado porque as filas são enormes. E chegue no horário combinado para encontrar com o grupo. Eles são bem pontuais e não se sentirão em culpa em começarem o tour sem você! Hahahaha…
Assista esse vídeo em nosso Canal do YouTube e pegue as minhas dicas e informações para visitar o Coliseu, em Roma!
Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like!
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Conheça o Subterrâneo do Coliseu! Visitar o Coliseu além do óbvio é uma experiência única e merece ser vivida, pelo menos, uma vez nada vida. Você vai se surpreender também com sua arena de gladiadores!
Está inseguro para viajar?
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem.
O meu post te ajudou ou ainda tem dúvidas? Deixe o seu comentário abaixo que te respondo!
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!
O site oficial do Coliseu não abre. É possível comprar o ingresso no local?
Ja atualizamos o site amore, eles mudaram:)
Ana, tenho uma dúvida sobre o Coliseu: é possível comprar o ingresso pelo site oficial do Coliseu e contratar um guia particular/individual para acompanhar a visita tanto no coliseu como no palatino e fórum romano? Sei que existem as visitas guiadas para grupo que você indica, mas gostaria de saber se é possível fazer com guia individual também. Se for possível, você pode indicar um guia que faça esse trabalho? Obrigado e parabéns pelo blog.
Oi querida, é possivel sim. Envie o pedido pela parte de contato por favor:) Ana