O que fazer na Bolonha em um dia?
Bolonha, a capital da região de Emília-Romanha, está localizada na Planície Padana, logo antes da Cordilheira dos Apeninos. É uma cidade antiga, habitada desde o início de sua história pelos Etruscos. Logo no período medieval já era um dos centros universitários mais importantes. Mas o que fazer na Bolonha em um dia? Pouco tempo não é mesmo? Mas aqui selecionamos o melhor para você fazer em apenas um dia. Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Nossa Introdução
Para quem vai ficar em Bolonha apenas um dia, a visita deve ser breve e um pouco resumida. Contudo, é possível ter uma ideia do clima caloroso e antigo da cidade através de um percurso rápido e essencial, concentrado ao redor do centro e da Praça Grande, onde encontramos a grandiosa Basílica de São Petrônio e os principais palacetes da Bolonha medieval (o Podestà, a sede da Prefeitura e o Tabelião de Notas). Mas aqui tentamos reunir o melhor para você fazer sem perder o que Bolonha tem de melhor. Vamos lá? Meu conselho: faça uma Excursão a pé pelo Centro da Cidade para conhecer melhor a história do lugar, clique aqui para saber mais!
1) O que fazer na Bolonha em um dia? VISITAR A FONTE DE NETUNO
Vamos começar nosso passeio pela parte mais representativa de Bolonha: o Centro Histórico. É aqui que ficam os maiores monumentos da cidade. Um deles é a linda Fonte de Netuno, localizada na praça de mesmo nome. Por causa da grandeza da estátua, os bolonheses a apelidaram de “Gigante”. Projetada pelo arquiteto Tommaso Laurenti, a estátua foi mais tarde feita pelas mãos habilidosas de Gianbologna (escultor flamengo Jean de Boulogne, conhecido como Giambologna, pois na época trabalhava para a família Medici em Florença). Saiba mais sobre Bolonha clicando aqui!
2) O que fazer na Bolonha em um dia? VISITAR O PALÁCIO DO REI ENZIO
Ainda nesta praça da Fonte de Netuno é possível visitar o Palácio do Rei Enzio, cuja construção é do ano 1200. Construído para ser o Palácio da Justiça da cidade, o edifício (também conhecido como Palácio Novo) tem seu nome em homenagem ao Rei Enzio da Sardenha, filho de Frederico II da Germânia, capturado durante a batalha Fossalta (1249), que aqui permaneceu recluso com todas as honras por vinte e três anos, até sua morte.
3) O que fazer na Bolonha em um dia? VISITAR A PRAÇA GRANDE
Um pouco mais à frente chegaremos à Praça Grande, onde impera a Basílica dedicada a São Petrônio, padroeiro da cidade. No interior da nave esquerda, há um afresco imperdível: Maomé no Inferno. Agora vamos voltar para a praça para admirar os lindos palacetes, como o Palácio de Podestà (o mais antigo), o Palácio do Rei Enzio e o Palácio dos Bancos. A Praça Grande é uma das praças medievais mais encantadoras da Itália, toda cercada pelo lindo pórtico do Pavaglione e pela maravilhosa e inacabada Basílica de São Petrônio. O Palácio de Podestà hoje é sede dos escritórios mais importantes da cidade. Com certeza vale a pena visitar o interior do palácio, onde hoje fica a Biblioteca Municipal – é possível conhecê-la mediante reserva para ver as relíquias etruscas da velha Bononia.
4) O que fazer na Bolonha em um dia? VISITAR A IGREJA NOSSA SENHORA DA VIDA
Continuamos nosso passeio na Igreja de Nossa Senhora da Vida, na Via delle Clavature, que fica logo à direita da basílica, não será difícil encontrá-la. Aqui podemos admirar a linda coleção de esculturas da Lamentação da Virgem sobre o Corpo de Cristo, obra de Niccolò dell’Arca, uma das mais importantes da história da arte.
5) O que fazer na Bolonha em um dia? VISITAR AS TORRES DA CIDADE
Da Praça Grande, pegamos a Via Rizzoli para acessar as famosas torres da cidade, ambas pendentes, mais conhecidas como Torre da Garisenda (citada também por Dante em Divina Comédia) e a Torre dos Asinelli (utilizada como atalaia na Segunda Guerra Mundial). A torre mais baixa (Torre Garisenda) tem 48 metros de altura e uma inclinação 3,22 metros – não pode ser visitada por dentro; já a torre mais alta (Torre Degli Asinelli) possui quase 100 metros de altura (97,20 – para ser exata!), pode-se subir no topo dela (são quase 500 degraus) e sua inclinação é de 2,23 metros.
6) O que fazer na Bolonha em um dia? VISITAR O COMPLEXO SANTO ESTÊVÃO
A esta altura, dá para perder o complexo de Santo Estêvão? Claro que não, porque é um dos lugares mais importantes, lindos e pitorescos da cidade. Só a praça com seus palacetes equipados com pórticos merece uma parada. Depois, claro, é preciso se espremer na multidão na igreja (na verdade, nas sete igrejas) e ficar encantado com tantas curiosidades relacionadas a este lugar fascinante. Afinal, vale dedicar uma visita a um dos lugares mais encantadores e ricos da cidade, com suas inúmeras igrejas, capelas e pátios.
A Lenda
Segundo a lenda, o bispo Petrônio (padroeiro da cidade), após uma visita à Terra Santa, desejava reproduzir as sete igrejas em Bolonha. Depois de vários remanejamentos, perduraram até os dias de hoje as igrejas: do Crucifixo, do Santo Sepulcro e dos Santos Vital e Agrícola. Merece também uma visita o Arquiginásio, um dos palácios mais importantes da cidade, que foi sede da antiga universidade de 1563 a 1803. O Palácio foi mandado construir pelo Cardeal Borromeu entre 1562 e 1563 sob projeto do arquiteto Antonio Morandi (também conhecido como Terribilia) para ser sede das escolas do Ensino Universitário (Direito e Artes). Até o ano de 1803, era sede da Universidade e desde 1838 abriga a Biblioteca Municipal.
Detalhes da Construção
Entre uma atração e outra, fique com os olhos bem abertos para observar os detalhes escondidos nas fachadas das casas ou em outros lugares improváveis – dentre eles se destaca a romântica janelinha sobre o canal. Pela Via Zamboni, caminhando em direção à Via Indipendenza, descobrimos outra Bolonha inesperada, onde a água passa pelo subsolo (e que até dois séculos atrás ainda eram canais abertos). Sob o pórtico da Via Piella, uma pequena janela se abre com um ar de Veneza: a água molha a fundação das casas. Este pedacinho da cidade é conhecido como “a pequena Veneza”. Entre os palácios, é possível ver passar um dos poucos córregos que entre o início do século XX e o período após a Guerra Mundial não era coberto com asfalto.
7) O que fazer na Bolonha em um dia? VISITAR O QUADRILÁTERO
Para voltar para a praça, vamos andar pela Via Indipendenza, a grande rua das compras, e depois, atrás da Praça Grande, vamos nos divertir um pouco passeando pelas ruazinhas das antigas lojinhas: o Quadrilátero. Depois de termos explorado Bolonha, “a Erudita”, vamos dedicar nosso tempo a Bolonha, “a gorda”, com bons pratos da culinária local. Aqui, durante o dia encontramos banquinhas de vários tipos de comida, desde fruta até peixe fresco (do Mar Adriático, que fica próximo), de capelete e mortadela até doces.
À noite, antes do jantar, essas ruas se transformam e os empórios dão lugar aos bares e cafeterias, onde os bolonheses tomam um aperitivo ao fim do dia. A esta altura, nosso passeio por Bolonha está acabando, é preciso se despedir da cidade, torcendo por uma próxima visita, talvez com mais dias disponíveis. Conheça nossa seção sobre Alimentação na Itália!
Vamos conhecer um pouco mais sobre a Bolonha?
A cidade é repleta de antigas obras de arte, com uma intensa vida cultural e um patrimônio histórico muito interessante. Muito famosa pelos seus pórticos que cobrem grande parte do centro histórico, construídos para oferecer maior conforto aos ilustres estudiosos e letrados que vinham de toda a Europa; é muito mais cômodo para caminhar tranquilamente em dias de chuva. SAIBA MAIS SOBRE A BOLONHA!
As Civilizações
Pelo seu território passaram as maiores civilizações de todos os tempos, como os Etruscos, os Celtas e por fim, os Romanos – logo se tornando o centro da cultura, não é por acaso que seu apelido é “a Erudita”. Isso graças também à sua Universidade, uma das mais antigas do mundo, que ainda hoje recebe milhares de estudantes. Bolonha é uma das cidades mais lindas e fascinantes da Itália; planejar um roteiro cultural é a maneira ideal para conhecer seu patrimônio histórico e artístico. Considerando a quantidade significativa dos itens para ver que a cidade oferece, é indispensável se organizar bem para não perder as atrações mais importantes.
Mapa com as atrações em Bolonha
Como Chegar a Bolonha?
Bolonha é considerada uma das principais cidades italianas pela sua localização estratégica, com interligações ferroviárias e rodoviárias.
1) Como Chegar a Bolonha? DE AVIÃO
O Aeroporto de Bolonha, Guglielmo Marconi, fica a 6 km de distância do centro da cidade e dispõe das melhores companhias internacionais e de voos de baixo custo pela Europa. O serviço de shuttle é feito pelo Aerobus, que liga o aeroporto à estação de trem de Bolonha.
Leia também nossos posts sobre Aeroportos na Itália:
- COMO IR DO AEROPORTO DE ROMA PARA O CENTRO DE ROMA?
- COMO IR DO AEROPORTO MALPENSA PARA O CENTRO DE MILANO?
- COMO IR DO AEROPORTO DE VENEZA PARA VENEZA CENTRO?
2) Como Chegar a Bolonha? DE TREM
A Estação Central de Bolonha é conhecida não apenas como uma das maiores interligações ferroviárias da Itália, mas também da Europa. Está localizada perto do centro histórico e a menos de 3 km do Centro de Convenções. Há um sistema de transporte público muito eficaz que liga a cidade de forma rápida a diversas áreas, tanto o centro como a periferia.
Você sabia que a Trenitalia é a principal sociedade italiana destinada à gestão do transporte ferroviário. Saiba aqui “Qual é a diferença dos trens na Itália?“. Compre sua passagem online com antecedência e economize muito, leia o Post “Como comprar uma passagem de trem na Itália?“.
Vai se hospedar em Bolonha? Então siga nossas dicas exclusivas de Hotéis!!!
Aqui você encontrará gratuitamente indicações de hospedagem para não cair numa furada e não ficar em uma zona distante das atrações na Itália!
A seguir, não deixe de ler nossas dicas e conselhos sobre os bairros de Bolonha e onde se hospedar. Aqui você encontrará o melhor bairro e o tipo de hospedagem que mais se encaixa no perfil de sua viagem;)
Saiba que reservando dentro do nosso blog através da Booking.com você estará colaborando a manter nosso site e você não pagará nada a mais por isso, pois o serviço de reserva é GRATUITO. Ou seja, sem taxas de reservas ou administrativas, e as reservas podem ser canceladas Gratuitamente.
Hospedagens que aconselho perto do Centro Histórico
O centro histórico de Bolonha é belíssimo! Os prédios centenários são extremamente bem conservados e de um encanto fenomenal. É ali que fica o coração da cidade: monumentos, bares, restaurantes. Se hospedar ali é uma ótima opção porque você estará perto dos principais pontos da cidade. Claro que não é das opções mais baratas, mas ainda assim é de se considerar, uma vez que você pode conhecer a cidade a pé e economizar com o transporte. No centro histórico é possível admirar a estátua de Netuno que, imponente, domina a Praça homônima. É ali também que fica o Duomo da cidade, dedicado a San Pietro.
As opções de apartamentos e B&B que aconselho com ótimo custo beneficio são:
- My Home in Bolonha (apartamento)
- B&B Ambra
As opções de Hotéis que aconselho com ótimo custo benefício são:
Hospedagens que aconselho perto da Região Uiversitária
Como já dissemos Bolonha é casa de uma das universidades mais renomadas da Itália: a Universidade de Bolonha. A Universidade de Bolonha (Università di Bologna) é considerada a universidade mais antiga da Europa. Foi fundada em 1088 e sua história é impressionante! O forte da Universidade eram os cursos de Humanas e de Direito Civil. Em 1364, vários teólogos começaram o ensino de Teologia e ali estudaram Dante Alighieri, Cino da Pistoia, Cecco d’Ascoli entre outros importantes nomes italianos. No século XV os ensinamentos de grego e hebraico merecem destaque e em pleno século XVI, merece destaque os ensinamentos da ‘magia natural’, que hoje seria a ciência experimental para descoberta de curas, remédios, etc.
As opções de apartamentos e B&B que aconselho com ótimo custo beneficio são:
- Andrea Luxury (apartamento)
- Doroty Palace
As opções de Hotéis que aconselho com ótimo custo benefício são:
Hospedagens que aconselho perto da Área da Estação Central
A 20 minutos de caminhada do Centro Histórico, é uma excelente região se você escolheu Bolonha como cidade base para viajar para outras cidades de trem. Não é uma região tão bonita, mas também é muito funcional! É uma região bem segura e há diversas opções de hospedagem por ali: para todos os gostos e bolsos! Uma das ruas mais famosas da região é a Via dell’Independienza, que além de hotéis excelentes, oferece ampla escolha de restaurantes, bares e lojas.
As opções de apartamentos e B&B que aconselho com ótimo custo beneficio são:
- B&B apartamento Diana
- Abitaroom
- Your holiday in Bolonha (apartamento)
As opções de Hotéis que aconselho com ótimo custo benefício são:
Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e faça uma viagem perfeita para Itália!
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
O que fazer na Bolonha em um dia? Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)
O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!
Estaremos na Itália em 2023 e achei o seu blog um caminho sem volta, quanta informação maravilhosa num só lugar. Perfeito!!! Estou viajando dentro dele. Obrigada!!!
Grata minha querida!!!! Feliz com o teu feedback!
Suas dicas foram super bacanas em toda a Itália para mim ! Fui a lugares não turisticos e cheios de significado, amo isso. Super agradeço e parabens pela dedicação de tempo.
Gratidao minha querida!