O Palácio de Venaria em Turim

O belíssimo Palácio de Venaria de Torino precisa ser incluído no seu itinerário durante sua viagem pela região de Piemonte. Beleza, encanto e história irão te fazer cair de amores por esse lugar tão especial.

0 871

O Palácio de Venaria em Turim

Turim, capital da região de Piemonte, é uma das cidades mais históricas e culturais da Itália. Turim também já foi capital italiana e é onde fica um dos lugares mais lindos do norte do país: o esplêndido Palácio de Venaria. Vamos saber mais? Então leia nosso Post do dia: O Palácio de Venaria em Turim. Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Nossa Introdução

Torino (Turim em português) respira história e cultura. Essa cidade de grande importância na trajetória da história italiana nos apresenta encantos que nenhum outro lugar pode oferecer. Hoje vamos conhecer um dos Palácios mais lindos da Itália: o Palácio de Venaria em Torino, Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1997.

As Atrações no Palácio de Venaria

O Castelo foi ligado, até o século XIX, à história da Reggia di Venaria, mas em 1859 ele foi destinado ao uso exclusivo de Vittorio Emanuele II. Na fachada do Castelo podemos observar as imensas janelas que são dos lindos Apartamentos Reais. Com uma arquitetura irretocável, os mais de 20 quartos mostram ao visitante toda a elegância do Risorgimento italiano. Os Apartamentos Reais são todos mobiliados e nos presenteiam com preciosos objetos reais, obras de arte, tecidos, móveis e antigas coleções da família Savoia. É evidente que se fôssemos contar TODOS OS DETALHES desse lugar imenso, magnífico e majestoso, escreveríamos um post com mais de 10.000 palavras, por isso, um conselho: visite o Palácio da Venaria! É, realmente, algo esplêndido! Agora vamos apresentar as principais atrações do Palácio de Venaria.

A Galleria Grande

O edifício monumental ostenta algumas das obras mais belas do período barroco universal. Um dos lugares que mais merecem destaque é sem dúvida: a Galleria Grande. Esse é, sem dúvida, o ápice da visita! Também chamada de Galeria Diana, foi totalmente transformada entre 1716 e 1718, a tornando uma verdadeira obra de arte arquitetônica. Com imponentes 80m de altura e 12m de largura, apresenta um jogo de luzes naturais impressionantes; as ‘responsáveis’ por essa beleza toda são as janelas incríveis instaladas ali. O chão quadriculado é impecavelmente reluzente e, o conjunto da obra, é algo que parecer der sido feito por mãos divinas.

A Capela de Sant’Uberto

Não deixe de ver também a Capela de Sant’Uberto. Outra atração muito interessante é o percurso, esplêndido, dedicado à família Savoia e outros detalhes que seria inútil tentar descrever em palavras! O local é grandioso e de uma beleza que, realmente, nos impressiona!

A Citroniera e a Scuderia Grande

As salas do século XVIII são muito especiais e, aqui, merece destaque a arquitetura do local. Entre os locais mais interessantes, destacamos a Citroniera, a antiga estufa de frutas cítricas, e a Scuderia Grande, um imenso estábulo que podia acomodar até 160 cavalos. Também merecem nota as suntuosas carruagens de gala usadas pelos Savoia no final do século XVIII. Entre as mais lindas está a Carruagem Dourada, que foi encomendada por Vittorio Emanuele II e é de uma beleza reluzente. Na Sale dei Paggi, nos andares acima das Cavalariças Juvarriane, são realizadas exposições temporárias, enquanto na Sala delle Arti, nos andares superiores do Palácio Diana, você pode deleitar-se de vistas magnânimas que nos apresentam os jardins.

Os Jardins do Palácio

Os Jardins do Palácio se unem em antigo e moderno e há uma relação muito harmoniosa entre os dois períodos. No Parque Inferior fica o Jardim das Esculturas, de Giuseppe Penone, que se estende por 500 metros. O jardim possui 14 esculturas em um caminho contínuo entre o mundo mineral, vegetal e humano. No Parque Alto vemos uma bela instalação Giovanni Anselmo: são seis lajes de granito sobre as quais está gravada a inscrição “Onde as estrelas se aproximam”. Preciso dizer que é cheio de beleza?

Os jardins mais modernos foram feitos em 2007, após a primeira fase de restauração e é caracterizado pelo belíssimo desenho, que nos apresenta uma planta muito bem pensada e que, mesmo mantendo a tradição dos antigos jardins italianos, se apresenta de maneira “refrescada”, trazendo toques modernos e leves. Os jardins podem ser conhecidos com uma caminhada tranquila em um ambiente cheio de paz. Feche os olhos de deixe-se transportar para outras épocas! O local é muito propício para isso! Ah: os Jardins da Reggia di Venaria integram a lista dos Grandes Jardins Italianos.

Parco della Mandria

Outra atração por ali que merece destaque é o Parco della Mandria, que nos apresenta o Castelo, com os seus Apartamentos Reais, e nos fascina pela sua relação com o Palácio Real.

Dica de Ouro

  • No último andar do Palácio, você encontra um restaurante renomadíssimo dirigido pelo chef Alfredo Russo. O restaurante é o Dolce Stil Novo e é necessário realizar reserva. Conheça também nossa Seção Alimentação na Itália!

Informações Úteis

A visita no palácio é longa, podendo durar até quatro horas, portanto: vá sem pressa!

As salas são completamente diferentes uma da outra e em algumas delas há retroprojetores que apresentam artes de grandes artistas. Em outras há peças originais da época onde podemos ver peças de vestuários e outros objetos da realeza italiana.

Aberto ao Público

Atualmente a Venaria Reale é aberta a todos e nos oferece a oportunidade de revivermos toda a glória do passado do local. O complexo possui 80.000 metros quadrados e 60 hectares de jardins, ambos ligados ao centro histórico de Venaria do século XVII, sem contar o 3.000 hectares do Parque La Mandria, anexo ao local.

Localização

O Palácio fica na Piazza della Repubblica, 4, em Venaria Reale, e está a apenas 10km de Torino. Funciona de terça a sexta, das 10h00 às 13h00 e das 13h30 às 15h30. Sábados, domingos e feriados, o local funciona das 10h00 às 13h00 e das 13h30 e das 17h00.

Horários e Ingressos

  • Os horários podem ser alterados sem aviso prévio por parte da administração e/ou de acordo com eventos extraordinários. Confira todos os horários de abertura e fechamento clicando no site oficial!
  • O ingresso possui diversos valores, depende do que você irá querer visitar. O local sugere que o ingresso seja comprado online com antecedência e você pode verificar valores e adquirir suas entradas Clicando Aqui! Ou Que tal uma Visita guiada pelo Palácio Real de Venaria?

Vamos conhecer um pouco sobre o Palácio de Venaria

O projeto e construção do palácio

Tudo começou em meados do século XVII, quando o duque Carlo Emanuele II de Savoia e a duquesa Maria Giovanna Battista de Savoia Nemours confiaram ao arquiteto da corte, Amedeo di Castellamonte, o projeto e construção do palácio. O complexo foi construído entre 1658 a 1679 e o projeto foi realizado seguindo as solicitações do casal: precisava ter um palácio, um parque, um espaço de floresta para caça e toda uma aldeia. A composição é cruzada por uma linha de perspectiva que atravessa a aldeia e segue para o interior do palácio, recriando uma planta que desenha o Colar da Anunciação, a maior honraria oferecida pela Casa de Savoia.

A floresta ao lado do palácio

A floresta ao lado do palácio possui quase 100 quilômetros de extensão e era onde os homens da corte caçavam e faziam banquetes. Na residência também há um belíssimo jardim que até hoje é extremamente bem cuidado! No ano de 1739, Carlos Emanuele III decidiu criar um sistema subterrâneo e corredores de ligação com outras áreas do Palácio, além que ter incluído estábulos. Mas, como nem tudo é perfeito, nem mesmo para a família real, o declínio aconteceu no século XIX e, com a entrada de Napoleão na Itália, a família real fugiu e abandonou o Palácio. A restauração do Palácio só aconteceu nos anos 90 e durou quase 10 anos. Foi reaberto, em todo seu esplendor, em 2007. Hoje possui 50 salas abertas para visitação.

O Palácio faz parte dos 22 erguidos pela família real italiana, a Família Savoia; destes, 11 ficam no centro da cidade. Todos eles foram construídos entre os séculos XVII e XVIII e cada um deles tinha um objetivo: alguns eram utilizados para bailes, outros para caça, outros para lazer e descanso.

Vai se hospedar em Turim? Então siga nossas dicas exclusivas de Hotéis!!!

Aqui você encontrará gratuitamente indicações de hospedagem para não cair numa furada e não ficar em uma zona distante das atrações na Itália!

A seguir, não deixe de ler nossas dicas e conselhos sobre os bairros de Turim e onde se hospedar. Aqui você encontrará o melhor bairro e o tipo de hospedagem que mais se encaixa no perfil de sua viagem;)

Saiba que reservando dentro do nosso blog através da Booking.com você estará colaborando a manter nosso site e você não pagará nada a mais por isso, pois o serviço de reserva é GRATUITO. Ou seja, sem taxas de reservas ou administrativas, e as reservas podem ser canceladas Gratuitamente.

Hospedagens que aconselho no Centro Histórico

Turim tem três excelentes áreas para hospedagem e, uma delas, é sem dúvida o Centro Histórico.

As opções de apartamentos e B&B que aconselho com ótimo custo benefício são:
As opções de Hotéis que aconselho com ótimo custo benefício são:

Hospedagens que aconselho na Estação Porta Nuova

Outra boa opção para se hospedar em Turim é perto da estação Porta Nuova. Com uma caminhada de meia hora é possível chegar ao centro histórico sem nenhum problema, mas, se preferir, pode ir de metrô (14 minutos de metrô).

As opções de apartamentos e B&B que aconselho com ótimo custo benefício são:
As opções de Hotéis que aconselho com ótimo custo benefício são:

Hospedagens que aconselho na Estação Dora

Se você não se importar em ter que se deslocar de metrô, pode optar por se hospedar perto da Estação Dora. É uma das regiões de Turim que apresenta as melhores opções de preços, mas, bem verdade, fica a 40 minutos do centro histórico indo de metrô. Como pode-se notar, é mais longe, mas você vai economizar bastante com o hotel.

As opções de apartamentos e B&B que aconselho com ótimo custo benefício são:
As opções de Hotéis que aconselho com ótimo custo benefício são:

Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e não perca minhas dicas e informações sobre a bela Itália!


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

O Palácio de Venaria em Turim –  Visitar Torino é realmente uma experiência única! A cidade é incrível, mágica, cheia de história e de uma beleza surreal e, uma vez ali, não deixe de programar sua visita ao Palácio da Venaria: você vai se apaixonar!

Está inseguro para viajar?

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!