Como ir de Nápoles para a Costa Amalfitana?

A região da Campânia é uma das mais lindas de toda a Itália. Partindo de sua capital, Nápoles, podemos chegar até um dos lugares mais famosos do sul italiano: a Costa Amalfitana.

0 253

Como ir de Nápoles para a Costa Amalfitana?

Costa Amalfitana é um conjunto de cidades localizadas ao sul da Itália, mais precisamente na região da Campania. Muitos que visitam Nápoles podem aproveitar a chance e ir conhecer esse pedaço de paraíso no céu. Hoje vamos aprender como ir de Nápoles até a Costa Amalfitana. Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Exemplos de Roteiros Turísticos na Itália!

Um pouco mais sobre a Costa Amalfitana…

A Costa Amalfitana é um dos destinos mais queridos e procurados na Itália. Formada por cidades como Amalfi (a cidade que a nomeia), Atrani, Cetara, Positano, Furore entre outras, é destino certeiro, principalmente, para quem viaja para a Itália durante o verão. No nosso blog você encontra diversos posts dedicados à Costa Amalfitana e, para ter acesso aos posts, você pode clicar aqui!

A Costa Amalfitana reúne praia e montanha de forma harmoniosa e com uma beleza que impressiona! Há tempos atrás, a Costa Amalfitana era frequentada por nobres e, por isso, ainda hoje, podemos avistar vilas magníficas. Por seus excelentes recursos agrícolas, a região tornou-se uma das protagonista na história do Mediterrâneo medieval, também por conta de seu papel como grande potência comercial, a partir de 839 DC, ano da proclamação da República Marítima.

Fácil, rápido, prático e seguro! Abaixo veremos como chegar de Nápoles até a Costa Amalfitana e, já posso te adiantar, opções NÃO FALTAM! O aeroporto mais perto da Costa Amalfitana é o Aeroporto Internacional de Capodichino que fica em Nápoles. Conheça também nossa seção sobre Transportes na Itália!

1) Como ir de Nápoles para a Costa Amalfitana? COM TRANSPORTE PÚBLICO

O aeroporto mais perto da Costa Amalfitana é o Aeroporto Internacional de Capodichino. Caso você desembarque aqui e queira seguir direto para Costa Amalfitana, porém, é necessário que você pegue o trem na estação central de Nápoles. A principal estação é Napoli Centrale, mas a estação Piazza Garibaldi, também oferece conexões com a Costa Amalfitana.

Do Aeroporto de Nápoles até a Estação Napoli Centrale…

Para chegar até a Estação Napoli Centrale a partir do Aeroporto de Nápoles, você pode pegar o ônibus AliBus ou, dependendo da quantidade de bagagem, ir de táxi ou pegar um transfer. Caso prefira ir direto de ônibus, você também tem a opção de utilizar o ônibus ‘Curreri’. O trajeto é de 1h30 e custa 10 euros; a parada do ônibus é em Sorrento.

Bom saber

  • Da Estação Central de Nápoles (Napoli Centrale) há várias alternativas para TODAS as cidades da Costa Amalfitana!

De Varco Immacolatella para as cidades da Costa Amalfitana de ônibus…

Se você quer ir para Amalfi, Minori, Maiori, Cetara, Vietri sul Mare, saindo da estação central você pode ir até Varco Immacolatella (pier do porto de Nápoles) de táxi ou trem: dali sai um ônibus SITA que leva para as cidades supracitadas. A viagem dura aproximadamente 2h e custa a passagem custa 4 euros.

Outra Alternativa…

Alternativa também é usar o trem local, partindo da estação de Salerno, ou usar a Circumvesuviana (trem regional), que te leva até Sorrento em pouco mais de uma hora. A passagem custa 3,20 euros. Lembre-se que a partir de Sorrento é necessário utilizar os mencionados ônibus da Sita caso seu destino final seja Positano ou Amalfi.

Dica

  • Os ônibus funcionam bem e, durante a alta temporada, o serviço é incrementado com mais ônibus à disposição de seus visitantes. Para ter acesso aos horários e linhas que operam de e para cada cidade, VOCÊ PODE CLICAR AQUI!
ATENÇÃO:
OS HORÁRIOS ESTÃO SUJEITOS A ALTERAÇÃO SEM AVISO PRÉVIO E SÃO MODIFICADOS COM FREQUÊNCIA, PORTANTO, ANTES DE COMPRAR A PASSAGEM, VERIFIQUE O HORÁRIO DIRETAMENTE NO SITE DA OPERADORA RESPONSÁVEL!

Bom saber…

Entre abril e outubro, você pode ir de Nápoles para a Costa Amalfitana de barco ou balsas; a maioria deles parte da estação marítima de Salerno (utilize o trem se estiver em Nápoles para ir até o porto de Salerno) e atracam nas cidades de Positano e Amalfi (de onde partem, também, para a volta). O ponto de partida em Salerno, fica na Piazza Concordia, em frente à estação ferroviária. Há também algumas ligações marítimas que saem de Sorrento. A viagem de barco dura cerca de 50 minutos e custa por volta dos 20 euros.

Você sabia?

Você sabia que a Trenitalia é a principal sociedade italiana destinada à gestão do transporte ferroviário. Saiba aqui Qual é a diferença dos trens na Itália?. Compre sua passagem online com antecedência e economize muito, leia o Post Como comprar uma passagem de trem na Itália?.

Vantagens

  • Opção ideal para pessoas que gostam de fazer as coisas no seu próprio ritmo;
  • Para pessoas que estão acostumadas a viajar, principalmente com transporte público;
  • Para jovens e para quem está fazendo mochilão;
  • E principalmente para pessoas que querem economizar e está sem pressa.

Desvantagens

  • Para famílias com crianças pequenas e para pessoas idosas acaba sendo muito cansativo. NÃO RECOMENDO;
  • Ter que se adaptar aos horários fixos dos trens  de ida e de volta;
  • Ter que ir até os pontos turísticos sozinho, sem conhecer a cidade e nem falar a língua local;
  • Tempo que perde com ônibus públicos das estações ferroviárias para os lugares onde estão os pontos turísticos ou dinheiro que gastará a mais com táxi uma vez que chegar ao destino;
  • Outro detalhe que vale citar: prepare-se, porque geralmente os trens da ferrovia regionais são muito ruins e algumas vezes bem sujos, por isso, não crie grandes expectativas! Caso use o trem, escolha sempre trem de alta velocidade para evitar esse tipo de problema. Para entender as diferenças de trens, veja o post que escrevi sobre a diferença dos trens na Itália;
  • E o tempo que se perde com todos esses deslocamentos, que poderia ser usado para aproveitar mais a cidade visitada.

2) Como ir de Nápoles para a Costa Amalfitana? COM O CARRO

Se estiver de carro, você pode utilizar as estradas que detalho a seguir.

  • Vindo do norte, utilize a rodovia A3 Napoli-Salerno e saia em Vietri sul Mare; depois siga pela SS163 que leva a Cetara, Maiori, Minori, Atrani e Amalfi. 
  • Vindo do sul, utilize a rodovia de Salerno-Reggio Calabria e saia em Vietri sul Mare. A partir daqui, siga pela SS163 que leva a Cetara, Maiori, Minori, Atrani e Amalfi.

Viajando de carro pela Itália

Que tal se eu te der uma opção de roteiro com carro alugado? Vamos lá? Se for alugar um carro não deixe de ler nossos posts na seção Dirigindo na Itália no blog Viajando para Itália. Além de dicas de roteiro de carro, temos tudo sobre sinalizações, pedágios, estradas e muitos mais dicas.

Não sabe onde alugar o carro?

Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa, com atendimento em português, pagando em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12x sem juros no cartão? E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da idéia? Então clique no banner abaixo Pesquise, compare e escolha!

Importante Saber

Se for dirigir na Itália é imprescindível a carteira internacional ou a sua CNH do Brasil com tradução juramentada, O.K.? Se não possuir, não dirija, pois você terá muitos problemas caso seja parado pela polícia italiana! LEIA O POST PRECISO DE CARTEIRA INTERNACIONAL PARA DIRIGIR NA ITÁLIA (PID)?

Vantagem

  • Caso esteja em 2 até 5 pessoas, é a opção mais econômica! Bastará escolher com calma os lugares para visitar e partir tranquilamente! Tenha sempre um mapa com você, ou opte por um carro com GPS; não são todos os automóveis que possuem essa opção! Ah e o celular pode ser um problema caso passe por um lugar sem sinal de internet.

Desvantagens

  • Gastos imprevistos com estacionamentos e combustível que, infelizmente, não dá para calcular, mas isso é normal, em minha opinião a desvantagem maior é a falta de conhecimento do território, o que às vezes pode resultar em perda de tempo para encontrar as principais cidades, e fazer de uma viagem agradável um íncubo!
  • Geralmente, quem dirige, não consegue apreciar a belíssima vista ao redor, pois não pode se tirar os olhos da estrada!
  • DETALHE IMPORTANTE: a estrada que leva até a Costa Amalfitana é ESTREITA! Por isso é importante que o motorista esteja acostumado a dirigir em lugares que exigem habilidade, pois são estradas complicadas para que não conhece a região! Mantenha SEMPRE a velocidade baixa e tome cuidado a fim de evitar qualquer tipo de acidente, O.K.?
  • Outra coisa, pessoal: para se dirigir na Itália, como já expliquei várias vezes, é imprescindível a carteira de motorista internacional, O.K.? Se não possuir, NÃO DIRIJA, pois você terá muitos problemas caso seja parado pela polícia italiana! LEIA O POST Preciso de Carteira Internacional para dirigir na Itália?

3) Como ir de Nápoles para a Costa Amalfitana? COM UM TOUR EM GRUPO

Pessoal, essa é a MELHOR opção para quem não quer se preocupar com o horário dos ônibus, não quer se preocupar com o fato de “calcular” se dá tempo de ir e voltar, pra quem não quer dor de cabeça com possíveis atrasos, enfim… Pra quem só quer curtir a beleza desse lugar incrível com segurança, comodidade e tranquilidade! O passeio em grupo é uma solução perfeita para quem não quer gastar tanto (com um tour privativo, por exemplo), para quem não gosta de viajar sozinho ou para quem não gosta de dirigir (ou não pode).

Clique no link abaixo sem compromisso!

TOUR EM GRUPO PARA A COSTA AMALFITANA!

Vantagens

  • Opção IDEAL se você está sozinho, em casal ou com até sete amigos;
  • Você vai conhecer novas pessoas, fazer amizades e conhecer os lugares de forma segura. Vai entender todas as explicações e passará momentos inesquecíveis;
  • Você poderá aproveitar um “bicchiere di vino” (beber vinho) durante o almoço sem ter que se preocupar em dirigir depois:), visto que na Itália as leis são severas contra quem dirige depois que bebeu (mesmo uma pequena quantidade de álcool);
  • Você não precisará se preocupar com os horários dos trens ou dos ônibus, não precisará se preocupar se conseguirá retornar para Roma, pois te deixaremos no mesmo lugar na viagem de retorno;
  • Além de economizar com o transporte que gastaria para chegar à estação ferroviária (ou no hotel), não precisará pegar táxi com valores absurdos e nem precisará se preocupar tentando se localizar na cidade;
  • E, não menos importante, você vai economizar o tempo que perderia com os deslocamentos com o ônibus, trens ou táxis.

Desvantagem

  • Caso seu hotel não esteja no Centro sua única “preocupação” será apresentar-se com quinze minutos de antecedência no local combinado.

Importante

  • Lembre-se de controlar sempre os depoimentos dos clientes antes de prosseguir com a reserva.

4) Como ir de Nápoles para a Costa Amalfitana? COM UM TOUR PRIVATIVO

A última opção é um passeio privativo. A vantagem do tour privativo está na total liberdade de decidir o seu próprio tempo, não ter que ficar esperando para partir e perdendo tempo desnecessário utilizando-o para conhecer outros lugares. Além disso, o tour parte com toda comodidade do seu próprio hotel, coisa importante quando você tem pouco tempo à disposição para conhecer poucos lugares.

O Conforto

Além disso, obviamente, a chegada não será na estação de trem ou de ônibus, mas diretamente no ponto turístico que você deseja visitar. E se você reservar com antecedência, muitas vezes poderá ter a possibilidade de ter o motorista na sua própria língua, desta forma você poderá facilmente pedir esclarecimentos sobre a viagem.

Esse tipo de tour é ideal para pessoas VIPs, que querem curtir do início ao fim da viagem, para pequenos grupos de amigos ou para pessoas da terceira idade. Esse tipo de serviço garante um conforto absoluto para quem viaja. Basicamente é aproveitar o passeio sem o estresse de atender horários de trens, metrôs, ônibus, sem se preocupar onde estão os lugares principais a serem vistos!

Vantagens

  • Opção IDEAL se você está em casal ou com até sete amigos;
  • É seguro, cômodo e você faz seus próprios horários;
  • Você poderá aproveitar um “bicchiere di vino” (beber vinho) durante o almoço sem ter que se preocupar em dirigir depois:), visto que na Itália as leis são severas contra quem dirige depois que bebeu (mesmo uma pequena quantidade de álcool;
  • Ótimo para conhecer mais lugares no mesmo dia, no seu tempo e ritmo;
  • Não precisar se prender a horários e itinerários;
  • Você vai economizar muito tempo, que perderia com os deslocamentos com o ônibus e trem.

Desvantagem

  • O valor é um pouco mais elevado, mas um investimento que vale a pena! Principalmente se você gosta de fazer tudo no seu próprio tempo.

Clique aqui e peça um orçamento sem compromisso!



 Um pouco de história dessa zona maravilhosa!

A Idade Média também recebeu as influências do Oriente Mediterrâneo, graças ao comércio que Amalfi e todas as terras do Ducado, que iam desde Vietri sul Mare até a já famosa ilha de Capri: a região era dominada por portos bizantinos. A região é dominada por lendas! Historicamente a Costa Amalfitana viu os seus primeiros assentamentos durante o século I d.C., quando algumas famílias patrícias romanas fundaram suas vilas na região, dando inicio à população litorânea; tantas outras optaram por viver nas montanhas que, mesmo afastada da Costa, oferecia boas opções de acesso ao mar. Até hoje são preservados vestígios de edifícios antigos, especialmente em Minori, Positano e Tramonti.

A cidade de Amalfi

A cidade de Amalfi aparece oficialmente na história em 596, em uma carta do Papa Gregário Magno ao bispo de Amalfi, Pomerio; no texto Amalfi é citada como “castrum” que é um lugar avançado de defesa e, de fato, era essa sua função. O território da República incluía todo o trecho costeiro entre Cetara e Positano, a ilha de Capri e o arquipélago da Sirenuse; no interior, seu domínio passava das montanhas Lattari, e incluia os territórios de Lettere, Gragnano e Pimonte. Com imensos castelos e fortes, as fronteiras eram defendidas com todas as forças. A República foi governada ao longo dos séculos e passou por diversos ‘poderes’: comites (comitês), prefeitos, patrícios imperiais e, finalmente, pelos duques.

Um pouco mais sobre Amalfi…

Amalfi, por razões comerciais, já era conhecida desde o século VIII por causa de seu comércio com as terras da África, Síria e principalmente com Bizâncio, onde ficava a maior colônia de Amalfi. Porém, como nem tudo são flores, a mudança da situação política no Mediterrâneo, a conquista normanda do ducado durante o século 12 (Reino da Sicília) e os repetidos assaltos dos pisanos (1135 e 1137) fizeram com que o imenso potencial mercantil de Amalfi decaísse e a partir daquele momento o único mercado com o qual Amalfi mantinha contato era com o do sul da Itália.

Após esse período, durante a dominação dos Anjou da cidade de Amalfi, cresce aqui o expoente eclesial: o arcebispo Filippo Augustariccio, mandou construir o Claustro do Paraíso e terminar a torre do sino da Catedral. Simultaneamente, as inovações no campo marítimo caracterizam e firmam novamente o comércio de Amalfi.

A cidade de Nápoles

Nápoles, por sua vez, também é riquíssima de história e cultura! A história da cidade começa com a lenda de Partenope, Ligeia e Leucosia que, logo após serem derrotadas por Ulisses, se lançam ao mar em desespero. Seus corpos flutuantes são levados pelo mar e para a foz do rio Sebeto, onde os gregos, mais tarde, teriam fundado Neapolis (Nápoles).

Um pouco mais sobre Nápoles…

O Ducado de Nápoles deu-se em 536 a.C. e Nápoles foi conquistada pelos bizantinos durante a guerra gótica, permanecendo nas mãos do império durante a invasão lombarda subsequente, e tornando-se um ducado autônomo: Nápoles. O primeiro duque foi Basilio, nomeado em 660-61 pelo imperador bizantino Constantino.

Nápoles passou por diversos domínios e sua herança histórica de povos que passaram por ali é visível em toda a região: normandos, suevos, aragoneses e outros fizeram parte da história desse lugar tão mágico e cheio de cultura. Hoje é uma das cidades italianas mais importantes e uma das mais visitadas! É, sem dúvida, uma cidade que vale a pena conhecer!


Assista esse vídeo e saiba: Cinque Terre ou Costa Amalfitana: qual escolher para visitar? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Como ir de Nápoles para a Costa Amalfitana? Se você está em Nápoles e tem um tempinho na agenda, vá para a Costa Amalfitana! As cidades são incríveis, cheias de charme, história e cultura. Vale, muito, a pena! E se mesmo assim você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem;)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!