Como é a pizza na Itália?
Aaaahhh pizza! Nossa companheira nas noites de finais de semana, nossa salvadora da pátria quando bate aquela preguiça de cozinhar… A pizza está presente no mundo inteiro e é bem difícil encontrar alguém que não goste de um belo pedaço de pizza, principalmente se ela for daquelas cheias de queijo com um toque de manjericão. Vamos então conhecer a famosa Pizza Italiana? Mas afinal como é a pizza na Itália? Venha salivar lendo esse post (risos). Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!
Nossa Introdução
Ao contrário do que muitos pensam a pizza não foi inventada na Itália, lá ela foi somente aprimorada, digamos assim. Há registros de 6.000 anos atrás onde egípcios e hebreus já comiam uma massa similar a da pizza: era feita de água e farinha, não levava molho nem recheio. Era, na verdade, conhecido como ‘pão de Abraão’ e se chamava piscea (que hoje seria uma espécie de pão sírio). Leia também Como economizar com alimentação na Itália? e conheça nossa Seção Comer & Beber na Itália.
Como é a pizza na Itália? A verdadeira Pizza Napolitana!
Vamos lá! Em primeiro lugar os napolitanos NÃO CONSIDERAM a nossa pizza como pizza de verdade, vou explicar porquê! Em 1982, foi fundada em Nápoles, por Antonio Pace, a Associação da Verdadeira Pizza Napolitana, (Associazione Verace Pizza Napoletana).
A ideia era promover a culinária e a tradição da autêntica pizza napolitana. Como? Defendendo a cultura, evitando a miscigenação cultural pela qual a receita passa ao redor do mundo e criando um estatuto!
A pizza é reconhecida como produto DOC (di origine controllata ou em português Denominação de Origem Controlada) o que atesta que os produtos são elaborados com ingredientes regionais. Leia também: Quais são as cinco melhores pizzarias em Nápoles? e Quais são as melhores pizzarias em Roma?
Assista este vídeo em nosso Canal do YouTube e aprenda a fazer a tradicional pizza napolitana (vídeo 01/02)!
Com o Guia Viajando para a Itália, você terá acesso a informações privilegiadas, como indicações de hospedagens, melhores gelaterias, pizzerias e restaurantes; informações importantes sobre transportes, museus, passeios e atrações imperdíveis; além de sugestões de roteiro para sua viagem.
Tudo o que você precisa para sua viagem ser perfeita, reunido num só lugar!
Clique aqui e saiba mais!Exigências da Associação Verace Pizza Napolitana
Segundo a associação, a Verace Pizza Napolitana deve ser elaborada com: farinha, fermento natural ou levedura de cerveja, água e sal, além de ser trabalhada somente com as mãos ou por determinados misturadores previamente aprovados pela associação. Depois a massa deve descansar e ser esticada manualmente, sem o uso de rolo ou equipamento mecânico em nenhum estágio.
Na hora de assar deve ser colocada SOMENTE em forno a lenha a 485°C, sendo que, sobre a superfície do forno, não deve ser colocado NADA, ou seja: ela deve ser acomodada na própria estrutura do forno. A cobertura da autêntica pizza também entrou no estatuto e deve estar em conformidade com as especificações napolitanas, como respeitar o nome em italiano.
Assista este vídeo em nosso Canal do YouTube e aprenda a fazer a tradicional pizza napolitana (vídeo 02/02)!
A Composição das Pizzas na Itália
Agora vamos a composição de algumas pizzas na Itália, observação para os nomes das pizzas abaixo que estão em Italiano.
- Marinara (Napolitana): tomate, azeite de oliva, orégano e alho.
- Margherita: tomate, azeite de oliva, queijo mozzarella e manjericão.
- Ripieno (Calzone): pizza recheada e fechada. Leva queijo ricota, queijo mozzarella especial, azeite de oliva e salame.
- Formaggio e Pomodoro: tomate, azeite de oliva e queijo parmesão ralado.
Diferença entre a Pizza Italiana e Brasileira
Quando falamos a um italiano que no Brasil temos pizza de estrogonofe, pizza com frutas, pizza doce e etc, eles querem MORRER! Hahaha… Eles acham um absurdo e não comeriam JAMAIS uma pizza com borda recheada, por exemplo. Pizza Calabresa, então?!?!? É um CRIME para eles!
Outro fato que causa estranheza aos italianos: como pode uma pizza servir até quatro pessoas? Jamais! Na Itália, como a massa é fina e a cobertura discreta, que não transborda como nas nossas, UMA pizza serve UMA pessoa! (Mesmo sabendo que duas poderiam comer tranquilamente apesar do tamanho reduzido: equivale a uma pizza média pra gente!).
Enfim, se tem uma coisa que italiano leva MUITO a sério, é a abençoada pizza! E, por incrível que pareça, a Itália aparece em quarto lugar no ranking dos países que mais consomem pizza no mundo ficando atrás dos EUA, Brasil, que aparece em segundo lugar e, PASMEM: da França, que surge no ranking na terceira posição. O sabor mais consumido no Brasil é calabresa e na Itália, a clássica, tradicional e deliciosa, Margherita.
Gostaria de aprender a fazer Pizza na Itália?
Vamos aprender a fazer uma pizza na Itália? Clique nos links a seguir e confira sem compromisso os cursos disponíveis nas cidades indicadas abaixo.
- Em Roma: Clique aqui!
- Em Florença: Clique aqui!
- Em Milão: Clique aqui!
- Em Nápoles: Clique aqui!
Vamos conhecer um pouco da história da Pizza?
Se você gosta de saber tudo para viajar bem informado sobre a Itália, então não perca a história sobre a pizza.
O Berço da Pizza
Há quem diga também que a pizza começou com os gregos, que faziam um tipo de massa com grão de bico, farinha de trigo ou arroz, para depois assá-la em tijolos quentes. Passado algum tempo, três séculos antes do nascimento de Cristo, os fenícios e os turcos muçulmanos, durante a era medieval, cobriam seus ‘pães’ redondos e assados com cebola e carne, nascendo assim a ‘primeira pizza com recheio’. Entre idas e vindas, durante as Cruzadas, esse costume chegou até a Itália. Onde? No dito “berço da pizza”, Nápoles!
Assim que chegou à Itália, e agradou os italianos, além da carne e da cebola os napolitanos também colocavam por cima azeite e ervas. Alguns colocavam tomate, que tinha acabado de chegar da Espanha, dai a origem do molho que banha a massa, como se não bastasse, certos lugares serviam a iguaria dobrada ao meio, com o recheio escondido, dai nasceu o Calzone.
O Primeiro Pizzaiolo da História
Antes de ter fama e sucesso, a pizza era um prato muito consumido pelos mais pobres no Sul da Itália, uma vez que, para substituir a carne, eles utilizavam toucinho e queijos baratos. Em 1889, graças ao primeiro pizzaiolo da história, Dom Raffaele Espósito, o prato chegou à realeza. A serviço do rei Umberto I e da rainha Margherita, o padeiro napolitano quis homenagear a bandeira da Itália utilizando as cores branca, vermelha e verde, para isso ele colocou por cima da massa queijo, manjericão e tomate, assim nascendo a famosa pizza Margherita.
A rainha logo caiu de amores pelo prato e começou a difundi-lo entre a classe nobre. A fama percorreu o mundo e fez com que a primeira pizzaria do mundo fosse inaugurada, chamada Port’Alba que era frequentada por poetas, artistas e outros nomes importantes das artes italiana.
Algumas Curiosidades sobre a Pizza
Vamos conhecer agora algumas curiosidades sobre a Pizza? Leia e divirta-se comendo uma boa pizza!!!
“Tudo acaba em pizza!”
“Tudo acaba em pizza!” Quem nunca ouviu essa expressão? Pois bem: você sabe de onde ela vem? Em São Paulo, onde tem uma gigantesca colônia italiana, comer uma pizza é associado às celebrações, com reunião de amigos e familiares. Desse costume, a expressão de ‘tudo acaba em pizza’, quer dizer que, depois da briga, acusados e acusadores, para confraternizar e fazer as pazes, devem se sentar à mesa se comer uma pizza, assim, ao final da refeição, tudo estaria em paz.
Piza???????
Você sabia que em Portugal a pizza se escreve com um “Z” só, ficando PIZA? E você sabia que a palavra Pizza é uma das poucas palavras que não mudam de uma língua para a outra?
A NASA e a Pizza
A NASA pagou USD 125.000 para desenvolver um protótipo de uma impressora 3D para imprimir pizza a partir de uma mistura de água e ingredientes em pó. Ainda em fase de teste!
A Pizza mais cara do mundo
A pizza mais cara do mundo foi a encomendada em 2009 pelo programador Laszlo Hanyecz, que pagou 10 mil bitcoins por duas pizzas (não me perguntem porquê!). O valor em bitcoins pago por ele equivale a cerca de 125 milhões de euros! Sim: 125 MILHÕES!
A Pizza mais longa do mundo
A pizza mais longa do mundo foi feita em 2015, e media 1.595,45 metros de comprimento, pesando cerca de 5 toneladas. Para prepará-la, foram necessários cinco fornos, 80 pizzaiolos, 200 voluntários e 40 pessoas controlando tempo de forno, que era de 3 minutos
A Pizza nos EUA
- Queridinha nos EUA também, a primeira pizzaria americana foi inaugurada em Nova York em 1905, pelas mãos de um imigrante italiano chamado Gennaro Lombardi.
- A primeira pizzaria online foi aberta pela rede da Pizza Hut, em 1994.
- Em 2014, em Las Vegas, houve um concurso para escolher o pizzaiolo mais rápido do mundo. Quem venceu foi uma mulher! A inglesa Pali Grewal, que amassou a massa e assou 3 pizzas em apenas, pasmem: 32 segundos e 28 centésimos!
A Pizza na Itália
- Na Itália são feitas por dia 5 MILHÕES de pizza! CINCO MILHÕES DE PIZZA POR DIA! Impressionante, não?!
- A pizzaria mais antiga da Itália foi aberta em Nápoles em 1738, se chama Port’Alba. Funciona até hoje!
- A pizza mais cara do mundo é chamada de Louis XIII e custa 8.300 euros! Foi inventada por um pizzaiolo de Agropoli, Renato Viola, mede 20 centímetros de diâmetro, a massa fermenta por 72 horas, é coberta por com mozzarella de búfala, sal rosa australiano, caviar, lagosta, camarão e champanhe.
Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e conheça uma pizzaria maravilhosa pertinho da Estação de Milão e que prepara a verdadeira pizza napolitana!
Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like!
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Como é a pizza na Itália? Se você estiver na Itália não deixe passar a chance de comer uma pizza, se estiver em Nápoles, melhor ainda! Mas pelo amor de Deus: jamais peça ao atendente ketchup e outros condimentos, muito provavelmente ele irá chamar e polícia e você será deportado! Hahahaha… brincadeiras a parte: bom apetite!
Está inseguro para viajar?
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem.
O meu post te ajudou ou ainda tem dúvidas? Deixe o seu comentário abaixo que te respondo!
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!