As melhores gelaterias nas principais cidades da Itália?

Acredita em amor a primeira vista? Quando você provar o autêntico gelato italiano, você vai começar a acreditar! Hoje preparamos uma lista especial para você experimentar o melhor gelato da sua vida!!!

2 2.549

As melhores gelaterias nas principais cidades da Itália?

O gelato italiano nasceu em Florença. Os primeiros registros vêm do século I, quando o imperador romano Nerone ordenou trouxessem neve das montanhas  para que ele pudesse misturar com frutas frescas, porém foi na festa de casamento de Maria de Medice, depois do século XVI que o gelato italiano foi reconhecido como… GELATO! Mas afinal vamos conhecer as melhores gelaterias nas principais cidades da Itália? Preparamos uma lista completa com as gelaterias e seus endereços, não tem erro, é só seguir as nossas dicas para experimentar o melhor da bela Itália! Leia também nosso Post Especial Quais são as cinco melhores gelaterias da Itália? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Nossa Introdução

Qual é a diferença entre o Gelato e o Sorverte? Antes de começar nosso Post vamos entender um pouco a diferença entre Gelato e Sorvete. Temos diferenças justamente no preparo dessa iguaria! Vamos entender agora!

Um pouco sobre o Gelato

Erroneamente a palavra gelato vem traduzida para o português como sorvete. Vamos esclarecer essa história: o autêntico gelato é feito basicamente de leite tipo A, açúcar e o sabor. Usa-se também água, para ele poder congelar. Aliás, o que dá a textura única ao gelato, é a proporção entre água e açúcar. Alguns sabores levam mel, o que muda completamente o ponto de congelamento da massa.

Outro fator importante é o ar: o produto passa por uma máquina que acrescenta partículas de oxigênio para que ele fique cremoso, nas gelaterias mais artesanais, o processo é feito a mão. A temperatura é outro segredo: tem que ser servido entre -12 °C e – 14°C, isso porque um gelato com temperatura muito baixas pode “chocar” as papilas gustativas e o gelato pode perder o gosto, ou seja, o gelato nunca é, de fato, congelado. DICA: “cono” é casquinha e “coppetta”, copinho!

Um pouco sobre o Sorvete

Já o sorvete é feito com açúcar, leite, aromatizantes artificiais e ovo em pó, além de gordura (algumas marcas usam a gordura hidrogenada, o que deixa a massa mais consistente), além do mais o sorvete fica armazenado em outra temperatura: entre -20°C e -25°C o que o torna mais ‘duro’, pois o processo o congela! O gosto muitas vezes ‘aguado’ vem da quantidade de água utilizada em sua fabricação: é usado bem menos leite e isso acaba comprometendo a cremosidade do produto final. Hoje, no Brasil, já existem diversas gelaterias que utilizam a receita clássica italiana e apresentam diversos sabores. O gelato é levado tão a serio na Itália que foi criada, em Bolonha, uma universidade do gelato! É paixão ou não é?

1) As melhores gelaterias nas principais cidades da Itália? EM ROMA

Vamos a nossa lista de gelaterias em Roma, basta clicar em cada sub-título para conhecer cada gelateria.

Giolitti

A gelateria funciona desde 1900! É uma das mais antigas da cidade e considerada a melhor gelateria de Roma. Um dos sabores mais procurados é o (delicioso!) gelato de pêra!  Além de sorvetes o local serve doces maravilhosos e picolés. Vale MUITO a visita! Onde? Via Uffici del Vicario, 40, 00144 Roma, Itália (em zona Roma Barroca, perto da Fonte Trevi, Piazza Espanha, etc).

San Crispino

Outra tradicional gelateria na capital italiana que já funciona há 25 anos e fica perto do Panteão. Há dois sabores espetaculares: gelato de café e o San Crispino, que é de creme com um toque de mel. Um dos sabores ‘diferentes’ mais pedidos da casa é o gelato de romã! (nem sempre disponível, pois eles utilizam as frutas da estação!). Onde? San Crispino al Pantheon, Piazza della Maddalena, 3, (em zona Roma Barroca, perto da Fonte Trevi, Piazza Espanha, etc).

Fassi

Outra gelateria famosa e história em Roma (aberta desde 1880!) é a Fassi. Ainda com administração familiar, é uma das mais conceituadas gelaterias da cidade eterna. É enorme e apresenta diversos sabores. Não deixe de provar, além do gelato, o Tiramissù! É de comer rezando! Onde? Via Principe Eugenio, 65 (pertinho da estação Termini).

2) As melhores gelaterias nas principais cidades da Itália? EM NÁPOLES

Vamos a nossa lista de gelaterias em Nápoles, basta clicar em cada sub-título para conhecer cada gelateria.

Casa Infante

A melhor das melhores gelaterias em Nápoles! Uma visita aqui é essencial para quem quer provar o autêntico gelato italiano! O sabor mais pedido é o de pistache, mas o de chocolate não deixa a desejar! Inaugurada nos anos 40, apresenta os gelatos de forma belíssima em sua vitrine e encanta pelas cores! Onde? Via Repubbliche Marinare, 67.

Menella

A cremosidade e o sabor dos gelatos dessa pâtisserie são impressionantes! Com 40 anos de história, é uma das melhores gelaterias de Nápoles e um dos sabores mais pedidos é o de chocolate. A calda também é artesanal e, uma vez sobre o sorvete, acaba sendo um pecado da gula irresistível! Aproveite e prove os doces também, é um melhor do que o outro! Onde? Via Giosuè Carducci, 45.

Fantasia Gelati

Uma das ‘caçulas’ de Nápoles, mas que já entrou para o rol das melhores! A gelateria encanta já pela decoração: confeitos e outras coberturas confundem na hora de montar o gelato dos sonhos.  Com apresentações belíssimas e sabores apaixonantes, um dos mais deliciosos é o gelato de frutas vermelhas, tem um sabor incomparável! Onde? Via Toledo, 381, Napoli.

3) As melhores gelaterias nas principais cidades da Itália? EM FLORENÇA

Vamos a nossa lista de gelaterias em Florença, basta clicar em cada sub-título para conhecer cada gelateria.

Vivoli

A gelateria mais antiga da cidade é considerada a melhor de Florença. Em funcionamento desde 1930 é familiar e tradicionalíssima! Com diversos sabores, um dos mais diferentes é o de creme de laranja que é refrescante, leve e de um sabor impressionante! Onde? Via Dell’Isola delle Stinche, 7r.

La Strega Nocciola

Ao lado do Duomo de Florença é uma das mais frequentadas da cidade, inclusive por causa da sua excelente localização (há também outras unidades em Florença: perto da Ponte Vecchio e outra em Soffiano, além de uma filial em Roma). Os sabores mais pedidos são os de fruta, que parecem ter sido feitos unicamente com os doces mais frutos existentes do mundo! Vale MUITO a pena uma paradinha por lá! Onde? Via Ricasoli, 16.

Gelateria Santa Trinità

Inaugurada em 2008 é uma das mais novas da cidade. Apesar da ‘pouca idade’, é considerada uma das melhores de Florença. O sabor mais procurado por ali é o de avelã: aveludado o gelato parece abraçar nosso paladar e tem um sabor inesquecível! Onde? Piazza Frescobaldi, 11-12/r (Ponte Santa Trinita).

4) As melhores gelaterias nas principais cidades da Itália? EM SAN GIMIGNANO

Vamos a nossa lista de gelaterias em San Gimignano, basta clicar em cada sub-título para conhecer cada gelateria.

Dondoli

Venceu o prêmio de melhor gelateria do mundo em 2018! Cremoso, saboroso e único, ó gelato da Dondoli é o melhor do mundo e, quando o provamos, entendemos o porquê dessa escolha! Sergio Dondoli, o dono da gelateria, inova e cria sabores super diferentes como o Crema de Santa Fina, que é feito com açafrão e nozes, o Champelmo, delicioso, feito de toranja rosa com espumante, o Dolcemaro que é feito de creme de ervas e um meio peculiar de gorgonzola com nozes, batizado de Vernaccia. Todos são pluripremiados e é difícil não querer se aventurar em novos sabores. Saiba que o local tem constantes filas, mas vale cada minuto de espera! Onde? Piazza della Cisterna, 4, San Gimignano.

Gelateria Dell’Olmo

Também já recebeu diversos prêmios e já foi eleita a melhor gelateria do mundo, título que eles ostentam até hoje da fachada da loja. Um dos sabores mais famosos e procurados é o Crema Caramellata que consiste em uma cremosa massa de creme com pedaços (enormes e deliciosos!) de caramelo. É de outro mundo! Onde? Piazza della Cisterna, 34.

Bar Combattenti

Faz parte de uma enoteca e funciona desde 1924. Administrado pelos netos dos fundadores apresenta uma vitrine recheada de gelatos lindos e deliciosos. Não deixe de experimentar os biscoitinhos locais: muito gostosos! Onde? Via San Giovanni 124.

5) As melhores gelaterias nas principais cidades da Itália? EM VENEZA

Vamos a nossa lista de gelaterias em Veneza, basta clicar em cada sub-título para conhecer cada gelateria.

Suso

Tudo feito ali é artesanal! Os gelatos são um show a parte e os sabores MARAVILHOSOS! Um dos que tem mais saída é o Manet, que é de chocolate gianduia e pistache salgado. A mistura de sabores é certeira! Ambiente moderno, bonito e elegante. Merece uma visita! Onde? Calle della Bissa, San Marco, Venezia.

Gelato di Natura

Uma das gelaterias mais famosas de Veneza foi inaugurada em 1982 e o sorvete tem uma textura especialíssima! Os mais procurados são os de frutas, mas um sabor que merece destaque é o de Vanilla (baunilha): um creme aveludado que derrete na boca! Experimente! Onde? Via G. Rossa 2, 30037 Scorzè (VE).

Gelateria Mela Verde

A gelateria uniu a tradição com a modernidade: ambiente jovem, alegre e acolhedor e gelato totalmente artesanal. Um dos destaques da casa é o homônimo da gelateria: o gelato de maçã verde! É diferente de tudo que você já provou na vida, pode ter certeza! O doce e o azedinho da maçã verde parecem ter nascido um para o outro! Onde? Castello 4977.

6) As melhores gelaterias nas principais cidades da Itália? EM MILÃO

Vamos a nossa lista de gelaterias em Milão, basta clicar em cada sub-título para conhecer cada gelateria.

Gusto 17

Quando falamos de gelato em Milão, falamos da fantástica Gusto 17! O carro chefe são os gelatos com frutas da estação: são INCRÍVEIS! Onde? via Savona, 17 Milano.

Il massimo del gelato

Cremosidade, sabor e variedade, você encontra tudo isso nessa gelateria cheia de charme e opções. No coração de Milão, a especialidade da casa são os gelatos com chocolate, há mais de 10 variedades de gelato de chocolate: ao leite, amargo, giunduia, com laranja, frutas cristalizadas entre outros. Onde? Via Lodovico Castelvetro, 18

Bianco Latte

A casa vai além e serve café da manhã, almoço, jantar e, claro, o rei do nosso post: o gelato! A especialidade da casa são os gelatos com iogurte e frutas da estação. Que tal um almoço e, como sobremesa, uma ou duas belas bolas de gelato? Fica a dica! Onde? Via Turati, 30 MILANO.


Assista esse vídeo e saiba: Se paga para sentar para comer na Itália? O coperto! Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

As melhores gelaterias nas principais cidades da Itália? Dificilmente você voltará a tomar sorvete uma vez que tenha provado um gelato, de qualquer maneira, como já dissemos antes, se a vontade e a saudade do gelato italiano vierem como um furacão, não se preocupe: no Brasil já há diversas gelaterias que não deixam nada a desejar para aquelas da Itália!

E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!