As trilhas mais bonitas de Cinque Terre

Na Ligúria existem cinco cidades que, juntas, formam as belíssimas Cinque Terre. Hoje vamos conhecer as trilhas mais bonitas da região!

0 211

As trilhas mais bonitas de Cinque Terre

Cinque Terre são famosas no mundo todo! Com seus panoramas impressionantes, as cidades que formam as Cinque Terre se unem em perfeita simbiose e é possível ir de uma cidade para outra, inclusive, caminhando. Hoje vamos conhecer as trilhas mais bonitas de Cinque Terre. Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Exemplos de Roteiros Turísticos na Itália!


Vídeo com as trilhas mais bonitas de Cinque Terre

(Fonte: Casal de Mochilão)


Nossa Introdução

Cinque Terre nos oferece natureza, mar e belezas únicas. Passear por ali, entre bosques, falésias, matagais mediterrânicos e vinhas, parando para descansar nas pequenas aldeias e fotografar cada ângulo, com as suas casas multicoloridas, é o passeio ideal para quem ama mar e montanha e quer ‘dividir’ essa paixão no mesmo lugar. Leia também: o que você precisa saber para uma viagem a Cinque Terre inesquecível

Monterosso, Vernazza, Corniglia, Manarola e Riomaggiore – uma ao lado da outra – os famosos ‘sentieri’ (caminhos), podem confundir seus visitantes, pois há várias opções com diversos percursos, mas conhecendo o território, é possível se organizar e passear com tranquilidade por todas as cidades, pois não é nada difícil entender como os caminhos funcionam e até onde eles nos levam! Saiba aqui: como ir a Cinque Terre a partir de Florença?

Dica

  • O Parque Nacional de Cinque Terre oferece percursos de caminhada para diversos níveis: desde iniciantes até caminhos mais difíceis, dedicados aos “profissionais”. Seja qual for seu caminho escolhido, por questão de segurança: NUNCA, JAMAIS, em hipótese alguma, saia da trilha demarcada, O.K.?!

Importante Saber

Atenção às demarcações das trilhas presentes no parque! Há alguns trechos FECHADOS; as cores que indicam as trilhas e suas respectivas dificuldades são as seguintes:

  • Caminho turístico: azul claro.
  • Caminho para excursões: verde.
  • Experiente: laranja claro.
  • Fechado: preto.
As trilhas mais bonitas de Cinque Terre
Fonte do Mapa: Site Oficial Parque Cinque Terre.

Percursos…

Como há inúmeras possibilidades de percursos, escolhemos os três mais bonitos (e mais simples) para que seu passeio seja delicioso, agradável e sem grandes dificuldades!

Bom saber…

  • Antes de partir, lembre-se de utilizar roupas confortáveis e calçados adequados. Lembre-se também de levar água, para se hidratar durante o passeio, e use filtro solar, especialmente se estiver viajando durante o verão!

Aviso

  • Algumas trilhas e/ou trechos, há previsão de ficarem fechados até 2021, isso porque as cidades estão revitalizando suas áreas de trekking para oferecer aos seus visitantes mais comodidade e segurança.

1) As trilhas mais bonitas de Cinque Terre: SENTIERO AZZURRO

Uma das trilhas mais famosas do país! O Caminho Azul percorre TODA a costa que banha as Cinque Terre e interliga TODAS as aldeias: de Riomaggiore a Monterosso al Mare, passando por Corniglia, Manarola e Vernazza. É um dos caminhos mais acessíveis e oferece panoramas incríveis! É também um dos caminhos que oferece excelente estrutura turística, com bares e restaurantes localizados estrategicamente.

Itinerário

O itinerário que parte de Riomaggiore até Monterosso tem cerca de 12 km e a altitude máxima é de 200 m. As escadas por aqui somam cerca de 2 km, e o restante do caminho é formado pelo calçadão da Via dell’Amore, juntamente com pequenas estradas internas nas aldeias. Este é o caminho N. 2.

Bom saber…

  • O trânsito na via 2 está sujeito ao pagamento de um bilhete (diário) cujo custo varia em função do número de troços em aberto, cerca de 5-7 euros.

Atenção

  • HÁ TRECHOS QUE ESTÃO FECHADOS NESSA ROTA DEVIDO A REVITALIZAÇÕES! Consulte o mapa antes de partir ou informe-se com os moradores locais que saberão te informar a situação atual do percurso.

2) As trilhas mais bonitas de Cinque Terre: A STRADA DEI SANTUARI

O Caminho dos Santuários é uma estrada antiga e uma das mais percorridas por turistas. Seu grande ponto forte é cultural, pois esse é o caminho que liga os 5 santuários de Cinque Terre sendo eles:

Riomaggiore – Santuário de Nossa Senhora de Montenero:

Siga o caminho número 593V (EX 3A). Tem 3,5 km de extensão e o tempo de viagem é de uma hora. A saída fica perto do estacionamento Riomaggiore, na parte alta (Lavaccio). Por um longo trecho a rota segue o canal de Riomaggiore em paralelo, e ai começa a subida pelos vinhedos até chegar ao santuário, que está rodeado por um prado e pinheiros. Distância do Percurso: 3,5 km.

Manarola – Santuário de Nossa Senhora da Saúde:

Para chegar até aqui siga o caminho número  586 (EX 6D). A saída fica junto ao estacionamento de Manarola, onde você encontra a barreira do início da zona ZTL. Depois, suba o vale mantendo-se à direita da ribeira do Groppo. Na saída começa a trilha que atinge uma altitude de 268 metros, onde fica o caminho n. 6D. Mantenha a esquerda e continue na direção de Volastra. De Volastra, sempre à esquerda, através de uma longa escadaria, chega-se ao Santuário de Nostra Signora della Salute. Distância do Percurso: 2 km.

Corniglia – Santuário de Nossa Senhora das Graças:

Para chegar ao Santuário de Nostra Signora delle Grazie, também chamado de Santuário de San Bernardino, parta de Corniglia, próximo ao estacionamento, utilizando a trilha SVA (EX n.2); de lá, siga para Prevo a San Bernardino, ou utilize o caminho até Case Fornacchi. Seguindo pela estrada provincial, você chegará até o cruzamento com o caminho 507 (EX n.7) onde você encontrará o Santuário (dali você já avista a fonte!). Distância do percurso: 3 km.

Atenção
  • O caminho 507 A (EX nº 7), que vai de Vernazza a San Bernardino e, daqui ao Santuário, está FECHADO POR TEMPO INDETERMINADO!

Vernazza – Santuário de Nostra Signora di Reggio:

Partindo de Vernazza pela trilha panorâmica e pavimentada n. 508 (ex n.8), você vai encontrar a saída perto da estação ferroviária, de onde se segue a estrada para o cemitério, que dá a volta e depois a escada. É uma das trilhas mais íngremes, mas também uma das mais bonitas de Cinque Terre. Siga ao longo do cume em direção ao leste e, não se preocupe, pois o caminho aqui é asfaltado e corresponde ao percurso da Via Crucis. No caminho, você ainda pode ver as capelas da Via Sacra e a igreja de São Bernardo. Distância do Percurso: 2 km.

Atenção
  • A trilha 581 (EX n.8A) Reggio – San Bernardino está fechada desde 2016 sem previsão de reabertura.

Monterosso – Santuário de Nossa Senhora do Soviore:

Utilize o caminho n. 509 (EX n.9) saindo de Monterosso, perto do final da Via Roma. Atravesse o bosque até encontrar a estrada e que, conforme se avança, se avistam algumas capelas da Via Crucis e a capela dedicada a Maria Madalena. Mais 200 metros e você chega ao santuário. Distância do Percurso: 2,5 km.

A Via dei Santuari é um percurso de meia colina e pode ser percorrido a pé, de bicicleta ou de mula. Em contato direto com a natureza, o caminho é bem simples e atravessa pequenas localidades. Se você quer mergulhar de cabeça na vida dos habitantes de Cinque Terre, esse é o percurso perfeito!

3) As trilhas mais bonitas de Cinque Terre: MANAROLA PANORÂMICA

Excelente alternativa ao Caminho Azul é a Maranola Panorâmica. Esse caminho une Manarola a Corniglia e é um caminho que fica na metade da costa, nos oferecendo uma vista panorâmica impressionante! O percurso dura cerca de duas horas, mais ou menos, e para percorrê-lo parta de Manarola e utilize o caminho número 506. Sejamos sinceros: é um cansativo, mas nada que tire a vontade de quem tem um mínimo de fôlego e deseja ter uma visão incrível da costa. Passando por aqui você vai encontrar a charmosa cidade de Volastra, que apresenta uma igreja muito interessante. Daqui, siga pelo caminho número 586 seguindo para Corniglia, enquanto admira as paisagens (de tirar o fôlego!) que surgem à sua frente!

BÔNUS: Caminho da Ligúria ou Alta Via Ligure

Nesse caminho você, praticamente, atravessa toda a Ligúria. É um percurso bem longo, que começa em Lerici e vai até Ventimiglia, obviamente incluindo todas as cidades de Cinque Terre, mas, ao invés do mar, nossa companhia constante são as montanhas. Os Apeninos da Ligúria oferecem um cenário lindíssimo, e bem fresquinho, é ideal, também, durante as estações mais frias. Lembre-se de caminhar nas montanhas exige cuidados e o terreno por aqui é bem acidentado, então, cuidado, ok?! DICA: este percurso é recomendado apenas para quem já tem experiência com trekking! Caso não tenha, você pode solicitar um passeio guiado!

Dica de Ouro

  • No site oficial do Parque das Cinque Terre, você encontra diversas opções de trilhas. Todas com mapa, informações sobre duração e nível de dificuldade. Você pode acessar todas elas clicando aqui!

Assista esse vídeo e saiba: Novo roteiro de viagem para Itália. Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

As trilhas mais bonitas de Cinque Terre Cinque Terre vai além de panoramas costeiros! Com uma imensa diversidade natural, as cidades se apresentam de maneira incrível para quem AMA caminhadas e quer dividir o precioso tempo entre mar e montanha!

Está inseguro?

Se mesmo assim você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem;)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!