PÓS-PANDEMIA NA ITÁLIA: Brasileiros já podem entrar na Itália. Saiba tudo sobre o assunto!

No dia 01 de maio de 2022, novas regras entraram em vigor para turistas vindos do Brasil. Vamos aos detalhes?

4 772

PÓS-PANDEMIA NA ITÁLIA: Brasileiros já podem entrar na Itália. Saiba tudo sobre o assunto!

Preparamos um guia rápido, prático, objetivo e atualizado com TUDO que você precisa saber sobre turismo na Itália para brasileiros pós-pandemia.  Neste post você encontra TODOS os detalhes sobre a flexibilização da entrada de turistas vindos do Brasil para a Itália, quais são as exigências das autoridades, que documentos são obrigatórios, onde usar a máscara e muito mais! Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Fronteiras da Itália reabertas a partir do dia 01/03/2022!

E o turismo volta a movimentar as cidades italianas! No dia primeiro de março de 2022, o Ministério da Saúde Italiano autorizou os países que estavam na lista E, incluindo o Brasil, a poderem viajar novamente a turismo para a Itália. As novas determinações reabriram as fronteiras e normalizaram o turismo dos países desse elenco. A pandemia ainda não acabou, mas está bem controlada, o que ajudou a decisão do governo italiano a flexibilizar as exigências para a entrada de turistas no país; as medidas, que eram extremamente rígidas, passaram a ser mais amenas e, no dia 01 de Maio de 2022, após uma revisão nas regras, as mesmas foram ainda mais simplificadas. Hoje, vou te contar quais são elas e o que foi determinado para quem quer viajar a turismo para o país em forma de bota!

A nova determinação

No dia 22/02/2022, o Ministro da Saúde da Itália, Roberto Speranza, determinou que as fronteiras poderiam reabrir para os países que não são membros nem da União Europeia e nem dos países integrantes do Tratado de Schengen a partir do dia 31 de Março de 2022. Todos os países que constavam na lista E, os que mais tinham restrições (especialmente turísticas, lista onde figurava o Brasil), passaram a ter autorização para entrarem na Itália a turismo, o que estava proibido desde o início da pandemia na Itália, em Março de 2019.

O fim do Estado de Emergência na Itália aconteceu no dia 01 de abril de 2022, e isso significa que não há mais restrições para entrada de turistas de nenhum país do mundo, porém, é importante citar, que algumas regras internas ainda estão em vigor e, claro, precisam ser respeitadas, já que são passíveis de sanção caso não sejam cumpridas.

E agora? Como estão as coisas?

A partir do dia 01 de Maio de 2022, não há mais a obrigatoriedade da apresentação do PLF (Passanger Locator Form). No entanto, ainda segue obrigatória a apresentação de, pelo menos, UM dos seguintes documentos:

Certificado de Vacinação: que deve contar com TODAS as doses exigidas para a faixa etária (maiores de 18 anos devem possuir, no mínimo, três doses). A validade do certificado vacinal é de 270 dias (9 meses) após a conclusão da última dose.

:: IMPORTANTE: no caso das duas primeiras doses terem sido da CORONAV, a terceira dose DEVE SER, OBRIGATORIAMENTE, de alguma vacina aceita pela EMA (European Medicines Agency). As vacinas reconhecidas pela EMA são: (BioNTech-Pfizer, Moderna, AstraZeneca, Janssen Pharmaceutica NV e Novavax); Covisield (Serum Institute of India), fabricada sob licença da AstraZeneca; R-CoVI (R-Pharm), fabricada sob licença da AstraZeneca; Vacina recombinante Covid-19 (Fiocruz), fabricada sob licença da AstraZeneca.

:: ATENÇÃO ::

Para que o certificado de vacinação emitido no Brasil seja válido em território italiano, é OBRIGATÓRIO que o cartão apresente os dados da pessoa que recebeu a vacina, informações sobre o imunizante, data das aplicações das doses e as informações de quem emitiu o documento escritos em italiano, inglês, francês, espanhol ou alemão, caso não tenha nessas linguas : é necessário apresentar os dados em uma tradução juramentada.

OU

Certificado de Cura que ateste que você teve COVID e se curou. O atestado deve, obrigatoriamente, ser apresentado: em inglês OU em italiano, conter dados pessoais como nome completo e data de nascimento, qual foi a doença contraída, data e local do primeiro teste positivo de COVID, data de local do teste negativo que comprove a cura da doença, dados do local que emitiu o atestado e validade – que é de 180 dias.

:: ATENÇÃO ::

Para que o certificado de cura emitido no Brasil seja válido em território italiano, é OBRIGATÓRIO que apresente os dados da pessoa em questão, data primeiro teste positivo e do último teste negativo, CRM do médico responsável e precisa estar em inglês, francês, espanhol ou alemão, caso não tenha nessas linguas: é necessário apresentar os dados em uma tradução juramentada.

OU

Teste negativo, que pode ser antígeno (realizado até 48 horas antes do embarque) ou molecular PCR (realizado até 72 horas antes do embarque).

Essa documentação pode ser impressa e/ou digital.

Para as crianças as regras são as seguintes:

Crianças até 5 anos estão isentas da apresentação da comprovante de vacinação, teste negativo e/ou certificado de cura.

Crianças a partir dos 6 anos devem, obrigatoriamente, apresentar a mesma documentação exigida aos adultos.

Bom saber…

  • Caso você não possua uma das exigências acima, ou apresente resultado positivo em um possível teste solicitado pelas autoridades já em território italiano, pode ser imposto uma quarentena de 5 dias custeada por você em local determinado pelas autoridades italianas. Ao fim da quarentena exigida, será solicitado um teste de COVID para, só então, você ser liberado para seguir viagem.

E sobre o Green Pass?

O Green Pass deixou de ser obrigatório para acessar bares, restaurantes, monumentos, etc, com a nova determinação que válida a partir do dia 01 de Maio de 2022.

O teste com resultado negativo é obrigatório?

  • Não. É preciso somente se não for apresentado um dos documentos exigidos como comprovante de vacinação e/ou certificado de cura. Porém, as autoridades podem solicitar um novo teste na chegada à Itália, como citamos anteriormente.

Informações Oficiais

E sobre o uso de máscaras: ainda é obrigatório?

Sim! O uso de máscaras é obrigatório em todos os locais fechados; o uso do acessório passa a não ser mais obrigatório a partir do dia 01 de maio de 2022 – podendo haver mudança de acordo com necessidade e informações futuras por parte dos órgãos competentes.


Nosso Cuidado com você…

É importante destacarmos que, nos últimos meses, o governo italiano pediu aos turistas um pouco de compreensão caso seja necessário fechar, de forma repentina aeroportos, estações de trem ou outros acessos ao país. Acreditamos, porém, que isso não será mais necessário, já que com o avanço da vacinação – tanto na Itália, quanto no Brasil – a pandemia já está bem controlada, embora, de acordo com a OMS, ainda que não tenha acabado efetivamente.

É também necessário entender que o ritmo do turismo está desacelerado, ou seja, ainda não se apresenta da forma dinâmica como costumava ser antes da pandemia, porém aos poucos, a retomada está ganhando forma e se tornando mais veloz. Gostaria de destacar que todos os turistas serão muito bem vindos em todo o território italiano e, vale sempre lembrar, de que a Itália foi um dos países europeus que mais afetados pela COVID-19, portanto é compreensível que o governo do país queira proteger tanto seus cidadãos, quantos seus visitantes.

O governo está, de todas as formas, desempenhando um papel importante, de forma eficaz e segura, para poder conter o avanço da pandemia da melhor maneira possível e conta – também – com a sua ajuda! 

Orientações do Governo Italiano

  • Lave bem as mãos por, pelo menos, 20 segundos; utilize álcool em gel quando não puder lavar as mãos; evite tocar boca, olhos e nariz; evite aglomerações; cubra boca e nariz quando for espirrar ou tossir utilizando lenço descartável e o jogue no lixo imediatamente.
  • Se estiver na Itália e apresentar os sintomas que são febre, dores musculares, dor de garganta, dificuldades para respirar e falta de ar, a orientação por parte das autoridades é de que você NÃO VÁ AO PRONTO SOCORRO, ligue para o número 112 (ou 118) e informe sua situação, passando a eles seu nome e local de hospedagem.
  • Os principais sintomas da COVID são diversos, mas os mais comuns, atualmente (de acordo com as últimas novas cepas) são: dor de garganta, dor de cabeça, febre alta, e dores musculares – lembrando que os sintomas podem variar de indivíduo para indivíduo e podem incluir também perda de olfato e paladar.

É hora de planejar a sua viagem!

Que bela notícia a reabertura, não é mesmo? Agora que os Brasileiros já podem entrar na Itália, é hora de começar, ou retomar, o seu planejamento para viajar para a Itália! Como essa organização deve ser feita? Que lugares visitar e quanto tempo ficar em cada um? Quanto dinheiro é preciso? Todas essas perguntas podem ser respondidas facilmente aqui no blog – leia nosso post Planejamento para Viajar para Itália – Consultoria Personalizada e Exclusiva!

O que preciso considerar na hora de planejar minha viagem?

Existem 4 pontos essenciais para o seu planejamento:

Consultoria de viagem para a Itália: como funciona?

Organizar sozinho sua viagem não é impossível, mas se você não quer se preocupar com nada, nem com os detalhes, fale comigo!  Saiba como funciona nossa Consultoria de Viagem para a Itália.  Ter uma consultoria (Saiba mais Clicando aqui!)   para realizar seu sonho italiano deixará tudo muito mais fácil pra você! Seu roteiro chega pronto e repleto de dicas e informações! E o melhor: tudo feito de acordo com o seu perfil, tempo e orçamento! 

Você sabia?

  • Temos o Compromisso de Reembolso Total! Você sabe o que isso significa? Que caso você não fique satisfeito com o roteiro, nos comprometemos a devolver 100% do valor pago pelo serviço! É isso mesmo! 
  • Só quem tem 100% de confiança no serviço prestado pode oferecer 100% de reembolso em caso de insatisfação do cliente!
  • Já são mais de 500 clientes satisfeitos.

Clique aqui e confira alguns depoimentos de clientes!

Precisa de ajuda para organizar sua viagem para a Itália?

Conte com a gente para tudo o que precisar e faça essa viagem ser a melhor da sua vida! Clique aqui agora e vamos conversar!


Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e saiba como é feito nosso Roteiro de Viagem para a Itália!


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

A Itália, finalmente, está voltando a receber turistas vindos do Brasil sem tantas restrições! Com a chegada a alta temporada, a Itália está pronta e ansiosa para receber de volta seus turistas, apresentado a eles todas as belezas que esse país incrível tem para oferecer! A Itália espera por vocês de braços abertos, com carinho, como sempre foi e, com uma certeza: tudo agora será muito mais lindo e especial! Boa viagem!

Se precisar de auxílio para organizar seu roteiro não hesite em me procurar! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

 

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!