As Ilhas Borromeu e seus encantos no coração do Lago Maggiore
Hoje eu trago para vocês um post muito especial sobre as Ilhas Borromeu e seus encantos no coração do Lago Maggiore. Com uma localização privilegiada, as Ilhas Borromeu formam um dos arquipélagos mais bonitos de toda a Itália. Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias.
Nossa Introdução
Na região do Piemonte, província de Verbano-Cusio-Ossola, as ilhas se destacam por sua beleza e elegância. As ilhas que formam o arquipélago são: Isola Madre, Isola Bella e Isola dei Pescatori; também faz parte do conjunto uma pequena ilha chamada Isola di San Giovanni e uma formação rochosa chamada de Malghera e, a seguir, iremos conhecer uma a uma das três principais ilhas que são as mais importantes e mais visitadas. Prontos? Então, vamos lá! Ahhh e não perca os vídeos!!!! Confira aqui um Roteiro de 3 dias no Lago Maggiore!
Assista esse vídeo com imagens feitas por um drone nas Ilhas Borromeu

(Fonte: DroneNatureIT)
1) As Ilhas Borromeu no Lago Maggiore: ISOLA MADRE
Entre todas as Ilhas Borromeu, a Isola Madre é a maior e mais característica de todo o arquipélago. É nessa ilha que fica localizado o belíssimo Palazzo Borromeo que é uma das melhores testemunhas do poder da família homônima que batiza a conjunto de ilhas. Leia também: Fazer fotos no Lago Maggiore e no Lago di Como
Curiosidade
Uma das maiores atrações da Isola Madre é seu esplêndido Cipreste da Caxemira (Cashmir). A árvore possui 25 metros de altura, 8 metros de diâmetro no tronco e um peso total de, aproximadamente, 25 toneladas. É um dos mais antigos do mundo e estima-se que ele tenha mais de 200 anos! Esse é considerado o exemplar mais antigo da sua espécie em toda a Europa. A árvore, originária do Himalaia, está em extinção – ou seja: é uma árvore muito especial!
A Isola Madre e sua História
De acordo com um documento que data de 22 de setembro de 846, a ilha está presente ali desde a Era Glacial, no entanto era conhecida como Isola di San Vittore e apresentava somente algumas casas, uma pequena igreja dedicada ao santo que dava nome à ilha, e algumas oliveiras que destinadas à produção de azeite para ser usado nas liturgias.
Durante a idade medieval, a ilha pertenceu a vários proprietários (abades e bispos) e, de acordo com a documentação presente, em 1501 a propriedade passou do bispo de Novara para o nobre Lancilotto Borromeo. No entanto, por conta de casamentos, em 1520, a ilha de San Vittore passou a ser da família Trivulzio, retornando para as mãos da família Borromeu somente 1563, quando Renato Borromeo a batizou de Isola Renata.
A Construção do Palazzo Borromeo
A construção do edifício da ilha recebeu um novo impulso em 1563 e a aparência final do local só foi definida no século XVI. Os jardins foram terminados em 1710 com a inclusão de escadarias, pérgulas e vasos. No final do século XVIII, a Isola Madre assumiu a aparência que vemos até hoje e se mantém, também, como um local de paz e descanso, pois nos oferece um clima ameno e uma abundante natureza que nos encanta.
As plantas da Ilha
Outro ponto que vale mencionar são as belas e bem cuidadas plantas da ilha. Raras e exóticas foram coletadas por Vitaliano IX, um entusiasta da botânica. Em 1826, foram feitas as estufas e em 1858 uma capela. No início do século XX, decidiu-se transformar a Isola Madre em hotel, e depois aluga-la como casa de férias a uma clientela muito seleta.
Abertura do Palazzo Borromeo
No entanto, entre os anos 60 e 80 do século XX, Giberto e Bona Borromeo Arese definiram, de vez, o futuro da Isola Madre: o palácio, que é suntuosamente mobiliado com móveis e obras de arte da Villa Borromeo Arese em Cesano Maderno, e os vastos jardins precisavam ser vistos pelo grande público e, assim, o local abriu para visitação em 1978, permanecendo assim até os dias de hoje tornando a Isola Madre parte importante da incrível história das Ilhas Borromeu.
As atrações do Palazzo Borromeo da Isola Madre
O Palácio é de uma beleza magnânima, mas algumas salas merecem destaque. Entre elas estão: a Sala da Recepção, a Sala das Estações, a Sala Veneziana, a Biblioteca, a Sala das Batalhas e a dos Papas.
O Palácio possui, por todos os lados, galerias e grandes janelas, de onde é possível vislumbrar sugestivas vistas do lago e do parque botânico. As salas são repletas de porcelanas, pinturas de família, camas de dossel decoradas com suntuosos brocados, além de diversos outros objetos belos, bem conservados e muito interessantes.
Assista esse vídeo encantador da Isola Madre

(Fonte: Renzo Manganotti)
2) As Ilhas Borromeu no Lago Maggiore: ISOLA BELLA
Até 1630 a Isola Bella era um simples rochedo habitado por pescadores. A ilha tinha apenas duas pequenas igrejas e algumas hortas. A família Borromeo, que já proprietária da Isola Madre, concentrou os seus interesses na Isola Bella e, logo após adquiri-la, deu início a um ambicioso e grandioso projeto para a construção de outro Palácio e de um imenso jardim.
As obras na Isola Bella, parte integrante das elegantes Ilhas Borromeu, deram origem ao que vemos hoje e seguiram sem parar ao longo dos séculos XVIII e XIX, até 1948, quando foram construídos o Salão Novo, a fachada norte e o grande cais.
O Barroco e seus exemplares únicos
Entre arte e história, no Palazzo Borromeo da Isola Bella, você pode acompanhar o fascinante estilo Barroco em mais de 20 salas.
Merecem destaque a Galeria Berthier, que nos apresenta um mosaico de mais de 130 pinturas incluindo obras-primas e algumas cópias de grandes mestres do passado como Rafael, Correggio, Ticiano, e Guido Reni; a Sala do Trono, a Sala das Rainhas, a Sala da Tapeçaria e as Cavernas, criadas para surpreender os visitantes e os levando para um mundo marinho cheio de magia.
O Esplêndido Jardim de Isola Bella
O jardim foi construído entre 1631 e 1671 e é um dos pontos mais famosos – e lindos! – da Isola Bella. É ali você encontra o magnífico Teatro Massimo, que é o monumento mais importante do jardim. Repleto de estátuas, obeliscos e fontes, é ali que você encontra a fascinante estátua do Unicórnio, símbolo heráldico da família Borromeo.
Ao redor do Teatro você encontra um ‘mar’ de flores e plantas raras, entre elas a centenária cânfora, a interessante Gunnera manicata – cujas folhas podem chegar a 2 metros de diâmetro; a perfumada Olea Fragrans, a raríssima Halesia Diptera – com suas flores que parecem flocos de neve, e o pinheiro mexicano. Além delas o local ainda apresenta camélias, rosas, frutas cítricas, hortênsias e outras espécies magníficas.
Nos jardins vivem também pavões brancos, belíssimos, e que adoram se exibir aos visitantes do local.
Curiosidade
- Desde 2002, os jardins de Isola Bella, assim como os de Isola Madre, integram a lista do prestigiado circuito inglês da Royal Horticultural Society.
Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e conheça comigo a Isola Bella!

3) As Ilhas Borromeu no Lago Maggiore: ISOLA DEI PESCATORI
A Isola dei Pescatori é a menor de todas elas e, sem desmerecê-la, talvez seja a menos “importante”, mas – ainda assim – vale a pena fazer uma breve visita. A ilha possui pouco mais de 40 habitantes que se dedicam à pesca e, claro, ao turismo. Aqui você encontra excelentes restaurantes e é a ilha perfeita para um almoço perfeito.
IMPORTANTE:
- Os horários de visita mudam de acordo com as estações do ano. Sugiro que, antes de sua visita, você confirme os horários de abertura neste link!
Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e conheça comigo a Isola dei Pescatori!

Informações Úteis
Como chegar até as Ilhas?
As ilhas Borromeu podem ser alcançadas graças aos barcos que, geralmente, partem de Arona, Stresa, Locarno, Laveno e Pallanza. Há também algumas empresas privadas que fazem o trajeto. Para acessar a Isola dei Pescatori, não há cobrança de tarifa, porém, para ir até Isola Madre e Isola Bella, sugiro que você compre o Bilhete Combinado, que também te dá direito a entrada nos palácios e jardins.
Ingressos
- Para comprar os ingressos, que apresentam diversos valores, você pode clicar aqui!
- Caso prefira, você também pode optar por conhecer as ilhas com um barco turístico. O valor do passeio é de 15 euros e você pode comprar o passeio clicando aqui!
Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e faça uma viagem perfeita para Itália!

Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
As Ilhas Borromeu e seus encantos no coração do Lago Maggiore – As ilhas são belíssimas e, se você estiver na região do Lago Maggiore, não deixe inclui-las em seu itinerário!
Está inseguro para viajar?
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem.
O meu post te ajudou ou ainda tem dúvidas? Deixe o seu comentário abaixo que te respondo!
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!