O que eu posso trazer da Itália para o Brasil?
Você sabe quais os alimentos que podemos transportar na mala e quais não? Listamos para você as regras, os produtos proibidos e liberados, e muitas dicas e informações para você viajar tranquilo.
O que eu posso trazer da Itália para o Brasil?
Uma das gastronomias mais ricas e famosas do mundo é, sem dúvida, a italiana! Queijos, massas, molhos, azeites, vinhos, chocolates… Tudo na Itália encanta, os preços são ótimos e é possível trazer muitos desses itens na mala, mas você sabia que há algumas regras para o transporte transcontinental de alguns alimentos? Não se preocupe! Nesse post te daremos todas as informações necessárias e algumas dicas sobre o que trazer na mala da Itália para o Brasil em termos gastronômicos! Vamos saber agora o que eu posso trazer da Itália para o Brasil? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos! Conheça nossa seção Dicas de Hospedagens para as suas Férias na Itália!
Se você acha que tem muito para conhecer da Itália e não quer pensar em muitos detalhes para organizar essa viagem, leia após as Conclusões: “E agora quem poderá me AJUDAR?”
Nossa Introdução
Bom, a regra geral dos meios aeroviários AUTORIZA o transporte de A&B (Alimentos & Bebidas) entre Itália e Brasil, com algumas ressalvas, claro. Antes de tudo, para evitar problemas, acesse o Site da Receita Federal e verifique se aquilo que você está pensando em comprar requer declaração. Em caso positivo, preencha a declaração online de Bens de Viajantes acessando o link a seguir CLIQUE AQUI!
1) O que eu posso trazer da Itália para o Brasil? RECEITA FEDERAL
O que diz a Receita Federal? Antes de tudo saiba que é necessário que TODOS os produtos transportados estejam em suas embalagens originais, lacradas, com o selo do fabricante e a etiqueta informativa de sua origem, que deve contar os ingredientes, data de fabricação e validade. Ou seja: não adianta ir até o supermercado e comprar direto no balcão, pois eles não vão identificar o produto de forma adequada, então o risco desse produto se retido chegando ao Brasil, é grande! Dê preferência para os industrializados!
2) O que eu posso trazer da Itália para o Brasil? AS REGRAS
As Regras da Receita Federal são bem claras em relação ao assunto:
- Limite para bebidas alcoólicas: máximo de 12 litros por pessoa (ou 24 garrafas).
- Alimentos derivados de animais como bacon, embutidos, queijos(*), etc: 10 kg por pessoa em embalagem lacrada, fechada a vácuo.
- Alimentos derivados de lactose como doces, leites em pó, creme de leite, queijo, etc: 10 kg por pessoa em embalagem lacrada.
- Para derivados de ovos, como claras em pó, por exemplo, o limite é de 5 kg por pessoa em embalagem lacrada.
- Peixes e derivados como peixe desidratado, também tem limite de 5 kg em embalagem lacrada, fechada a vácuo.
- Produtos prontos que possuam em sua receita leite, ovos ou carne (por exemplo, pães, pães recheados), limite de 5 kg em embalagem lacrada.
- Alimentos como derivados/contenham leite, vegetais, mel, carnes, peixes, linguiças, embutidos, plantas, sementes, funghi (cogumelos), soja entre outros precisam, além de declaração, autorização.
- Os grãos (lentilha, feijão, quinoa, etc) são PROIBIDOS!
- É possível trazer arroz (arbóreo, por exemplo) em embalagem industrializada, lacrada e com as informações do fabricante, data de validade, etc, como foi citado anteriormente.
- Cogumelos e oleaginosas são permitidos somente em conserva ou embalados industrialmente. Produtos in natura são terminantemente proibidos e isso também vale para flores, sementes, ramos.
- Alimentos artesanais NÃO ENTRAM DE JEITO NENHUM! Portanto sempre prefira os industrializados.
- O valor dos alimentos e bebidas não podem ultrapassar USD 500,00, caso ultrapasse, é necessário declarar os itens.
Atenção
- Os queijos permitidos para transporte da Itália para o Brasil são os queijos maturados por mais de 2 meses, ou seja, os queijos frescos ou maturados por menos de 60 dias NÃO SÃO PERMITIDOS!
Acesso a Lista
- Para ter acesso à lista completa, CLIQUE AQUI!
Importante Saber
- Mantenha em acesso fácil a Nota Fiscal dos itens que você comprar.
- A omissão de informação sobre o transporte de A&B pode gerar multa de 50% sobre o valor não declarado pelo viajante. Em algumas situações é possível recuperar os itens após o agamento da multa, em outras situações, os itens poderão ser apreendidos ou retidos pela Receita Federal.
3) O que eu posso trazer da Itália para o Brasil? PRODUTOS PROIBIDOS
O que é PROIBIDO trazer na mala?
- Mel, própolis e cera de abelha.
- Alimentos crus (como, por exemplo, linguiça fresca ou frutas).
- Queijos frescos.
4) O que eu posso trazer da Itália para o Brasil? SOBRE AS REGRAS
Por que a Receita Federal determinou essas regras? É, na verdade, uma decisão global, e a Receita Federal do Brasil apenas se adequou às regras internacionais. Todo esse cuidado é essencial para evitar possíveis contaminações, transmissão de doenças, entre outros problemas sanitários que um produto contaminado poderia causar por aqui.
5) O que eu posso trazer da Itália para o Brasil? PRODUTOS LIBERADOS
O que eu posso trazer na mala? Pode trazer com toda tranquilidade: café, café solúvel, azeite, chocolate, molho de tomate, molho pesto lacrado, massas industrializadas, Nutella (!!!!!), biscoitos, salgadinhos, bebidas não alcoólicas, vinhos, cervejas, licores (sempre observando o limite dos produtos alcoólicos), temperos e vinagre balsâmico.
Importante
- Sempre siga a regra das embalagens com rótulo onde contenha todas as informações, lacradas e nota fiscal, O.K?!
6) O que eu posso trazer da Itália para o Brasil? COMPRAS
Onde comprar? Dê preferência para os supermercados, principalmente por causa das embalagens (industrializadas). Sei que a tentação de comprar, por exemplo, um Limoncello feito em uma casa na Sicília é grande (aqueles caseiros mesmo, sem etiqueta, sem nada!), mas opte por uma garrafa industrializada para evitar ter seu produto retido quando chegar ao Brasil.
Dúvida Comum
- Uma dúvida muito comum é: será que posso comprar um pacote de algum produto caseiro? A resposta é: SIM! Se estiver devidamente embalado e com identificação conforme a legislação, não há problemas, O.K?!
Dicas
- Não deixe de visitar os pequenos mercados dos bairros! Ali você encontra várias surpresas incríveis!
- Se você está na duvida em relação ao que sua companhia aérea permite a bordo, entre em contato com o serviço de atendimento ao consumidor ANTES de viajar, ok?! As companhias, normalmente, seguem as regras internacionais, mas é sempre bom estar informado!
Assista esse vídeo e saiba: Como passar pela imigração italiana? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Trazer os sabores italianos na mala não é difícil, requer apenas alguns cuidados e um pouco de atenção. Caso o produto que você quer não esteja na lista de produtos permitidos, não se preocupe: use isso como desculpa para voltar para a Itália mais uma vez! E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)
O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!