O que eu posso trazer da Itália para o Brasil?

Você sabe quais os alimentos que podemos transportar na mala e quais não? Listamos para você as regras, os produtos proibidos e liberados, e muitas dicas e informações para você viajar tranquilo.

2 6.946

O que eu posso trazer da Itália para o Brasil?

Uma das gastronomias mais ricas e famosas do mundo é, sem dúvida, a italiana! Queijos, massas, molhos, azeites, vinhos, chocolates… Tudo na Itália encanta, os preços são ótimos e é possível trazer muitos desses itens na mala, mas você sabia que há algumas regras para o transporte transcontinental de alguns alimentos? Não se preocupe! Nesse post te daremos todas as informações necessárias e algumas dicas sobre o que trazer na mala da Itália para o Brasil em termos gastronômicos! Vamos saber agora o que eu posso trazer da Itália para o Brasil? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos! Conheça nossa seção Dicas de Hospedagens para as suas Férias na Itália!

Se você acha que tem muito para conhecer da Itália e não quer pensar em muitos detalhes para organizar essa viagem, leia após as Conclusões: “E agora quem poderá me AJUDAR?”

O que eu posso trazer da Itália para o Brasil?

Nossa Introdução

Bom, a regra geral dos meios aeroviários AUTORIZA o transporte de A&B (Alimentos & Bebidas) entre Itália e Brasil, com algumas ressalvas, claro. Antes de tudo, para evitar problemas, acesse o Site da Receita Federal e verifique se aquilo que você está pensando em comprar requer declaração. Em caso positivo, preencha a declaração online de Bens de Viajantes acessando o link a seguir CLIQUE AQUI!

1) O que eu posso trazer da Itália para o Brasil? RECEITA FEDERAL

O que diz a Receita Federal? Antes de tudo saiba que é necessário que TODOS os produtos transportados estejam em suas embalagens originais, lacradas, com o selo do fabricante e a etiqueta informativa de sua origem, que deve contar os ingredientes, data de fabricação e validade. Ou seja: não adianta ir até o supermercado e comprar direto no balcão, pois eles não vão identificar o produto de forma adequada, então o risco desse produto se retido chegando ao Brasil, é grande! Dê preferência para os industrializados!

2) O que eu posso trazer da Itália para o Brasil? AS REGRAS

As Regras da Receita Federal são bem claras em relação ao assunto:

  • Limite para bebidas alcoólicas: máximo de 12 litros por pessoa (ou 24 garrafas).
  • Alimentos derivados de animais como bacon, embutidos, queijos(*), etc: 10 kg por pessoa em embalagem lacrada, fechada a vácuo.
  • Alimentos derivados de lactose como doces, leites em pó, creme de leite, queijo, etc: 10 kg por pessoa em embalagem lacrada.
  • Para derivados de ovos, como claras em pó, por exemplo, o limite é de 5 kg por pessoa em embalagem lacrada.
  • Peixes e derivados como peixe desidratado, também tem limite de 5 kg em embalagem lacrada, fechada a vácuo.
  • Produtos prontos que possuam em sua receita leite, ovos ou carne (por exemplo, pães, pães recheados), limite de 5 kg em embalagem lacrada.
  • Alimentos como derivados/contenham leite, vegetais, mel, carnes, peixes, linguiças, embutidos, plantas, sementes, funghi (cogumelos), soja entre outros precisam, além de declaração, autorização.
  • Os grãos (lentilha, feijão, quinoa, etc) são PROIBIDOS!
  • É possível trazer arroz (arbóreo, por exemplo) em embalagem industrializada, lacrada e com as informações do fabricante, data de validade, etc, como foi citado anteriormente.
  • Cogumelos e oleaginosas são permitidos somente em conserva ou embalados industrialmente. Produtos in natura são terminantemente proibidos e isso também vale para flores, sementes, ramos.
  • Alimentos artesanais NÃO ENTRAM DE JEITO NENHUM! Portanto sempre prefira os industrializados.
  • O valor dos alimentos e bebidas não podem ultrapassar USD 500,00, caso ultrapasse, é necessário declarar os itens.

Atenção

  • Os queijos permitidos para transporte da Itália para o Brasil são os queijos maturados por mais de 2 meses, ou seja, os queijos frescos ou maturados por menos de 60 dias NÃO SÃO PERMITIDOS!

Acesso a Lista

Importante Saber

  • Mantenha em acesso fácil a Nota Fiscal dos itens que você comprar.
  • A omissão de informação sobre o transporte de A&B pode gerar multa de 50% sobre o valor não declarado pelo viajante. Em algumas situações é possível recuperar os itens após o agamento da multa, em outras situações, os itens poderão ser apreendidos ou retidos pela Receita Federal.

3) O que eu posso trazer da Itália para o Brasil? PRODUTOS PROIBIDOS

O que é PROIBIDO trazer na mala?

  • Mel, própolis e cera de abelha.
  • Alimentos crus (como, por exemplo, linguiça fresca ou frutas).
  • Queijos frescos.

4) O que eu posso trazer da Itália para o Brasil? SOBRE AS REGRAS

Por que a Receita Federal determinou essas regras? É, na verdade, uma decisão global, e a Receita Federal do Brasil apenas se adequou às regras internacionais. Todo esse cuidado é essencial para evitar possíveis contaminações, transmissão de doenças, entre outros problemas sanitários que um produto contaminado poderia causar por aqui.

5) O que eu posso trazer da Itália para o Brasil? PRODUTOS LIBERADOS

O que eu posso trazer na mala? Pode trazer com toda tranquilidade: café, café solúvel, azeite, chocolate, molho de tomate, molho pesto lacrado, massas industrializadas, Nutella (!!!!!), biscoitos, salgadinhos, bebidas não alcoólicas, vinhos, cervejas, licores (sempre observando o limite dos produtos alcoólicos), temperos e vinagre balsâmico.

Importante

  • Sempre siga a regra das embalagens com rótulo onde contenha todas as informações, lacradas e nota fiscal, O.K?!

6) O que eu posso trazer da Itália para o Brasil? COMPRAS

Onde comprar? Dê preferência para os supermercados, principalmente por causa das embalagens (industrializadas). Sei que a tentação de comprar, por exemplo, um Limoncello feito em uma casa na Sicília é grande (aqueles caseiros mesmo, sem etiqueta, sem nada!), mas opte por uma garrafa industrializada para evitar ter seu produto retido quando chegar ao Brasil.

Dúvida Comum

  • Uma dúvida muito comum é: será que posso comprar um pacote de algum produto caseiro? A resposta é: SIM! Se estiver devidamente embalado e com identificação conforme a legislação, não há problemas, O.K?!

Dicas

  • Não deixe de visitar os pequenos mercados dos bairros! Ali você encontra várias surpresas incríveis!
  • Se você está na duvida em relação ao que sua companhia aérea permite a bordo, entre em contato com o serviço de atendimento ao consumidor ANTES de viajar, ok?! As companhias, normalmente, seguem as regras internacionais, mas é sempre bom estar informado!

Assista esse vídeo e saiba: Como passar pela imigração italiana? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Trazer os sabores italianos na mala não é difícil, requer apenas alguns cuidados e um pouco de atenção. Caso o produto que você quer não esteja na lista de produtos permitidos, não se preocupe: use isso como desculpa para voltar para a Itália mais uma vez! E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!