O que fazer em Roma no Ano Novo?

Passar o Ano Novo em Roma é, sem dúvida, uma experiência única e hoje vamos te contar o que fazer em Roma no Ano Novo. Preparamos uma pequena lista dos principais pontos onde acontecem as festas de Ano Novo em Roma.

0 265

O que fazer em Roma no Ano Novo?

Para quem está programando o Ano Novo em Roma hoje vamos dar algumas dicas de onde ir e do que ver. Já adianto que é uma experiência incrível, inesquecível e super diferente! E se você ainda não sabe para qual cidade ir no Ano Novo, leia nosso Post Especial sobre Para onde ir no Ano Novo na Itália?. Agora vamos saber o que fazer em Roma no Ano Novo? Fique com a gente e faça o melhor da Itália! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos! E saiba mais sobre Roma clicando aqui!

Se você acha que tem muito para conhecer da Itália e não quer pensar em muitos detalhes para organizar essa viagem, leia após as Conclusões: “E agora quem poderá me AJUDAR?”


Assista esse vídeo e saiba: O que fazer no Natal e no Ano Novo na Itália? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


Nossa Introdução

O Ano Novo em Roma é sempre bem movimentado: a cidade fica bem animada, cheia e o frio não espanta ninguém. Os preparativos começam cedo e Roma logo ganha uma atmosfera bem festiva! Primeira coisa a fazer: reservar a ceia (cenone) e o hotel com antecedência, isso porque, com a cidade cheia, é muito difícil encontra rum restaurante que atenda sem reserva e é muito comum encontrar restaurantes fechados, portanto, programe-se com antecedência. Clicando aqui neste post você encontra algumas dicas para reservar a ceia para o Ano Novo em Roma. Leia também O que fazer em Roma no período do Natal?

1) O que fazer em Roma no Ano Novo? PIAZZA DELL´ EMPORIO E PIAZZA BOCCA DELLA VERITÀ

A festa em Roma é bem ‘espalhada’ e há várias atrações por toda a cidade! Você encontra festas muito bacanas em várias Praças, entre as mais animadas estão as das Piazza dell’Emporio e na Piazza Bocca della Verità.

2) O que fazer em Roma no Ano Novo? CIRCO MÁXIMO

A concentração máxima de pessoas no Ano Novo, no entanto, é no Circo Máximo que é uma antiga área bem espaçosa que era dedicada à corrida de cavalos e que hoje recebe diversos eventos: se prepare para a multidão! Fica LO-TA-DO! Não é difícil que o pessoal comece a se reunir bem cedo, por volta das 18h00, então, se quiser ir pra lá, não vá tão tarde, O.K.?!

A festa ali começa às 21h00 e vai até às 03h00. A programação inclui show com DJ, shows com música e apresentações de dança e, 0h00, a tradicional queima de fogos; depois, novamente um DJ para animar o pessoal! O site oficial do Capodanno Di Roma apresenta a programação COMPLETA da festa que dura, praticamente, 24 horas! Sim: começa dia 31 e só termina na noite do dia 01 de Janeiro.

Dica

  • Para quem gosta de presépios, um passeio muito bacana é visitar os 100 Presépios do Vaticano. Vai do dia 09 de Dezembro ao dia 12 de Janeiro, das 10h00 às 20h00 e é GRÁTIS! Nos dias 24 e 31 de Dezembro, horário reduzido, das 10h00 às 17h00. O evento acontece na Sala San Pio X, que fica na Via dell’ospedale, 1 – Vaticano. Saiba como visitar o Museu Vaticano clicando aqui!

3) O que fazer em Roma no Ano Novo? FESTAS PRIVADAS

Se quiser algo mais ‘calmo’, você pode optar por passar o Ano Novo em festas fechadas. Diversos hotéis, especialmente os hotéis de luxo, oferecem ótimas opções para quem prefere ficar em locais fechados. Hotéis como Le Meridien, Mercure Roma, Hotel La Griffe e Sheraton oferecem ótima programação e recebe também quem não é hóspede, porém é necessário fazer reserva. Conheça nossa Seção sobre Hospedagens na Itália!

Dica de Ouro

  • Se quiser a relação de TODAS as festas de Ano Novo na Itália, você pode acessar o site Capodanno 31, que oferece excelentes opções para todos os gostos, bolsos e públicos. Você pode escolher por localidade, tipo de festa e em várias cidades a festa que melhor se encaixa no seu perfil.

Informações Úteis

Mas, uma vez na cidade eterna, o que fazer enquanto espera a contagem regressiva? Pois bem: Roma funciona (quase) normalmente até às 18h00 do dia 31 de Dezembro, pois eles não ‘param’ na véspera de ano novo; então lojas, restaurantes para almoçar, museus, monumentos e igrejas atendem normalmente – verifique sempre os horários dos destinos escolhidos.

Tem, porém, um lugar importante que fecha no dia 31 de Dezembro e no dia 01 de Janeiro: o Museu do Vaticano. Isso porque eles precisam preparar a Missa de Ano Novo e, pra isso, fecham também a Piazza San Pietro, a partir do meio dia! Então, não sugiro que você escolha esse dia para ir ao Vaticano. No dia 01 de Janeiro, feriado, museus e monumentos NÃO FUNCIONAM, incluindo o Coliseu. Então tente se programar para visitar alguns lugares dia 31 de Dezembro.

Atenção

Por volta as 14h00 do dia 31 de Dezembro, algumas ruas centrais começam a ter o tráfego fechado, pois é nesse horário que eles começam a montar estruturas para shows e para a queima de fogos. Então, se puder, evite circular pelo centro romano nesses horários, pois os policiais podem não te deixar passar por alguns lugares!

Queima de Fogos

Por falar em queima de fogos: não espere algo como a queima de fogos de Copacabana ou da Avenida Paulista! Na Itália é tudo muito mais modesto, mas não deixa de ser lindo!

Transporte Público

O transporte público funciona em horários alternativos sendo que a linha metropolitana (Metrô) funciona até às 2h30 do dia 01 de Janeiro, porém só reabre às 08h00, então se programe se você estiver longe do seu hotel! Já os ônibus, trens e trams (bondes), funcionam somente até às 21h00 do dia 31 de Dezembro, também voltando a circular dia 01 de Janeiro, às 8h00. Saiba aqui Como usar o Metrô em Roma? e Como se Locomover em Roma com Transporte Público?

Dica
  • Dia 26 de Dezembro é dia de Santo Stefano, ou seja, é FERIADO NA ITÁLIA! Alguns museus e monumentos funcionam normalmente, outros não! Evidente que, quando você for comprar o ingresso online, o calendário te informará os dias de fechamento e abertura, portanto, esteja atento, O.K.!?!? Conheça nossa Seção sobre Festividades na Itália!

Curiosidade

A cor do Ano Novo italiano é o vermelho! Evidente que é bem difícil encontrar alguém de branco na multidão vestida com cores escuras, afinal é frio, muitas vezes chove, então, branco não é a cor mais escolhida para ocasião, mas uma peça vermelha é de regra para os italianos; normalmente utilizam na roupa íntima!

O que os italianos comem no Ano Novo?

Muita gente pergunta qual é um cardápio típico italiano numa festa de Ano Novo, pois bem, vamos lá!

O Prato mais Queridinho

O prato mais queridinho e tradicional dos italianos na noite de Ano Novo é lentilhas e cotechino. O cotechino é um embutido recheado com pele de porco e, apesar de ser bem gorduroso, é uma delícia e, quando bem feito, é até leve. Normalmente é cozido e há quem o cozinhe junto com as lentilhas. Por falar nas lentilhas, elas são cozidas por quarenta minutos em um refogado de cebola, aipo e cenoura, com um pouco de extrato de tomate servida com um pouco de sal e azeite. Outro prato típico, “primo” do cotechino, é o Zampone, que é bem semelhante ao embutido que citamos anteriormente e, claro, também acompanha lentilhas.

Os Antepastos

É difícil imaginar um jantar de Ano Novo sem antepasto, certo? No Ano Novo eles mantêm a tradição com a mesa cheia de antepastos deliciosos, principalmente com queijos e caponatas, além de azeitonas e bruschettas. Como prato principal, é muito comum risoto com funghi ou com frutos do mar. Por estarmos no inverno durante o Ano Novo, muitos locais optam pela deliciosa sopa de cappelletti ou tortellini com caldo de carne.

Em locais perto do mar, quem ganha destaque são o polvo, o bacalhau, e o peixe. Na mesa de doces, é bem comum encontrar frutas secas, romã e uvas, que, como as lentilhas, têm a fama de trazer sorte e fortuna para o ano que se inicia! Também aparecem na mesa de doces os esplendorosos tiramissù e, obviamente, os tradicionais panetone e pandoro. Tortas de frutas e chocolate também entram no cardápio: algumas mais simples, outras mais elaboradas, mas todas deliciosas! Para o café e para o digestivo após o jantar: cantucci, uma espécie de biscoitinho de amêndoas!

Vai se hospedar em Roma? Então siga nossas dicas exclusivas de Hotéis!!!

Aqui você encontrará gratuitamente indicações de hospedagem para não cair numa furada e não ficar em uma zona distante das atrações na Itália!

A seguir, não deixe de ler nossas dicas e conselhos sobre os bairros de Roma e onde se hospedar. Aqui você encontrará o melhor bairro e o tipo de hospedagem que mais se encaixa no perfil de sua viagem;)

Saiba que reservando dentro do nosso blog através da Booking.com você estará colaborando a manter nosso site e você não pagará nada a mais por isso, pois o serviço de reserva é GRATUITO. Ou seja, sem taxas de reservas ou administrativas, e as reservas podem ser canceladas Gratuitamente.

Hospedagens que aconselho perto do Centro Histórico

Se você é apaixonado pela arte e gostaria de ficar no centro onde poderá se deslocar a pé, assim como ter inúmeras possibilidades de lugares para almoçar/jantar ou lanchar te aconselho a ficar no centro histórico. Podem ser consideradas “centro histórico” as regiões perto da Fonte de Trevi, do Coliseu, do Fórum Romano, Fórum Imperial e da Villa Borghese, da Piazza Spagna e da Piazza Navona. São as áreas mais caras, porém estará próximo de tudo, literalmente!

Se quiser economizar uma ótima opção é o B&B, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se prefere um bom hotel, tenho três opções que gosto muito, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Hospedagens que aconselho perto da Região de San Giovanni

Para quem deseja encontrar alternativas mais econômicas em áreas tranquilas, mas ao mesmo tempo perto dos meios de transporte para o centro, sugiro a região de San Giovanni ou do Monti (perto das estações de metrô San Giovanni, Castro Pretorio e Circus Massimo) – que é um bairro mais residencial; portanto, mais econômico e tranqüilo! E com apenas 15 minutos de metrô estará no centro também!

Tenho duas opções de Hotéis que recomendo, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Tenho duas opções de Pousadas que recomendo, clique nos links abaixo e conheça cada uma. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Hospedagens que aconselho perto da Cidade do Vaticano

Uma zona interessante para se hospedar e um pouco mais econômica que o centro histórico é a zona do Vaticano (Museus do Vaticano) que está muito bem conectada com tudo.

Tenho duas opções de Pousadas que recomendo, clique nos links abaixo e conheça cada uma. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se prefere um hotel, tenho três opções que recomendo, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Hospedagens que aconselho perto da Estação Termini

Para quem prefere ficam em bairros que tenham um bom acesso ao resto da cidade e com um preço melhor, então deve escolher uma acomodação nas intermediações da Estação Termini (de onde parte uma densa rede de meios públicos de transporte, que serve tanto o povo local quanto os turistas).

Tenho 3 sugestões boas de hotel em Termini, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se prefere pousadas tenho 2 sugestões boas, clique nos links abaixo e conheça cada uma. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Hospedagens que aconselho em Trastevere

Para quem prefere “saborear” a Roma autêntica e característica, não há nada melhor que reservar um hotel no Trastevere (nos arredores do histórico rio da cidade), pleno de história e tradições tipicamente romanas, conhecido pelas ruas tortuosas de pedras sampietrini e pelos centros habitacionais em estilo medieval.

O bairro fica no centro histórico e à direta do rio Tevere, em meio a uma paisagem espetacular, onde cada visitante pode observar as inúmeras igrejas e praças (como a de Santa Maria in Trastevere). Além disso, este bairro oferece vários restaurantes locais e cantinas para quem deseja experimentar a típica culinária romana.

Se quiser economizar uma ótima opção é o B&B, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se prefere um bom hotel, tenho duas opções que gosto muito, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)


Assista esse vídeo e saiba: Quais são os 5 pontos não turísticos imperdíveis em Roma? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Pessoal, seria IMPOSSÍVEL listar TODAS as festas de Ano Novo em Roma. A cidade é imensa, ADORA uma festa e, por isso, não é difícil encontrar um lugar bacana para ir no Ano Novo. Importante: use uma roupa confortável, não leve bolsas e mochilas enormes e lembre-se de fazer a reserva para a ceia com antecedência, assim como a reserva para festas fechadas, caso não queira ir ‘pra rua’. Você pode, inclusive, se informar no seu hotel, o que eles sugerem para o Ano Novo: de repente eles fazem programação especial e você nem sabe! E preste atenção aos horários dos transportes públicos! Pegar um táxi para voltar para o hotel pode ser um problema, bem difícil de encontrar, então: faça sua programação com atenção, O.K.?!

E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem;)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!


para sua viagem perfeita!

CONSULTORIA

Guias 100% customizados e dentro de seu orçamento!