Onde surfar na Itália?

Alguém da tribo do “hang loose” por aqui? Hoje trago um post muito especial para os amantes das ondas: vamos saber quais são as melhores praias para surfar na Itália.

0 55

Onde surfar na Itália?

O surf não é um esporte muito difundido na Itália, embora tenhamos excelentes profissionais, e, democrática, a Itália oferece excelentes opções para os apaixonados por adrenalina no mar. Por isso trago para você um post muito especial onde te conto quais são os melhores lugares para surfar na Itália.

Nossa Introdução

Quando falamos de surf, a Itália quase nunca nos surge em mente em um primeiro momento. Não é difícil que relacionemos o esporte a destinos como Califórnia, Indonésia, Havaí ou as incríveis praias australianas. Na Europa o destino mais procurado, sem dúvida, é Portugal, mas o que poucos sabem é que nossa bela Itália também oferece lugares incríveis para quem curte o esporte. Vamos desbravar as melhores ondas italianas? Vem comigo!

Ana Patricia Italia - Roteiros PersonalizadosQue tal viajar e economizar ao mesmo tempo?
VIAJE MELHOR E PAGANDO MENOS!

Receba o roteiro ideal para suas férias - ou o seu dinheiro de volta!

Curta mais sua viagem, conheça os segredos de cada cidade, tenha vantagens nos pontos turísticos e locomova-se pela Itália como um nativo.


Quero o meu roteiro!

A história do Surf

Bem, o surf nasceu na Polinésia, um conjunto de ilhas do Pacífico. Dizem que tudo começou quando pescadores notaram que era possível chegar à praia utilizando uma tábua de madeira e, em 1778, o navegador inglês James Cook chegou ao arquipélago do Havaí, descobriu a prática desse esporte e o levou para a Europa. O nome da prática é originário da palavra inglesa “surface” (superfície), ou seja, deslizar sobre a superfície da água.

O esporte ganhou popularidade nos EUA na década de 50, e se tornou um dos esportes símbolos do Estado da Califórnia. Nas décadas seguintes, 60 e 70, o esporte ficou tão famoso que surgiram campeonatos profissionais.

O acessório principal do surf, evidentemente, é a pranchas, e elas podem possuir diversos tamanhos e formatos. O surf proporciona um intenso contato com a natureza, trabalha com todos os grupos musculares do corpo e desenvolve a coordenação motora, reflexos e pensamento rápido, para tomar as melhores decisões e não ser ‘engolido’ por uma onda.

Importante:

  • Como em todos os esportes, o praticar surf requer alguns cuidados: antes de se jogar no mar com sua prancha, caso você não tenha experiência, faça algumas aulas com um profissional apto para isso. Com ele você irá receber explicações sobre movimentos básicos, como se alongar antes de começar a surfar, marés, ventos, o que fazer em caso de queda, etc. IMPORTANTE: se você não tem experiência com o esporte, EVITE ONDAS IMENSAS! Pode ser MUITO perigoso, pois o mar pode ser bem traiçoeiro!

Curiosidade

  • O maior surfista da história é americano Kelly Slater. Ele venceu o campeonato mundial de surf ONZE vezes se consagrando um verdadeiro mito no mundo do surfe!

E o “hang loose”? De onde vem o cumprimento mais famoso dos surfistas?

Na realidade gesto se chama “shaka”, e é comumente usado por surfistas do mundo inteiro (e não surfistas também!). O gesto é feito com as mãos, com os dedos polegares e mindinhos eretos, e o resto fechado, formando um gesto parecido com a letra Y com a parte de cima bem aberta. O cumprimento é genuinamente havaiano, e significa positividade e aceitação. Há diversas histórias sobre sua origem e ninguém sabe, de fato, de onde ele veio, mas uma das teorias mais difundidas diz que o gesto começou a partir da relação dos imigrantes espanhóis com os nativos havaianos. Ao oferecerem algo para eles beberem, os espanhóis usavam o sinal para sinalizar um copo, com o polegar na boca e o dedo mínimo no ar.

Outra teoria remete o gesto a Hamana Kalili, um pescador da cidade de Laie (Havaí), que perdeu os três dedos médios durante um acidente de trabalho em um moinho de açúcar. Aposentado por invalidez, ele dava ‘oi’ a todos com a mão acidentada e, como solidariedade, seus amigos abaixam os dedos médios para dar ‘oi’ como ele e, assim, teria nascido o famoso ‘hang loose’. Há ainda a versão de que, após o acidente, Kalili foi realocado para o posto de guarda da estação de trem da usina da cidade e, sua principal tarefa, era impedir que as crianças brincassem por ali. Ao ouvirem a ‘bronca’, as crianças tiravam sarro do guarda acenando e provocando Kalili simulando os movimentos de sua mão com os dedos amputados.

Seja qual for sua origem, o gesto pegou e, assim, até hoje os surfistas o popularizaram e, assim, o “hang loose” virou marca registrada dessa tribo em todas as partes do mundo. A regra básica de ‘etiqueta’ diz que fazer o sinal é enviar positividade para o outro, então, se alguém lhe cumprimentar com esse gesto: retribua da mesma maneira!

E, agora, vamos saber quais são os melhores locais para a prática do surf na Itália.

1) Onde surfar na Itália? Na Ligúria

Começamos pela região da Ligúria, que é, sem dúvida, uma das melhores regiões para a prática de esportes aquáticos, incluindo o surf. A Ligúria é também a região que mais abriga campeonatos, pois o Mar Tirreno é mais agitado do que o Mar Adriático, especialmente no inverno, o que causa ondas incríveis! Entre os pontos mais famosos da região, tanto para iniciantes quanto para quem já domina a prancha, PRECISAMOS citar: Recco (província de Gênova), Varazze (província de Savona) e Levanto (província de Spezia).

Em Recco acontece o Recco Surfestival, que é realizado entre maio e junho. Já em Varazze, na Riviera di Ponente, você encontra praias perfeitas para todos os surfistas de plantão: do iniciante ao profissional e Levanto eu sugiro para quem já domina perfeitamente a arte de surfar, pois Levanto é onde encontramos as ondas mais “potentes”, podendo alcançar alturas de até 4 metros!

2) Onde surfar na Itália? No Lazio

Outra região com boas opções é o Lazio. O Lazio acolhe surfistas do mundo todo e os principais destinos para surfar são Santa Severa e Santa Marinella, província de Roma. Santa Severa é famosa por seu belo Castelo de Odescalchi e é ali que acontece a Surf Expo, um dos eventos mais aguardados pelos surfistas e apaixonados pelo mar do mundo todo! A poucos quilômetros dali, encontramos a incrível estância de Santa Severa, que nos oferece Santa Marinella. É esse o ponto mais procurado pelos surfistas que querem um lugar delicioso, com ondas excelentes e serviços dos mais variados, e completos, possíveis. Nessa zona você encontra dois lugares ótimos para surfar: Banzai e Cala della Morte.

3) Onde surfar na Itália? Na Sardenha

Outra região que vale a pena para os surfistas é, claro, nossa linda Sardenha! A grande ilha nos oferece locais como Porto Ferro, Baia delle Mimose, e San Giovanni di Sinis. Com suas posições privilegiadas, o vento ali é quase sempre constante e a costa se oferece de forma deliciosa para quem quer se jogar no mar com sua prancha. Aliás, os campeonatos de surf italiano são realizados, em sua maioria, na Sardenha – em Porto Ferro. Por falar em Porto Ferro: a praia ali possui uma faixa de areia estreita e longa, protegida por duas torres dos tempos dos espanhóis: Torre Negra, a norte, e a Torre di Bantine Sale (Torre Mozza) ao sul, quer dizer: além de ondas incríveis, o visual é magnífico!

Na Baia delle Mimose, no território de Badesi Mare, você encontra quase 3 quilômetros de costa com ondas de pequenas a médias. Perfeita para quem está começando a se aventurar no mundo do surf. Em San Giovanni di Sinis, que nasceu de uma vila de pescadores, a praia inclui pontos maravilhosos para os surfistas: a Área Marinha Protegida da Península de Sinis, que é a Ilha Mal di Ventre. Além de tudo: é linda! A Sardenha também tem seu “triangulo das bermudas”: Pischina, Marina e Rena formam um trio de locais perfeito para quem quer surfar no norte da grande ilha. No entanto, é bom alertar que essa zona apresenta uma corrente bem forte, por isso: tome cuidado! Em Marinedda, todos os anos, acontece o Marinedda Bay Open que é palco oficial do campeonato italiano de surf.

4) Onde surfar na Itália? Na Sicília

Se quiser surfar na Sicília: hashtag ‘partiu!’! Um dos locais mais incríveis na Sicília é a Isola delle Femmine. O local é ideal tanto para iniciantes quanto para os surfistas mais experientes, e as ondas podem chegar até 2 metros de altura! A melhor parte de tudo é que o lugar oferece boas ondas durante todo o ano! Outro lugar ali pertinho é a incrível San Leone. San Leone é uma localidade um pouco mais isolada, e nos oferece um panorama magnífico: entre dois longos píeres, o local recebe somente as melhores ondas, isso porque as estruturas “filtram” a água do mar e oferece aos surfistas somente as melhores ondas da serem surfadas!


Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e faça uma viagem perfeita para Itália!


Conclusão

Onde surfar na Itália? Gosta de surfar e quer viver a experiência da Itália? O convite está feito (inclua seu hang loose aqui!)! Divirta-se!

Está inseguro para viajar?

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem!

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!