Quais são os melhores roteiros de bicicleta na Itália?

Que tal dar umas pedaladas pelo país peninsular? Preparamos para hoje uma lista especial para você colocar no seu roteiro de viagem para a Itália!

0 1.789

Quais são os melhores roteiros de bicicleta na Itália?

A bicicleta se tornou uma excelente opção de meio de transporte na Itália, principalmente em cidades mais planas e, também, por causa do valor do combustível, que aumentou nos últimos anos. Embora o número de bicicletas tenha tido um considerável aumento nas vendas, as cidades italianas (ainda) não possuem ciclofaixas/ciclovias exclusivas, mas, em breve, o cenário será bem diferente. Bicicletas e pedestres convivem em harmonia e, em algumas cidades, os calçadões são convidativos para uma pedalada. Hoje vamos te dar algumas sugestões dos passeios mais bonitos de bicicleta em alguns lugares da Itália. Mas afinal quais são os melhores roteiros de bicicleta na Itália? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Nossa Introdução

A Itália é um país com uma geografia fascinante: planícies, planaltos, montanhas, mar… Tem de tudo! Em cidades grandes como Milão e Roma, por exemplo, o trânsito é caótico e, em cidades menores, passear a pé é uma ótima opção. Para fugir do trânsito ou fugir de uma possível chuvinha, é possível também utilizar o transporte público, como ônibus, trens e metrôs, que funcionam bem na maior parte do território italiano. Outra opção é alugar uma vespa e se aventurar pelas ruas menos movimentadas, mas se você é amante da bike: tem espaço pra você também!

A bicicleta na Itália teve um enorme crescimento com o número de adeptos que quase triplicou nos últimos anos, isso porque houve uma alta no valor do combustível e a Itália passou por algumas crises financeiras e, por isso, muitos precisaram apertar o orçamento. Mas, como tudo tem um lado bom: as bicicletas ganharam as ruas e atenção dos governantes, que pretendem construir mais de 1.650 km de faixas exclusivas para esse meio de transporte opcional que conquistou italianos e turistas. Hoje vamos te dar algumas sugestões de passeios por algumas cidades italianas utilizando a famosa ‘bici’ (em italiano de diz bi-tchi).

Bom Saber

  • Nas cidades onde já estão disponíveis as ‘piste ciclabili’ (ciclovias), há excelentes opções de roteiros. Para ter acesso a todos os itinerários, você pode acessar este site!

Atenção

  • Se você alugar uma bicicleta, alugue também o capacete, esteja atento com os pedestres, pois você circulará entre eles. Tome muito cuidado com os carros e preste atenção nas travessias de vias, principalmente as mais movimentadas.

1) Quais são os melhores roteiros de bicicleta na Itália? FERRARA

FerraraEmilia-Romagnaa cidade é considerada a cidades das bicicletas. Quase completamente plana, a bicicleta facilita o deslocamento e, apesar de não ter faixa exclusiva, pedestres e bicicletas convivem em perfeita harmonia. Neste site é possível saber onde alugar uma bicicleta bem como seus valores.

2) Quais são os melhores roteiros de bicicleta na Itália? LOMBARDIA

LombardiaLago di Gardaé, sem dúvida, um dos passeios mais bonitos de bicicleta. A atmosfera do Lago e de seus arredores é encantadora! O ar puro e as paisagens são atrativos máximos para passar um dia de bicicleta por ali. O projeto do ‘anello ciclabile’, que prevê 140 km de uma ciclovia suspensa ao redor de todo o Lago, já recebeu seus dois primeiros quilômetros e é impressionante! A pista é aberta, também aos pedestres e a velocidade máxima consentida aqui para as bicicletas é de 10 km por hora. Para alugar uma bicicleta e se aventurar por essa área, basta clicar aqui!

Lombardia – Lago Varese: com belas montanhas o rodeando, o Lago nos apresenta um panorama cinematográfico que espelham as paisagens de forma quase poética. A ciclovia aqui tem 29 km de extensão e é muito tranquila e agradável de percorrer. Para saber mais sobre onde alugar uma bicicleta nessa região, basta clicar aqui.

Lombardia – La Martesana (Milão): engana-se quem acha que Milão não entra na lista! Apesar de ser uma das cidades mais modernas do mundo, há espaço também para o clássico como, por exemplo, um passeio de bicicleta por seus arredores. Um dos passeios mais bacanas na cidade é um passeio por Martesana, que vai da Puorta Nuova do Lago di Como até Naviglio Piccolo. É bem interessante! Para saber aonde alugar uma bicicleta por aqui, clique nesse site!

Dica sobre Milão

  • Milão apresenta ótimas opções para os ciclistas, inclusive no centro e em áreas mais movimentadas, para ter acesso ao mapa das pistas disponíveis, clique aqui!

3) Quais são os melhores roteiros de bicicleta na Itália? TOSCANA

ToscanaLuccauma cidade linda e perfeita para ser explorada de bicicleta! Lucca é uma das cidades ideais para ser descoberta de bicicleta. Para saber onde alugar sua bici, clique aqui!

Dica para Lucca

  • O percurso fora dos Muros da cidade não é indicado para os ‘não profissionais’, pois há alguns trechos complicados. Caso queira sair da cidade, cuidado com o percurso, O.K.?!

4) Quais são os melhores roteiros de bicicleta na Itália? LIGÚRIA

Ligúria – Riviera dei Fiori: desnecessário dizer que é uma das pistas mais belas da Itália, não é? Isso porque seu panorama nos oferece paisagens que impressionam! Com seus 24 km de extensão, a previsão é de que sejam construídos, em breve, mais 36 km de pistas. Para alugar uma bicicleta, você pode clicar aqui!

5) Quais são os melhores roteiros de bicicleta na Itália? LAZIO

Lazio Roma: há algumas ciclofaixas, porém elas estão longe de serem ‘seguras’ e ideais para os ciclistas, isso porque há pouca manutenção e elas acabam, inclusive, se tornando perigosas, pois há buracos, sujeira e outros percalços nos caminhos. Para ter acesso ao mapa, informações e algumas imagens (tristes!), além das reclamações dos adeptos, você pode clicar aqui!

6) Quais são os melhores roteiros de bicicleta na Itália? PROJETO TRÊS REGIÕES

Veneto, Lombardia e Piemonte: esse projeto é extremamente especial VenTo! Une três regiões e apresenta 100 km de ciclovias belíssimas! O projeto é sensacional e agradou (e muito!) os amantes das bicicletas! Seu objetivo, claro, é promover o cicloturismo e tem tudo pra dar certo! Sugestão: alugue a bicicleta em Torino, para informações, clique aqui!

Dicas e Informações Importantes

  • No site Bike Itália você pode conhecer TODOS os percursos de bicicleta pela Itália. O site é constantemente atualizado e informa, inclusive, caso haja problemas ou fechamentos nas ciclovias das cidades italianas.
  • Se quiser organizar uma viagem em bicicleta, você pode acessar esse site, que é especializado em itinerários alternativos e apresenta ótimas opções não só na Itália, mas em toda a Europa.
  • Quando for alugar a bicicleta, pergunte se eles têm um mapa de percursos disponíveis, vai te ajudar muito! E não esqueça de pesquisar o percurso antes de iniciar o passeio, O.K.?!

Assista esse vídeo e saiba: Aonde ir ao banheiro na Itália? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Quais são os melhores roteiros de bicicleta na Itália? Para quem quer fazer algo diferente, com encanto e paisagens belíssimas, a bicicleta vai, com certeza, te surpreender! E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!