Sicília: lugares desconhecidos e maravilhosos?

Hoje vamos ver uma Sicília diferente! Elaboramos uma lista muito especial de lugares não muito "turistados" na Sicília. Feito com carinho para aqueles que gostam de explorar o melhor e cada cantinho de uma cidade italiana!

0 288

Sicília: lugares desconhecidos e maravilhosos?

Uma das regiões mais queridas da Itália, a  Sicília, possui verdadeiros tesouros, mas muito deles não é tão conhecido do grande público. Hoje vamos te contar um pouco dos lugares desconhecidos e maravilhosos que a Sicília abriga. Vamos explorar a cidade de uma maneira um pouco diferente da tradicional, vamos conhecer os passeios alternativos que a Sicília oferece. Prepara-se para acrescentar mais lugares incríveis em seu Roteiro pela Itália, fique com a gente e descubra lugares encantadores e imperdíveis da bela Itália! Leia também Quais são as 10 cidades imperdíveis da Sicília?

Se você acha que tem muito para conhecer da Itália e não quer pensar em muitos detalhes para organizar essa viagem, leia após as Conclusões: “E agora quem poderá me AJUDAR?”

Sicília

Nossa Introdução

Famosa por cidades como Palermo,  Catânia,  Taormina, Ragusa e tantas outras, a Sicília é uma das regiões mais históricas do país peninsular. A Sicília abriga monumentos, edifícios e diversas atrações famosas no mundo inteiro, mas há uma Sicília desconhecida, escondida, uma Sicília que não clama atenção e vive a vida cotidiana em silêncio, quase oculta. Nenhum nome, nenhum anúncio, nenhuma indicação surge desses lugares para atrair o mundo, e eles vivem bem assim. Lugares lindos e sedutores que vivem seus dias cercados por poucas pessoas curiosas e que, quando descobertos, explodem em toda sua beleza feita de cores, formas, aromas, momentos imperdíveis e inesquecíveis de entusiasmo e surpresa!

1) Sicília: lugares desconhecidos e maravilhosos? ACIREALE

Em Acireale, província de Catânia, há lugares como Santa Tecla e Stazzo, nas encostas do imponente Monte Etna. Eles são construídos em penhascos de origem vulcânica sob a Riviera dei Ciclopi. Uma paisagem muito sugestiva e pouco conhecida, mas realmente linda. O vulcão que morre no mar é o último desdobramento de um complexo sistema de falhas escalonadas que começa na cratera central do lado leste.

2) Sicília: lugares desconhecidos e maravilhosos? CASTEL DI TUSA

Seguindo para a província de Messina, em Castel di Tusa, fica a Fiumara d’arte, um cenário mítico onde o Rio Tusa corria uma vez. Localizado entre as Montanhas Nebrodi e as Montanhas Madonie, este lugar é um museu ao ar livre que abriga grandes esculturas contemporâneas. Um itinerário maravilhoso para fazer a pé ou de bicicleta e aproveitar para curtir a natureza e a arte. Este projeto nasceu com intuito de aprimorar essa área e, inclusive, permitir que todos redescubram esses lugares que eram desconhecidos e pouco visitados. Partindo de Santo Stefano di Camastra, siga a costa e “mergulhe” gradualmente no interior. Muitas obras do homem e da natureza se combinam de forma sedutora e agradável. É, sem dúvida, belíssimo!

3) Sicília: lugares desconhecidos e maravilhosos? MONTE COFANO

Outro lugar desconhecido, mas que merece atenção é o Monte Cofano. Depois de San Vito Lo Capo, Scopello, fica o esplêndido Monte Cofano, um lugar encantado que esconde outros vislumbres preciosos do mar, de pequenas cidades e trilhas excelentes para percorrer até mesmo de bicicleta. Da cidade de Custonaci, chamada a Costa dos mármores por causa de suas pedreiras de mármore, prossiga na direção de Cornino, em Scuràti. Uma paisagem, sem dúvida, inesquecível! Você curte praia? Então não deixe de ler o post sobre As melhores praias da Sicília!

4) Sicília: lugares desconhecidos e maravilhosos? FLORISTELLA E GROTTACALDA

Desconhecido, mas muito interessante é o Parque de Mineração Floristella e Grottacalda. O parque está localizado em uma área de estradas entre Enna, Piazza Armerina, Valguarnera Caropepe e Aidone e abriga as duas minas de enxofre desativadas homônimas, é também um verdadeiro museu a céu aberto longe da massa do turismo.

Parque de Mineração Floristella

Perto do Lago de Pergusa, há também este lugar maravilhoso que mostra claramente a passagem do tempo com os vários sedimentos das eras passadas. Ali ficaram os sistemas e as técnicas de extração e fusão do enxofre. Estas minas, juntamente com as menores que ficam na província de Enna, foram uma fonte inestimável de riqueza a partir de 1700 até a primeira metade do século XIX. O lado triste dessa história foi a exigência de muito trabalho e exploração, incluindo crianças de 6 anos.

O parque foi recuperado em 1991, após um longo período de abandono. Hoje o parque é um criador de turismo, um destino para todos aqueles que amam a cultura e a natureza. O lugar conta com 400 hectares e é um dos mais importantes assentamentos de arqueologia industrial na Itália. A Mina Floristella preserva uma paisagem típica da época e é composta por galerias e poços, mas também nos mostra um pouco de equipamentos antigos que evocam a memória do passado, é bem interessante!

A Mina Grottacalda

A mina Grottacalda nos lembra facilmente uma cidade fantasma: possui muitas ruínas e pequenas construções que abrigavam mineiros e trabalhadores. Na antiga mina você pode ver as bocas dos poços de aeração, os planos inclinados e as chaminés.

5) Sicília: lugares desconhecidos e maravilhosos? JARDIM ENCANTADO

Já no Jardim Encantado, no sopé do Monte Kronio, se estende esse jardim que abriga muitas esculturas de diferentes tamanhos. Estas esculturas foram feitas por Filippo, o louco, (apelido carinhoso), que extraiu o material utilizado diretamente da terra. Filippo Bentivegna nasceu em Sciacca no final do século 19 e morreu em 1967. A vida do escultor conta sua longa estadia na América e dizem que ele “enlouqueceu” após um golpe na cabeça durante uma luta, o que lhe causou consequências irreversíveis. De volta a Sciacca, ele foi declarado impróprio para o trabalho e, assim, que ele se retirou e foi viver em pequena fazenda, ali, começou a cavar, encontrou tufo e começou a produzir suas obras.

6) Sicília: lugares desconhecidos e maravilhosos? GANGI

Em Palermo fica Gangi, que, inclusive, recebeu o prêmio pela vila mais bonita da Itália e o de Gioiello d’Italia (Joia da Itália). Gangi é uma maravilha uma deliciosa e pequena aldeia siciliana onde as pessoas vivem bem, felizes e em paz. É possível visitar essa cidadezinha maravilhosa e perder-se entre as várias belezas que ela nos oferece, desde a Igreja de San Paolo até a de Abadia, passando pela Igreja de San Giovanni e indo até ao Palazzo Bongiorno. Imperdível também é a Piazza del Popolo onde ficam os incríveis Palazzo del Municipio e a Chiesa Madre de San Nicolò. O Castelo e a Igreja do Monte também merecem atenção especial.

7) Sicília: lugares desconhecidos e maravilhosos? LAGOA STAGNONE

Para os amantes da natureza mais pura e intocada, um itinerário naturalista de rara beleza! Estamos falando da Lagoa Stagnone, perto de Marsala. O espetáculo da brancura das salinas (que se tornam magicamente poéticas ao pôr-do-sol) destaca-se na paisagem. As quatro ilhas, das quais a mais importante é a ilha de Mozia, abrigam alguns locais históricos e arqueológicos inestimáveis encontrados ali como um santuário fenício-púnico, uma necrópole e a chamada Casa dei Mosaici. Muitas exposições são mantidas no Museu da Fundação, uma das principais atrações da ilha. Você chega em Mozia com uma balsa que parte de Marsala ao longo de uma rota que permite uma bela vista panorâmica de toda a lagoa. Incrível!


Assista esse vídeo e saiba: Qual transporte utilizar na Itália: carro ou trem? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Se fôssemos listar todos os lugares ocultos sicilianos ficaríamos até a semana que vem escrevendo sobre eles; é impossível falar de todos sem dedicar tempo e carinho, pois são realmente muito especiais. E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!


para sua viagem perfeita!

CONSULTORIA

Guias 100% customizados e dentro de seu orçamento!