Conheça Cefalu uma joia rara no norte da Sicília!

Sicília: Os encantos de Cefalu, uma joia rara no norte da Sicília! Cefalu é uma cidade com quase 14.000 habitantes que encanta e apresenta aos turistas belezas impressionantes. Hoje vamos dar dicas e informações sobre Cefalu para você colocar como destino no seu roteiro de viagem pela Itália!

0 2.012

Conheça Cefalu uma joia rara no norte da Sicília!

Cefalu, no norte da Sicília, é o tipo de cidade que nos surpreende! Pouco procurada por turistas brasileiros, a cidade integra a lista das Aldeias Mais Bonitas da Itália. É uma estância balnear cheia de história, cultura e beleza. Fica a 70 km de  Palermo e, se estiver pela Sicília, vale a pena considerar incluir essa cidade em seu itinerário. Vamos ao nosso post do dia?Conheça Cefalu uma joia rara no norte da Sicília! Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!


Assista a esse vídeo sobre a encantadora Cefalu na Sicília!


Nossa Introdução

A cidade tem diversos indícios pré-históricos, o que indica que a cidade é, de fato, muito antiga. Há, em particular, duas cavernas que se abrem no lado norte do promontório de onde a cidade foi construída, que contém muitas indicações claras das origens da cidade. As ‘paredes’ da cidade datam do final do século V a.C. e ainda circundam o centro atual, incluindo o Templo Contemporâneo de Diana, num santuário coberto por lajes de pedra que abriga uma antiga cisterna do século IX a.C.. Em 307 a.C. a cidade foi dominada pelo povo de Siracusa e em  254 a.C., pelos romanos. Se vocês estiver em Palermo faça uma Excursão a Monreale e Cefalù, clique aqui para saber mais!

Conheça um pouco da História de Cefalu

A cidade tinha uma estrutura urbana regular, possuía algumas estradas secundárias e se fechava em forma de anel, que circundava a cidade. Quando o povo bizantino tomou controle, a cidade mudou de lugar e, da época, restaram ruínas de fortificações, igrejas, quartéis, tanques de água e fornos. Apesar disso a cidade antiga não foi completamente abandonada e foi lá onde encontraram, há pouco tempo, um edifício de culto cristão, com piso de mosaico policromo e que remonta ao século VI. Leia também Roteiro de sete dias na Sicília com Transporte Público! ou Itinerário de carro na Sicília!

Cefalu também passou por domínio árabe, em 858 e passou a integrar o emirado de Palermo. Deste período, há poucos registros. Já em 1063 foi conquistada pelos normandos e, em 1131, foi reocupada em sua parte antiga utilizando a estrutura abandonada. É dessa época monumentos importantes como a Igreja de San Giorgio e o lavadouro que fica na via Vittorio Emanuele, além disso, também datam desse período o claustro do Duomo e o Palazzo Maria (que no século XIV se tornou o Palazzo Comunale) localizado na Piazza del Duomo. A história subsequente da cidade pode ser assimilada à da Sicília. Hoje Cefalu é uma estância balnear e um destino turístico por suas belas praias e por seu valor histórico inestimável. Leia também Quais são as 10 cidades imperdíveis da Sicília?

1) Conheça Cefalu uma joia rara no norte da Sicília! VISITE O MUSEU E A BIBLIOTECA

Imperdíveis na cidade são sem dúvida: o Museu Mandralisca que é como se fosse um livro de arte e preserva obras que vão desde o século VI a.C. até o século XVII. A incrível Biblioteca Malacologia, que é uma biblioteca histórica e serve também como galeria de arte, onde ficam verdadeiros ícones da arte Bizantina, pinturas do século XVII e o famoso retrato do ‘Desconhecido’, obra atribuída a Antonello.

2) Conheça Cefalu uma joia rara no norte da Sicília! VISITE A FORTALEZA, O TEMPLO E AS CAVERNAS

A Fortaleza da cidade também é um espetáculo a parte. A vista, deslumbrante, para o Mar Tirreno é de derrubar o queixo até os turistas mais exigentes. O Templo de Diana, um edifício megalítico ligado ao culto da água, é uma das joias da cidade. Não deixe de visitar! Outro passeio interessante é visitar os vestígios pré-históricos da cidade de Ruggero nas duas cavernas, chamado Delle Giumente e Delle Colombe, que ficam do lado norte da Rocca.

3) Conheça Cefalu uma joia rara no norte da Sicília! CONHEÇA O CENTRO HISTÓRICO

No Centro Histórico, muito peculiar, merece destaque, claro o Duomo de Cefalu. A Catedral é um suntuoso monumento de arte siciliano-normanda, de 1131. Seu exterior é caracterizado por suas duas torres altas, enquanto no interior, como uma arca do tesouro, se revela um belo mosaico no centro da abside, de 1148. A pia baptismal românica, a cruz de madeira pintada por William de Pesaro e a imagem da Madona com Jeus, Antonello Gagini – de 1533 – chamam a atenção. Anexado à Catedral fica o Claustro, o lavatório, decorado com colunas acopladas e imagens esculpidas.

Osterio, Teatro Cícero e a Igreja do Purgatório

Uma visita ao Osterio, o grande monumento do século XIII, que foi a residência de verão de uma nobre família local, o Ventimiglia, também é imperdível! O Teatro Cícero também é interessante! Aproveite para fazer uma caminhada ao longo do Corso Ruggero, que permitirá a você de observar edifícios das mais diversas arquiteturas, como, por exemplo, a Igreja do Purgatório, de 1668 que é onde ficam os restos mortais do Barão Enrico Piraino de Mandralisca, fica na Praça Garibaldi e sua torre sineira permanece das antigas muralhas megalíticas da cidade.

4) Conheça Cefalu uma joia rara no norte da Sicília! VISITE AS PRAIAS

As praias da cidade são outro espetáculo a parte! É uma mais linda que a outra! A areia dourada, a água cristalina e os tons que o sol dá a esses elementos são fascinantes! A orla toda apresenta excelentes opções para quem quer passar o dia no mar: não são águas fundas, há uma excelente estrutura de bares e restaurantes e, na alta temporada, o sol se põe após as 20h00, ou seja: tempo suficiente para tirar o máximo de proveito desse pedaço de paraíso na terra!

Onde Comer em Cefalu?

Se quiser ótimos lugares para comer alguma coisa abaixo há indicação que valem a pena conhecer!

Cefalu: Jantar nas Montanhas Madonie
  • Desfrute de um jantar em uma das mais belas aldeias de montanha em Madonie National Park em um passeio de 5 horas de Cefalu.
  • Deleite-se com uma refeição típica da Sicília em um cenário deslumbrante, enquanto a música folclórica local oferece um cenário…
Pasta & Pasti di Musumeci Teresa Cefalù
  • Nota: o lugar é super charmoso e oferece ótimas opções! As porções são bem servidas e o preço excelente!
  • Onde fica: Via Roma, 17, 90015, Cefalù, Sicília, Itália.
  • Horários: de quarta a segunda, das 9h00 às 17h00. Não abre de terça.

Assista esse vídeo e saiba: Dicas para viajar de modo econômico pela Itália? Módulo 4. Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Conheça Cefalu uma joia rara no norte da Sicília! Cefalu é o tipo de cidade que reúne história, ótima gastronomia, mar, natureza e monumentos impressionantes. Se você estava na dúvida entre incluir ou não a cidade ao seu itinerário, conselho de amiga: inclua! Você não vai se arrepender! E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!