Stromboli a ilha na Sicília feita de um vulcão ativo!
Stromboli é uma ilha vulcânica que faz parte do incrível arquipélago das Ilhas Eólias, na Sicília. A Ilha fica na bacia do Mar Tirreno, no oeste do Mediterrâneo, e ocupa uma área de 12,2 km quadrados e o vulcão possui 996 metros de altura. Embora seja um dos vulcões mais ativos do mundo, não apresenta grande perigo e pode ser visitada. Vamos ao nosso post do dia? Stromboli a ilha na Sicília feita de um vulcão ativo! Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Nossa Introdução
Antes de tudo!!!! Caso haja perigo aos visitantes, o acesso a Ilha é PROIBIDO! Normalmente há avisos, principalmente nos portos de embarque de onde saem os barcos que levam até a Ilha. São raríssimas, mesmo, as vezes que isso acontece, mas é bom saber porque pode ser que aconteça, O.K.?! Saiba mais sobre as Ilhas Eólias na Sicília clicando aqui! e Que tal uma Excursão de 1 Dia às Ilhas Eólias saindo de Tropea? Clique aqui para saber mais!
Um pouco da História do Stromboli
Stromboli é um dos lugares mais fascinantes da Região da Sicília, seus habitantes, na região, são chamados de Iddu (ele) e todos são apaixonados por seu precioso vulcão. A área da cratera vulcânica é formada por 3 cones ativos onde a atividade vulcânica é predominantemente explosiva. Os fluxos de lava, porém, são direcionados para uma ampla bacia íngreme em direção ao mar chamada Sciara del Fuoco. Esta atividade consiste em explosões intermitentes de energia média, durando alguns segundos em intervalos de 10 a 20 minutos, durante os quais são emitidas pequenas quantidades de magma, cinzas e blocos, com uma velocidade de saída entre 20 e 120 metros por segundo, alcançando algumas centenas de metros de altura.
Stromboli é o único vulcão na Europa e um dos poucos no mundo que tem permanente atividade eruptiva, mas raramente oferece riscos. À noite, seu brilho pode ser visto a grande distância e, por isso, a ilha é chamada “Faro del Tirreno” (Farol do Mar Tirreno) desde os tempos remotos. As erupções mais violentas do vulcão ocorreram em 1919 e 1930 e ambas, aparentemente, foram causadas pela infiltração de água do mar na chaminé vulcânica, já que o magma quando em contato com a água, causa violentas explosões, o que causa enorme quantidade de vapores e resíduos, podendo, inclusive, causar terremotos. Faça um Sunset Trekking em Sciara Del Fuoco em Stromboli! Clique aqui para saber mais!
1) Stromboli a ilha na Sicília feita de um vulcão ativo! DESEMBARQUE NO PORTO DE STROMBOLI
Vamos visitar a cidade! Para começar, desembarcamos na área do Porto de Stromboli, que é também o centro da ilha. Chegando a Punta Scari, você percebe todo o charme desta ilha com altas falésias quebradas e pequenas praias de areia negra que se alternam com enseadas e cavernas, casas brancas, a cor das frutas cítricas que repousam em um cone vulcânico que parece grosseiro, mas é simplesmente fascinante, o mar tem um azul muito intenso e brilhante e o sol dá um toque mágico ao panorama!
2) Stromboli a ilha na Sicília feita de um vulcão ativo! SUBA O VULCÃO
Saindo do porto, siga pela estrada que te levará até a cidade propriamente dita, onde você vai encontrar lojas típicas de artesanato e iguarias locais. Ali encontramos a Piazza San Vincenzo, homônima a igreja localizada no local. Dali começamos a “subida” ao vulcão. O caminho chega até os 450 metros e, apesar do que possa parecer, não é tão acidentado, mas possui densa vegetação, principalmente de arbustos. Superado esse pedaço, vem a parte mais “chatinha”, e é a partir daqui que é obrigatória a presença de um guia! NÃO SUBA NO VULCÃO SOZINHO! Os guias são treinados para, inclusive, ajudar os visitantes em caso de emergência ou no caso de uma erupção repentina, caso aconteça algo eles saberão o que fazer! A caminhada dura, mais ou menos, duas horas e a vista do alto é impressionante!
Dicas
- Leve uma blusa na mochila por causa da altura, o vento ali é mais geladinho!
- Lembre-se de subir com calçados confortáveis e seguros para sua caminhada!
3) Stromboli a ilha na Sicília feita de um vulcão ativo! VISITE A IGREJA E A PRAIA DE AREIA PRETA
Depois do passeio retorne para o centro, ali também fica a Igreja de São Bartolomeu, erguida em 1801. Foi aqui que Roberto Rossellini e Ingrid Bergman se hospedaram durante as filmagens de Stromboli Terra di Dio, filme de 1949. Saindo da Igreja siga para Piscità. A estrada dali leva até a uma ampla praia de areia preta que marca o final do centro habitado e o começo da Sciara del Fuoco, que é um espetáculo à noite!
4) Stromboli a ilha na Sicília feita de um vulcão ativo! CONHEÇA O RESTAURANTE DO ANTIGO OBSERVATÓRIO
No fim do trajeto de Piscità, fica um pequeno bosque, onde ficava um observatório que hoje é um restaurante. Aqui você está a somente 100 metros da cratera, opte por jantar ali: à noite é possível visualizar as explosões do vulcão que, com o preto da noite, lembram fogos de artifício, é lindíssimo! Não deixe de olhar para o céu: parece que podemos tocar as estrelas em noites mais claras! Leve uma lanterna: a ilha não tem iluminação nessa área!
5) Stromboli a ilha na Sicília feita de um vulcão ativo! VISITE GINOSTRA
No dia seguinte você pode conhecer Ginostra, que é uma pequena aldeia ao longo da costa sudeste, mas você só pode chegar ali pelo mar. Seus 30 habitantes (sim, 30 habitantes!) te receberão de forma carinhosa e gentil! A cidade fica em uma encosta íngreme e as poucas ainda estão intactas e são muito tradicionais quando falamos de arquitetura das Ilhas Eólias. Se você não gosta de grandes multidões, seu lugar é aqui!
6) Stromboli a ilha na Sicília feita de um vulcão ativo! VISITE LAZZARO
Na ilha também é possível mergulhar, mas sempre com instrutores por perto, pois o fundo do mar ali é bem fundo. Já em Lazzaro há uma antiga passarela que nos leva confortavelmente até o mar. Ali na frente, no mar, há um navio militar naufragado que fica a 20 metros de profundidade, se você gosta de mergulho, pode ser interessante!
Onde Comer em Stromboli?
Veja agora algumas dicas de onde comer em Stromboli.
Pardès
- Nota: cozinha típica, boa comida e ótimas opções de vinhos. É um restaurante pequeno, discreto, mas com ótimos pratos!
- Onde fica: Via Vittorio Emanuele – Stromboli
- Horários: de segunda a sábado, das 12h30 às 14h30 e das 18h30 às 22h00. De domingo, das 18h30 às 22h00.
Osservatorio
- Nota: com ótimo menu, oferece pratos para todos os gostos! A vista, principalmente à noite, é fantástica!
- Onde fica: Via Salvatore di Losa | Punta la Bronzo – Stromboli.
- Horários: todos os dias, das 10h00 às 23h00.
Como chegar a Stromboli?
Como chegar? De junho a setembro, você pode chegar a Stromboli saindo de Nápoles, Milazzo, Messina, Palermo e Reggio Calabria.
Saindo de Nápoles
De Nápoles, o barco que segue para Stromboli sai do porto de Nápoles Molo Angioino às 20h00, a viagem é longa, cerca de 9 horas e a empresa responsável é a Siremar; porém, não há paradas. Se quiser algo mais rápido, há a empresa Snav, que te leva a Stromboli em quatro horas. O barco parte às 14h00, do porto de Beverello.
Saindo de Milazzo
Outra opção é sair de Milazzo. O bom é que o serviço é oferecido durante todo o ano, mesmo durante o inverno. A empresa que opera o trecho também é a Siremar e faz o trajeto em duas horas.
Saindo de Messina
Saindo de Messina, você pode chegar a Stromboli em 1 hora e 45 minutos. A empresa responsável pelo trecho é a Usticalines, o serviço só funciona durante o verão e começo da primavera, entre 01 de Junho e 30 de Setembro.
Saindo de Salerno
Partindo de Salerno, a viagem dura 5 horas e não é direta, é necessário trocar de barco em Salina. A empresa também é a Usticalines, mas só atende a rota entre 15 de junho e 15 de setembro, com frequência diária.
Saindo de Tropea
Está em Tropea? Sem problemas! Ali há pequenos quiosques de empresas privadas que operam o trecho, basta ir até o porto e escolher a que melhor se encaixa às suas necessidades.
Dica
- Se tiver tempo e estiver em Tropea, escolha o passeio Stromboli by Night, que lhe permite admirar a Sciara de fogo no escuro da noite! Vale muito a pena!
Saindo de Reggio Calabria
Saindo de Reggio Calabria, para chegar a Stromboli a Usticalines operam o trecho, mas é necessário ir até Messina e trocar de barco.
Dicas
- Se você vier de outros locais da Itália, sugiro que opte para o trem para chegar até a cidade de partida que leva até Stromboli.
- Você sabia que a Trenitalia é a principal sociedade italiana destinada à gestão do transporte ferroviário. Saiba aqui “Qual é a diferença dos trens na Itália?“. Compre sua passagem online com antecedência e economize muito, leia o Post “Como comprar uma passagem de trem na Itália?“.
Assista esse vídeo e saiba: Fazer uma viagem perfeita para Itália? Como funciona a consultoria da Ana Patrícia? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Stromboli a ilha na Sicília feita de um vulcão ativo! Visitar um vulcão ativo em ‘forma de cidade’ é, realmente, uma experiência única! Lembre-se de nossas recomendações: contrate um guia caso queira visitar as crateras, não queira ‘economizar’ e se aventurar sozinho! Antes de pensar em economia, pense em sua segurança! No mais, faça as malas e boa viagem! E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)
O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!