Vamos conhecer San Quirico d’Orcia em Siena?
A pequena cidade de San Quirico d’Orcia fica a maravilhosa Capela della Madonna di Vitaleta, localizada na Zona de Siena. Hoje vamos saber um pouco mais sobre essa cidadezinha cheia de charme e sua famosa Capela. Fique com a gente e faça o melhor da Itália! Realize aqui a viagem dos seus sonhos! Agora vamos ao nosso Post Especial do dia: Vamos conhecer San Quirico d’Orcia em Siena? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Nossa Introdução
San Quirico d’Orcia é uma pequena cidade que foi construída no topo de uma pequena colina, acima dos restos da antiga vila de Osanna. A pequena vila fica no meio do caminho Montalcino e Pienza. Com sua posição privilegiada, o panorama do alto é cinematográfico. Aliás, aqui ficam as árvores mais fotografadas da Toscana, que formam paisagens delirantes! San Quirico é uma parada importante no longo percurso da Via Francigena, onde os peregrinos que viajavam para a Cidade Eterna, é aqui que eles encontravam restaurantes e pontos de descanso. Que tal um tour em Montalcino, Montepulciano e Pienza? Clique aqui para saber mais!
1) Vamos conhecer San Quirico d’Orcia em Siena? CONHEÇA AS IGREJAS, O PALAZZO E A PIAZZA
A aldeia ainda preserva sua estrutura medieval original e está localizada dentro de uma muralha, que é dividida pela rua principal, a Via Dante Alighieri. As entradas, propriamente ditas, para a cidade são quatro portões; a melhor delas é a entrada Noroeste, que nos leva até a Igreja Colegial de San Quirico e Giulitta. A Igreja é esplêndida! Na tradição cristã, Quirico era o nome da criança que, junto de sua mãe Giulitta, morreu mártir na época do imperador Diocleciano, em 304. Dentro da igreja há pinturas esplêndidas e painéis pintados.! No estilo românico com elementos góticos e barrocos, é caracterizada por três belos ingressos com esculturas de leões, um diferente do outro.
Palazzo Chigi, Piazza della Libertà e a Igreja de San Francesco
Atrás da Igreja e ao lado do colegiado, fica o Palazzo Chigi que é um belo edifício que, hoje, abriga a prefeitura da cidade. Seguindo, ainda, pela Via Dante Alighieri, você chega à Piazza della Libertà, que é o centro nevrálgico de San Quirico. A Igreja de San Francesco, também conhecida como a Igreja da Madonna, chama a atenção e é onde fica a estátua de terracota de Nossa Senhora, feita por Andrea della Robbia, em 1870; a imagem, antes, ficava na Capela Vitaleta. Prosseguindo, você vai encontrar lojas e restaurantes. Não deixe de experimentar o queijo local, Pecorino de Pienza, e os vinhos de Montalcino e Montepulciano.
2) Vamos conhecer San Quirico d’Orcia em Siena? CONHEÇA A IGREJA SANTA MARIA ASSUNTA
No final da cidade você pode visitar a Igreja de Santa Maria Assunta, outro esplêndido exemplar do estilo românico. A igreja parece simples e não atrai nosso olhar imediatamente, mas é cheia de atrações, a começar pelo portal principal que é adornado com pequenas esculturas de animais.
Jardim Horti Leonini e a Torre del Cassero
Aproveitando que está por lá, faça a uma visita ao belo Jardim Horti Leonini, que tem acesso a partir da Piazza della Libertà, ali, à direita da Igreja de Santa Maria Assunta, o caminho está bem indicado! Projetado em 1540 por Diomede Leoni, os jardins têm uma bela estátua de Cosimo de Medici III. É aqui também ficam os restos da Torre del Cassero, uma antiga torre medieval com mais de 39 metros de altura, a Torre foi quase toda destruída durante a Segunda Guerra Mundial. Dos muros fortificados que cercam o Horti, você pode curtir uma vista fascinante da Valdorcia, a partir do Monte Amiata e abrangendo as cidades montanhosas de Pienza e Montepulciano.
3) Vamos conhecer San Quirico d’Orcia em Siena? CONHEÇA A PORTA CAPPUCINI E A CAPELA DE VITALETA
Se você quiser “se perder” pelas pequenas ruas ao lado da Via Alighieri, você encontrará as outras portas que dão acesso à cidade, incluindo a Porta Cappuccini, que é um austero baluarte de forma poligênica. Seguindo para leste de San Quirico d ‘Orcia, na estrada panorâmica que leva a Pienza, há um dos pontos mais bonitos, importantes e famosos de todo o Vale D’Orcia: a Capela de Vitaleta.
Sobre a Capela de Vitaleta
A Capela fica no topo de uma bela colina, e está cercada por uma paisagem quase surreal. Uma vez ali você, com toda certeza, reconhecerá um dos cartões postais mais famosos da Toscana. A capela da Madonna di Vitaleta é um edifício sagrado e de propriedade privada, mas pode ser visitado. A igreja tem, provavelmente, origem no Renascimento e foi mencionada pela primeira vez em um documento que data de 1590.
Sua História
O edifício religioso foi posteriormente refeito completamente pelo arquiteto Giuseppe Partini, em 1884, como inspiração ele utilizou modelos do século XVI. Era aqui que ficava a já citada imagem de Nossa Senhora, de Andrea della Robbia. Uma curiosidade: alguns especialistas dizem que a estátua foi, na verdade, comprada em 1553, em um mercado de antiguidades em Florença, até hoje, não houve confirmação se é ou não verdade! Fato é: a Capela de Vitaleta está localizada em uma estrada de terra que leva de Pienza a San Quirico d’Orcia e tem a proteção da UNESCO.
Sua Arquitetura
A Capela tem uma entrada simples, um salão único e a fachada principal revestida em pedra de Rapolano, e é caracterizada por uma pequena rosácea que se abre sobre o portal, lateralmente, a mesma fachada é delimitada por pilastras: uma à direita e outra à esquerda, sobre as quais repousa o frontão do cume, onde fica um brasão. As fachadas laterais também são revestidas de pedra, assim como a parte de trás, onde fica uma torre sineira com dois campanários arredondados. Do lado de fora, ciprestes servem de “moldura” para esse lugar, realmente, especialíssimo!
O culto de Nossa Senhora acontece todo primeiro domingo de setembro. A Capela, por si só, já é uma atração a parte, mas sua localização nos dá uma imensa sensação de paz e tranquilidade. As paisagens que nos oferece, de diversos ângulos, é a atração principal, mas uma vez ali você vai entender o porquê essa capela é tão importante para os moradores daquela região. Vale, muito, a visita!
Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e faça uma viagem perfeita para Itália!
Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like!
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Vamos conhecer San Quirico d’Orcia em Siena? San Quirico nem sempre é uma das cidades escolhidas na rota do vinho toscano, mas é, definitivamente, um lugar mágico para considerar na hora de montar seu itinerário. Se você prefere lugares tranquilos, sem a grande massa turística que se aglomera em frente aos pontos principais de uma cidade, seu lugar é aqui! A Capela serve para coroar toda essa experiência incrível que é conhecer uma área tão subestimada, mas que nos faz tão bem em questão de minutos!
Está inseguro para viajar?
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem.
O meu post te ajudou ou ainda tem dúvidas? Deixe o seu comentário abaixo que te respondo!
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!
Alô Ana ! Sou Paulo Dias de Carvalho, residente na Av. Parque Águas Claras 2735-B-903, Bairro Águas Claras, Brasília (DF). Aposentado, 83 anos, tenho feito várias excursões com minha mulher, Celeste, 73 anos e, ocasionalmente, levando
minha sobrinha, Márcia, 56 anos, residente no Rio de Janeiro. Algumas dessas excursões faço alugando carro, às vezes
com duração de meses, como aconteceu em 2019 (2 meses nos EUA conhecendo os Estados de Wyoming, Montana e Oregon) : outras vezes, com a Queensberry. Na verdade, prefiro excursionar por minha conta porque tenho a oportunidade de conhecer um número maior de locais. O fato é que, com a idade atual mas ainda com boa saúde,
passei a desejar fazer excursões de no máximo três semanas com as características da viagem que fizemos na República Checa, com guia e motorista que, diariamente, logo pela manhã nos apanhavam no hotel e, no final do dia,
nele nos deixavam. A viagem que queremos fazer é no Veneto e Alto Ádige, tão somente quando estivermos seguros
quanto ao covid. Em princípio você operaria esse tour nas citadas condições ?
Respondi por email querido:) Abraços, Ana