Vamos conhecer San Quirico d’Orcia em Siena?

Na província de Siena fica San Quirico D’Orcia e sua belíssima Capela della Madonna di Vitaleta. Preparamos para hoje um Roteiro especial nessa bela aldeia na zona de Siena!

0 211

Vamos conhecer San Quirico d’Orcia em Siena?

A pequena cidade de San Quirico d’Orcia fica a maravilhosa Capela della Madonna di Vitaleta, localizada na Zona de Siena. Hoje vamos saber um pouco mais sobre essa cidadezinha cheia de charme e sua famosa Capela. Fique com a gente e faça o melhor da Itália! Realize aqui a viagem dos seus sonhos! Agora vamos ao nosso Post Especial do dia: Vamos conhecer San Quirico d’Orcia em Siena? Leia também nosso Post Onde dormir em Siena!

Se você acha que tem muito para conhecer da Itália e não quer pensar em muitos detalhes para organizar essa viagem, leia após as Conclusões: “E agora quem poderá me AJUDAR?”

Nossa Introdução

San Quirico d’Orcia é uma pequena cidade que foi construída no topo de uma pequena colina, acima dos restos da antiga vila de Osanna. A pequena vila fica no meio do caminho Montalcino e Pienza. Com sua posição privilegiada, o panorama do alto é cinematográfico. Aliás, aqui ficam as árvores mais fotografadas da Toscana, que formam paisagens delirantes! San Quirico é uma parada importante no longo percurso da Via Francigena, onde os peregrinos que viajavam para a Cidade Eterna, é aqui que eles encontravam restaurantes e pontos de descanso.

1) Vamos conhecer San Quirico d’Orcia em Siena? AS IGREJAS, O PALAZZO E A PIAZZA

A aldeia ainda preserva sua estrutura medieval original e está localizada dentro de uma muralha, que é dividida pela rua principal, a Via Dante Alighieri. As entradas, propriamente ditas, para a cidade são quatro portões; a melhor delas é a entrada Noroeste, que nos leva até a Igreja Colegial de San Quirico e Giulitta. A Igreja é esplêndida! Na tradição cristã, Quirico era o nome da criança que, junto de sua mãe Giulitta, morreu mártir na época do imperador Diocleciano, em 304. Dentro da igreja há pinturas esplêndidas e painéis pintados.! No estilo românico com elementos góticos e barrocos, é caracterizada por três belos ingressos com esculturas de leões, um diferente do outro.

Palazzo Chigi, Piazza della Libertà e a Igreja de San Francesco

Atrás da Igreja e ao lado do colegiado, fica o Palazzo Chigi que é um belo edifício que, hoje, abriga a prefeitura da cidade. Seguindo, ainda, pela Via Dante Alighieri, você chega à Piazza della Libertà, que é o centro nevrálgico de San Quirico. A Igreja de San Francesco, também conhecida como a Igreja da Madonna, chama a atenção e é onde fica a estátua de terracota de Nossa Senhora, feita por Andrea della Robbia, em 1870; a imagem, antes, ficava na Capela Vitaleta. Prosseguindo, você vai encontrar lojas e restaurantes. Não deixe de experimentar o queijo local, Pecorino de Pienza, e os vinhos de Montalcino e Montepulciano.

2) Vamos conhecer San Quirico d’Orcia em Siena? IGREJA SANTA MARIA ASSUNTA

No final da cidade você pode visitar a Igreja de Santa Maria Assunta, outro esplêndido exemplar do estilo românico. A igreja parece simples e não atrai nosso olhar imediatamente, mas é cheia de atrações, a começar pelo portal principal que é adornado com pequenas esculturas de animais.

Jardim Horti Leonini e a Torre del Cassero

Aproveitando que está por lá, faça a uma visita ao belo Jardim Horti Leonini, que tem acesso a partir da Piazza della Libertà, ali, à direita da Igreja de Santa Maria Assunta, o caminho está bem indicado! Projetado em 1540 por Diomede Leoni, os jardins têm uma bela estátua de Cosimo de Medici III. É aqui também ficam os restos da Torre del Cassero, uma antiga torre medieval com mais de 39 metros de altura, a Torre foi quase toda destruída durante a Segunda Guerra Mundial. Dos muros fortificados que cercam o Horti, você pode curtir uma vista fascinante da Valdorcia, a partir do Monte Amiata e abrangendo as cidades montanhosas de Pienza e Montepulciano.

3) Vamos conhecer San Quirico d’Orcia em Siena? PORTA CAPPUCINI E A CAPELA DE VITALETA

Se você quiser “se perder” pelas pequenas ruas ao lado da Via Alighieri, você encontrará as outras portas que dão acesso à cidade, incluindo a Porta Cappuccini, que é um austero baluarte de forma poligênica. Seguindo para leste de San Quirico d ‘Orcia, na estrada panorâmica que leva a Pienza, há um dos pontos mais bonitos, importantes e famosos de todo o Vale D’Orcia: a Capela de Vitaleta.

Sobre a Capela de Vitaleta

A Capela fica no topo de uma bela colina, e está cercada por uma paisagem quase surreal. Uma vez ali você, com toda certeza, reconhecerá um dos cartões postais mais famosos da Toscana. A capela da Madonna di Vitaleta é um edifício sagrado e de propriedade privada, mas pode ser visitado. A igreja tem, provavelmente, origem no Renascimento e foi mencionada pela primeira vez em um documento que data de 1590.

Sua História

O edifício religioso foi posteriormente refeito completamente pelo arquiteto Giuseppe Partini, em 1884, como inspiração ele utilizou modelos do século XVI. Era aqui que ficava a já citada imagem de Nossa Senhora, de Andrea della Robbia. Uma curiosidade: alguns especialistas dizem que a estátua foi, na verdade, comprada em 1553, em um mercado de antiguidades em Florença, até hoje, não houve confirmação se é ou não verdade! Fato é: a Capela de Vitaleta está localizada em uma estrada de terra que leva de Pienza a San Quirico d’Orcia e tem a proteção da UNESCO.

Sua Arquitetura

A Capela tem uma entrada simples, um salão único e a fachada principal revestida em pedra de Rapolano, e é caracterizada por uma pequena rosácea que se abre sobre o portal, lateralmente, a mesma fachada é delimitada por pilastras: uma à direita e outra à esquerda, sobre as quais repousa o frontão do cume, onde fica um brasão. As fachadas laterais também são revestidas de pedra, assim como a parte de trás, onde fica uma torre sineira com dois campanários arredondados. Do lado de fora, ciprestes servem de “moldura” para esse lugar, realmente, especialíssimo!

O culto de Nossa Senhora acontece todo primeiro domingo de setembro. A Capela, por si só, já é uma atração a parte, mas sua localização nos dá uma imensa sensação de paz e tranquilidade. As paisagens que nos oferece, de diversos ângulos, é a atração principal, mas uma vez ali você vai entender o porquê essa capela é tão importante para os moradores daquela região. Vale, muito, a visita!


Assista esse vídeo e saiba: Onde estacionar em Siena? Se inscreva em nosso canal e recebe mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

San Quirico nem sempre é uma das cidades escolhidas na rota do vinho toscano, mas é, definitivamente, um lugar mágico para considerar na hora de montar seu itinerário. Se você prefere lugares tranquilos, sem a grande massa turística que se aglomera em frente aos pontos principais de uma cidade, seu lugar é aqui! A Capela serve para coroar toda essa experiência incrível que é conhecer uma área tão subestimada, mas que nos faz tão bem em questão de minutos!

E se mesmo assim você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem;)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!


para sua viagem perfeita!

CONSULTORIA

Guias 100% customizados e dentro de seu orçamento!