Turismo de experiência no Piemonte: Vinícola Fontanafredda

Conhecido como o Rei dos Vinhos, o Barolo é produzido em uma zona muito particular na área do Langhe, na região de Piemonte, e uma das vinícolas mais renomadas, a Fontanafredda, oferece uma degustação dos deuses! Vamos saber mais?

0 68

Turismo de experiência na Vinícola Fontanafredda, Piemonte

Há algumas semanas eu realizei uma viagem fantástica para a zona do Langhe, na região de Piemonte e vivi excelentes momentos no melhor estilo turismo de experiência. Hoje quero contar para vocês sobre o meu turismo de experiência numa espetacular Vinícola, no Piemonte. Já posso adiantar para vocês que o turismo de experiência no Piemonte: Vinícola Fontanafredda é perfeito! Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias

Nossa Introdução

Antes de tudo vamos conhecer melhor a zona do Langhe, que é uma importante produtora de vinhos na Itália. Quando falamos dessa zona, estamos falando de um lugar muito especial, principalmente para o turismo de experiência: é nessa área que produzem o chamado Rei dos Vinhos, o celebrado Barolo.

O Langhe é um território geográfico do baixo Piemonte e está localizado entre duas províncias: a de Cuneo e a de Asti. O território, no entanto, é constituído por um extenso sistema montanhoso que é delimitado pelo curso dos rios Tànaro, Belbo, Bòrmida di Millesimo e Bòrmida di Spigno, fazendo fronteira com o ‘Astesana, Monferrato e Roero.

A região do Piemonte é maravilhosa e, assim como a Toscana, nos oferece uma infinidade de vinícolas esplêndidas. Conhecer uma vinícola nessa região vale muito a pena e vai agregar grandes lembranças às melhores memórias da sua viagem por esse região magnífica! Clique aqui e conheça outras vinícolas na Itália!

Um território mais do que especial

Não preciso nem dizer que o território é de uma beleza que impressiona, não é mesmo? Os Langhe são ricos em história cultura e, claro, enogastronomia. O turismo de experiência na Vinícola Fontanafredda é uma das mais completas dessa zona, que é muito famosa por ser produtora de alguns dos vinhos mais celebrados do mundo como o Barolo, o Barbaresco, o Dolcetto e o Barbera d’Alba, sem contar as iguarias únicas vindas dali como a Trufa Branca de Alba e a avelã Tonda Gentile, entre outros. Leia também: As cinco melhores vinícolas de Barolo

DICA IMPORTANTE:

para fazer esse tour eu sugiro que você não vá de carro! Contrate um motorista particular ou utilize um transfer, já que o passeio envolve consumo de bebidas alcoólicas.
Se for beber NÃO DIRIJA! Jamais, em hipótese alguma!

As cidades produtoras de Barolo

As cidades que integram a lista dos produtores de Barolo são as seguintes: (território total) Barolo, Castiglione Falletto e Serralunga d’Alba; (território parcial) La Morra, Monforte d’Alba, Roddi, Verduno, Cherasco, Diano d’Alba, Novello e Grinzane Cavour.

Vale lembrar que a produção do Barolo segue uma especificação rigorosa que prevê a vinificação exclusiva de uvas do tipo Nebbiolo, e é imprescindível que elas sejam cultivadas dentro das fronteiras do território das cidades citadas anteriormente. Essa é uma das mais importantes zonas produtoras de vinho do mundo, se não for a mais importante. Leia também Qual o melhor período para visitar as vinícolas italianas?

Onde fica a Vinícola Fontanafredda?

A Vinícola Fontanafredda é a mais importante de toda a região. Está localizada na cidade de Serralunga d’Alba, província de Cuneo, e é de uma beleza hipnotizante.

A vinícola do rei da Itália

A Vinícola Fontanafredda nasceu em 1858 e está, intimamente ligada, a uma célebre história de amor: a história de Vittorio Emanuele II, rei da Itália, e Rosa Vercellana. Vittorio deu de presente à sua amada esse local, para que ela pudesse morar longe dos olhares curiosos e, aqui, começou a ser produzido o chamado “Vinho do Rei, e o Rei dos Vinhos”. O único, incomparável, esplêndido: Barolo.

Com sua história fantástica, oferecer um autêntico turismo de experiência, era uma questão de honra, e, de maneira irretocável, a Vinícola Fontafredda consegue oferecer um passeio esplêndido, e cheio de magia!

Mas por que esse vinho é tão especial?

A resposta poderia ser muito simples: porque ele é perfeito, mas vai além! O ponto chave que faz desse vinho uma obra prima, é o terroir – e o que é o terroir? A palavra terroir tem a etimologia francesa e vem de “terr”, radical francês encontrado em palavras como terre, que quer dizer terra ou solo; terrain, que significa terreno; e terras, que se traduz como terraço. Seu conceito para a produção de vinhos traz uma ligação entre os fatores como a terra e o espaço agronômico onde acontece a produção do vinho.

Uma uva muito especial

A uva para a produção dessa joia em forma de bebida é a Nebbiolo, que encontrou com perfeição as condições ideais nas 11 localidades de Langhe onde é produzido. Aliás, Barolo, é o nome de uma dessas localidades, bem como o nome de seus ‘irmãos’: Barbaresco, Soave, e Bardolino. A Vinícola Fontanfredda é referência na produção de vinhos impecáveis e é famosa no mundo todo justamente por ser uma das melhores de toda a Itália.

Alguns detalhes do Barolo produzido pela Vinícola Fontanafredda

  • O Barolo é um vinho tinto produzido com uvas 100% Nebbiolo. A regra diz que ele deve ser envelhecido por, no mínimo, 3 anos – dos quais, pelo menos, 18 meses em barrica. Com 5 anos de envelhecimento o vinho é considerado Barolo Riserva e, seus “gêmeos” são o Nebbiolo Lampia, Michet e Rosé.
  • Na boca ele é elegante e gentil; não espere uma bomba de sabor forte, sabores frutados ou uma acidez em excesso: você receberá algo com sabor terroso, com toques de notas de alcaçuz e café.
  • Sua cor é inebriante aos olhos: se apresenta com um rubi transparente, que ganha tons alaranjados com o passar dos anos.
  • E, por fim, mas não menos importante: o bouquet do Barolo, que é uma poesia! Cheio de pequenos frutti di boschi como framboesas e groselhas, cerejas, flores elegantes, laca, especiarias, couro, pimenta verde, anis, noz-moscada e alcaçuz, mas – sobretudo – aromas terrosos como avelã, folhas e trufas. É, realmente, um presente para nosso olfato!

DICA DE OURO

Para quem quiser se hospedar na Vinícola Fontanafredda é bom saber que eles apresentam um verdadeiro complexo de imersão no mundo do vinho. Hotéis, restaurantes, e experiências únicas: tudo em um único lugar!
Para maiores informações, acesse o site especial do Complexo Villaggio Narrante, e surpreenda-se!

Um pouco mais sobre Vinícola Fontanafredda

Voltando à Vinícola propriamente dita e ao turismo de experiência na Vinícola Fontanafredda no Piemonte: a propriedade conta com 120 hectares de vinhas, produz, ao ano, 2.500.000 de garrafas de vinhos, e conta com mais de 300 funcionários (diretos e indiretos). A vinícola exporta para mais de 60 países no mundo e é, de fato, considerada a mais importante de toda a região.

Para a degustação, vale lembrar que, durante o percurso, você terá uma verdadeira aula sobre vinhos, uvas, produção e, claro, histórias sobre a família real italiana.

Valores e Reservas

Há alguns tours disponíveis, mas te garanto que todos eles valem a pena! São todos guiados e eles custam entre 30 e 100 euros – dependendo da variedade dos vinhos que você pretende conhecer mais a fundo. Os tours duram, em média, 1h30 e são magníficos. É necessário agendar com antecedência e, para fazer sua reserva e optar para o melhor tour para você, VOCÊ PODE CLICAR AQUI!

IMPORTANTE!!!!!

A degustação é proibida para os menores de 18 anos – porém os menores podem participar do passeio pela linha de produção dos vinhos. Você pode também presentear alguém com um voucher com validade de 18 meses.

Em caso de cancelamento, é necessário informar aos organizadores com, no mínimo, três dias de antecedência para reaver o reembolso total do valor. Em caso de cancelamento a menos de 2 dias da data da visita, o valor pago não será devolvido – salvo por motivos da não prestação do serviço imputáveis ​​à organização do programa.

AGRADECIMENTO ESPECIAL

Aproveito o espaço para agradecer, imensamente, a todos os funcionários da Vinícola Fontanafredda. Fui extremamente bem recebida, com uma gentileza inenarrável e pude viver uma das experiências mais incríveis da vida! Recomendo? De olhos fechados! Vale, MUITO, a pena! Tenham certeza!


Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e faça uma viagem perfeita para Itália!

Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like!

GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Turismo de experiência: Vinícola Fontanafredda, no Piemonte. Se você quer viver uma experiência incrível, diferente, e única, que vai te deixar apaixonado: Vinícola Fontanafredda é o destino certo para você! Fontanafredda vai mudar tudo que você já conheceu, até hoje, em termos de degustação de vinhos, hospitalidade, e charme!

Está inseguro para viajar?

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem.

O meu post te ajudou ou ainda tem dúvidas? Deixe o seu comentário abaixo que te respondo!



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!