Quais os meses mais chuvosos na Itália?

O clima na Itália é bem definido, por isso é mais fácil de se organizar na hora de planejar uma viagem. Gostaria de saber se você vai pegar chuva ou não? Te conto nesse post!

2 7.614

Quais os meses mais chuvosos na Itália?

Sei que quem acompanha as notícias italianas viu que o mundo está desabando em chuva na Itália em alguns períodos que não é comum chover, e quando estamos em Agosto, mês em que raramente (ou nunca!) chove no país da bota! Já adianto: é atípico chover nessa época do ano e aconteceu a mesma coisa no ano passado.Então vamos saber quais os meses mais chuvosos na Itália? Saiba aqui o que fazer nas cidades italianas quando chove: Roma, Veneza, Milão e Florença. Fique com a gente e faça o melhor da Itália!  Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos! Conheça nossa Seção sobre o Clima na Itália!

Se você acha que tem muito para conhecer da Itália e não quer pensar em muitos detalhes para organizar essa viagem, leia após as Conclusões: “E agora quem poderá me AJUDAR?”


Assista esse vídeo e saiba: Qual é o mês que mais chove na Itália? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


Nossa Introdução

Os meteorologistas estão tentando entender essa mudança de ‘comportamento’ nas chuvas, mas a explicação mais usada é a ‘guerra’ entre as nuvens carregadas da África e da Europa; algo como um ‘cabo de guerra’ que a África está vencendo e mandando chuva para a Europa, principalmente para Itália, que está no meio do mediterrâneo; fato é: as estações estão ‘bem bagunçadas’ no mundo inteiro!

Dados Oficiais do Ministério da Agricultura Italiano, da Aeronáutica e da Defesa Civil

Os dados que utilizaremos nesse post serão dados oficiais do Ministério da Agricultura Italiano, da Aeronáutica e da Defesa Civil, e utilizaremos médias conforme registros nos últimos dez anos, o que não significa que você vai ou não encontrar chuva na Itália. Lembre-se que o tempo é uma coisa que é imprevisível e até os meteorologistas erram. Sugiro sempre dar uma conferida na previsão do tempo, principalmente durante os meses de mudança de estação, pois o clima pode ficar bem confuso, O.K.?! Do mesmo jeito que fica no Brasil: frio, calor, calor e frio… Tudo no mesmo dia! Agora vamos lá!

1) Quais os meses mais chuvosos na Itália? ESTAÇÃO DAS CHUVAS

Qual é a estação das chuvas na Itália? Bom, vamos direto à resposta da pergunta que não quer calar: qual o mês mais chuvoso na Itália?

  • Setembro e Outubro (em teoria);
  • Novembro e Dezembro também são meses chuvosos, mas são chuvas com menor intensidade, fica mais na garoa e chuviscos rápidos com possibilidade de neve;
  • Em Março, na Itália, também tem ‘as águas de Março’, só que lá elas ‘fecham’ o inverno.
  • As últimas chuvas ‘surpresas’ que ocorreram em Agosto foram inesperadas e pegou muitos turistas e moradores locais de surpresa!
  • No norte, geralmente, chove mais do que no Sul, pois devido às áreas litorâneas do Sul e do Centro, as temperaturas acabam sendo mais amenas.

Na figura abaixo (média anual de 2017) podemos observar onde mais chove e como podemos notar a Itália não é um país muuuuuuito chuvoso.

Quais os meses mais chuvosos na Itália?



2) Quais os meses mais chuvosos na Itália? CHUVAS ANUAIS

Outro dado interessante é a quantidade de chuvas anuais. A tabela mostra a média de chuva por região e a média geral do país. Como podemos notar, a média de chuva nas regiões variou bastante nos últimos dez anos e o recorde de chuva foi na região Norte em 2014, quando choveu 1280,8 mm! Onde menos choveu nos últimos 10 anos, foi na região central do país; em 2017 choveu apenas 498,4 mm. Em fevereiro de 2018, choveu mais na região sul do que na região norte, o que também acabou surpreendendo.

Quais os meses mais chuvosos na Itália?

3) Quais os meses mais chuvosos na Itália? COMPARAÇÃO

Já no gráfico abaixo, podemos comparar 2017 e 2018, que foram os anos mais atípicos quando falamos de chuva.

Março, em 2018, por enquanto, bateu recorde de chuvas e registrou 210 mm! É muita chuva, meu povo! Em Setembro, como podemos observar, a média é maior (nos últimos 15 anos), mas são chuvas mais isoladas e menos frequentes, mas com mais intensidade. Também não é um mês ‘comum’ para chover, mas chove!

Quais os meses mais chuvosos na Itália?

4) Quais os meses mais chuvosos na Itália? FONTES

Atualmente, com o aquecimento global e o clima bem temperado quase no mundo todo, fica difícil ‘prever’ uma chuva. As chuvas vêm e vão muitas vezes sem dar sinais claros disso e a Itália também registrar alguns temporais fora de época. Se você realmente NÃO QUISER PEGAR CHUVA, viaje nos meses mais quentes, entre Junho e Agosto, pois é quando as estações são mais quentes e bem secas, mas… Já separe alguns euros para ter que comprar um guarda chuva em caso de ‘surpresas’!

FONTES:


Assista esse vídeo e saiba: Dicas de looks para viajar para Itália durante o inverno? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!


para sua viagem perfeita!

CONSULTORIA

Guias 100% customizados e dentro de seu orçamento!

Planejamento de Viagem

MINICURSO

Apenas para inscritos em nossa newsletter!

 

Aproveite melhor suas férias! Aprenda a planejar com segurança e eficiência sua viagem pela Itália. Curso grátis!