Como funciona o Tax Free na Itália?
Olá! Tudo bem? Que bom ter você aqui mais uma vez! Como já repeti algumas vezes, tantos novos assuntos nascem a partir das dúvidas dos leitores… Então esse post vai responder a dúvida da nossa leitora Flávia Souza e de tantos outros leitores 🙂 Obrigada pela participação em forma de comentários Flávia!) Hoje vamos falar de um dos assuntos que mais gera dúvidas nos brasileiros que viajam para Itália, o famigerado TAX FREE. Mas, afinal: Como funciona o Tax Free na Itália? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Nossa Introdução
O que é Tax Free? Tax Free é o valor de uma taxa cobrada sobre um imposto, no caso da Itália, o I.V.A. (Imposto Sobre Valor Agregado). Todos os produtos já possuem o valor do IVA incluso no preço, porém, para estrangeiros que residam fora da União Europeia, é possível solicitar isenção do pagamento da taxa. Leia nossos Posts para fazer Shopping na Itália, nas cidades de: Roma, Florença e Milão.
Valor do Imposto
O valor do imposto pode variar de 15 a 25% no valor total do produto (o desconto do IVA na Itália é de 22%, mas, deste valor, desconte o IOF, que hoje é de 6,38%, caso pague com o teu cartão de crédito), e as lojas não são obrigadas a aderir a este serviço, portanto, caso tenha interesse nesse benefício, informe-se para saber se a loja onde você está comprando trabalha com Tax Free. Atente-se também ao valor mínimo para ter direito a ele: é necessário gastar 154,94 Euros na mesma loja e no mesmo dia. Vamos saber como funciona o Tax Free na Itália?
Entre para a nossa Comunidade Exclusiva no WhatsApp e tenha acesso a tudo o que você precisa para planejar sua viagem com confiança.
Antes de embarcar, você receberá dicas essenciais para organizar cada detalhe. Durante a sua estadia, terá segurança e suporte ao vivo. Além disso, poderá trocar experiências com outros viajantes apaixonados pela Itália, aprendendo com suas vivências e evitando perrengues.
Tudo isso está disponível por menos de R$ 35,00 por mês!
Clique aqui e faça parte da nossa comunidade agora!Quanto posso gastar na Europa?
Cada pessoa tem direito a gastar até 1000 dólares em compras na Europa. Se o valor ultrapassar você poderá ganhar uma multa de 50% do valor que ultrapassou. O controle é feito quando você retorna para o Brasil, no momento que você passar pela a alfândega. Chegando ao Brasil, no lojas free shop (aquelas do aeroporto) você tem o direito de gastar mais 1000 dólares em compras por pessoa. Muito Importante: fique sempre atento ao Site da Receita Federal e evite contratempos desnecessários.
Bom Saber…
No caso de livros, jornais, revistas e bens de uso ou consumo pessoal são isentos do pagamento de tributos e não precisam ser declarados. Para um produto ser considerado item de uso pessoal, a aquisição deve ter sido necessária, de acordo com as circunstâncias da viagem, a condição física do viajante e as atividades profissionais executadas naquele período fora do país. Por exemplo: uma máquina fotográfica, um relógio e um telefone celular devem ser apresentados na condição de usados. Para saber mais clique aqui!
1) Como solicito o benefício do Tax Free?
Verificando se a loja trabalha com essa vantagem, tenha em mãos passaporte e cartão de crédito. Solicite o formulário de Tax Free na hora em que for pagar e o preencha corretamente. Para ser validado, o formulário precisa ser carimbado no aeroporto, O.K.? Informe-se sobre onde fica o guichê da empresa no aeroporto onde você vai embarcar de volta para o Brasil.
Recebendo o Tax Free no Aeroporto
- Com o Formulário Tax Free já preenchido você deve chegar ao aeroporto com mais antecedência do que o de costume, ou seja, mais de 3 horas de antecedência do horário da partida do seu voo, na maioria das vezes as filas são grandes (depende muito do período que você tá viajando).
- Faça o seu check-in, mas deixe as compras na mala de mão, pois a alfândega pode pedir a qualquer momento. Depois de fazer o check-in, dirija-se ao balcão da alfândega (em italiano dogana), e solicite o Tax Free.
Recebendo em Dinheiro
- Você pode receber o Tax Free no próprio aeroporto, na hora você vai apresentar as coisas que comprou (somente se pedirem, pois nem sempre solicitam) e apresentar o formulário na alfândega, eles carimbam e depois você deve depositar na caixa de correio indicada por eles, ou muitas vezes eles mesmos colocam. Isso será feitos no dia que você estiver deixando o país. Neste caso, na hora, diga que deseja receber em dinheiro. Será melhor porque você ainda poderá gastar em alguma loja do Free Shop.
Recebendo Desconto na Fatura do Cartão de Crédito
- Caso você coloque o formulário (lacrado!) nas caixas destinadas a este serviço e não queira o dinheiro na hora, você receberá o valor como desconto na fatura do cartão (em, aproximadamente, 30 dias). Caso queira fazer com mais calma, é possível enviar, via Correios, a documentação do Brasil. Lembre-se que você só pode fazer essa solicitação de reembolso quando deixar a Europa, ou seja, no último país visitado.
Recebendo o Tax Free em Roma
Você sabia que pode receber o seu Tax Free (Tax Refund) antecipado em Roma? E em dinheiro? SIM VOCÊ PODE!!!! Porém o reembolso será no máximo até 500 euros. Você pode receber em lojas conveniadas Global Blue. Na Loja de departamentos Rinascente (Via del Tritone 61), que abrem das 09h30min até as 23h30min. Tenha em mãos: o formulário preenchido pela loja onde comprou, um documento de identificação (preferência sempre pelo passaporte) e o seu cartão de crédito, por questões de garantia ele ficam o número do mesmo.
Apresentando no Aeroporto
- De qualquer forma, apresente no aeroporto as coisas que comprou (nem sempre solicitarão). Atenção: as compras não podem estar usadas. Apresente o formulário à alfândega, e depois disso você deve depositar na caixa de correio indicada por eles, ou muitas vezes eles mesmos colocam.
- Isso você vai fazer no dia que você for deixar o país. Não tente burlar o sistemas e as regras, pois eles ficam com o número do seu cartão de crédito e caso você não apresente e deposite o formulário no aeroporto eles depois descontam o valor que já te reembolsaram, do seu cartão de crédito. Melhor fazer tudo dentro das regras para não ter dor de cabeça depois e terminar a sua viagem tranquilo.
2) O Tax Free na Itália vale a pena?
Vale, claro! Calculando o valor mínimo de compra (vamos considerar 155 Euros) e utilizando o valor mínimo do abatimento do imposto (15%), você receberá de volta algo em torno de 23 Euros. Agora imagine que você comprou este valor em várias lojas e calcule quanto você receberá de reembolso no total… Vale a pena, sim!
Para maiores informações e localização dos postos para solicitar o Reembolso do Tax Free na Itália, acesse esse link!
Importante Saber
- O reembolso NÃO É VÁLIDO para produtos somente com recibo, é necessário ter o formulário da loja preenchido e carimbado.
- Reforçando: resista a usar aquele perfume dos sonhos que você tanto queria! Mesmo que você tenha o formulário e o recibo: se o produto para o qual você estiver solicitando o reembolso estiver com indícios de uso, você não receberá o benefício!
- Não se esqueça de se apresentar no aeroporto cedo para poder fazer a solicitação do Tax Free na Itália com calma.
- O reembolso não pode ser solicitado para serviços como: hotéis, aluguel de carros , alimentação, e etc, mas somente para os produtos que podem ser levados com o viajante para fora da União Européia. Portanto, o reembolso, só se aplica para compra de bens que serão posteriormente exportados.
Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e saiba se é possível usar o reembolso do Tax Free para o aluguel de carro!

Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Como funciona o Tax Free na Itália? Se você pretende utilizar o benefício do tax free na Itália, use nossas dicas! Lembre-se sempre de que o tax free não é uma obrigatoriedade das lojas e que, caso algum dos requisitos citados acima não sejam atendidos, os responsáveis pelos benefícios podem se negar a oferecê-los a você, portanto, esteja sempre atento(a), O.K.?!
Está inseguro para viajar?
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)
O meu post te ajudou ou ainda tem dúvidas? Deixe o seu comentário abaixo que te respondo!
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!
So no ultimo pais? nao posso solicitar ao sair do pais que irei fazer mais compras e se for comprar no outro, solicitar no outro tambem?
Que eu saiba somente no pais de entrada..:) ou onde fez as compras.. Abraços, Ana
Oi Ana, tudo bem? Existe algum site onde consigo saber de ante-mão quais as lojas nas quais é possível a restituição de tributos através do Tax Free? Verifiquei no site da Global Blue e lá não informa as lojas. Obrigado!
1) Se eu gastar EUR 1.000 na mesma loja eu receberei de volta o imposto referente aos 1.000 euros ou é limitado a EUR 154,94…..
2) e se pagar em espécie tambem tenho direito?
3) se eu for sair da europa por roma e comprar na frança, onde devo pedir o reembolso?
4) é possível receber em dinheiro ou somente no cartão?
Ciao Ana!!!
Seu Blog é sensacional, suas dicas ajudam muito no planejamento de uma viagem para a Itália. Nesta questão do TAX FREE, sabe informar se é possível fazer o reembolso do IVA sobre aluguel de carro/campervan?
Muito obrigado pela atenção ao tema.
Abraços,
Fábio
Fabio a isenção e, portanto, o reembolso, só se aplica para compra de bens que serão posteriormente exportados. Sendo assim, o reembolso não pode ser pedido para serviços como alimentação, hotéis, aluguel de carros e etc, mas somente para os produtos que podem ser levados com o viajante para fora da União Européia. Boa viagem, Ana
Boa noite. Fiz um tax free em Milão na nossa viagem que ocorreu no final de novembro e até agora não recebemos a restituição no cartão crédito. Você informou que o prazo são geralmente 30 dias. Caso não apareça na fatura de fevereiro, existe alguma canal para reclamação?
Caroline veja o site: www.taxfreeservice.com/Condizioni.asp Abraços, Ana
Ana,
Fiz uma pesquisa no site da Global Blue e notei que o percentual de devolução era menor de 15,5%, existe a possibilidade de restituir integralmente? Uma vez que a taxa varia entre 15 e 22%
N tenho idéia querida, te aconselho a escrever diretamente:) Abraços e boa viagem, Ana
Ana fiquei com uma duvida, no caso de compra de um celular ele precisa estar na caixa lacrado?
Att,
tudo que for pedir para passar pelo Tax free deve estar lacrado:) Abraços, Ana