Como funciona o Tax Free na Itália?

Fazer compras é sempre ótimo, com desconto então... Um sonho! Você sabia que, para turistas, há esse benefício na Itália? Hoje vamos dar todos os detalhes sobre o Tax Free!

12 22.224

Como funciona o Tax Free na Itália?

Olá! Tudo bem? Que bom ter você aqui mais uma vez! Como já repeti algumas vezes, tantos novos assuntos nascem a partir das dúvidas dos leitores… Então esse post vai responder a dúvida da nossa leitora Flávia Souza e de tantos outros leitores 🙂 Obrigada pela participação em forma de comentários Flávia!) Hoje vamos falar de um dos assuntos que mais gera dúvidas nos brasileiros que viajam para Itália, o famigerado TAX FREE. Mas, afinal, o que é TAX FREE? Vale a pena solicitar? Como eu faço? Hoje tiraremos todas as dúvidas mais comuns em relação ao assunto. Preparados? Vamos lá! Como funciona o Tax Free na Itália? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!

Se você acha que tem muito para conhecer da Itália e não quer pensar em muitos detalhes para organizar essa viagem, leia após as Conclusões: “E agora quem poderá me AJUDAR?”

Como funciona o Tax Free na Itália?

Nossa Introdução

O que é Tax Free? Tax Free é o valor de uma taxa cobrada sobre um imposto, no caso da Itália, o I.V.A. (Imposto Sobre Valor Agregado). Todos os produtos já possuem o valor do IVA incluso no preço, porém, para estrangeiros que residam fora da União Europeia, é possível solicitar isenção do pagamento da taxa. Leia nossos Posts para fazer Shopping na Itália, nas cidades de: RomaFlorença e Milão.

O valor do imposto pode variar de 15 a 25% no valor total do produto (o desconto do IVA na Itália é de 22%, mas, deste valor, desconte o IOF, que hoje é de 6,38%, caso pague com o teu cartao de crédito), e as lojas não são obrigadas a aderir a este serviço, portanto, caso tenha interesse nesse benefício, informe-se para saber se a loja onde você está comprando trabalha com Tax Free. Atente-se também ao valor mínimo para ter direito a ele: é necessário gastar 154,94 Euros na mesma loja e no mesmo dia. Vamos saber como funciona o Tax Free na Itália?

Quanto posso gastar na Europa?

Cada pessoa tem direito a gastar até 500 dólares em compras na Europa. Se o valor ultrapassar você poderá ganhar uma multa de 50% do valor que ultrapassou. O controle é feito quando você retorna para o Brasil, mo momento que você passar pela a alfândega. Fora deste limite você tem o direito de comprar um celular e uma câmera fotográfica por pessoa. Chegando ao Brasil, no Duty Free você tem o direito de gastar mais 500 dólares em compras por pessoa. Fique sempre atento ao site da Receita Federal.

1) Como funciona o Tax Free na Itália? REEMBOLSO

Como solicito o benefício? Verificando se a loja trabalha com essa vantagem, tenha em mãos passaporte e cartão de crédito. Solicite o formulário de Tax Free na hora em que for pagar e o preencha corretamente. Para ser validado, o formulário precisa ser carimbado no aeroporto, O.K.? Informe-se sobre onde fica o guichê da empresa no aeroporto onde você vai embarcar de volta para o Brasil.

Recebendo o Tax Free no Aeroporto

  • Com o Formulário Tax Free já preenchido você deve chegar ao aeroporto com mais antecedência do que o de costume, ou seja, mais de 3 horas de antecedência do horário da partida do seu voo, na maioria das vezes as filas são grandes (depende muito do período que você tá viajando).
  • Faça o seu check-in, mas deixe as compras na mala de mão, pois a alfândega pode pedir a qualquer momento. Depois de fazer o check-in, dirija-se ao balcão da alfândega (em italiano dogana), e solicite o Tax Free.
Recebendo em Dinheiro
  • Você pode receber o Tax Free no próprio aeroporto, na hora você vai apresentar as coisas que comprou (somente se pedirem, pois nem sempre solicitam) e apresentar o formulário na alfândega, eles carimbam e depois você deve depositar na caixa de correio indicada por eles, ou muitas vezes eles mesmos colocam. Isso será feitos no dia que você estiver deixando o país. Neste caso, na hora, diga que deseja receber em dinheiro. Será melhor porque você ainda poderá gastar em alguma loja do Free Shop.
Recebendo Desconto na Fatura do Cartão de Crédito
  • Caso você coloque o formulário (lacrado!) nas caixas destinadas a este serviço e não queira o dinheiro na hora, você receberá o valor como desconto na fatura do cartão (em, aproximadamente, 30 dias). Caso queira fazer com mais calma, é possível enviar, via Correios, a documentação do Brasil. Lembre-se que você só pode fazer essa solicitação de reembolso quando deixar a Europa, ou seja, no último país visitado.

Recebendo o Tax Free em Roma

Você sabia que pode receber o seu Tax Free (Tax Refund) antecipado em Roma? E em dinheiro? SIM VOCÊ PODE!!!! Porém o reembolso será no máximo até 500 euros. Você pode receber em lojas conveniadas Global Blue. Na Loja de departamentos Rinascente (Via del Tritone 61), que abrem das 09h30min  até as 23h30min. Tenha em mãos: o formulário preenchido pela loja onde comprou, um documento de identificação (preferência sempre pelo passaporte) e o seu cartão de crédito, porq questões de garantia ele ficam o número do mesmo.

Apresentando no Aeroporto
  • De qualquer forma, apresente no aeroporto as coisas que comprou (nem sempre solicitarão). Atenção: as compras não podem estar usadas. Apresente o formulário à alfândega, e depois disso você deve depositar na caixa de correio indicada por eles, ou muitas vezes eles mesmos colocam.
  • Isso você vai fazer no dia que você for deixar o país. Não tente burlar o sistemas e as regras, pois eles ficam com o número do seu cartão de crédito e caso você não apresente e deposite o formulário no aeroporto eles depois descontam o valor que já te reembolsaram, do seu cartão de crédito. Melhor fazer tudo dentro das regras para não ter dor de cabeça depois e terminar a sua viagem tranquilo.

2) Como funciona o Tax Free na Itália? VALE A PENA?

Vale, claro! Calculando o valor mínimo de compra (vamos considerar 155 Euros) e utilizando o valor mínimo do abatimento do imposto (15%), você receberá de volta algo em torno de 23 Euros. Agora imagine que você comprou este valor em várias lojas e calcule quanto você receberá de reembolso no total… Vale a pena, sim!

Para maiores informações e localização dos postos para solicitar o Reembolso do Tax Free na Itália, acesse esse link!

Importante Saber

  • O reembolso NÃO É VÁLIDO para produtos somente com recibo, é necessário ter o formulário da loja preenchido e carimbado.
  • Reforçando: resista a usar aquele perfume dos sonhos que você tanto queria! Mesmo que você tenha o formulário e o recibo: se o produto para o qual você estiver solicitando o reembolso estiver com indícios de uso, você não receberá o benefício!
  • Não se esqueça de se apresentar no aeroporto cedo para poder fazer a solicitação do Tax Free na Itália com calma.
  • O reembolso não pode ser solicitado para serviços como: hotéis, aluguel de carros , alimentação, e etc, mas somente para os produtos que podem ser levados com o viajante para fora da União Européia. Portanto, o reembolso, só se aplica para compra de bens que serão posteriormente exportados.


Assista esse vídeo e saiba: Quais são as palavras mais usadas durante uma viagem na Itália? Na alfandega! Se inscreva em nosso canal e recebe mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Se mesmo assim você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem;)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!