Posso beber e dirigir na Itália?

Sei que parece absurda a ideia, sei que pode causar espanto esse post, mas – acreditem – essa é uma das perguntas que mais recebo de quem pretende viajar pela Itália de carro. Vamos saber mais sobre o assunto?

0 865

Posso beber e dirigir na Itália?

Pessoal, sei que a dúvida parece absurda; quem, em plena consciência, perguntaria algo do gênero, mas essa é uma das perguntas que eu mais recebo de quem pretende utilizar um carro alugado para viajar pela Itália: posso beber e dirigir na Itália? É óbvio que já sabemos a resposta para essa pergunta, mas vamos ao post para que eu possa contar TUDO sobre esse assunto para você! Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Nossa Introdução

Antes de qualquer coisa eu gostaria de abrir este post explicando o objetivo dele: sei que a ideia (e a pergunta!) deixa qualquer um abismado, mas muitas, muitas, muitas pessoas me perguntam se pode beber e dirigir na Itália, especialmente quem quer fazer o roteiro da rota do vinho na Toscana, que exige o uso do carro, já que não oferece boa opção de transporte público. Porém, logo no início, já vou te dar a resposta para essa pergunta: NÃO BEBA E DIRIJA! Nem na Itália, nem no Brasil, nem em lugar nenhum do mundo! NÃO FAÇA ISSO! Seja responsável, tenha bom senso e, em hipótese alguma, sob nenhuma circunstância, faça isso, NUNCA! Não coloque em risco a sua segurança e a de outros por conta de uma taça de vinho!

Clique aqui para saber mais sobre:

Como eu já disse em outros posts…

Se tem algo que funciona muito bem na Itália, são as leis! A Itália não tem ‘dó’ de fazer a lei fazer com quem quer que seja! Ao longo dos anos, a Itália endureceu ainda mais suas leis de trânsito, especialmente para motoristas que guiam com álcool no organismo; e as consequências podem chegar até a penas de prisão! Em 2016 a Itália também decretou que, caso uma pessoa se envolva em um acidente de carro, mate alguém e apresente álcool no sangue, ela poderá ser processada por HOMICÍDIO CULPOSO.

Tabela de valores de álcool presentes no organismo em conformidade com a lei italiana…

No entanto é bom saber que na Itália você é considerado apto para dirigir se o nível alcoólico no organismo não ultrapassar os 0,5 g / litro (veja tabela no link abaixo). EVIDENTE que o nível de álcool no sangue varia de pessoa para pessoa, envolve fatores como sexo, metabolismo, idade e quanta comida foi ingerida junto com o álcool, porém, como ninguém carrega um bafômetro no bolso o tempo todo, não há como saber se você está abaixo do limite legal ou não, então é sempre melhor prevenir do que remediar. REFORÇO: SE BEBER NÃO DIRIJA!

BAIXE AQUI A TABELA DE VALORES DE ÁLCOOL PRESENTE NO ORGANISMO EM CONFORMIDADE COM A LEI ITALIANA!

Quem pode te parar na Itália para fazer fiscalização? E se eu não quiser fazer o teste do bafômetro?

A polícia e os carabinieri (e, no geral, todas as forças da ordem italiana) têm plena autoridade para parar veículos para fiscalizações aleatórias como, por exemplo, testes do bafômetro! Aliás, especialmente aos finais de semana, é MUITO comum encontrar blitz na entrada e na saída de algumas cidades, bem como no centro! Tanto a polícia quanto os carabinieri (além de outras autoridades italianas) podem solicitar que você faça um teste do bafômetro para saber qual é o nível de álcool no sangue do motorista. Na Itália há dois tipos de testes para verificar o álcool nos organismo dos indivíduos: 

Bafômetro

Onde a pessoa sopra um balão conectado a uma máquina que mede a quantidade de etanol no ar expirado. Na Itália é comum que os policias peçam uma ‘contraprova’, ou seja, que o teste seja repetido após cinco minutos, independente do resultado.

Exame de sangue

É bom saber que, caso não haja bafômetros disponíveis na viatura (o que é difícil, mas dependendo do período do ano, pode acontecer!), os policias podem te conduzir até um hospital para que o exame de sangue seja realizado.

Importante Saber

Na Itália NÃO HÁ a opção de recusa, ou seja, você é OBRIGADO a fazer o teste; se você insistir e se negar a fazer o teste, a consequência da recusa acarreta em registro de infração grave; e o encaminhamento para a delegacia mais próxima NÃO É DESCARTADO! Sim, você corre o risco de ser preso; além do mais você será punido como se tivesse o maior nível de álcool possível no organismo, mesmo que não tenha! Se você pensou: eu não falo italiano e vou fingir que não estou entendendo: não caia nessa! Entre o sim e o não, eles optam pela opção mais rigorosa, sem nenhum cerimônia, portanto, se for parado pela polícia, colabore!

Quais são as penalidades para quem bebe e dirige na Itália?

Além das penalidades já citadas, como – em alguns casos – prisão e denúncia por homicídio culposo em caso de acidente com vítima, as penalidades para quem insiste em beber e dirigir começam com o nível ‘mínimo’ de álcool no sangue de 0,5 g / litro e as penalidades são as seguintes:

De 0,5 a 0,8 g / l

Multa de 500 a 2000 euros de multa, retirada da carteira de habilitação (no caso de estrangeiros retirada da PID) por 3 ou 6 meses; Leia também tudo sobre a PID clicando aqui!

De 0,8 a 1,5 g / l

Multa de 800 a 3.200 euros, até 6 meses de prisão e retirada da licença que pode variar de 6 meses a 1 ano;

Mais de 1,5 g / l

Multa de 1.500 a 6.000 euros, de 6 meses a 1 ano de prisão, retirada da licença de 1 a 2 anos, apreensão e confisco do veículo, encaminhamento para a delegacia. A apreensão e confisco do veículo se dá somente para titulares dos meios, ou seja, se o carro for alugado, ele irá para um pátio e poderá ser retirado somente por um representante da empresa que alugou o carro para você. A empresa não sofre penalidade. Para entender melhor sobre dirigir na Itália leia também nosso Módulo 1 do Guia Definitivo para dirigir na Itália! e o Módulo 2 do Guia Definitivo para dirigir na Itália!

Quero utilizar o carro, mas quero beber! O que eu faço?

Não use o carro! Opte por outra forma de transporte como táxi, trem, ônibus, metrô, transfer, motorista particular… Há uma infinidade de opções, ou seja, não tem desculpa para beber e dirigir! Se você estiver acompanhado, peça para quem alguém que não beba dirigir – desde que essa pessoa seja maior de idade e também possua a PID.

Atenção…

Pessoal, as leis italianas NÃO FAZEM diferença entre cidadãos e turistas! As leis são duras para TODOS e, na Itália, FUNCIONAM, principalmente as leis de trânsito! Não se iluda e não acredite que sairá sem nenhuma punição, caso seja pego na blitz do bafômetro, só porque é estrangeiro! Não é assim, O.K.?!

Dicas de Ouro

Veja aqui algumas das opções que aconselho para você beber tranquilamente e não passar por situações desastrosas em sua viagem. Você pode deixar o carro no hotel a aproveitar o dia fazendo alguns Tours sem se preocupar;)

Tour Privativo

Este tipo de tour é ideal para pessoas VIPs, que preferem conforto do início ao fim da viagem, ideal para pequenos grupos de amigos, para famílias com crianças ou para pessoas da terceira idade. Esse tipo de serviço garante um conforto absoluto para quem viaja. Basicamente se deverá somente aproveitar o passeio sem o estresse de atender horários de trens, metrôs, ônibus, nem se preocupar com a lei seca na Itália. Beba a vontade e desfrute desse tour VIP!!!!

Tour em Grupo

Essa opção também é maravilhosa para quem só quer curtir a beleza dos lugares com segurança, comodidade e tranquilidade! O passeio em grupo é uma solução perfeita para quem não quer gastar tanto, ideal para quem quer economizar.

Hospedagem em Agroturismo

Que tal partir com o carro direto para um Agroturismo? Tenho certeza que será uma experiência única, pois vocês estará hospedado dentro de um hotel fazenda onde tudo é produzido pelos donos do estabelecimento. Você poderá desfrutas dos vinhos e dos alimentos colhidos na própria terra de uma forma mágica e inesquecível!!!! Ahhh sem contar as paisagens impressionantes que estas acomodações oferecem.

Nota

  • O termo “Enogastronômico” (você também pode encontrar escrito como “enogastronomia”) significa “turismo de gastronomia e vinhos”. Essencialmente, é uma palavra italiana e, também, é uma palavra “nova” e não muito comum “AINDA”! Conheça nossa seção sobre alimentação na Itália, clicando aqui!

Gostou das minhas dicas? Então faça um orçamento sem compromisso e veja como vale a pena;) Acesse Aqui!

Vai viajar pela Itália de carro?

Se for alugar um carro não deixe de ler nossos posts na seção Dirigindo na Itália no blog Viajando para Itália. Além de dicas de roteiro de carro, temos tudo sobre sinalizações, pedágios, estradas e muitos mais dicas. Leia também VIAJANDO DE CARRO NA ITÁLIA: EXEMPLOS DE ROTEIROS

Não sabe onde alugar o carro?

Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa, com atendimento em português, pagando em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12x sem juros no cartão? E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da ideia? Então clique no banner abaixo Pesquise, compare e escolha! : )

Importante Saber

Se for dirigir na Itália é imprescindível a carteira internacional ou a sua CNH do Brasil com tradução juramentada, O.K.? Se não possuir, não dirija, pois você terá muitos problemas caso seja parado pela polícia italiana! LEIA O POST PRECISO DE CARTEIRA INTERNACIONAL PARA DIRIGIR NA ITÁLIA (PID)?


Assista esse vídeo e saiba: Qual transporte utilizar na Itália: carro ou trem? Se inscreva em nosso canal e recebe mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Posso beber e dirigir na Itália? Sei que parece absurdo que tenhamos que falar sobre esse assunto, mas entre o sim e o não, é melhor deixar tudo – sempre – muito bem esclarecido, certo?! O que aprendemos hoje? SE FOR DIRIGIR, NÃO BEBA! Tenho certeza de que todos têm consciência das graves consequências que isso pode trazer para quem age dessa forma e, muitas vezes, até mesmo para quem não tem nada a ver com as escolhas de cada um, por isso, vamos colocar a mão na consciência e não dar ‘sorte para o azar’, O.K.?!

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!