Devo me preocupar com os terremotos na Itália?
Venha para a Itália com tranquilidade. Segundo os sismólogos a Itália, nos últimos anos, apresentou abalos sísmicos decadentes, com menos frequência e menor intensidade. É claro que os fenômenos nos assustam, mas não podemos nos prender a isso como um pânico e não viajar só por isso. Então vamos saber: será que devo me preocupar com os terremotos na Itália? Não deixe de consultar nossa seção Clima na Itália com dicas e informações sobre o clima na Itália! Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!
1) Devo me preocupar com os terremotos na Itália? COM VIAGEM MARCADA?
Pois bem: teve um terremoto na Itália e eu estou com viagem marcada. O que fazer? Siga viagem! Se o terremoto aconteceu na cidade para a qual você está indo, ligue para o hotel e se informe sobre a situação deles, afinal a defesa civil vai avaliar os danos e, dependendo da dimensão do tremor, vai evacuar a cidade. Quando acontece um terremoto, a primeira providência das autoridades é fechar as linhas de trem ao redor de onde aconteceu o abalo para análise de possíveis danos nos trilhos; claro que, como não é prioridade, essa análise pode demorar dias e até semanas. Até segunda ordem ninguém entra na cidade atingida!
Importante Saber: leia nosso post Perdi meu passaporte na Itália, o que fazer?, essa leitura ajudará você a se prevenir caso venha perder seu passaporte, viaje seguro e tranquilo sabendo que terá recursos para sair dessa situação tão desagradável.
2) Devo me preocupar com os terremotos na Itália? ESTANDO NA ITÁLIA?
Estou na Itália e teve um terremoto! O que eu faço? Tente não entrar em pânico! O fato de você estar bem já é algo muito valioso! Se tiver que sair às pressas leve com você seus documentos: não se preocupe com malas a pertences! Nada vale nossa vida nessas horas! Siga as orientações das autoridades e mantenha a calma sempre, por mais difícil que seja!
Pense em todas as pessoas que perderam suas casas e você verá que ‘sua perda’ não é nada comparada a quem não tem mais onde morar! Triste realidade, eu sei! Tente ajudar, se possível! Quando acontecem tragédias como essas, a força tarefa é fundamental e os italianos são MUITO solidários: ajudam sempre uns aos outros! Pergunte como você pode ajudar e, se puder, não hesite!
Cuidados: evite locais fechados após um terremoto!
Busque ficar em lugares abertos e sem estruturas de concreto ao redor. Algumas construções podem ter sofrido danos e colapsar somente depois do tremor. Todo cuidado é pouco!
Importante, Entenda sobre a Magnitude
Magnitude é a medida da intensidade da energia mecânica gerada por um choque sísmico e baseia-se na amplitude das ondas sísmicas registradas pelos sismógrafos. Terremotos com magnitudes de até 04 são quase imperceptíveis, exceto por instrumentos ou em condições particulares. Da magnitude 04 a 07, além de uma percepção clara, também existem danos e perigos crescentes. Os terremotos mais catastróficos têm magnitude 08 ou 09 e podem ocorrer uma vez por ano. O maior terremoto ocorreu no Chile em 22 de maio de 1960 e atingiu magnitude 9,5.
A tabela abaixo descreve os efeitos característicos dos terremotos de acordo com as magnitudes, mas pode variar dependendo da distância do epicentro, do tipo de construção e do terreno em que ocorrem.
MAGNITUDE EM GRAUS RICHTER |
EFEITOS |
0 – 1,9 | Só pode ser registrado usando equipamento apropriado. |
2 – 2,9 | Somente aqueles que estão em decúbito dorsal o alertam; um pêndulo se move. |
3 – 3,9 | Poucas pessoas percebem isso, como um passeio de caminhão; vibração de um copo. |
4 – 4,9 | Ele é normalmente avisado; um pêndulo se move consideravelmente; copos e pratos de tilintar; pequenos danos. |
5 – 5,9 | Todo mundo sente isso chocante; possíveis rachaduras nas paredes; os móveis se movem; alguns feridos. |
6 – 6,9 | Todo mundo percebe isso; possivelmente em pânico; colapso da casa; frequentemente ferido; risco de vida; ondas altas. |
7 – 7,9 | Pânico; perigo de vida nos edifícios; apenas alguns edifícios permanecem intactos; mortos e feridos. |
8 – 8,9 | Vida ameaçada em toda parte; edifícios inutilizáveis; ondas de até 40 metros de altura. |
9 + |
Catástrofe; possivelmente uma grande mudança na superfície da Terra. |
3) Devo me preocupar com os terremotos na Itália? COM AS FREQUÊNCIA DOS TERREMOTOS?
Onde acontecem os terremotos com mais frequência? A defesa civil fez um mapa, em 2015, com os locais onde os terremotos são mais intensos e mais possíveis de ocorrer (para ver a versão em HD, clique neste link!).
As cores representam quatro zonas que a defesa civil define conforme abaixo:
- Zona 1: A mais perigosa, podem ocorrer terremotos fortes com grandes danos. No mapa, cor vermelha. Ex: L’Aquila.
- Zona 2: Podem ocorrer fortes abalos com consequências graves, mas menores do que os da zona 1. No mapa, cor laranja. Ex: Perugia.
- Zona 3: Podem ocorrer fortes abalos, mas menos intensos do que na zona 1 e 2. No mapa, cor amarela. Ex: Florença.
- Zona 4: Os abalos nessas regiões não apresentam altos riscos. No mapa, cor cinza. Ex: Sardenha.
Apesar de tudo a Itália não está na lista dos países mais atingidos do mundo como Chile e Japão.
Atividades Sísmicas em Nosso Planeta
Na Terra eles ocorrem todos os dias, veja a seguir:
- cerca de 8000 terremotos de magnitude 0;
- aproximadamente 1000 de magnitude 2;
- cerca de 130 de magnitude 3;
- 120 vezes por ano de magnitude 6;
- 18 por ano de magnitude 7;
- uma vez por ano em magnitude 8;
- uma vez a cada 20 anos de magnitude 9.
Vamos entender um pouco sobre os Terremotos?
Vamos começar relembrando nossas aulas de geografia: os terremotos são causados pela movimentação das placas tectônicas. A Itália está entre duas enormes delas: A Placa Africana e a Placa Eurásia.
Para complicar ainda mais, há uma pequena placa no leste italiano, a Microplaca Adriática.
Quando ela se move, os abalos atingem as placas maiores que se movimentam e causa os tremores, a parte mais atingida da Itália é o centro, mas o sul também já sofreu com terremotos.
Notícias
Alguns tremores são inofensivos, outros devastadores! O pior deles aconteceu em 1908, em Reggio , que deixou 82 mil mortos. Outro terremoto devastador foi registrado em Eboli, perto de Nápoles, onde morreram 2.700 pessoas. A maior parte dos terremotos acontece de madrugada, o que dificulta uma fuga eficaz dos moradores.
O Epicentro
É quase IMPOSSÍVEL prever o epicentro de um terremoto, sua intensidade e para onde as ‘ondas’ de movimentos seguirão, mas a Itália tem um programa de computador que ‘calcula’ os números de uma possível tragédia como numero de mortos, feridos e valores monetários devido aos danos causados pelos abalados sísmicos. Tudo isso é calculado com base em densidade geográfica, localização, extensão territorial, etc.
Outro fator que contribui para a movimentação das placas tectônicas são os vulcões e é bem sabido que a Itália possui alguns vulcões em atividade, o que pode ser um agravante para a situação. Além de toda a tragédia, a Itália possui inúmeras construções centenárias, que ficam mais frágeis com o passar dos anos e, por isso, mais suscetíveis a grandes danos. Alguns cientistas afirmam que os animais conseguem pressentir um abalo sísmico e assim encheram suas fazendas com animais visando ajudar as autoridades.
VEJA O VIDEO : [DICAS] QUAL É O MELHOR PERÍODO PARA VIAJAR À ITÁLIA? VANTAGENS E DESVANTAGENS DE CADA ESTAÇÃO
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Devo me preocupar com os terremotos na Itália? Viaje com tranquilidade. Segundo os sismólogos a Itália, nos últimos anos, apresentou abalos sísmicos decadentes, com menos frequência e menor intensidade. E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem;)
O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!