Como comprar uma passagem de trem na Itália?

Problema resolvido! Aqui temos um passo-a-passo que te ensinará a comprar a passagem de trem na Itália, temos também um vídeo auto-explicativo para facilitar a sua vida!

42 19.113

Como comprar uma passagem de trem na Itália?

O trem na Itália é um dos meios de transporte mais usados porque ele é rápido, seguro, prático e cobre quase todo o território italiano. E como comprar uma passagem de trem na Itália? Mas antes de começar o nosso passo-a-passo é importante entender um pouco como funciona a malha ferroviária na Itália. Vamos lá? Fique com a gente e faça o melhor da Itália! Realize aqui a viagem dos seus sonhos!

Se você acha que tem muito para conhecer da Itália e não quer pensar em muitos detalhes para organizar essa viagem, leia após as Conclusões: “E agora quem poderá me AJUDAR?”

passagem de trem na Itália
Estação de Trem na Itália

Nossa Introdução

A empresa mais famosa é, sem dúvida, a Trenitalia S.p.A. que é uma empresa subsidiada 100% pelo Transporte Público Ferroviário Italiano e é a principal sociedade italiana a administrar o transporte ferroviário de passageiros e de carga na Itália. Nos últimos anos a Trenitalia teve avanços significativos, de modo geral, principalmente com os serviços de bilheteria, visto a enorme quantidade de turistas que eles recebem: o serviço melhorou muito e fica cada vez mais prático e rápido, o que faz seus passageiros economizarem dinheiro e tempo!

Diferença entre a Italo e a Trenitalia

Outra empresa forte do ramo é a Italo (empresa privada), concorrente direta da Trenitalia. Há algumas diferenças entre elas: a velocidade e os destinos atendidos! Outra diferença que pode ser considerada é o valor: por operar linhas de alta velocidade, a Italo cobra mais caro pelos seus serviços (excelentes!), mas não chega em cidade menores, por exemplo e é ai que eles usam um ‘truque’ de mestre: para não perder mercado, a Italo oferece linhas de ônibus para que o passageiro consiga chegar na cidade de destino utilizando todos os serviços da empresa.

Apesar de tudo, se você comprar suas passagens com muita antecedência (90 dias), as tarifas da Italo tendem a ser mais baixas. Um site ótimo para comparar o valor das passagens é o Trainline. Basta colocar o destino, dias e horários e o site te oferece a lista completa de valores das empresas que operam com o trecho informado. Esse site é em língua portuguesa, mas eu aconselho sempre a comprar os bilhetes nos sites oficiais.

Dicas

Qual a diferença entre os trens na Itália?

Antes de mostrar o passo-a-passo de como comprar uma passagem de trem online, vale lembrar que há diferenças entre os trens italianos e os trechos operados, vamos saber agora quais são?

Regionale

Os trens “Regionale” (regionais) são os mais baratos, mas bem simples. É muito utilizado pelos próprios moradores das cidades que se deslocam para ir ao trabalho, por exemplo. Não é um dos mais bonitos, mas é muito eficiente se você precisa trocar de província. Os bancos não são dos mais confortáveis, mas é uma boa opção no geral.

Regionale Veloce

A diferença entre a classe econômica e a primeira classe é mínima, então não vale a pena pagar mais caro pela primeira.O trem para em TODAS as estações, então a viagem fica MUITO, MUITO, MUITO mais longa do que de fato poderia ser. Diferente do “Regionale Veloce”, que para somente nas estações de “maior movimento” (se informe antes do embarque!). Não é um dos mais pontuais, mas tente não se estressar!

Dica: O banheiro não é um dos mais incríveis do mundo. Não é difícil encontrá-los sujos, portanto, então vá ao banheiro da estação antes do embarque ou deixe para ir ao banheiro quando chegar ao destino final.

Intercity

O Intercity vai de uma cidade para outra e para nas estações principais ao longo do caminho (não só nas maiores, mas em algumas menores consideradas estações importantes de ligação entre uma linha de outra, por exemplo). É um trem bem rápido, chega a viajar a 200 km/h, e um pouco mais moderno que o Regionali e, sem dúvida, bem mais limpo e pontual.

Freccia Rossa, Freccia Argento e Freccia Bianca

Freccia Rossa, Freccia Argento e Freccia Bianca, são os trens que ligam as principais capitais das regiões e as principais cidades, e os trens viajam direto! Os trens chegam a 300km/h, são modernos, limpos e rápidos, pois não param em todas as estações (nas menores, por exemplo, eles passam direto).

O mais bacana dos trens Freccia é que todos os assentos são marcados. Dependendo da classe escolhida para viajar há disponível café, jornal e até vinho para os passageiros. Uma das maiores vantagens é a pontualidade! Os trens Freccia tem prioridade em todo o território italiano, ou seja: se tiver outro trem no caminho dele, o trem tem que parar, mudar de trilho, para o Freccia passar! Então raramente atrasa mais do que 10 minutos.

Dicas

  • Preste atenção nas siglas quando for comprar as passagens. EC, por exemplo, e ECN significa, respectivamente, Eurocity e Eurocity noturno; são os trens que fazem travessia de fronteira para Suíça ou França, por exemplo. M quer dizer Metropolitano, geralmente indica Metropolitana, ou seja, o metrô. E as letras D ou DD querem dizer Direto ou Diretíssimo: você embarca na cidade X e o trem só para no destino final, Y.
  • Se possível, vá até a estação um dia antes da partida do seu trem para se familiarizar com o ambiente. Se você não for pegar o trem naquele dia há disponível um painel fixo com TODOS os horários e trens que circulam naquela estação. Dê uma olhada ali e verifique seu horário e sua plataforma. Sempre chegue com, pelo menos, meia hora de antecedência!

Importante Saber

  • Lembre-se sempre de prestar MUITA atenção na hora da compra! As passagens mais baratas, normalmente, não são reembolsáveis!
  • Outro ponto importante: SEMPRE verifique o número da plataforma de embarque!
  • No painel (tabellone) de chegadas e partidas da estação de trem aparece tudo bem claro. Na ordem é possível verificar o trem (treno), a cidade de destino (destinazione), o horário (orario), se há atrasos (retardo), informações (informazione) e o número da plataforma (binario) onde o trem vai parar.
  • Há, quase sempre, dois painéis. O painel de chegadas (arrivi) e os de partida (partenze), O.K.?!
  • É muito importante lembrar que nem sempre a cidade de destino é a parada final. Pode ser que sua estação esteja “no meio do caminho”, por isso procure sempre pelo número do trem que está na passagem e fique atento às paradas.

Dúvidas Frequentes

A seguir selecionei para você querido leitor algumas dúvidas dos meus leitores, seguidores e de alguns viajantes para que você possa ter tudo completinho. Não se esqueça que abaixo ainda teremos o passo-a-passo para compra do bilhete de trem.

1) E se eu não validar o bilhete comprado na estação? O que eu faço?

Procure um funcionário dentro do trem e diga que não conseguiu validar o bilhete a tempo, ele mesmo validará para você. Bilhetes comprados online geralmente não precisam serem convalidados. Verificar sempre no próprio bilhete se diz que deve ser validado (convalidado).

2) E se eu quiser mudar a data?

Se você comprou o bilhete online é possível entrar no site e alterar a data por ali mesmo. Se você comprou na estação, vai precisar ir até o guichê. Você só pode trocar a data UMA vez, portanto se organize para evitar que isso seja necessário. Vale lembrar que cada empresa tem uma política de alteração de passagens, informe-se com a empresa para saber se é possível ou não trocar ou ser reembolsado pelo bilhete comprado com antecedência. Justamente por isso aconselho que se compre pelos sites oficiais para ser mais fácil esse procedimento.

3) Tenho que registrar todos os passageiros no site na hora da compra?

Não! Dos outros passageiros geralmente pedem somente nome e data de nascimento.

4) Entrei no site, mas não consigo acessar os horários de partidas. O que eu faço?

Provavelmente começou ou terminou o horário de verão na Itália. O sistema deles é meio “lento”, portanto entre no site vários dias na semana, cedo ou tarde os horários estarão normalizados.

5) Posso levar bagagem no trem?

Pode, mas não sugiro levar volumes enormes! Alguns trens aceitam malas pequenas e não oferecem local para acomodá-las, principalmente os regionais, então pode ser um problema viajar com mala grande. Opte por uma mala pequena ou média. Saiba aqui Quanta bagagem posso levar nos trens italianos?

6) Vou pegar um trem com destino final X, mas vou parar em outra cidade antes. Posso usar a mesma passagem?

Depende! O ideal seria comprar outra passagem. A passagem é válida somente para viagens “diretas”, sem que você desça em outra estação e, caso você desça, dura somente quatro horas, ou seja: se você perder a hora, vai, necessariamente, ter que comprar outra passagem. Repito: se organize bem!

7) E se o trem atrasar?

Se o trem atrasar mais do que o previsto, será dado um aviso na estação. Procure um funcionário e mostre seu bilhete, ele irá te orientar. No inverno os atrasos são mais comuns, por causa da neve que pode bloquear algumas linhas de trem, mas dificilmente a viagem será cancelada, claro que em casos extremos.

8) Quais são as principais estações nas principais cidades?

  • Milão: É a Estação Milano Centrale;
  • Roma: É a Estação Termini Centrale;
  • Veneza: É a Estação Santa Lucia;
  • Florença: É a Estação Santa Maria Novella;
  • Nápoles: É a Estação Napoli Centrale.


Vamos ao nosso passo-a-passo com a Trenitalia? 

Como comprar uma passagem de trem ONLINE para viajar pela a Itália?

COMPRE AGORA SEU BILHETE E ECONOMIZE 50%!
Não deixe para comprar depois. Comprando com antecedência você pode economizar até 50% do valor do bilhete!!! Entre aqui na Trenitalia e adquira logo o seu 😉

Abaixo você encontrará o passo a passo com o site da Trenitalia.. Te aconselho sempre a fazer a comparação e verificar também os preços no site da Italo. As vezes as promoções deles podem ser ainda melhores que da Trenitalia. Veja o post onde falo sobre isso. Como reservar uma passagem de trem pela Italo.

1) Como comprar uma passagem de trem na Itália? PRIMEIRO PASSO

Acesso ao website

Antes de tudo, acessamos o site da Trenitalia (www.trenitalia.com). Na página inicial procuramos o nosso trem (conforme a Figura 1), inserindo as estações de partida e chegada, indicando data e horário, informando se a passagem será apenas de ida ou ida e volta e o número de passageiros (adultos e crianças).

Figura 1

2) Como comprar uma passagem de trem na Itália? SEGUNDO PASSO

Tipos de trem. Uma vez inseridos os dados, o site mostra todos os trens disponíveis conforme a imagem abaixo. Ao lado do horário temos a informação do tipo de trem, com seu respectivo número. Clicando no ícone “i” é possível ver todas as paradas até o destino final. A última coluna é a do preço, junto com a escolha do tipo de bilhete.

Figura 2
Figura 2: lista dos trens disponíveis.

Graças a essa tabela acima, temos uma gama de opções para avaliar e considerar.

3) Como comprar uma passagem de trem na Itália? TERCEIRO PASSO

Escolha do Lugar. Após termos visualizado a tabela de trens disponíveis, passamos para a escolha do preço e do assento. Ao clicar em “seleziona”, a janela mostrará os detalhes de valores por categoria e os preços promocionais das classes econômica e supereconômica dos vários tipos de “freccia”. Para os trens Frecciarossa, há uma classificação adicional para o padrão de passagem: standard, premium, business e executiva.

Figura3
Figura 3: Preços e serviços.

A tela acima é muito importante para visualizar o quanto conseguimos economizar no preço da passagem.

As ofertas promocionais não estão sempre disponíveis, e são exclusivas para quem reserva primeiro – por isso é essencial reservar o quanto antes.

Decidida a solução que mais nos agrada, prestemos bastante atenção à escolha do assento na parte inferior da página. Se não escolhermos nada o sistema estabelecerá um lugar automaticamente. Meu conselho é escolher a poltrona e o vagão, considerando os melhores lugares no trem levando em conta as suas necessidades (é aqui que está o truque).

Dica

  • Lembrando que antes de comprar uma passagem com oferta é melhor sempre ler as condições, porque geralmente os bilhetes em oferta não são reembolsáveis!

4) Como comprar uma passagem de trem na Itália? QUARTO PASSO

Pagamento. Escolhido o lugar e a garantida a oferta, caímos na tela seguinte referente ao pagamento (para sua comodidade, a dividi em duas). A parte superior contém um resumo das informações referentes ao bilhete. Na linha inferior é possível preencher os dados do passageiro, caso necessário (geralmente para as passagens a negócio). Há também serviços adicionais para encontrar um hotel na cidade de destino.

Figura4
Figura 4: Antes do pagamento.

A parte inferior da tela é muito importante, pois é preciso fazer a confirmação e efetuar o pagamento. Escolha GO ON WITHOUT LOG IN. Lembre de colocar o teu e-mail com muito cuidado e atenção isso é super importante.

Iremos preencher os nossos dados:

figura 8

E enfim, escolheremos o nosso método de pagamento.

Figura 5
Figura 5: Métodos de pagamento.

Resumo da Transação: A partir de fevereiro de 2015, a Trenitalia colocou também o carrinho de compras com o resumo de todos os dados da transação. Lá também informa o prazo para a expiração da sessão referente à aquisição da passagem (normalmente de 10 minutos).

figura6
Figura 6: Resumo no carrinho de compras.

A tela de pagamento é bem completa e permite utilizar todos os tipos de cartão de crédito (inclusive os pré-pagos): Visa, MasterCard, American Express, Diners Club. Também é possível efetuar o pagamento pelo Paypal. Desde o fim de dezembro de 2014, a Trenitalia oferece a possibilidade de memorizar os dados do cartão de crédito a fim de efetuar futuros pagamentos mais rapidamente.

Figura 5

Basicamente basta fazer um primeiro pagamento com o cartão de crédito e autorizar previamente à Trenitalia a memorização dos respectivos dados. Nas vezes seguintes não será necessário reinserir os dados (modelo Apple). Caso você precise garantir o assento, mas não puder pagar no momento, selecione “prenota ora, paga dopo” (reservar agora, pagar depois).

Para efetuar o pagamento temos dois dias de prazo e é possível fazê-lo também pelas lotéricas (Rete Lottomatica Servizi); através de caixas automáticos da Rede Unicredit, no guichê de atendimento da Trenitalia ou então em agências autorizadas. Se optar pelo pagamento em crédito no site, você será redirecionado para a página destinada ao preenchimento dos dados do cartão e finalizar a compra. Abaixo está um exemplo utilizando o carão de crédito Visa.

figura9
Figura 8: Finalização da compra.

5) Como comprar uma passagem de trem na Itália? QUINTO PASSO

PNR e Tíquete Eletrônico. Efetuado o pagamento, você será redirecionado a uma página de confirmação da transação que oferece a possibilidade de enviar os dados da passagem via SMS para o seu próprio celular (opção recomendada). Na mesma hora você receberá também um e-mail com o tíquete eletrônico em formato pdf.

Confira com cuidado as informações importantes como: data, horário, vagão, assento e o código PNR para comunicar o funcionário que fará a validação do bilhete. Eis um exemplo de PNR: VQCFC5. Na verdade, o atendente só precisa saber os dois últimos símbolos do PNR, então basta memorizar isso e o número do assento. Atenção: para concluir a compra da passagem temos um prazo de até 10 minutos, após esse tempo a sessão expira – sugiro ter em mãos os dados do cartão de crédito.


Assista o vídeo e veja o passo-a-passo de como comprar uma passagem de trem ONLINE na Itália com TRENITALIA? Se inscreva em nosso canal para receber mais informações sobre a Itália e deixe seu Like 😊

OU

Assista o vídeo e veja o passo-a-passo de como comprar uma passagem de trem ONLINE na Itália com a ITALO? Se inscreva em nosso canal para receber mais informações sobre a Itália e deixe seu Like 😊


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Se mesmo assim você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem;)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!


para sua viagem perfeita!

CONSULTORIA

Guias 100% customizados e dentro de seu orçamento!