Usar ou não usar o cartão de crédito na Itália?
Todo mundo já conhece as facilidades do cartão de crédito: não pesa, é fácil de levar, seguro, se der problema é só bloquear, mas muita gente se esquece do lado ruim dessa maravilha moderna, principalmente quando está a milhares de quilômetros de distância. “Ser ou não ser, eis a questão”. Usar ou não usar o cartão de crédito na Itália? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
1) As desvantagens de usar o cartão de crédito na Itália
Veja a seguir algumas desvantagens utilizando seu cartão de crédito no exterior.
- Pense que a cada transação efetuada, CADA TRANSAÇÃO EFETUADA, você paga um IOF de aproximadamente 6,38%;
- Lembre-se também que se você perder seu cartão na Itália, dificilmente seu banco no Brasil terá tempo hábil para te enviar um novo;
- Considere também que alguns serviços (principalmente algumas máquinas que vendem bilhetes de trem e ingressos) não aceitam cartão, só dinheiro, ou seja: pode ser um empecilho estar só com o cartão;
- Sem contar que a cotação do dia do fechamento da fatura nunca é a mesma cotação do dia que você efetuou a compra. Mas, calma, vamos esclarecer alguns fatos e te dar algumas ideias no decorrer desse post.
2) Devo levar o cartão de crédito para Itália?
Sim! Deve! Mas reserve-o somente para utilizá-lo em ÚLTIMO caso, quando não se tem mais opções disponíveis! Ou até mesmo para um caso de emergência! Leia também sobre os Melhores Cartões Pre-pagos para você viajar para a Itália!
3) O cartão é aceito em todos os lugares?
Não (em partes!). Em sua maioria, sim, mas aceitar ou não varia muito de cidade pra cidade, da bandeira do seu cartão e do valor da sua compra. Alguns lugares tem um limite mínimo de valor de compra para você poder utilizar o cartão, outros não aceitam nem em compras maiores, que dirá nas menores.
Dica de Ouro:
- Se você quiser, ou precisar utilizar, sempre pergunte ao vendedor se eles aceitam cartão de crédito no estabelecimento! (‘Accetta carta di credito?’ – Pronuncia-se: atchêta carta di crédito?).
4) Eu pago para fazer saques no exterior com meu cartão de crédito?
Sim! E paga caro! Você vai pagar cerca de 10% sobre o valor retirado; Ah e nem todos os BancoMats (o caixa eletrônico italiano) atende bancos internacionais nem todas as bandeiras, então é melhor não arriscar! A conta, essencialmente, é a seguinte: você vai pagar uma taxa para usar o caixa eletrônico, uma taxa para o seu banco (alguns isentam esse valor, verifique com seu banco), paga o lucro cambial do banco em cima do valor da conversão (os tais 10%!) e os 6,38% do IOF. Leia também Como funcionar o Tax Free na Itália?
Importante Saber
- Em cidades maiores, como Roma e Milão, há algumas filiais de bancos brasileiros. Informe-se e veja se seu banco tem filial na Itália, é bom saber esse tipo de informação para uma possível emergência! (Em tempo: sei que o Banco do Brasil tem filiais em Roma e Milão! Não sei, porém, se eles dão assistência a clientes de outros bancos nessas cidades; portanto marque uma hora com seu gerente e tire todas as suas dúvidas antes de viajar, O.K.?!)
5) As melhores opções para você usar na Itália
Bom, falamos, falamos, falamos e, afinal, quais são as melhores opções?
Levar dinheiro em espécie
Troque o dinheiro no Brasil! Não deixe para trocar no exterior, porque o Real é fraco e tem pouquíssima circulação na Europa, ou seja, nem sempre eles irão trocar! Lei também Como comprar Euro?
Utilizar Cartão Pré-pago
Converse com seu gerente e veja com ele as melhores opções que o banco pode te oferecer. Apesar das taxas serem um pouquinho mais altas, você não vai ter nenhuma surpresa tão desagradável quando chegar a fatura e pode recarregar via internet. É ótimo pra quem gosta de se planejar com muita antecedência.
Converse com o seu gerente
Peça ao seu gerente para que ele te informe com mais detalhes sobre o uso do cartão no exterior, ele pode te dar ideias ótimas, vocês podem negociar tarifas e ele pode te ajudar a escolher a melhor opção para sua viagem.
6) Por que levar meu cartão de crédito?
Você deve estar se perguntando: mas se só tem desvantagens, vou levar pra quê? Para emergências, principalmente! Até porque não é prudente andar somente com dinheiro (nem só com cartão de crédito!).
Além do mais há outros pontos a serem considerados:
- Chegada ao Aeroporto: Diversos países (a Itália é um deles!) podem pedir que você apresente uma ‘garantia’ de que você consegue se manter por ali durante a sua estadia, então ter um cartão de crédito é segurança para que ninguém implique com você na alfândega (Não acontece sempre, mas se acontecer com você, já sabe como estar ‘protegido’!).
- Hotéis e Locadoras: Os hotéis e as empresas que alugam carro pedem o número do cartão para poder fazer caução, então é bom estar prevenido!
7) E o Cartão de Débito? Vale a pena?
Acaba valendo mais do que o de crédito, porque você paga para o banco o câmbio do dia, mas você não se ‘livra’ do IOF e da taxa de conversão da moeda, as dos 10%!
Você conhece a Wise?
A Wise é um banco online que oferece vários serviços, como por exemplo: enviar dinheiro para o exterior; cartão de débito internacional; cartão de viagem; transferências de valor elevado e também possibilita você a receber dinheiro. A Wise é muito usada por turistas na Itália, e as taxas em média é de menos de 2%, acredita? Não é incrível?!
Para saber mais clique aqui e acesse o Site Oficial da Wise!
Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e saiba quanto custa um dia na Itália!
Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Usar ou não usar o cartão de crédito na Itália? Leve dinheiro em espécie e trocado, principalmente para pegar ônibus e comprar passagens de trem; evite utilizar seu cartão sem necessidade, no final das contas acaba ficando bem caro! No mais: divirta-se!
Está inseguro para viajar?
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem.
O meu post te ajudou ou ainda tem dúvidas? Deixe o seu comentário abaixo que te respondo!
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!