Conheça a Basílica de São Marcos em Veneza!
A Praça São Marcos é o primeiro lugar que nos vem à mente quando se fala de Veneza. A grande praça da basílica, com os pombos à espera de algo, talvez seja a imagem mais famosa de Veneza, e na imaginação de cada visitante que sonha em conhecer a Sereníssima. Vamos ao nosso post do dia? Conheça a Basílica de São Marcos em Veneza! Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Conheça um pouco da História da Basílica de São Marcos
A magnífica e suntuosa Basílica de São Marcos está no centro de Veneza há mais de 1000 anos, e a construção atual é o resultado de quatro igrejas anteriores, sendo o mais renomado monumento da cidade, o que melhor identifica Veneza em todo o mundo A Basílica, na verdade, tem uma estrutura arquitetônica no estilo bizantino, em forma de cruz grega, com uma grande cúpula central e quatro cúpulas menores, que correspondem aos quatro lados da cruz em questão. Leia também: Restaurantes Românticos em Veneza!
A Praça São Marcos
A Praça São Marcos é o único espaço aberto em Veneza, que tem o privilégio de ser chamado de “quadrado”, enquanto todas as outras áreas com essa característica são chamadas de “campos”. Hoje esta magnífica praça é cercada por bares muito sofisticados e caros, onde se pode sentar e assistir ao vivo a passagem de turistas de todo o mundo, extasiados com sua beleza e esplendor.
O Comércio em Veneza
O comércio era a grande força da República de Veneza, e isso levou para cidade, e também para a Basílica de São Marcos, tanto uma cultura artística, como as influências dos monumentos de Constantinopla, combinando formas e personagens de vários segmentos da arte. No entanto, a basílica é considerada o monumento mais solene da arte veneta-bizantina que chegou até nós. Dentro da Basílica, você será recebido por uma igreja de três filas de pilastras grandiosas, com cinco cúpulas decoradas com mosaicos. Que tal fazer um Curso de Culinária em Veneza? Clique aqui para saber mais!
O que ver dentro da Basílica de São Marcos?
Conheça agora em detalhes as 5 atrações da Basílica de São Marcos, em Veneza.
1) Os Mosaicos da Basílica de São Marcos
Além das atrações impressionantes e detalhes ilimitados, existem essencialmente cinco coisas para não perder quando você estiver dentro da Basílica. A primeira é, definitivamente, os mosaicos da Basílica de São Marcos, que datam principalmente a partir do século XII e XIII, alguns foram substituídos no século XV e XVIII pelos pintores venezianos Tiziano, Tintoretto, Tiepolo e Veronese. Todos esses mosaicos, representam a vida e a obra de Jesus Cristo.
2) O Chão da Basílica de São Marcos
A outra coisa notável é o chão, na verdade, os mosaicos do piso, mostram algumas imagens de perspectiva, figuras, agradáveis ornamentos e animais. Infelizmente, hoje, alguns dos mosaicos estão cobertos por tapetes, por questões de proteção.
3) O Tesouro Paroquial da Basílica
Você não pode perder o tesouro paroquial do lado direito, que é formado, praticamente, de tesouros artísticos, que foram levados para Veneza após o saque de Constantinopla, incluindo o “Trono relicário de São Marcos” de mármore, cálices litúrgicos, copas e patenas de pedra dura. Imperdível é também o ‘altar maior’, que abriga os restos mortais de São Marcos. Belos também os pilares do dossel, decorados com relevos.
4) Pala d’Oro da Basílica de São Marcos
Chegamos à atração principal da Basílica, que é a famosa ‘Pala d’Oro’. Está localizada atrás do altar principal e pode ser admirada apenas pagando um ingresso. Obra-prima de ourives foi feita em vários períodos, entre os séculos X e XIII. Há numerosas pedras preciosas, pérolas e esmaltes, inseridos no Pala d’Oro, que também contém obras bizantinas e itens roubados em Constantinopla. É, sem dúvida, uma obra-prima que vale a pena visitar.
5) Museu de São Marcos
A partir do hall, em seguida, subindo um lance de escadas íngremes, chegamos ao Museu de São Marcos. Aqui você tem a oportunidade de admirar a excepcional carruagem de bronze dourada; único exemplar da antiguidade, que era puxada por quatro cavalos, aonde você chega após o fascinante percurso pelo museu. Nos pavilhões, dentro da basílica, o museu permite contemplar os mosaicos de cima, bem como vista para o terraço e admirar a magnífica Praça São Marcos.
Informações Úteis
Horário de Funcionamento da Basílica de San Marco
- De 16 de abril a 28 de outubro
Dias úteis: 9h30 – 17h00 (último acesso 16h45)
Domingos e feriados: 14h00 – 17h00 (último acesso 16h45)
- De 29 de outubro a 15 de abril
Dias úteis: 9h30 – 17h00 (último acesso 16h45)
Domingos e feriados: 14h00 – 16h30 (último acesso 16h15)
Bom Saber:
- O tour em volta da Basílica demanda tempo, o percurso é grande. Você poderá iniciar o tour pela Basílica pelo lado de fora e se tiver interesse em conhecer o interior da Basílica compre o ingresso para não enfrentar fila.
- A visita no interior da Basílica é GRATUITA e pode durar, no máximo, 10 minutos, mas existe a possibilidade de reservar um bilhete para entrar sem ter que enfrentar filas. Aconselho, pois essa igreja é sem dúvida um dos monumentos onde você pode encarar até mais do que uma hora de fila, por isso vale a pena fazer a reserva!
- Para acessar o Museu de San Marco, a Pala d’Oro e o Tesouro da Basílica existem ingressos específicos que só podem ser adquiridos no local no momento da visita.
- Antes de viajar para Veneza saiba o que é Acqua Alta!
Sites para compra de Ingressos
- Site Oficial: Compre online o seu acesso privilegiado para uma visita à Basílica de San Marco evitando a longa fila na entrada principal (em média 45 minutos de espera)! O acesso sem filas está ativo somente de 1 de abril a 3 de novembro e permite reservar o acesso à Basílica ao custo de 3,00€ por pessoa (grátis para crianças dos 0 aos 5 anos), no dia e hora que preferir. De 4 de novembro a 31 de março, a Basílica de San Marco está aberta e pode ser visitada, mas o serviço de acesso sem fila está suspenso, pois os tempos de espera para acessá-la pela entrada principal são significativamente reduzidos. Para saber mais sobre a Basílica de São Marcos clique aqui no Site Oficial!
- Site Civitatis: acesse aqui para fazer sua reserva com um guia em língua inglesa ou espanhola, com cancelamento gratuito 24h antes da atividade. Clique aqui para saber mais e reservar!
- Site Get Your Guide: acesse aqui para fazer sua reserva com Guia de áudio incluído (Alemão, Espanhol, Inglês, Francês, Italiano) e com cancelamento gratuito 24h antes da atividade. Clique aqui para saber mais e reservar!
Localização da Basílica São Marcos
Adianto que Veneza é bem tranquila e fácil de fazer tudo caminhando. A Basílica de São Marcos está a uma curta caminhada de 2 km a partir da Estação Ferroviária Venezia Santa Lucia. Caso você tenha dificuldades para se locomover, use o Vaporetto (ônibus aquático público que custa 7,50 Euros), basta pegá-lo em frente a Estação Venezia S. Lucia e desembarcar na Fermata S. Marco.
Mapa da Estação Ferroviária Venezia Santa Lucia até a Basílica de São Marcos
Mapa da Fermata do Vaporetto S. Marco até a Basílica de São Marcos
Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e faça um Jantar Romântico no Belíssimo Galeone Veneziano!
Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Conheça a Basílica de São Marcos em Veneza! É realmente um espetáculo de se ver em qualquer hora do dia; a Basílica de São Marcos é o monumento mais importante da cidade de Veneza, o símbolo da igreja da cidade, mas também do poder político, uma vez que nasceu primeiro como uma capela ducal e, no século XIX, tornou-se a sede do patriarcado. A Basílica é o templo onde aconteceram todos os momentos mais importantes da milenar história da República de Veneza.
Está inseguro para viajar?
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem.
O meu post te ajudou ou ainda tem dúvidas? Deixe o seu comentário abaixo que te respondo!
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!