Vamos conhecer a Basílica de São Clemente e seu subterrâneo?

A mais ou menos 300 metros do Coliseu fica uma das igrejas mais lindas de Roma, mas pouco visitada: a Basílica de São Clemente. Veja aqui as informações para visitar!

0 275

Vamos conhecer a Basílica de São Clemente e seu subterrâneo?

Roma é repleta de igrejas, história e monumentos fantásticos; uma das igrejas mais bonitas da cidade, mas pouco visitada é a Basílica de São Clemente. A grande surpresa dessa especial igreja é seu subterrâneo, que merece uma visita. Você conhece essa Basílica? Não!!! Então nesse post vamos conhecer a Basílica de São Clemente e seu subterrâneo? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

1) Vamos conhecer a Basílica de São Clemente e seu subterrâneo? CONHEÇA UM POUCO DA HISTÓRIA

Uma porta discreta serve de entrada para uma igreja com mais de dois mil anos de história. No II d.C. o local onde hoje fica a igreja, era onde ficava uma das maiores mansões de Roma que pertencia a Tito Flávio Clemente, um senador romano conhecido por ter se convertido ao Cristianismo. Naquela época a casa do político era usada para realizar algumas reuniões secretas para tratar da religião, já que era proibido ser cristão naquela época e havia perseguições aos que defendiam o evangelho.

No mesmo lugar foi erguido um pequeno templo para Mitra, que era deus do Sol, e a propriedade era utilizada para rituais de iniciação; anos mais tarde foi construída uma sala na mansão e, depois do fim da perseguição cristã em 313 d.C., passou a ser basílica com a benção do Papa Sirício.

2) Vamos conhecer a Basílica de São Clemente e seu subterrâneo? SOBRE O SUBTERRÂNEO

Em 1084, com a invasão dos normandos, a igreja foi danificada por saques e foi abandonada, ficando ‘enterrada’ 5 metros abaixo do nível da rua. Em 1108 concluíram a obra que construiu outra igreja acima da antiga, ela foi erguida por ordem do Papa Pascual II e é a que vimos hoje. As primeiras escavações começaram em 1857, e foi ali que ‘surgiu’ a estrutura subterrânea. Indo mais a fundo, descobriram itens do século 1 d.C.

O Interior da Basílica e seu Subterrâneo

Mas vamos falar de seu espetacular interior e seu subterrâneo: quem a vê de fora, simples e discreta, não imagina a quantidade de história que se escondem por trás daquela pequena porta! A riquíssima decoração destaca diversos mosaicos que datam do século XII. É possível acessar até dois subsolos.

Primeiro Subsolo

No primeiro subsolo há inúmeras placas de mármore com palavras em latim, colunas em pedaços, afrescos e alguns mosaicos. Não dá para dizer que tudo está super bem conservado, mas dá para se ter uma ideia do que era tudo aquilo. Ali, um dos mosaicos que merece destaque é o de São Cirilo. O santo, junto ao seu irmão, São Metódio, criou o alfabeto cirílico, que é utilizado até hoje em línguas eslavas. Dizem que São Cirilo morreu em Roma e foi enterrado ali na Basílica.

Segundo Subsolo

No segundo subsolo ficam, principalmente, os restos da antiga mansão. Passando pela sacristia já é possível avistar a igreja do século IV; o ambiente é frio, escuro e úmido, mas a visão impressiona e ainda deixa visível diversos mosaicos. Há diversos ambientes que podem ser visitados (inclusive o templo para Mitra) e dá pra ver também a água correndo pelo principal sistema de esgoto da Roma Antiga, a chamada Cloaca Máxima.

Informações Úteis

A entrada na igreja é GRÁTIS, mas para visitar seu subterrâneo paga-se 10 Euros.

  • Site Oficial: www.basilicasanclemente.com/ita/
  • Endereço: Via Labicana, 95, 00184 Roma RM, Itália. (Fica a aproximadamente 07 minutos de caminhada do Coliseu até a Basílica), você pode descer no Metrô Colosseo.
  • Telefone: +39 06 774 0021

Vai se hospedar em Roma? Então siga nossas dicas exclusivas de Hotéis!!!

Aqui você encontrará gratuitamente indicações de hospedagem para não cair numa furada e não ficar em uma zona distante das atrações na Itália!

A seguir, não deixe de ler nossas dicas e conselhos sobre os bairros de Roma e onde se hospedar. Aqui você encontrará o melhor bairro e o tipo de hospedagem que mais se encaixa no perfil de sua viagem;)

Saiba que reservando dentro do nosso blog através da Booking.com você estará colaborando a manter nosso site e você não pagará nada a mais por isso, pois o serviço de reserva é GRATUITO. Ou seja, sem taxas de reservas ou administrativas, e as reservas podem ser canceladas Gratuitamente.

Hospedagens que aconselho perto do Centro Histórico

Se você é apaixonado pela arte e gostaria de ficar no centro onde poderá se deslocar a pé, assim como ter inúmeras possibilidades de lugares para almoçar/jantar ou lanchar te aconselho a ficar no centro histórico. Podem ser consideradas “centro histórico” as regiões perto da Fonte de Trevi, do Coliseu, do Fórum Romano, Fórum Imperial e da Villa Borghese, da Piazza Spagna e da Piazza Navona. São as áreas mais caras, porém estará próximo de tudo, literalmente!

Se quiser economizar uma ótima opção é o B&B, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se prefere um bom hotel, tenho três opções que gosto muito, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Hospedagens que aconselho perto da Região de San Giovanni

Para quem deseja encontrar alternativas mais econômicas em áreas tranquilas, mas ao mesmo tempo perto dos meios de transporte para o centro, sugiro a região de San Giovanni ou do Monti (perto das estações de metrô San Giovanni, Castro Pretorio e Circus Massimo) – que é um bairro mais residencial; portanto, mais econômico e tranqüilo! E com apenas 15 minutos de metrô estará no centro também!

Tenho duas opções de Hotéis que recomendo, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Tenho duas opções de Pousadas que recomendo, clique nos links abaixo e conheça cada uma. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Hospedagens que aconselho perto da Cidade do Vaticano

Uma zona interessante para se hospedar e um pouco mais econômica que o centro histórico é a zona do Vaticano (Museus do Vaticano) que está muito bem conectada com tudo.

Tenho duas opções de Pousadas que recomendo, clique nos links abaixo e conheça cada uma. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se prefere um hotel, tenho três opções que recomendo, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Hospedagens que aconselho perto da Estação Termini

Para quem prefere ficam em bairros que tenham um bom acesso ao resto da cidade e com um preço melhor, então deve escolher uma acomodação nas intermediações da Estação Termini (de onde parte uma densa rede de meios públicos de transporte, que serve tanto o povo local quanto os turistas).

Tenho 3 sugestões boas de hotel em Termini, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se prefere pousadas tenho 2 sugestões boas, clique nos links abaixo e conheça cada uma. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Hospedagens que aconselho em Trastevere

Para quem prefere “saborear” a Roma autêntica e característica, não há nada melhor que reservar um hotel no Trastevere (nos arredores do histórico rio da cidade), pleno de história e tradições tipicamente romanas, conhecido pelas ruas tortuosas de pedras sampietrini e pelos centros habitacionais em estilo medieval.

O bairro fica no centro histórico e à direta do rio Tevere, em meio a uma paisagem espetacular, onde cada visitante pode observar as inúmeras igrejas e praças (como a de Santa Maria in Trastevere). Além disso, este bairro oferece vários restaurantes locais e cantinas para quem deseja experimentar a típica culinária romana.

Se quiser economizar uma ótima opção é o B&B, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se prefere um bom hotel, tenho duas opções que gosto muito, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)


Assista esse vídeo e saiba: O Roma Pass vale a pena? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Vamos conhecer a Basílica de São Clemente e seu subterrâneo?Até a menor porta em Roma pode esconder belezas, histórias e tesouros inimagináveis! E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



para sua viagem perfeita!

CONSULTORIA

Guias 100% customizados e dentro de seu orçamento!

Planejamento de Viagem

MINICURSO

Apenas para inscritos em nossa newsletter!

 

Aproveite melhor suas férias! Aprenda a planejar com segurança e eficiência sua viagem pela Itália. Curso grátis!