Como economizar com a hospedagem na Itália?
Lendo alguns posts, notei que vários escritores falam sobre como economizar utilizando meios de hospedagens alternativos como, por exemplo, hostel e até mesmo hospedagem gratuita através de sites como CouchSurfing.org, por isso vou preferir dar um enfoque diferente a esse post. Existem principalmente dois grandes modos de economizar com hospedagem na Itália. Vamos aprender aqui como economizar com a hospedagem na Itália? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Nossa Introdução
Para entender melhor como funcionam os hotéis na Itália, sugiro que leia o post: Qual a diferença entre as categorias de hotel na Itália! e fique por dentro sobre as acomodações na Itália! Conheça também nossa Seção Especial do Blog Hospedagens na Itália!
1) Como economizar com a hospedagem na Itália? ENTENDA SOBRE A TEMPORADA TURÍSTICA
Escolher com antecedência o melhor o período para viajar vai te ajudar a encontrar um bom hotel com preço com certeza mais acessível. Podemos dividir a Itália em 3 grandes zonas, veja a seguir. Conheça nossa Seção sobre o Clima na Itália!
Itália do Sul
Itália do Sul (Campânia, Calábria, Sicília, Sardenha, Apúlia): a alta temporada para essas zonas será sempre na primavera, mas principalmente no verão italiano (de Junho até Agosto ou metade de Setembro). Isso porque os italianos (e europeus) costumam viajar para essas zonas no verão para uma temporada de relax no mar.
Cidades de Arte
Cidades de arte: a baixa temporada será de Novembro até Março, enquanto a Alta Temporada será de Abril até Outubro.
Turismo de Montanha e de Neve
Turismo de Montanha e de neve: Nesse caso os meses mais caro serão os meses de inverno (de novembro até mais ou menos o período de Páscoa). Na Itália, encontraremos várias estações de esqui e muitos resorts, principalmente nas zonas dos Alpes e Apeninos centrais. Podemos mencionar por exemplo: Cortina d’Ampezzo (a mais famosa e popular na Itália), principalmente pela qualidade e variedade das suas pistas, assim como pela sua intensa vida noturna e pela ampla gama de opções de acomodação. Saiba aqui Onde Esquiar no Vêneto.
A área de esqui de Cortina d’ Ampezzo junto com as pistas de San Vito di Cadore Auronzo – Misurina faz parte das Dolomiti Superski: a maior área de esqui na Europa. CERVINIA, é a mais importante na Valle d’Aosta, com mais de 100 quilômetros de pistas. COURMAYEUR que é outra importante estação de esqui na Valle d’ Aosta que é dividida em duas áreas: Val Veny e Chécrouit , por um total de 100 quilômetros de pistas de esqui!! Existem tantas muitas opções, mas com certeza essas são as principais. Vou falar mais desse argumento em um outro post:) Saiba aqui Onde Esquiar na Itália?
Período de Festas
Obviamente a questão da temporada turística não vale para períodos de festas (natal, ano novo, etc) e quando existem eventos em alguma dessas cidades. Por exemplo, Milão têm várias feiras importantes durante praticamente todo o ano, justamente por isso normalmente é sempre uma cidade muito cara para se hospedar e até mesmo por isso não recomendo aos meus leitores e clientes que se hospede por mais de uma noite. Conheça nossa seção sobre as Festividades na Itália.
2) Como economizar com a hospedagem na Itália? FIQUE ATENTO A LOCALIZAÇÃO
A localização do hotel obviamente influencia muito!!! Quanto mais perto dos principais monumentos turísticos, mais você vai pagar por essa comodidade! é muito importante também avaliar o perfil da pessoa que viaja com a gente. Se é uma pessoa de idade ou se temos crianças pequenas pode ser cansativo os deslocamentos longos, por isso e nesse caso, acredito que valha a pena estar em zonas mais centrais. Já no caso de jovens, pessoas com disponibilidade a se adaptar, a estar em um hotel fora do centro, é com certeza o segredo para economizar!!! Para isso é importante se fazer essas duas perguntas:
Estarei quantos dias nessa cidade?
Caso esteja somente um dia, não é melhor pagar um pouco mais e ficar no centro? Assim você poderá desfrutar muito mais das belezas locais e descansar um pouco da correria de pegar transporte público ou até mesmo de dirigir.
O hotel está fora do centro, mas está bem coligado com os transportes públicos?
Isso é de fundamental importância, saber se você vai conseguir se deslocar facilmente, de repente paga quase nada por um hotel, mas esse hotel não está bem conectado, e você vai acabar tendo que pegar táxi e já sabe qual é resultado? Acaba saindo muito mais caro do que se estivesse hospedado no centro! Por isso é importante entender se o que vai economizar com o hotel não vai acabar gastando depois com o transporte.
Exemplo
Para entender esse conceito vamos supor que você queira se hospedar em Veneza, e você já sabe que ali é realmente muito custoso. O segredo é se hospedar em Veneza Mestre, localizada há 15 minutos de Veneza e com acesso fácil para usar o transporte público (com trem ou de ônibus). Você pode ir e voltar no mesmo dia, até meia noite têm sempre transporte. Com esse pequeno truque você pode economizar até mesmo 50% na hospedagem!!! Conheça nossa Seção sobre Transportes na Itália!
Uma outra coisa para pessoas que viajam com carro de aluguel. Pegar um hotel fora da cidade quase sempre resulta em uma grande economia! O segredo é chegar até uma zona onde poderá deixar o carro estacionado (de preferência estacionamento pago ou zona segura, para não ter uma surpresa desagradável com a ZTL – Zona de Tráfego Limitada) e pega o metrô ou o ônibus para chegar ao centro. Conheça nossa Seção Dirigindo na Itália!
Dica Importante
- Um outro modo importante de economizar “indiretamente” na hospedagem é não pegar as coisas do frigobar do hotel, pois custam sempre muito!! Por isso passe sempre em um supermercado e compre aquelas coisas que acha que vai precisar (água, iogurte, etc) e coloca no frigobar;)
Qual o Preço Médio da Hospedagem na Itália?
Os valores mudam de acordo com vários fatores, como por exemplo, o período que você for viajar (depende da temporada turística), do número de estrelas que a estrutura tenha, se é central, cidade que for visitar, etc. Leia também a nossa seção sobre Hospedagem na Itália.
Por isso considera pelo menos uma média de 40 a 60 Euros por pessoa. Menos do que isso você vai encontrar somente alguma oferta, ou dormir em hotel de baixa categoria, tipo 1 ou 2 estrelas, ou hotéis fora do centro, ou apartamentos ou pousadas e/ou B&B (Bed and Breakfast).
Assista esse vídeo e saiba: [GARANTIDO] APRENDA A ECONOMIZAR COM A HOSPEDAGEM NA SUA VIAGEM PARA ITÁLIA – VALORES, DICAS E MAIS! Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Viajar escolhendo as temporadas certas para cada zona pode resultar em uma economia algumas vezes de até mesmo 40%. Se unir isso a uma ótima escolha da localização do hotel, o resultado será uma ótima economia de dinheiro que poderá ser usado, por exemplo, para comer melhor ou para fazer shopping, etc.
E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem.
O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!
Olá Ana, gostei das dicas da temporada. Quando fui em set/2013, meu marido escolhei acomodações centrais e perto da ferrovia.Como passamos 2 dias em cada lugar, estávamos perto para pegar o trem e ir para outra cidade. Os turistas tem que observar os valores em Veneza, pq tudo é mais caro, e em época de temporada não se acha hotéis no centro, ficam lotados e restam os mais baratos, mas com banheiro compartilhado. Eu adorei a Itália, espero voltar para conhecer outros lugares. Abs
Valeu querida!! 🙂 sobre Veneza eu aconselho se querem economizar estarem sempre em Mestre que está localizada do lado de Venezia, obviamente é claro que dormir em Venezia é muito melhor! Mas quando não é possivel, temos que nos acontentar, verdade? o importante é poder conhecer Venezia e se deslocar facilmente 🙂
Oi Ana, que delícia seu blog!
Estou planejando ir pra Itália agora no final do ano com meu namorado, já é inverno, certo?
Qual seria o melhor local para hospedagem? Creio que em Roma, Veneza, não seja total alta temporada, mas conheço muito pouco. Você teria algumas dicas de hospedagem e afins e se puder, me made por e-mail seus serviços e valores, pode ser?
Beijos e Parabéns!!!
Cara Nina, obrigada pela tua msg!! e pelo teu elogio!! Final do ano será inverno.. dá uma olhada nos meus posts sobre clima para ficar por dentro da situação:) e entender também a questão da alta e da baixa temporada!
Brevemente estarei fazendo alguns posts com conselhos de hotéis nessas cidades, por isso lembra de se registrar para receber as nossas newsletters, ok? Em relação ao teu último pedido vou te mandar um email inbox 🙂 um grande abraço e bom domingo!! Ana Patricia
Ana, eu devoro seu blog. Amo a Itália, já fui 3 vezes e, na verdade, gostaria de morar em Roma. Bom, como ainda isso não é possível, me diz uma coisa: passar o Natal e o Reveillon em Roma vale a pena? Deve ser muito frio, né ? Bjs e parabéns.
Cristina Roma vale a pena em qualquer período.. sinceramente eu acho que vale a pena se vc for estar com parentes.. sozinha não acho legal.. Ano novo é inverno e de conseqüência bastante frio 🙁 grande abraço
Ana, estou organizando minha primeira viagem p Italia e realmente o seu blog tem ajuda muito. A minha grande dúvida é emboque bairro ficar em Roma, pois já escutei falar que alguns locais são mais violentos. Chegaremos dia 22 de dezembro, depois iremos a Veneza e Florença. Tbm gostaria de indicações de quais cidades da Toscana devo visitar e se para se deslocar o carro é uma boa opção ou mantenho o trem…Muito obrigada!
Olá Iara na seção Roteiros com carro você vai encontrar um roteiro com carro na Toscana. Para conhecer os vilarejos é necessário um carro.. com o trem você não consegue chegar.. perderia somente tempo. Em relação a Roma, basta escolher hotéis nas zonas centrais, tipo Bologna, Colosseo, Piazza Spagna, Transtevere, Vaticano que vc dificilmente vai ter problema.. grande abraço e te desejo uma ótima viagem!, Ana Patricia
boa tarde Ana. Gostei muito do seu blog e já tenho o seu e-book. prendemos viajar par a a Itália em julho próximo. somos 4 adultos e 2 crianças. tenho duas dúvidas: quando um hotel oferece apartamento com 2 quartos e banheiro privativo significa que é um banheiro para cada quarto, isto é 2 banheiros?
e, as casas e apartamentos de aluguel pelo AIRBN, são confiáveis os anfitriões cumprem o que prometem e são seguros, não há perigo de roubo?
por favor é muito importante para mim sua resposta. desde já muito obrigado.
Vamos lá querido.. Quando se fala apartamento com banheiro privativo, significa que cada quarto tem o seu banheiro, se não estaria especificado “compartilhado”. Em relação a AIRBN não posso te ajudar porque nunca trabalhei com eles:), por isso não posso te aconselhar:( Um grande abraço e faz uma ótima viagem, Ana Patricia
Programando-me para ir meio do ano que vem mas sem saber por onde começar. É tanto lugar que quero conhecer que gostaria de uma orientação por onde iniciar a viagem por lá. Irei com duas amigas e uma filha.
Boa tarde, estou em licença maternidade, portanto nesse periodo não estou conseguindo me dedicar a responder todos os comentários do blog. Te aconselho a ler as categorias: Exemplos de roteiros na Itália, Transporte na Itália e Dirigindo na Itália . Tenho certeza que encontrará tudo o que precisa para a tua viagem. Grande abraço, Ana Patricia