Vamos visitar o Capitólio em Roma?
Roma é a capital da República da Itália, além de capital da província de Lácio. É uma das cidades mais visitadas do mundo, pois é repleta de monumentos ligados à sua história. Esta cidade foi o coração da maior civilização da história, com influências na arte, na religião, na filosofia e nas leis. Com certeza, o Capitólio é uma das obras de grande importância em Roma. Se decidirmos fazer uma viagem para Roma, esta é uma parada fundamental. Neste guia veremos como visitar o Capitólio de Roma. Mas afinal vamos visitar o Capitólio em Roma? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Nossa Introdução
O Capitólio, do latim Capitolium, é uma das sete colinas onde Rômulo construiu uma casa para morar. É um famoso templo dedicado a Júpiter Capitolino, suprema divindade da cidade, fazendo com que o mesmo nome, “capitólio”, passasse a significar o templo principal de qual de qualquer colônia romana. Ao Capitólio vinham convidados e comandantes militares vitoriosos quando conquistavam a honra do triunfo. Hoje, sede da Prefeitura de Roma, o Capitólio assumiu também um significado genérico para sede do governo, de um presidente, de um parlamento ou de uma câmara municipal – entre outras palavras, o centro do poder. Leia também O que visitar perto de Roma? Os melhores bate-voltas a partir de Roma.
Este monumento foi reestruturado e modificado muitas vezes, e o resultado final é o que vemos hoje. Esta obra foi projetada por Michelangelo. Desde os tempos remotos, o Capitólio era um dos lugares de maior importância de Roma, ligado aos acontecimentos históricos da cidade, desde a antiguidade era base das atividades políticas e religiosas de Roma. A primeira coisa que se nota é a grande escadaria, onde no topo vemos uma balaustrada com as estátuas de alguns Dióscuros, símbolos do período imperial.
1) Vamos visitar o Capitólio em Roma? VISITE A ESTÁTUA DO IMPERADOR MARCO AURÉLIO
Bem no centro, surge a estátua equestre do Imperador Marco Aurélio. Atrás da praça, temos o Palácio do Senado e dos lados, o Palácio dos Conservadores e o Palácio Novo (onde está a estátua original de Marco Aurélio, do século d.C.). O posicionamento da praça ajuda a entender a evolução da cidade, que na época já virava as costas para os vestígios da Roma antiga (lugar do passado, isso é, de um momento histórico concluído) para olhar para a nova sede do poder e do governo até então: o Vaticano. A praça foi projetada em forma de trapézio, para aproveitar uma ilusão de ótica e perspectiva (que faz parecer que a praça é muito maior). No centro da praça está a estátua de Marco Aurélio, um dos grandes reis de Roma. À sua esquerda, temos o Museu Capitolino e à direita encontramos o Palácio dos Conservadores (os dois edifícios foram apelidados de “palácios gêmeos”, pois são idênticos).
2) Vamos visitar o Capitólio em Roma? VISITE OS PALÁCIOS E A TORRE DO CAPITÓLIO
Em frente à escadaria que dá acesso à praça, temos o Palácio do Senado. A escada também foi projetada por Michelangelo, e para aumentar ainda mais a beleza deste lugar, o artista decidiu colocar uma fonte com a estátua da grande Deusa Minerva sentada. No topo de tudo, há a Torre do Capitólio, construída no século XVI.
Para subir até o Capitólio
Para subir até o Capitólio é preciso percorrer a grande Cordonata – a escadaria projetada por Michelangelo no século XVI. A Cordonata proporcionava uma subida mais confortável para os cavaleiros, e no topo tem a solene balaustrada, em cima de diversos mármores clássicos colocados na praça. Por volta de 1546, Michelangelo construiu a fachada do Palácio do Senado (pano de fundo da paisagem principal), com uma escada frontal com duas rampas, emoldurada pela linda fonte. Para acolher os hóspedes, há os Dióscuros com seus cavalos, que foram colocados na balaustrada em 1585.
Os 3 Palácios
Foi o próprio Michelangelo quem desenhou o projeto da praça, em forma de trapézio, com o lado menor virado para a escada, logo na entrada de visitantes, de frente, no lado maior, está o Palácio do Senado, à direita temos o Palácio dos Conservadores e à esquerda, o Palácio Novo. É uma cornija formada por três palácios de grande prestígio, que se destacam em meio às ruínas de Roma, transformando a praça em um palco independente, por sua elegância. No centro, tem a estátua de Marco Aurélio no cavalo, feita em bronze no ano de 176 d.C. e colocada aqui no século XVI (é na verdade uma réplica, a versão original se encontra no Palácio dos Conservadores).
Sobre os Palácios e a Pinacoteca
O Palácio dos Conservadores e o Palácio Novo são sede dos Museus Capitolinos – a mais antiga galeria pública de esculturas do mundo inteiro. O primeiro edifício, inicialmente projetado por Buonarroti, foi concluído por Della Porta. Já o Palácio Novo é de 1655, projetado e construído pelos irmãos Rinaldi. A parte direita da praça é dedicada à arte helenística e romana, dentre as obras mais famosas temos a estátua da Vênus Capitolina, a de Gálata Moribundo, a cabeça de Constantino no pátio, o busto de Medusa, de Bernini e a escultura do Menino com o Espinho, feita em bronze. À esquerda está a Pinacoteca Capitolina, com um grande acervo de quadros que vai desde o período medieval até o século XVIII e abriga obras de arte de Veronese, Caravaggio, Tiziano, Rubens e Pietro da Cortona. VAMOS VISITAR O MUSEU CAPITOLINO? CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS!
Informações Úteis
Os museus ficam abertos de terça a domingo das 09:00h às 20:00h (com exceção de 1° de janeiro, 1° de maio e 25 de dezembro). O acesso à praça não inclui todas as maravilhas do Capitólio. Também não dá para perder a Basílica de Nossa Senhora em Aracoeli, fundada no século IV onde, segundo a tradição, Augusto teria recebido de uma Sibila a profecia da chegada do Redentor.
Para chegar à Colina do Capitólio, é possível vir caminhando da Praça Venezia ou então pegando um ônibus. Da estação Termini dá para pegar os ônibus das linhas 40, 64 ou 170, ou ainda pegar a linha B do metrô em direção a Laurentina por duas estações até a Colosseo. Daí, dá para escolher se quer seguir a pé até pela Praça Venezia, atravessando os Foros Imperiais, ou pegar os ônibus das linhas 85, 87, 810 e 850. Pela Praça Barberini, você pode pegar as linhas 63 e 95; e pela Praça São Pedro, as linhas 40, 62 e 64. Leia também Como usar o metrô em Roma? e Como se locomover em Roma?
Como Chegar ao Capitólio?
1) Como Chegar ao Capitólio? DE AVIÃO
Aeroporto L. Da Vinci, Fiumicino e Aeroporto G.B. Pastine, Ciampino.
Leia também nossos Posts Especiais sobre Aeroportos na Itália:
- COMO IR DO AEROPORTO MALPENSA PARA O CENTRO DE MILANO?
- COMO IR DO AEROPORTO DE VENEZA PARA VENEZA CENTRO?
2) Como Chegar ao Capitólio? DE TREM
Estação Termini ou Estação Tiburtina. Você sabia que a Trenitalia é a principal sociedade italiana destinada à gestão do transporte ferroviário. Saiba aqui “Qual é a diferença dos trens na Itália?“. Compre sua passagem online com antecedência e economize muito, leia o Post “Como comprar uma passagem de trem na Itália?“.
3) Como Chegar ao Capitólio? DE ÔNIBUS
Existem várias conexões com Roma às principais cidades italianas. Quase todos os serviços de longa distância têm seu ponto final em frente às estações de metrô – as principais são Tiburtina e EUR Fermi.
Assista esse vídeo e saiba: Preciso validar o bilhete de trem na Itália? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Vamos visitar o Capitólio em Roma? Roma é um lugar maravilhoso. Os monumentos do glorioso passado da capital vão desde as antigas ruínas romanas até as lindas igrejas barrocas. O que não falta é coisa para fazer em Roma – e visitar uma maravilha como o Capitólio é uma delas. E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)
O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!