Por que conhecer o Vale dos Templos em Agrigento?
A Itália é um país rico em história, arte e cultura. E é por esta razão que os turistas de todo o mundo a procuram para admirar as belezas infinitas e, entre elas, certamente está o Vale dos Templos em Agrigento, um dos mais preciosos tesouros de arqueologia grega na Itália. Mas afinal por que conhecer o Vale dos Templos em Agrigento? Hoje vamos deixar claramente registrado que você precisar colocar como destino essa cidade, pois os Templos de Agrigento são atrações imperdíveis! Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Nossa Introdução
O Vale dos Templos é composto, em seu interior, de numerosas necrópoles em ruínas, templos antigos, túmulos e fortes, além de oliveiras centenárias e amendoeiras, é um dos mais importantes complexos arqueológicos do Mediterrâneo. O parque contém os restos da antiga cidade de Akragas (em latim: Agrigento) e o território que a rodeia e é um dos exemplos mais impressionantes da Magna Grécia, na Sicília. Em suma, o que antes era uma cidade agora é um mito. Que tal conhecer de Electric Bike Rental o Centro Histórico de Agrigento?
Ao longo de um divisor de águas chamado incorretamente de ‘vale’, foram construídos muitos templos para testemunhar a prosperidade da cidade onde foram erguidos. As construções estão todas orientadas para o Leste para satisfazer o critério tradicional dos gregos e romanos, que afirmavam que a entrada na célula hospedeira, a estátua da divindade, tinha que ser iluminada pelo sol nascente, que significava a fonte e o princípio da vida. Saiba mais sobre a Sicília aqui!
Um pouco mais sobre o Vale dos Templos em Agrigento
Hoje, o Vale dos Templos é parte do Patrimônio Mundial da UNESCO e é considerado um destino turístico popular, bem como uma alta fonte do turismo para toda a cidade de Agrigento e da Sicília. O Vale dos Templos é caracterizado pelos restos mortais de sete templos no estilo dóricas, três santuários, uma grande concentração de necrópoles, obras hidráulicas, fortificações, parte de um distrito romano helenístico construído sobre plantas gregas de arquitetura, dois importantes pontos de encontro chamados Agorà, que eles estão localizados dentro do complexo do museu, um Templo de Zeus Olímpico e Bouleuterion (sala de reuniões) da era romana com planta grega.
Segundo os arqueólogos a cidade é situada sob um penhasco e foi organizada através de seis estradas principais, intercaladas com artérias menores, um grande aglomerado urbano, que continua a ser o traço mais evidente nos grandes templos dóricos construídos de tufo amarelada que contra o azul o céu parecem brilhar.
A Divisão do Parque…
O parque é dividido em diferentes áreas, algumas vizinhas, como no caso das áreas no morro incluem os templos de Juno, Concorde e Hércules, uma necrópole subterrânea em campo aberto e outros afastados como, o Templo de Zeus e de Dióscuros, o ginásio, a área dos santuários Ctônicos, o Kolymbetra e o Templo de Vulcano.
1) Por que conhecer o Vale dos Templos em Agrigento? PORQUE O TEMPO DE HÉRCULES É O MAIS ANTIGO
Especialmente notável é o TEMPLO DE HÉRCULES, que é considerado o mais antigo e o segundo maior do Vale dos Templos. Destruído por um terremoto, hoje permanecem de pé apenas oito colunas, dizem que este templo foi tão grande quanto o Parthenon. Além do Templo de Hércules, lembramos do Templo de Concordia, que é o mais famoso e o mais fotografado, além de ser o mais bem preservado.
2) Por que conhecer o Vale dos Templos em Agrigento? PORQUE O TEMPLO DE CONCORDIA É O MAIS FAMOSO
É um dos mais importantes pontos de expressões da arquitetura de referência na paisagem do Vale, apresenta seis colunas em ambos os lados e treze nos lados longos. Assim chamado por causa de uma inscrição da era imperial não relacionada ao templo, mas sim a harmonia entre as pessoas de Agrigento. Está em quase perfeito estado de conservação. No século VI o bispo Gregório de Agrigento transformou esse templo em igreja cristã para cultos, poupando-o muito do abandono e da destruição e, até hoje, mesmo que não se possa entrar, ainda é possível ver os vestígios do antigo estuque.
3) Por que conhecer o Vale dos Templos em Agrigento? PORQUE O TEMPLO OLÍMPICO DE JÚPITER É UM DOS MAIORES
Mais tarde você pode ver o tamanho considerável do Templo Olímpico de Júpiter, não terminado, construído em 480 a. C. por escravos, está agora em ruínas, embora historiadores pensem que talvez, na antiguidade, teve o mesmo destino. Entre terremotos e ataques de soldados, parece ter entrado em colapso logo após sua construção. No entanto, ele deve ter sido um dos maiores, como mostram as colunas do terreno em ruínas. Hoje ele é pouco mais que uma ruína, mas sua principal característica são as grandes estátuas que têm forma humana que chegam a 17 metros de altura. Um deles foi reconstruído e colocado verticalmente no museu parque. Uma cópia, no entanto, ficou deitada no chão perto dos restos do templo saqueado durante séculos.
4) Por que conhecer o Vale dos Templos em Agrigento? PORQUE O TEMPLO DE JUNO É DA DEUSA DO CASAMENTO E DA GRAVIDEZ
Continuando o passeio através dos templos você está na frente do Templo de Juno, dedicado a Juno, a deusa do casamento e da gravidez. Situado no topo de uma colina, perto do templo de Concórdia, no entanto, está muito mais danificado. Das trinta e quatro colunas originais estão somente vinte e cinco porque cinquenta anos depois da construção, foi queimado pelos cartagineses. Não só isso, no século III a.C. veio também um cônsul romano, Quintus Fulvio Flacco, que desejava mármores em tempos de ‘aperto’, pensou bem e os arrancou do telhado do templo, nem é preciso comentar que na época as coisas funcionavam assim.
Então, na Idade Média, foi a vez de um terremoto dar a enésima ‘ombrada’. Para resolver este problema, em 1700, arqueólogos começaram um período de restauração. O que vemos hoje é o ‘filho’, com um pouco de ‘espúria’ de todas essas mãos que atingiram ou ‘acariciaram’ os tufos. Não obstante a tudo, continua a ser um monumento que faz o coração bater mais rápido.
5) Por que conhecer o Vale dos Templos em Agrigento? PORQUE O TEMPLO DOS DIÓSCUROS É SÍMBOLO DO VALE
Não se esqueça do Templo de Castor e Pólux, chamado de Templo dos Dióscuros, dedicado aos dois gêmeos que, segundo a lenda, são filhos da rainha de Esparta e Júpiter. É um dos símbolos do Vale dos Templos. O que você vai ver não é o lugar sagrado dedicado a eles. Sabe-se ao certo somente que esta construção remonta a 1836, quando dois arqueólogos encarregados de locais nobres refizeram, com os restos das anteriores, trinta colunas do templo reduzidas a pó e pedras. O resultado? Um dos panoramas mais famosos e fotografados do parque arqueológico, um vislumbre espetacular que se tornou quase um logotipo.
6) Por que conhecer o Vale dos Templos em Agrigento? PORQUE O TEMPLO DA KOLYMBERTA TEM UM JARDIM COM ESPECIEIS TÍPICAS
Também no coração do Vale está uma vasta área verde conhecida como o Jardim da Kolymbetra, um belo jardim cheio de limão, laranja e oliveiras, as espécies típicas do Mediterrâneo. E aqui, neste tesouro dos tesouros, únicos e ainda intactos, você pode visitar cinco hectares de jardins, perfeitamente organizados e cuidados, graças à ação e os cuidados da FAI, (Fundo para o Meio Ambiente Italiano). A área foi limpa e restaurada a partir de um ponto de vista naturalista e é agora um grande jardim, onde há plantas típicas do Mediterrâneo, como murta, carvalho, terebinto, giestas e eufórbias, além de plantas de amoreiras e alfarrobeiras, pomares de citrinos com laranjas, limões e tangerinas.
É possível caminhar ao longo de caminhos e pequenas pontes que serpenteiam entre figueirais e cedros, oliveiras e amendoeiras. Uma vez caminhando por aqui o filósofo Empédocles foi inspirado por esses lugares, assim como o poeta Simonides. Seus versos hoje são estudados na escola, mas seu espírito ainda respira entre o vento e entre os ramos destas árvores; ouvindo bem, além disso, a fuga à distância e o canto das cigarras ainda fazem o eco de alguém que ri e recita poemas. Um lugar mágico.
7) Por que conhecer o Vale dos Templos em Agrigento? PORQUE O MUSEU ARQUEOLÓGICO CONTÉM RELÍQUIAS
Para os interessados, em particular, por achados arqueológicos em torno dos templos, pode-se também visitar o Museu Arqueológico Regional. O museu, localizado dentro do parque, contém muitas relíquias de Akragas antiga e é um dos mais importantes na Sicília. As pérolas? Certamente a estátua de Efebo, uma das estátuas do Templo Olímpico de Júpiter, e os muitos vasos. A escolha é sua, se você preferir figuras pretas ou aquelas vermelhas.
Assista a esse vídeo sobre La Valle dei Templi ad Agrigento!
Informações Úteis
O Vale dos Templos (Juno, Concórdia e Hércules). Horário de funcionamento: diariamente, das 08h30 às 19h00. O Templo de Zeus e Templo de Dióscuros estão abertos diariamente das 09h00 até às 19h00, o ingresso custa de 10 Euros por pessoa. O Museu Arqueológico Regional está aberto de terça a sábado, das 09h00 às 19h00. Domingos, Segundas-feiras e feriados, das 09h00 às 13h00. O ingresso para o museu custa 8 Euros por pessoa.
Clique Aqui para um Tour pelo Vale dos Templos e Museu Arqueológico!
Assista esse vídeo e saiba: Aonde ir ao banheiro na Itália? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Por que conhecer o Vale dos Templos em Agrigento? Quando a Sicília tornou-árabe, a grande área dos templos foi abandonada, mas nem mesmo os séculos e a profanação dos homens foram capazes de limpar a magnitude deste Vale. Hoje o Vale dos Templos é parte do Patrimônio Mundial da UNESCO, e você deve vê-lo pelo menos uma vez na vida.
E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)
O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!
Os templos em Paestum estão lindos. O lugar é muito agradável. Pode-se chegar de trem vindo de Nápoles.