Estrada do vinho do Chianti e suas melhores vinícolas

Uma das rotas do vinho mais famosas da Toscana, encanta por seus vinhos, charme e paisagens deslumbrantes. Conheça aqui as melhores vinícolas da região.

0 10.505

Estrada do vinho do Chianti e suas melhores vinícolas

A famosa Strada SS222, também conhecida como Via Chiantigiana, (a estrada do Chianti Clássico!) liga Florença a Siena, e é recheada de pequenas cidades. Algumas delas mais famosas, outras nem tanto, mas que não deixa nada a desejar de uma para a outra. Castellina in Chianti e Greve são as mais ilustres, e passear por elas é entregar-se a momentos de paz e tranquilidade. Se possível, ‘saia do roteiro’ e pare em todas as cidades que puder: te garanto que você não vai se arrepender! Vamos conhecer a estrada do vinho do Chianti e suas melhores vinícolas? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!


Assista a esse vídeo e conheça a estrada do vinho no Chianti

(Fonte: Il Vagamondo)


Nossa Introdução

É inútil dizer que a grande atração na maioria dessas cidades (além de seus centros históricos!) é o vinho, e várias delas possuem grandes vinícolas que recebem turistas do mundo inteiro durante todo o dia, além de promover degustações e oferecer muito mais do que vinho como: queijos, vinagres balsâmicos, queijos toscanos apreciadíssimos e azeites. Que tal uma Excursão a San Gimignano, Siena e Chianti? Clique aqui para saber mais! Faça um tour completo nessa belíssima região!

A Visitação e a Denominação Chianti

Neste caminho há algumas vinícolas que você precisa conhecer! Vale lembrar que algumas delas só realizam visitas com hora marcada, portanto, organize-se, O.K.?!  CURIOSIDADE: Sabia que somente oito zonas da região podem utilizar a denominação Chianti em seus rótulos? E, com ressalvas!

Nas garrafas de Chianti é necessário constar o nome da sub-região onde ele foi produzido e elas são determinadas pelo cultivo da uva utilizada: Chianti Classico, Chianti Colli Aretini, Chianti Colli Fiorentini, Chianti Colline Pisane, Chianti Colli Senesi, Chianti Montalbano, Chianti Montespertoli e Chianti Rufina.

As Regiões e suas Uvas

As regiões produzem diferentes tipos de uvas e, portanto, diferentes tipos de vinho, mas todos são Chianti. O destaque é, sem dúvida, o Chianti Clássico que para receber este nome deve ser produzido em alguns municípios entre Siena e Florença e precisa maturar por dois anos antes da comercialização. Os outros recebem a denominação Chianti ‘genérica’ e podem ser Canaiolo, Colorino, Cabernet Sauvignon e Merlot.  Todos são produtos DOCG (Denominação de Origem Controlada e Garantida). Leia também sobre as Rotas do vinho na Toscana.

1) Estrada do vinho do Chianti e suas melhores vinícolas – VINÍCOLA BARONE RICASOLI

      Barone Ricasoli –  Castello di Brolio – Em Gaiole di Chianti – Uma das vinícolas mais tradicionais e belas da Toscana. A vinícola fica em um antigo castelo e é famosa por seu Chianti Classico Superiore. Tem hotel, restaurante e apresenta uma das vistas mais mágicas de toda a região. Oferece diversos tipos de tours no castelo, nas vinhas e dentro da fazenda própria, cheia de encanto e beleza. A construção monumental vai te conquistar logo de cara! É maravilhoso! Não deixe de visitar!

2) Estrada do vinho do Chianti e suas melhores vinícolas – VINÍCOLA VERRAZZANO 

Verrazzano – Em Greve – Outra vinícola belíssima que também fica em um castelo é a Vinícola di Verrazzano. A vinícola oferece tours especiais e combinados com jantar para degustação de vinhos, azeites e embutidos. Por preços modestos é possível também se hospedar por ali e comprar produtos feito por eles. É um lugar belíssimo! 

3) Estrada do vinho do Chianti e suas melhores vinícolas – VINÍCOLA MONTEFIORALLE

Montefioralle – Em Greve – Ainda dentro do circuito do Chianti Classico, a vinícola oferece degustação de vinhos e passeios por suas vinhas.  Em uma lindíssima propriedade no alto de uma colina, a paisagem que a rodeia é de tirar o fôlego!

4) Estrada do vinho do Chianti e suas melhores vinícolas – ENOTECA CAFALORNI

Enoteca CafalorniEm Greve Não é uma vinícola, mas comercializa e serve vinhos locais de grande prestígio. Se você não fizer questão de visitar as vinhas, este lugar é ideal! Seu ambiente rústico é cheio de elegância e muito agradável. É possível provar diversos vinhos toscanos e, entre eles, o Chianti Classico. Ali também é possível comprar azeites, massas caseiras e se deliciar em um jantar especial.

Procurando uma mala especial para transportar os vinhos?

A empresa responsável por estes produtos únicos é a Lazenne e eles entregam em qualquer hotel da Europa. Inclusive você poderá pagar com cartão de crédito, e em Reais! Ficou curioso? Então clique no banner abaixo sem compromisso e conheça todos os acessórios. Você vai se encantar!

lazenne_468x60


Assista esse vídeo e saiba: Como evitar furadas gastronômicas na Itália? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)



Conclusão

A rota do vinho de Chianti é uma das mais belas da Itália. Como dito anteriormente, pare em todas as cidades que puder, pois uma é mais linda que a outra. É um passeio que vale muito a pena e que não deixará nada a desejar para amantes, ou não, de vinhos e beleza! E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!


para sua viagem perfeita!

CONSULTORIA

Guias 100% customizados e dentro de seu orçamento!

Planejamento de Viagem

MINICURSO

Apenas para inscritos em nossa newsletter!

 

Aproveite melhor suas férias! Aprenda a planejar com segurança e eficiência sua viagem pela Itália. Curso grátis!