Galeria da Academia em Florença: Tudo que você precisa saber!
Florença é uma cidade excepcional para os amantes de museus. Com diversos deles, alguns são muito especiais e merecem destaque e entre eles temos o magnífico Museu da Galeria da Academia, local de grande importância por abrigar o esplêndido David de Michelangelo. Vamos saber mais? Galeria da Academia em Florença: Tudo que você precisa saber! Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Nossa Introdução
A cidade berço do Renascimento italiano, Florença – capital da região da Toscana – é única! Cultural e histórica, a cidade nos oferece uma imensa gama de atrações e, entre as mais visitadas, estão seus incríveis museus. E hoje vamos conhecer um pouco melhor um dos museus mais divinos de toda a Itália: a Galeria da Academia de Florença. Vem comigo!
Com o Guia Viajando para a Itália, você terá acesso a informações privilegiadas, como indicações de hospedagens, melhores gelaterias, pizzerias e restaurantes; informações importantes sobre transportes, museus, passeios e atrações imperdíveis; além de sugestões de roteiro para sua viagem.
Tudo o que você precisa para sua viagem ser perfeita, reunido num só lugar!
Clique aqui e saiba mais!Um pouco mais sobre a Galeria Academia…
A Galeria foi fundada por vontade do Grão-Duque Leopoldo de Lorena, em 1784, que queria um local para proteger uma coleção de pinturas e esculturas. Seu objetivo principal era facilitar as pesquisas dos jovens estudantes da vizinha Academia de Belas Artes.
A sede principal consistia em somente um edifício, que pertencia ao hospital de San Matteo. Posteriormente, foram adicionadas outras salas ao local, o que aumentou o museu de forma considerável. Apesar de ter sido ampliado, o museu não deu conta de abrigar todas as obras, e diversas delas foram levadas para outros museus, como a Galleria degli Uffizi (Galeria dos Ofícios).
Localização
A Galeria da Academia – Galleria dell’Accademia – é localizada onde, antigamente, ficavam os Conventos de San Matteo e San Niccolò di Cafaggio, ou seja: entre a praça Santissima Annunziata e a Via Ricasoli. Se você desembarcar na Estação de Trem de Santa Maria Novella, basta caminhar em direção ao lado esquerdo para pegar a Via Nazionale e caminhar 1,1 km até a galeria.
Você sabia que há três cópias do David de Michelangelo em Florença?
A escultura original do David está na Galeria da Academia. A segunda cópia do David encontra-se na Piazza della Signoria, na frente do Palazzo Vecchio, e a terceira cópia está no meio da Piazzale Michelangelo.
Algumas Obras da Galeria Academia
O museu é mundialmente celebrado graças a diversas obras, no entanto a mais importante delas, claro, é David de Michelangelo, que veremos em detalhes adiante ainda neste post. Leia também: Cinco museus imperdíveis em Florença!
O museu reúne também grandes obras da Academia de Design, da Academia de Belas Artes e dos antigos conventos localizados ali, que foram doados pela igreja. Entre as obras é possível encontrar pinturas feitas pelos grandes mestres que trabalharam em Florença desde a segunda metade do século XIII até o final do século XVI.
A Galeria da Academia foi recentemente enriquecida com a criação do Museu de Instrumentos Musicais que exibe importantes instrumentos do Conservatório Luigi Cherubini, além de mostrar peças das coleções de Medici, de Lorraine, alguns instrumentos de Stradivari e de Bartolomeo Cristofori, inventor do piano.
Assista esse vídeo sobre a Galeria da Academia, em Florença!
(Fonte: Guide for the Traveler)
As Salas da Galeria Academia
Sabemos que a atração principal do museu é David, no entanto, o local nos oferece diversas obras distribuídas em várias salas e que valem a pena conhecer. O tempo médio de visita, para poder ver grandes obras com calma é de, aproximadamente, duas horas, mas pode durar um pouco mais, dependendo do tipo de visita que você pretende fazer. Uma sugestão: faça o passeio com calma, pois os detalhes são, realmente, encantadores. Vamos conhecer as salas da Academia?
Sala del Colosso
É a sala de entrada da Galeria e é ela que nos recebe e que nos encanta já à primeira vista. A Sala foi totalmente reorganizada em dezembro de 2013 e hoje abriga diversas pinturas do século XV e início do século XVI.
A sala foi batizada por conta de um dos modelos de gesso de Dioscuri di Montecavallo que eram exibidos na Galeria até o início do século XX. As paredes do local apresentam diversas pinturas dos séculos XV e XVI de grandes artistas como Paolo Uccello, Filippino Lippi, Botticelli, Domenico Ghirlandaio e Perugino. Não fique sem saber: Quais são os 10 pontos turísticos imperdíveis de Florença?
Galleria dei Prigioni
Ao caminhar por aqui, podemos observar o mágico processo de criação de David. É aqui que você pode ver os rascunhos inacabados de Michelangelo que nos levam até o ápice da perfeição formal, anatômica e complementar sob a claraboia que abriga o magnânimo David. O corredor que nos leva à atração principal do museu deve seu nome por conta das quatro esculturas de nus masculinos, conhecidas como “Prisões” ou “Escravos”, iniciadas por Michelangelo para o projeto do túmulo do Papa Júlio II della Rovere.
A primeira encomenda foi realizada em 1505, antes da realização dos afrescos da Capela Sistina, que foi em 1508; o projeto tinha como objetivo a construção do túmulo mais majestoso de toda a história já construído em tempos cristãos para um papa. O local também apresenta esboços, desenhos e afrescos muito interessantes.
Na metade do século XIX houve um debate sobre a conservação de David. Em uma decisão unânime foi decidido que, por se tratar de uma obra de valor inestimável, seria necessário colocá-la em um ambiente propício para sua conservação.
Um pouco mais sobre a Estátua de David
A estátua ficava ao ar livre desde 1504, em frente ao Palazzo Vecchio, porém a ação do tempo e do clima a estavam destruindo lentamente. Quando ocorreu a ideia de abrigá-la em um local adequado, surgiu o problema do famoso “onde a colocaremos?”. Foi então que o arquiteto Emilio De Fabris projetou a Tribuna de David. O arquiteto projetou o espaço no final da então chamada “Galeria de pinturas antigas”, que hoje é a Galleria dei Prigioni.
David deixou a Piazza della Signoria em 1873, mas durante o transporte para a Academia, algo inesperado aconteceu: por conta de problemas burocráticos, além de problemas com a construção das paredes da Tribuna, que ainda não haviam sido levantadas, a obra ficou trancada dentro de uma estrutura de madeira até 1882 quando, finalmente, ela foi devidamente posicionada e apresentada restaurada e em todo seu esplendor, ao público apaixonado.
Gpsoteca Bertolini
Como dissemos anteriormente, em 1784, o Grão-Duque da Toscana, Pietro Leopoldo di Lorena, converteu o hospital San Matteo em uma espécie de museu para que ele pudesse apresentar obras de arte aos estudantes, fundando a Galeria da Academia de Belas Artes. Uma “gipsoteca” é uma coleção de gesso e ali encontramos vários tipos de bustos, estátuas completas e monumentais obras sepulcrais. Entre as obras presentes encontramos Maquiavel de Bartolini, Arnolfo di Cambio e Brunelleschi.
Há também obras de encomendas por diversas famílias nobres russas, inglesas e polonesas, que confiaram à sensibilidade de Lorenzo Bartolini e Luigi Papaloni a criação de diversos retratos, medalhões e estátuas para homenagear seus entes queridos. Bartolini era muito procurado pois era um excelente retratista. Com delicadeza e precisão, ele conseguia entregar resultados impressionantes. Ali também estão expostas várias pinturas belíssimas que merecem ser observadas.
Il Gotico Fiorentino
A última parte do museu, no térreo, é dedicada à pintura dos séculos XIII ao XV e se divide em três salas – e todas apresentam temas sagrados e, em sua maioria, foram doados por igrejas e conventos de toda a Toscana.
- A Sala das Pinturas em têmpera e ouro sobre madeira dos séculos XIII e do início do século XIV em Florença;
- Outra sala dedicada aos seguidores de Giotto com obras de meados do século XIV, a Sala Dei Giotteschi;
- Sala dos irmãos Orcagna, a Sala Orcagna. Esta é a parte com as obras mais antigas de todo o museu.
Museu dos Instrumentos Musicais
Para os amantes da música e do teatro, encontramos aqui está uma verdadeira preciosidade. Inaugurado em 2001, o Museu dos Instrumentos Musicais expõe cerca de cinquenta instrumentos musicais que faziam parte das coleções particulares dos Grão-Duques da Toscana, Médici e Lorena. As peças foram recolhidas entre a segunda metade do século XVII e a primeira metade do século XIX e, mais tarde, do Conservatório Cherubini de Florença, que já emprestava algumas peças para o museu desde 1996. Essa é uma ala muito interessante e é a mais nova de todo o museu.
Informações Úteis para visitar a Galeria Academia
Se o seu tempo é limitado em Florença, para evitar as longas filas na bilheteria principalmente na alta estação é recomendável comprar os bilhetes de entrada com antecedência, além é claro, de reservar sua visita guiada do museu e descobrir as obras-primas, juntamente com um guia pessoal. Leia também: Como comprar ingressos para os principais monumentos na Itália!
Bom Saber:
- Há controle de segurança na entrada do museu. Por motivos de segurança, o acesso pode ocorrer somente após a verificação realizada por meio de um detector de metais e/ou manualmente caso seja necessário. É proibido entrar com facas, tesouras ou qualquer outro objeto pontiagudo – todos serão recolhidos pelos seguranças.
- O local NÃO OFERECE PORTA VOLUMES, e é proibida a entrada de malas e mochilas grandes, capacetes, entre outros. O consumo de alimentos e bebidas dentro do museu é proibido e é liberado somente o acesso de garrafas de água de até 500 ml.
Acessibilidade:
- Todo o museu é totalmente acessível e há um banheiro destinado unicamente a esse público.
Horários:
- Aberto: De terça-feira à domingo das 08:15 às 18:50h.
- Fechado: Todas às segundas-feiras, 1o de Janeiro e 25 de Dezembro.
Endereço e Site Oficial
- Valor dos Ingressos pelo site oficial: O bilhete completo custa 16€ e o reduzido para jovens dos 18 anos até o dia em que completam 25 anos, custa €2;
- Bom Saber: A bilheteria fecha 30 minutos antes do horário de fechamento;
- Endereço: 60, Via Ricasoli, 58, 50122 Firenze FI, Itália – A Galeria está a 1,1 km de caminhada a partir da Estação de Trem Santa Maria Novella;
- Site Oficial em italiano: galleriaaccademiafirenze.
Ingressos com Parceiros (sites em português)
- Ingresso com a Civitatis Combo: para comprar ingressos para visitar a Galeria Academia e Galeria dos Ofícios – CLIQUE AQUI!
- Ingresso com a Tiqets somente para Galeria Academia: para comprar ingressos para visitar somente a Galeria Academia – CLIQUE AQUI!
- Ingresso com a Tiqets Combo: se quiser um combo para visitar a Galeria Academia e a Galeria dos Ofícios – CLIQUE AQUI!
- Ingresso com a GetYourGuide: se quiser comprar ingressos para visitar somente a Galeria Academia com app de áudio – CLIQUE AQUI!
Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e faça uma viagem perfeita para Itália!
Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like!
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Galeria da Academia em Florença: Tudo que você precisa saber! Uma enriquecedora visita que lhe renderá muito conhecimento e cultura acerca não só da história italiana, mas do mundo. Visitar a Galeria da Academia é uma experiência única e vai transformar sua viagem por Florença! Não perca!
Está inseguro para viajar?
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem.
O meu post te ajudou ou ainda tem dúvidas? Deixe o seu comentário abaixo que te respondo!
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!