Conheça o Palazzo Vecchio em Florença

Um dos símbolos da cidade, é também um dos prédios mais bonitos e visitados de Florença. Fique com a gente e saiba tudo sobre essa incrível atração em Florença, inclusive sobre a cerimônia troca guarda.

0 706

Conheça o Palazzo Vecchio em Florença

O Palazzo Vecchio é um dos prédios mais belos de Florença. Começou a ser construído em 1299 e é um dos marcos da cidade. Apesar de ter passado por diversas reformas, o prédio nos apresenta a história de Florença de maneira poética, simples e detalhada, sem perder o charme e a beleza que sempre estiveram presentes. Conheça o Palazzo Vecchio em Florença e saiba aqui sobre todos os detalhes para visitar essa bela atração em Florença. Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Um pouco da História do Palazzo Vecchio em Florença

O Palazzo Vecchio foi erguido, inicialmente, para ser a sede do Tribunal de Justiça da cidade foi construído nas ruínas de um palácio antigo pertencente à família de Uberti, que foi expulsa da cidade em 1266 por causa de sua posição política (era gibelinos) que era contra aos governantes da cidade, a família foi lembrada por Dante Alighieri na Divina Comédia.

A oposição entre guelfos e gibelinos inflamava a política florentina na época de Dante e também está presente nos elementos arquitetônicos do palácio: a galeria tem uma muralha chamada “guelfa”: é quadrada, e a torre possui uma muralha gibelina, com um rabo de andorinha. A grandeza deste edifício tipicamente medieval se deve, em grande, parte ao projeto de Arnolfo di Cambio. A prioridade era apresentar uma rica arquitetura interna e, parte obra, foi designada a Giorgio Vasari, que também projetou o Salone dei Cinquecento, o Studiolo de Francesco I, o distrito de Eleonora e o Quartiere degli Elementi. No estilo arquitetônico da época, o Palazzo Vecchio encarna os ideais de liberdade que a Itália buscava: simplicidade e solidez.

Reformas e Projetos

Passando por diversas reformas aos longos dos séculos, o que vemos hoje é um Palazzo Vecchio esplêndido, cheio de elegância. A peculiaridade da torre descentralizada foi proposital: o projeto era explorar a torre preexistente enquanto suas fundações ficam sobre um antigo teatro romano, cujas escavações ainda não foram concluídas e ainda revelam segredos inesperados como ossadas humanas. O Palazzo Vecchio assumiu diferentes funções, dependendo do período histórico e político. Em meados dos anos 1500, foi casa de Cosimo I de Medici que, aproveitando a colaboração de artistas como Vasari e Buontalenti, ampliou o edifício para dobrá-lo de tamanho. Entre 1865 e 1871, Florença foi a capital da Itália e o Palazzo Vecchio foi a sede do governo italiano. Hoje o Palazzo abriga várias obras de arte e a prefeitura da cidade.

1) Conheça o Palazzo Vecchio em Florença. VISITANDO O PRIMEIRO ANDAR

Para começar a visita, partimos do Quartieri Monumentali: salas no primeiro andar decoradas para celebrar a família Medici. Com toda pompa dos Salões dedicados a Leone X, Cosimo il Vecchio, Lorenzo o Magnífico, Cosimo I, Giovanni dalle Bande Nere e Clemente VII, é tudo cheio de detalhes elegantíssimos. O grandioso Salone dei Cinquecento, foi todo afrescado por Michelangelo e Leonardo e foi pensado para sediar as reuniões do Conselho do século XVI. A sala também foi mencionada por Dan Brown em seu best-seller ‘Inferno’, que se passa Florença. Estamos diante de criações ‘imortais’: obras de Vasari, esculturas de De Rossi – dedicadas aos Doze Trabalhos de Hércules – e a Estátua da Vitória, de Michelangelo, como tantas outras. No primeiro andar há uma pequena joia: o Studiolo de Francesco I, uma arca do tesouro da arte maneirista, onde o príncipe guardava seus tesouros.

2) Conheça o Palazzo Vecchio em Florença. VISITANDO O SEGUNDO ANDAR

No segundo andar fica a Terrazza di Saturno, o Quartiere degli Elementi e a sala de Eleonora di Toledo, com uma pequena capela ao lado. Não deixe de ‘olhar para o alto’: os ricos tetos da Sala dell’Udienza e o dos Gigli impressionam. E, por último, mas não menos magnífico: o Salão dos Mapas Geográficos, com uma bela coleção de globos e 57 mapas impressos em couro, um símbolo do conhecimento durante o século XVI.

3) Conheça o Palazzo Vecchio em Florença. FIQUE ATENTO A TROCA GUARDA

O Palazzo Vecchio tem também sua Cerimônia de Troca de Guarda. Entre 1529 e 1530, quando Carlos V quis trazer de Medici de volta à cidade, ele cercou Florença com o exército civil, formado pelos cidadãos de Florença. O Palazzo Vecchio foi protegido por um grupo militar do Exército da República Florentina: eram os Fanti di Palazzo, que foram substituídos por vários outros grupos militares.

A cerimônia da troca da guarda acontece no primeiro domingo de cada mês, às 9h00, 10h00, 11h00, 12h00 e 13h00. A troca da guarda ocorre assim: o Gonfalone de Florença, ou a Procissão Histórica da República Florentina, fica posicionado no meio do Arengarão; dois soldados armados se posicionam nas laterais como o Símbolo da Guarda do Cidadão e do Palácio do Poder, o Capitão e o um oficial completam a guarda. A cerimônia, claro, é cenográfica, mas de grande significado para os cidadãos. A cerimônia é marcada pelo rolo imperial de Tamburini e os movimentos sincronizados como era o costume militar da época.

Curiosidades

  • À esquerda da rampa de acesso ao Palazzo Vecchio, além do grupo de esculturas de Hércules e Caco, é possível ver o rosto de um homem de perfil, feito de uma maneira não muito definida. Reza a lenda de que o autor da imagem é Michelangelo e, para completar o mistério, há várias teorias de quem seria o homem da pintura: ou ele era uma pessoa condenada à morte ou um devedor que irritava Michelangelo. Fato é: não foram todos que tiveram a honra de ser escolhido para esculpir e nem pintar alguma obra neste importante edifício. No salão de Hércules, há uma imagem de Nossa Senhora que ninguém sabe ao certo a quem pertence a obra. Eles a chamam de Nossa Senhora do OVNI, pois é possível ver, ao fundo, um objeto voador não identificado. A imagem é meio “nebulosa”: pintada com muito cinza e raios dourados para os quais dois caracteres no fundo parecem. Representa uma das fontes iconográficas mais antigas mencionadas no campo da ufologia e, como já citado, ninguém sabe de quem é de fato.
  • Outra curiosidade: o Palácio não é simétrico! Do lado esquerdo do edifício existem 3 fileiras de janelas, enquanto no outro não. Isso pode ser explicado porque, de um lado, várias casas foram demolidas para a ampliação do Palácio, já do lado de Uffizi, não havia espaço e nem como demolir a construção vizinha, já que era uma Igreja, porém, mesmo após sua demolição, não havia espaço para fazer o palácio simétrico.

Informações Úteis sobre a visita ao Palazzo Vecchio em Florença

Agora fique atento as informações úteis sobre o Palazzo Vechio.

Localização

Localizado na Praça da Senhoria da capital toscana.
Endereço: Piazza della Signoria, 50122 Firenze FI, Itália
Telefone: +39 055 276 8325

Visita guiada pelo Palazzo Vecchio

Clique aqui e compre seu ingresso através de um site em língua portuguesa!

Horários e outras informações adicionais

Informações para o Museu do Palazzo Vecchio e a Rota Arqueológica
(excursão arqueológica: não disponível para menores de 8 anos).

De outubro a março
Todos os dias, exceto quinta-feira: 9:00 – 19:00 (quinta-feira: 9:00 – 14:00)
Todos os Santos e Pontes Imaculadas: 9:00 – 23:00
24 e 31 de dezembro : 9-19
de 26 a 30 de dezembro: 9-23 de
janeiro 1: 14-19
de 2 a 6 de janeiro: 9-23 de
março 25: 9-23

De abril a setembro
Todos os dias, exceto quinta-feira: 9-23 (quinta-feira) : 9-14)
25 de abril, 1 de maio, 2 de junho, 15 de agosto: 9-23

Informações para a Torre Ronda e a Passarela
(não acessível a menores de 6 anos – menores de 18 anos devem ser acompanhados por um adulto) O acesso à Torre é suspenso em caso de chuva: a visita termina na passarela.

De outubro a março
Todos os dias, exceto em Quinta-feira: 10-17
Quinta-feira: 10-14

De abril a setembro
Todos os dias, exceto quinta-feira: 9-21
Quinta-feira: 9-14

Informações para o Mezzanino e Loeser Donation
Todos os dias, exceto quinta-feira: 9-19
quinta-feira: 9-14

Observação Importante

A bilheteria fecha uma hora antes do museu. Para visitas autônomas (mesmo grupos), não é necessário fazer reserva. Com a compra do ingresso on-line, é possível acessar diretamente as rotas do museu sem passar pela bilheteria. Para a subida à torre, será possível ver breves esperas no terceiro andar, pois o limite máximo de aglomeração é de 25 pessoas por vez.
O museu está fechado em 25 de dezembro.

Vai se hospedar em Florença? Então siga nossas dicas exclusivas de Hotéis!!!

Aqui você encontrará gratuitamente indicações de hospedagem para não cair numa furada e não ficar em uma zona distante das atrações na Itália!

A seguir, não deixe de ler nossas dicas e conselhos sobre os bairros de Florença e onde se hospedar. Aqui você encontrará o melhor bairro e o tipo de hospedagem que mais se encaixa no perfil de sua viagem;)

Saiba que reservando dentro do nosso blog através da Booking.com você estará colaborando a manter nosso site e você não pagará nada a mais por isso, pois o serviço de reserva é GRATUITO. Ou seja, sem taxas de reservas ou administrativas, e as reservas podem ser canceladas Gratuitamente.

Hospedagens que aconselho no Centro Histórico

No Centro Histórico, para admirar todas as principais atrações da cidade com muita facilidade. O centro histórico de Florença corresponde à parte mais antiga da cidade e a mais bela. Se você deseja permanecer no verdadeiro coração de Florença, escolha hotéis nas áreas centrais da Piazza Santa Croce, Ponte Vecchio, Catedral, Galeria dos Oficios, etc.

Se quiser algumas indicações de pousadas e apartamentos, tenho algumas opções que aconselho para economizar, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se preferir hotéis, tenho algumas opções que aconselho com ótimo custo benefício, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Hospedagens que aconselho em Oltrarno

Sempre ficando bem perto do Centro Histórico, você também pode ficar em Oltrarno,  perto das lojas de artesanato mais características de toda a cidade e muito mais. A área é perfeita para aqueles que querem uma acomodação tranquila e para aqueles que querem respirar a verdadeira atmosfera florentina. E ao mesmo tempo você estará perto do centro de Florença, a uma curta caminhada dos monumentos, praças, igrejas, restaurantes, lojas e museus principais.

Se quiser algumas indicações de pousadas e apartamentos, tenho algumas opções que aconselho para economizar, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se preferir hotéis, tenho algumas opções que aconselho com melhor custo benefício, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Hospedagens que aconselho em Santa Maria Novella

Outro bairro interessante para ficar é Santa Maria Novella. Esta é uma área particularmente exclusiva por causa da proximidade da estação (ótimo se você quiser fazer muitos passeios que partem de Florença) e da famosa Igreja de Santa Maria Novella, também a partir daqui os deslocamentos a pé são bem fáceis.

Se quiser algumas indicações de pousadas e apartamentos, tenho algumas opções que aconselho para economizar, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se preferir hotéis, tenho algumas opções que aconselho com melhor custo benefício, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Hospedagens que aconselho em Santa Croce

Outro bairro onde você pode ficar é Santa Croce, onde está a igreja homônima. Esta área, situada na parte sudeste do centro histórico, está perto dos monumentos mais interessantes e tem o seu fulcro na igreja de Santa Croce. Entre os Palácios cênicos deste distrito, existem muitos hotéis que podem acomodá-lo para um final de semana maravilhoso em Florença.

Se quiser algumas indicações de pousadas e apartamentos, tenho algumas opções que aconselho para economizar, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se preferir hotéis, tenho algumas opções que aconselho com ótimo custo benefício, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Hospedagens que aconselho em Campo di Marte

Outra possibilidade também econômica, onde você pode ficar em Florença, é Campo di Marte; nesta área há vários hotéis bem equipados e a preços acessíveis. É uma zona residencial tranquila e encantadora de Florença, bem ligada ao centro histórico da cidade, através de transportes públicos. Campo di Marte tem sua própria estação ferroviária onde vários trens regionais e de alta velocidade fazem parada, com o qual você pode facilmente chegar às outras cidades toscanas e às principais cidades da Itália. É uma ótima escolha se você estivar com carro.

Se quiser algumas indicações de pousadas e apartamentos, tenho algumas opções que aconselho para economizar, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se preferir hotéis, tenho algumas opções que aconselho com melhor custo benefício, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Hospedagens que aconselho Fora do Centro Histórico

E então, se você decidir respirar um ar menos turístico, uma boa escolha poderia ser ficar em Florença bem fora do centro histórico, onde os preços dos hotéis são mais baratos e é a solução mais conveniente se você vier de carro. Outra possibilidade é querer ficar bem afastado, em alguma cidadezinha próxima, e experimentar o silêncio da maravilhosa paisagem toscana, mas neste caso é necessário ter um carro.

Se quiser algumas indicações de pousadas e apartamentos, tenho algumas opções que aconselho para economizar, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se preferir hotéis, tenho algumas opções que aconselho com melhor custo benefício, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)


Assista esse vídeo e saiba: Como comprar o bilhete da Galeria dos Ofícios em Florença? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Conheça o Palazzo Vecchio em Florença. É bem complicado tentar descrever o que você verá no Palazzo Vecchio: é tudo detalhado, belíssimo e, claro, de valor inestimável. É, sem dúvida, uma experiência que só será completa quando vivida pessoalmente. E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!