Conheça o Palazzo Vecchio em Florença

Um dos símbolos da cidade, é também um dos prédios mais bonitos e visitados de Florença. Fique com a gente e saiba tudo sobre essa incrível atração em Florença, inclusive sobre a cerimônia troca guarda.

0 1.403

Conheça o Palazzo Vecchio em Florença

O Palazzo Vecchio é um dos prédios mais belos de Florença. Começou a ser construído em 1299 e é um dos marcos da cidade. Apesar de ter passado por diversas reformas, o prédio nos apresenta a história de Florença de maneira poética, simples e detalhada, sem perder o charme e a beleza que sempre estiveram presentes. Conheça o Palazzo Vecchio em Florença e saiba aqui sobre todos os detalhes para visitar essa bela atração em Florença. Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Um pouco da História do Palazzo Vecchio em Florença

O Palazzo Vecchio foi erguido, inicialmente, para ser a sede do Tribunal de Justiça da cidade foi construído nas ruínas de um palácio antigo pertencente à família de Uberti, que foi expulsa da cidade em 1266 por causa de sua posição política (era gibelinos) que era contra aos governantes da cidade, a família foi lembrada por Dante Alighieri na Divina Comédia.

A oposição entre guelfos e gibelinos inflamava a política florentina na época de Dante e também está presente nos elementos arquitetônicos do palácio: a galeria tem uma muralha chamada “guelfa”: é quadrada, e a torre possui uma muralha gibelina, com um rabo de andorinha. A grandeza deste edifício tipicamente medieval se deve, em grande, parte ao projeto de Arnolfo di Cambio. A prioridade era apresentar uma rica arquitetura interna e, parte obra, foi designada a Giorgio Vasari, que também projetou o Salone dei Cinquecento, o Studiolo de Francesco I, o distrito de Eleonora e o Quartiere degli Elementi. No estilo arquitetônico da época, o Palazzo Vecchio encarna os ideais de liberdade que a Itália buscava: simplicidade e solidez.

Reformas e Projetos

Passando por diversas reformas aos longos dos séculos, o que vemos hoje é um Palazzo Vecchio esplêndido, cheio de elegância. A peculiaridade da torre descentralizada foi proposital: o projeto era explorar a torre preexistente enquanto suas fundações ficam sobre um antigo teatro romano, cujas escavações ainda não foram concluídas e ainda revelam segredos inesperados como ossadas humanas. O Palazzo Vecchio assumiu diferentes funções, dependendo do período histórico e político. Em meados dos anos 1500, foi casa de Cosimo I de Medici que, aproveitando a colaboração de artistas como Vasari e Buontalenti, ampliou o edifício para dobrá-lo de tamanho. Entre 1865 e 1871, Florença foi a capital da Itália e o Palazzo Vecchio foi a sede do governo italiano. Hoje o Palazzo abriga várias obras de arte e a prefeitura da cidade.

1) Conheça o Palazzo Vecchio em Florença. VISITANDO O PRIMEIRO ANDAR

Para começar a visita, partimos do Quartieri Monumentali: salas no primeiro andar decoradas para celebrar a família Medici. Com toda pompa dos Salões dedicados a Leone X, Cosimo il Vecchio, Lorenzo o Magnífico, Cosimo I, Giovanni dalle Bande Nere e Clemente VII, é tudo cheio de detalhes elegantíssimos. O grandioso Salone dei Cinquecento, foi todo afrescado por Michelangelo e Leonardo e foi pensado para sediar as reuniões do Conselho do século XVI. A sala também foi mencionada por Dan Brown em seu best-seller ‘Inferno’, que se passa Florença. Estamos diante de criações ‘imortais’: obras de Vasari, esculturas de De Rossi – dedicadas aos Doze Trabalhos de Hércules – e a Estátua da Vitória, de Michelangelo, como tantas outras. No primeiro andar há uma pequena joia: o Studiolo de Francesco I, uma arca do tesouro da arte maneirista, onde o príncipe guardava seus tesouros.

2) Conheça o Palazzo Vecchio em Florença. VISITANDO O SEGUNDO ANDAR

No segundo andar fica a Terrazza di Saturno, o Quartiere degli Elementi e a sala de Eleonora di Toledo, com uma pequena capela ao lado. Não deixe de ‘olhar para o alto’: os ricos tetos da Sala dell’Udienza e o dos Gigli impressionam. E, por último, mas não menos magnífico: o Salão dos Mapas Geográficos, com uma bela coleção de globos e 57 mapas impressos em couro, um símbolo do conhecimento durante o século XVI.

3) Conheça o Palazzo Vecchio em Florença. FIQUE ATENTO A TROCA GUARDA

O Palazzo Vecchio tem também sua Cerimônia de Troca de Guarda. Entre 1529 e 1530, quando Carlos V quis trazer de Medici de volta à cidade, ele cercou Florença com o exército civil, formado pelos cidadãos de Florença. O Palazzo Vecchio foi protegido por um grupo militar do Exército da República Florentina: eram os Fanti di Palazzo, que foram substituídos por vários outros grupos militares.

A cerimônia da troca da guarda acontece no primeiro domingo de cada mês, às 9h00, 10h00, 11h00, 12h00 e 13h00. A troca da guarda ocorre assim: o Gonfalone de Florença, ou a Procissão Histórica da República Florentina, fica posicionado no meio do Arengarão; dois soldados armados se posicionam nas laterais como o Símbolo da Guarda do Cidadão e do Palácio do Poder, o Capitão e o um oficial completam a guarda. A cerimônia, claro, é cenográfica, mas de grande significado para os cidadãos. A cerimônia é marcada pelo rolo imperial de Tamburini e os movimentos sincronizados como era o costume militar da época.

Curiosidades

  • À esquerda da rampa de acesso ao Palazzo Vecchio, além do grupo de esculturas de Hércules e Caco, é possível ver o rosto de um homem de perfil, feito de uma maneira não muito definida. Reza a lenda de que o autor da imagem é Michelangelo e, para completar o mistério, há várias teorias de quem seria o homem da pintura: ou ele era uma pessoa condenada à morte ou um devedor que irritava Michelangelo. Fato é: não foram todos que tiveram a honra de ser escolhido para esculpir e nem pintar alguma obra neste importante edifício. No salão de Hércules, há uma imagem de Nossa Senhora que ninguém sabe ao certo a quem pertence a obra. Eles a chamam de Nossa Senhora do OVNI, pois é possível ver, ao fundo, um objeto voador não identificado. A imagem é meio “nebulosa”: pintada com muito cinza e raios dourados para os quais dois caracteres no fundo parecem. Representa uma das fontes iconográficas mais antigas mencionadas no campo da ufologia e, como já citado, ninguém sabe de quem é de fato.
  • Outra curiosidade: o Palácio não é simétrico! Do lado esquerdo do edifício existem 3 fileiras de janelas, enquanto no outro não. Isso pode ser explicado porque, de um lado, várias casas foram demolidas para a ampliação do Palácio, já do lado de Uffizi, não havia espaço e nem como demolir a construção vizinha, já que era uma Igreja, porém, mesmo após sua demolição, não havia espaço para fazer o palácio simétrico.

Informações Úteis sobre a visita ao Palazzo Vecchio em Florença

Agora fique atento as informações úteis sobre o Palazzo Vechio.

Localização

Localizado na Praça da Senhoria da capital toscana.
Endereço: Piazza della Signoria, 50122 Firenze FI, Itália
Telefone: +39 055 276 8325

Visita guiada pelo Palazzo Vecchio

Clique aqui e compre seu ingresso através de um site em língua portuguesa!

Horários e outras informações adicionais

Informações para o Museu do Palazzo Vecchio e a Rota Arqueológica
(excursão arqueológica: não disponível para menores de 8 anos).

De outubro a março
Todos os dias, exceto quinta-feira: 9:00 – 19:00 (quinta-feira: 9:00 – 14:00)
Todos os Santos e Pontes Imaculadas: 9:00 – 23:00
24 e 31 de dezembro : 9-19
de 26 a 30 de dezembro: 9-23 de
janeiro 1: 14-19
de 2 a 6 de janeiro: 9-23 de
março 25: 9-23

De abril a setembro
Todos os dias, exceto quinta-feira: 9-23 (quinta-feira) : 9-14)
25 de abril, 1 de maio, 2 de junho, 15 de agosto: 9-23

Informações para a Torre Ronda e a Passarela
(não acessível a menores de 6 anos – menores de 18 anos devem ser acompanhados por um adulto) O acesso à Torre é suspenso em caso de chuva: a visita termina na passarela.

De outubro a março
Todos os dias, exceto em Quinta-feira: 10-17
Quinta-feira: 10-14

De abril a setembro
Todos os dias, exceto quinta-feira: 9-21
Quinta-feira: 9-14

Informações para o Mezzanino e Loeser Donation
Todos os dias, exceto quinta-feira: 9-19
quinta-feira: 9-14

Observação Importante

A bilheteria fecha uma hora antes do museu. Para visitas autônomas (mesmo grupos), não é necessário fazer reserva. Com a compra do ingresso on-line, é possível acessar diretamente as rotas do museu sem passar pela bilheteria. Para a subida à torre, será possível ver breves esperas no terceiro andar, pois o limite máximo de aglomeração é de 25 pessoas por vez.
O museu está fechado em 25 de dezembro.


Assista esse vídeo e saiba: Como comprar o bilhete da Galeria dos Ofícios em Florença? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Conheça o Palazzo Vecchio em Florença. É bem complicado tentar descrever o que você verá no Palazzo Vecchio: é tudo detalhado, belíssimo e, claro, de valor inestimável. É, sem dúvida, uma experiência que só será completa quando vivida pessoalmente. E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!