Vamos conhecer Sorano na Toscana?

Uma das cidades mais bonitas da Itália é Sorano, na região da Toscana, e é pra lá que eu te levo hoje! Vamos conhecer Sorano?

0 349

Vamos conhecer Sorano na Toscana?

Na esplêndida província de Grosseto, na Toscana, encontramos essa verdadeira preciosidade: Sorano. Com sua vista sugestiva que nos oferece verdadeiras obras de artes naturais, como edifícios esculpidos no tufo, Sorano é o tipo de cidade que não decepciona. Hoje vamos para Toscana, mais precisamente, para a bela e charmosa Sorano. Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!


Assista a esse vídeo sobre Sorano, na Província de Grosseto, na bela Toscana!

(Fonte: Luca Allegrone)


Nossa Introdução

Sorano é uma cidade belíssima, embora não seja tão conhecida por turistas brasileiros. Chamada de ‘a cidade do Tufo’, Sorano nos apresenta belezas naturais impressionantes, além de muita história e cultura. Se você quiser conhecer uma cidade diferente, interessante, charmosa e cheia de panoramas incríveis, pode incluir Sorano no seu itinerário sem medo nenhum, tenho certeza de que você não vai se arrepender. Sorano é também chamada de ‘a Matera Toscana’, pois sua semelhança com a bela cidade da Basilicata é notável.

Um pouco mais sobre Sorano

Sorano pertencia à família Aldobrandeschi, mas o território municipal já era habitado desde o período etrusco, como comprovado pelos ​​achados arqueológicos e antigos assentamentos e necrópoles. Logo após o casamento entre Anastasia, que era a última herdeira dos Aldobrandeschi, e Romano Orsini, em 1293, Sorano passou para as mãos da família do próprio Orsini. Seu centro acompanhou as políticas da vizinha Pitigliano, e os Orsini comprometeram-se a proteger Sorano com construções de fortes, tornando Sorano uma das cidades mais seguras daquele período. Por vários momentos, especialmente durante o século XV, diversos povoados vizinhos tentaram dominar a cidade, mas só tiveram sucesso em 1417. Já em 1556, Sorano passou para as mãos da poderosa e histórica família Medici, que fizeram questão de incluí-la ao Grão-Ducado da Toscana junto com a cidade vizinha Pitigliano.

1) Vamos conhecer Sorano na Toscana: VISITE A FORTALEZA DE SORANO E O ARCO DEL FERRINI

Começamos nosso passeio pela entrada da Fortaleza de Sorano, localizada na via San Marco. Aqui você pode chegar a pé ou de carro, mas a partir deste ponto te sugiro seguir a pé. Essa é a porta de entrada para o centro nevrálgico de Sorano e é aqui que começa nossa viagem! Indiscutível que a Fortaleza Orsini domina a cidade e seu encanto é fatal: impressiona até mesmo o turista mais exigente. Hoje a fortaleza pode ser inteiramente visitada e, ali, ficam dois museus: o Museu Cívico e o Museu Arqueológico. Muito interessante também são os edifícios interligados por túneis, e também estão abertos para visitação.

Saindo dali, ao caminhar pela cidade, parece que fomos transportados no tempo! Logo após atravessar o Arco del Ferrini, a vista já surpreende: com um panorama único para o vale do riacho Lente, os desfiladeiros arborizados se apresentam de forma majestosa.

2) Vamos conhecer Sorano na Toscana: VISITE A IGREJA COLEGIADA DE SAN NICOLA, O PALAZZO COMITALE E A TORRE DO RELÓGIO

Seguimos caminhando pela rua principal da cidade até chegarmos à belíssima Igreja Colegiada de San Nicola. Esta é uma igreja do século XIII e, aqui, está preservada uma valiosa pia batismal que data de 1563. Também pode ser visto aqui um cibório de pedra de lava, do século XV, além de uma tela do artista Raffaello Vanni. Saindo da igreja, não deixe de visitar a Colegiada, localizada em um dos palácios mais bonitos da cidade, o Palazzo Comitale. Aqui há um portal de travertino com a inscrição em memória de Ludovico Orsini; atrás deste mesmo palácio temos a Torre do Relógio que se ergue logo acima do Masso Leopoldino, que é uma fortificação rodeada por um reforço de um grande penhasco tufáceo. Sua forma nos lembra muito um navio. Ali, no alto do Masso, fica um terraço incrível que serve de belvedere e nos oferece um panorama magnífico da toda a cidade. Vale muito a pena subir até o topo!

3) Vamos conhecer Sorano na Toscana: VISITE A PORTA DEI MERLI

Seguimos o passeio descendo do terraço e caminhando até à Porta dei Merli. Essa é a antiga entrada da cidade e, originalmente, possuía uma ponte levadiça que também servia de proteção. O destaque desta construção fica por conta de sua fachada, onde, até hoje, podemos ver as insígnias de Niccolo IV Orsini e Cosimo II de Medici. Passando pela entrada, chegamos ao vale Lente, que fica entre cavernas rochosas de origem etrusca, bosques e enormes paredes de tufo.

4) Vamos conhecer Sorano na Toscana: VISITE A VIA CAVE

Imperdível é a única em seu gênero Via Cave. As ‘cavernas’ e os caminhos aqui formam verdadeiros labirintos e são de uma beleza que é difícil de traduzir em palavras. Aqui você encontra as antigas trilhas etruscas escavadas diretamente na rocha e que alcançam até 25 metros de profundidade! É, realmente, impressionante! São verdadeiras obras de arte e causam fascínio por terem sido construídas com uma precisão absurda e em uma época onde a engenharia não era conhecida. Até hoje os estudiosos não conseguiram desvendar o motivo destas construções, embora já se tenha uma certeza: os etruscos era um povo muito à frente de seu tempo.

Alguns pesquisadores defendem a ideia de que as ruelas serviam para uso de cunho sagrado e funerário; enquanto outros afirmam que eram simples estradas de ligação entre uma aldeia e outra; há também os que defendem a ideia de que as estradas verviam como sistemas de defesa contra inimigos e, por último, há os que acreditem que, na verdade, aqueles caminhos serviam para levar água aos habitantes. Seguindo pela Via Cava principal, chegamos até outro ponto imperdível da cidade: San Rocco, mais precisamente atrás de sua Catedral e, aqui, começa outro passeio incrível!

5) Vamos conhecer Sorano na Toscana: VISITE SAN ROCCO

Através da estrada que se estende por dois quilômetros, a Via Cava, chegamos a esse lugar quase mágico: San Rocco. Aqui, toda a área teve uma presença humana desde a Idade do Bronze e, por aqui, diversos povos deixaram seus vestígios. Chegando a San Rocco, vá para a igreja de San Rocco que ainda conserva alguns restos de um afresco do século XVII. Aqui você pode visitar vários ambientes escavados no Tufo, como cavernas e tumbas.

A Via Cave é um verdadeiro patrimônio de enorme importância histórica e cultural e resumem, de forma magnânima, o que é Sorano e seus arredores. Por aqui você encontra dezenas de ruelas que variam de tamanho e largura; elas também variam na altura e comprimento, mas é impossível ‘escolher’ o trecho mais lindo. O cenário é muito sugestivo e, de fato, parece nos levar para dentro de um livro de conto de fadas: você entra na terra, passa por paredes vertiginosas, imagens misteriosas e uma natureza que te envolve do começo ao fim. Em alguns pontos das estradinhas, algumas árvores criam uma espécie de telhado vegetal, que ‘filtram’ a luz do sol nos apresentando verdadeiras visões do paraíso! O ponto alto do passeio é o magnífico mirante: a vista é ESPLÊNDIDA e nos mostra Sorano todinha! Você vai se apaixonar por esse local, tenha certeza absoluta!

Uma sugestão:

A cidade fica AINDA MAIS LINDA no final da tarde, com o comecinho do pôr-do-sol. Os tons de amarelo e laranja dominam a vista e o panorama é, sem duvida, impagável!


Como chegar a Sorano?


1) Como chegar a Sorano? DE TREM

As principais estações ferroviárias que possuem transporte até Sorano são as estações de Orvieto, a 48 quilômetros da cidade, e a estação de Albinia, que fica a 60 quilômetros. Das estações ferroviárias, você pode seguir viagem de ônibus até Sorano.

Você sabia que a Trenitalia é a principal sociedade italiana destinada à gestão do transporte ferroviário. Saiba aqui “Qual é a diferença dos trens na Itália?“. Compre sua passagem online com antecedência e economize muito, leia o Post “Como comprar uma passagem de trem na Itália?“.

2) Como chegar a Sorano? DE ÔNIBUS

Utilize as linhas de ônibus RAMA: algumas partem de Roma (Roma Ostiense) e de Florença (terminal Santa Maria Novella) chegando a Albinia; dali você pode seguir a conexão com Pitigliano – Sorano. Você também pode utilizar o ônibus da empresa Autolinee SIRA que faz conexões diretas para Sorano partindo de Viterbo.

3) Como chegar a Sorano? DE CARRO

Veja agora as opções de saída para quem vai de carro.

Saindo do norte:

Caso venha do norte, utilize a Autostrada del Sole e siga a até a saída Firenze Certosa; depois utilize o cruzamento da rodovia para Siena, ao sul, e continue para Roma; Siga as indicações para S.S. Cassia por 70 quilômetros e pegue a saída onde indica Sorano.

Outra opção:

Outra opção é seguir a Autostrada del Sole até a saída Chiusi / Chianciano, e seguir em direção a Sarteano, Radicofani, Roma, e seguir pela S.S. Cassia na direção de Roma; quando ver a saída, pegue o acesso e, assim, você chega até Sorano.

Saindo do sul:

Caso venha do sul, também é possível utilizar a Autostrada del Sole. Porém, pegue a saída Orte, e, depois, o entroncamento da rodovia com indicação para Viterbo. Siga pela saída de Siena, continue até a saída para Valentano e, de lá, siga as placas para Pitigliano e Sorano.

Vai viajar pela Itália de carro?

Se for alugar um carro não deixe de ler nossos posts na seção Dirigindo na Itália no blog Viajando para Itália. Além de dicas de roteiro de carro, temos tudo sobre sinalizações, pedágios, estradas e muitos mais dicas. Leia também VIAJANDO DE CARRO NA ITÁLIA: EXEMPLOS DE ROTEIROS

Não sabe onde alugar o carro?

Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa, com atendimento em português, pagando em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12x sem juros no cartão? E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da ideia? Então clique no banner abaixo Pesquise, compare e escolha! : )

Importante Saber

Se for dirigir na Itália é imprescindível a carteira internacional ou a sua CNH do Brasil com tradução juramentada, O.K.? Se não possuir, não dirija, pois você terá muitos problemas caso seja parado pela polícia italiana! LEIA O POST PRECISO DE CARTEIRA INTERNACIONAL PARA DIRIGIR NA ITÁLIA (PID)?


Assista esse vídeo e saiba: Roteiro de 10 dias na Toscana? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Vamos conhecer Sorano na Toscana? Se você quer conhecer uma cidade charmosa, diferente e que vai te conquistar sem o mínimo de esforço, essa cidade se chama Sorano e espera por você de braços abertos. E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!