O que fazer em um dia em Assis?

Terra natal de São Francisco e de Santa Clara, um lugar místico e muito frequentado por fiéis e turistas. Fique ligadinho nesse post e confira nossas dicas e informações para um dia em Assis!

15 36.640

O que fazer em um dia em Assis?

Um Vilarejo Medieval Especial. Assis é uma das cidades mais bonitas para se visitar em Úmbria. Famoso especialmente por ser a terra natal de São Francisco e Santa Clara, o vilarejo atrai milhares fiéis e turistas a cada ano, graças ao grandioso patrimônio artístico, arqueológico e histórico. O que fazer em um dia em Assis? Se você tem pouco tempo na Itália não perca esse post. Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!! Conheça também nossa Seção Exemplos de Roteiros Turísticos na Itália!

Se você acha que tem muito para conhecer da Itália e não quer pensar em muitos detalhes para organizar essa viagem, leia após as Conclusões: “E agora quem poderá me AJUDAR?”

O que fazer em Assis
Assis – Itália

Nossa Introdução

Assis não tem nada a ver com uma metrópole, é uma cidadezinha de Úmbria, conhecida principalmente por ser o lar do ilustre São Francisco, criador da Ordem dos Franciscanos (tão famosa quanto ele). A própria figura nobre e caridosa deste santo fez com que este município, durante os séculos, se tornasse um símbolo de paz e um estimado ponto de encontro para quem reconhece a religião católica. Um dos exemplos são as várias manifestações organizadas todos os anos, desde a primeira marcha pela paz em 1961, pelo filósofo Aldo Caprini. Leia também nosso post Como ir nas cidades mais belas perto de Roma! Bate-Volta que vale a pena! Em todo o caso, Assis não é apenas São Francisco. Na verdade, tem um grande valor em nível histórico e cultural. Se você tem interesse em turismo religioso não deixe de ler o Post sobre Turismo Religioso na Itália.

Itinerário de um dia

Assim como muitas cidades da Úmbria, Assis não é tão grande, e por essa razão seu itinerário permite cumprir quase todos os pontos turísticos em apenas um único dia. O ideal seria conhecer Assis em um fim de semana, para poder descobrir, com calma e tranquilidade, as belezas desta cidade: visitar os monumentos mais importantes e desfrutar de um passeio agradável nas estreitas ruas dessa encantadora vila medieval. Nós o faremos em apenas um dia. Conheça melhor a cidade de Assis!

Após termos introduzido sobre o povoado, iremos organizar o tour para descobrir a cidade, explicando quais são as coisas fundamentais para se ver. O conselho é dedicar pelo menos um dia para aproveitar bem as principais atrações, sem perder a oportunidade de saborear a ótima cozinha local em um dos restaurantes típicos. Saiba como ir a Assis a partir de Roma, clicando aqui!

O que fazer em Assis
Praça do Duomo em Assis

1) O que fazer em um dia em Assis? BASÍLIA DE SÃO FRANCISCO

Ao que parece, é obrigatório começar o nosso itinerário partindo do coração de Assis, ou seja, a Basílica de São Francisco. A igreja foi construída no século XIII, por ordem do Papa Gregório IX – uma verdadeira obra-prima da arquitetura e também um dos tesouros da arte sacra italiana. O imponente complexo, declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, é composto por duas basílicas, construídas em dois momentos históricos diferentes: a Basílica Superior e a Basílica Inferior, mais a cripta onde está o túmulo de São Francisco.

A Basílica Superior e Inferior

A Basílica Superior remete ao período gótico e contem coleções maravilhosas dos afrescos de Giotto, que narram a vida do santo. Já a Basílica Inferior está ligada ao período da arte românica – nessa basílica há uma atmosfera medieval, um tanto áspera, com tetos baixos e pouca iluminação.

O que fazer em Assis
Basílica de São Francisco em Assis, Úmbria

2) O que fazer em um dia em Assis? TEMPLO DE MINERVA

Depois de visitar a Basílica, a fim de apreciar o clima medieval, seguimos pela Via San Francesco para chegar à Praça del Comune, onde está o Templo de Minerva (antigo santuário romano do século I a.C.). O Templo de Minerva, antes de se tornar um monumento religioso, foi um tribunal que abrigava no subsolo as celas da prisão. A clássica fachada é elegante e seu interior é decorado com características barrocas do século XVII.

Embora estes prédios pertencerem a épocas distantes, são perfeitamente integrados entre eles, formando um agradável conjunto heterogêneo. Aqui se pode fazer uma pausa para comer em uma das “osterias” do centro histórico, em grande parte decoradas em estilo medieval, e degustar um ótimo almoço com produtos típicos da região, como o queijo pecorino e a trufa. Conheça nossa seção sobre Alimentação na Itália!

O que fazer em Assis
Templo de Minerva em Assis

3) O que fazer em um dia em Assis? BASÍLICA DE SANTA CLARA

Depois de recarregados, continuamos nosso tour visitando a não menos importante Basílica de Santa Clara, construída em cima de uma basílica pré-existente (dedicada a São Gregório), que hoje abriga em seu interior as relíquias da santa e o crucifixo que falou com São Francisco.

Em estilo gótico, a basílica foi construída com a típica pedra rosa do monte Subásio. Aqui a atmosfera é mais acolhedora, e é possível encontrar as freiras em clausura. Também, a pracinha em frente à igreja é bem graciosa, acaba em um terraço que presenteia os turistas com uma linda vista do vale umbro.

O que fazer em Assis
Basílica de Santa Clara em Assis

4) O que fazer em um dia em Assis? CATEDRAL DE SÃO RUFINO

Seguindo mais acima, chegamos à Catedral de São Rufino, um exemplo de excelência do estilo romano-umbro. A fachada é tipicamente romana e se caracteriza pela rosácea principal, logo ao lado surgem outras duas menores e entre os três portões, as três entradas principais. Embaixo da rosácea grande é possível ver a simbologia dos Evangelistas. Nesta catedral fica a fonte batismal de Francisco e Clara. É daqui que normalmente sai a procissão da Sexta-Feira Santa.

5) O que fazer em um dia em Assis? ROCCA MAGGIORE

Retornando com o passeio, desta vez vamos para Rocca Maggiore, uma fortaleza dos anos 1200 construída por causa das guerras com a cidade de Perúgia. O castelo domina o alto da cidade e todo o vale que o circunda – sem dúvidas um panorama espetacular, que permite ver Assis de uma posição privilegiada.

O que fazer em Assis
Rocca Maggiore
MAPA PARTINDO DA BASÍLICA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS

O que fazer em Assis

6) O que fazer em um dia em Assis? BASÍLICA SANTA MARIA DEGLI ANGELI E A PORCIÚNCULA

Lembrando que temos apenas um dia disponível, em nossa última etapa, iremos visitar a Basílica de Santa Maria degli Angeli e a Porziuncola. A basílica é um dos lugares mais importantes da história de vida de São Francisco, tanto humana quanto espiritual. 

O que fazer em Assis
Porciúncula, principal símbolo da Ordem dos Frades Franciscanos

Sétima maior Igreja Cristã do Mundo

De 1600, é considerada a sétima maior igreja cristã do mundo, além disso, abriga em seu interior a Porciúncula, principal símbolo da Ordem dos Frades Franciscanos. A Porziuncola tornou-se a primeira igreja da Ordem Franciscana e representa o emblema da simplicidade franciscana. Foi exatamente aqui que Francisco morreu, na noite de 3 de outubro de 1226, após ter composto o “Cântico das Criaturas”. Com vista para a basílica, pode-se dizer que o nosso itinerário de um dia termina em grande estilo.

O que fazer em Assis
Porziuncola em Assis

Vai se hospedar em Assis? Então siga nossas dicas exclusivas de Hotéis!!!

Aqui você encontrará gratuitamente indicações de hospedagem para não cair numa furada e não ficar em uma zona distante das atrações na Itália!

A seguir, não deixe de ler nossas dicas e conselhos sobre os bairros de Assis e onde se hospedar. Aqui você encontrará o melhor bairro e o tipo de hospedagem que mais se encaixa no perfil de sua viagem;)

Saiba que reservando dentro do nosso blog através da Booking.com você estará colaborando a manter nosso site e você não pagará nada a mais por isso, pois o serviço de reserva é GRATUITO. Ou seja, sem taxas de reservas ou administrativas, e as reservas podem ser canceladas Gratuitamente.

Onde dormir em Assis? CENTRO HISTÓRICO

Na área central há lojas de artesanato, restaurantes, bares e alguns hotéis. Há alguns hotéis meio afastados do centro, mas como a cidade é pequena, dificilmente você terá dificuldade para locomoção, mesmo não estando exatamente no centro! A cidade é muito segura e caminhar por suas ruas é agradabilíssimo! Não tenha medo de se perder nas ruas menores: cada esquina guarda um encanto diferente!

Apesar de ser possível conhecer Assis em um dia, sugiro que você não tenha pressa: aproveite cada minuto, cada centímetro dessa terra maravilhosa, dessa atmosfera tão única que somente uma cidade como Assis pode lhe oferecer!

As opções de apartamentos e B&B, Hotéis que aconselho com ótimo custo benefício são:

Onde dormir em Assis? ZONA RURAL

A zona rural perto de Assis é maravilhosa, portanto Assis não é indicada para quem prefere agito, pois por ser local de culto, a vida por ali, principalmente a vida noturna, é quase nula, mas é a cidade ideal para quem procura um pouco de reclusão e reflexão, principalmente no meio dessa agitada vida que levamos atualmente!

Dessa forma se você estiver com carro ou se você procura um momento de relax, ficar na zona rural em algum agroturismo é uma opção maravilhosa até mesmo para ter um contato com a gente local.

As opções de agroturismo (em italiano agriturismo) que aconselho com ótimo custo benefício são:

É sua primeira vez na Itália? Então não deixe de assistir a esse vídeo com dicas imperdíveis para viagem dos seus sonhos. Se inscreva em nosso canal e receba vídeos com temas importantes sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Se existe um lugar capaz de abrigar em si uma sensação de paz de espírito, uma incrível beleza arquitetônica, uma história muito antiga e obras de valor inestimável (praticamente um tesouro a céu aberto), esta cidade se chama Assis. Vivenciar Assis é uma espécie de retorno às origens, é um lugar onde você pode se sentir completamente renovado – claro que aconselhado aos fiéis, mas também àqueles que estão em busca de algo, talvez um pouco de serenidade. 

Se mesmo assim você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem;)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!


para sua viagem perfeita!

CONSULTORIA

Guias 100% customizados e dentro de seu orçamento!