Conhecer Assis a cidade de São Francisco?

Paz, tranquilidade e espiritualidade: isso, e mais um pouco você só vai encontrar em Assis. Hoje vamos contar um pouco sobre a história desse lugar mágico e ensinar a você a chegar a cidade de Assis!

6 23.739

Conhecer Assis a cidade de São Francisco?

“A cidade de São Francisco” Entre as encantadoras colinas de Úmbria, nas encostas do Monte Subásio, surge a maravilhosa cidade de Assis. Mesmo sendo uma cidade medieval inigualável, na verdade o local atrai milhões de visitantes todos os anos pois é aqui que nasceu e cresceu o santo mais amado do mundo, estamos falando de São Francisco. Vamos conhecer Assis a cidade de São Francisco? Saber sua histórias e as atrações de sua cidade? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Se você acha que tem muito para conhecer da Itália e não quer pensar em muitos detalhes para organizar essa viagem, leia após as Conclusões: “E agora quem poderá me AJUDAR?”

Conhecer Assis a cidade de São Francisco?
Basílica de São Francisco de Assis – Umbria

Nossa Introdução

Francisco era um homem simples e de oração, assim como a sua vida. Das ruas de Assis ressoa o silêncio e um grande senso de paz interior, e já de longe provoca fortes emoções! A cidade plaina o vale Umbra demonstrando toda a sua beleza, é impossível não ficar deslumbrado com a perfeição da paisagem medieval entre as colinas, rochas e a inconfundível Basílica de São Francisco. Leia também O que fazer em um dia em Assis? e Como chegar a Assis a partir de Roma?

Nasce o São Francisco

A partir do ano 1000, quando Assis passava por um grande período de desenvolvimento, principalmente graças aos monges beneditinos, que a história de Assis se funde com a história da humanidade. Bem no ano de 1181 nasce Giovanni di Pietro Bernardone, mais conhecido como São Francisco. Francisco amava a natureza, pois sustentava a ideia de que toda criatura era um dom do amor absoluto de Deus, tanto que escreveu um poema chamado “O Cântico das Criaturas”- primeiro poema literário italiano. Depois de ter sofrido tantas doenças, São Francisco morreu com 45 anos, e foi enterrado na Basílica dedicada a ele.

1) Conhecer Assis a cidade de São Francisco? A BASÍLICA

Partiremos da própria Basílica, este tesouro da arquitetura, que é formada por duas igrejas sobrepostas – a inferior em estilo românico e a superior em estilo gótico. A Basílica foi construída na Collis Inferni, “colina do inferno”. Era assim que São Francisco chamava o lugar onde queria ser enterrado, no qual eram sepultados os condenados pela justiça (agora chamado de Collis Paradisi).

Apesar de Francisco ter recomendado em seu testamento a construção de igrejas simples e humildes, a basílica representa uma exceção. Isso porque a igreja deveria ser capaz de acolher os numerosos peregrinos que iriam visitar os restos mortais do santo, bem como os vários afrescos no interior da Basílica, pintados por grandes artistas como Giotto e Cimabue. Quando as passagens bíblicas eram representadas em pinturas, podiam então ser compreendidas por todas as pessoas humildes que não sabiam ler.

A simplicidade da cripta de São de Francisco

Conforme vai descendo pela igreja, a basílica vai ficando ainda mais humilde, até que se chega ao ápice da simplicidade na cripta onde se encontra o túmulo de São Francisco, um lugar de intensa espiritualidade. Descer até a cripta é como caminhar novamente pela vida de Francisco. É exatamente nestes locais repletos de significados que se compreende a importância de quanto uma vida simples e humilde é mais “rica” do que uma vida feita de aparências e bens materiais.

2) Conhecer Assis a cidade de São Francisco? SUA HISTÓRIA

A história de São Francisco de Assis. Francisco encarna o espírito de identidade nacional, seu comportamento mudou não só a Itália, mas também o mundo, através das armas do amor e da humildade – completamente coerente com o Evangelho de Cristo. “O mais italiano dos santos, o mais santo dos italianos” – assim Pio XII definiu o Pobrezinho de Assis quando, em 18 de junho de 1939, o proclamou Padroeiro da Itália junto com Santa Catarina de Sena.

Seu Nascimento

São Francisco de Assis
São Francisco de Assis

Francisco nasceu em Assis no ano de 1182, numa época de turbulência em sua comunidade. Filho de um comerciante rico, desde jovem aspirava entrar no rol da nobreza da pequena cidade. Daí a participação na guerra contra Perúgia e a tentativa de chegar a Puglia para participar da cruzada. Contudo, tudo isso foi interrompido pela voz divina que o convidou a reconstruir a Igreja. Francisco obedeceu ao chamado e, abandonando a família e os amigos, conduziu por alguns anos uma vida de penitência e solidão, de total pobreza.

Em 1209, após uma nova inspiração, começou a pregar o Evangelho nas cidades em que se reuniam seus primeiros discípulos e junto a eles dirigiu-se a Roma para obter a aprovação do Papa para a sua escolha de vida. De 1210 a 1224, peregrinou pelas ruas e praças da Itália, e em todos os lugares acolhia multidões de discípulos que os chamava de irmãos. Francisco é uma das grandes figuras da humanidade, que fala com cada geração. Seu encanto vem do grande amor por Jesus, de quem primeiro recebeu os estigmas, sinal do amor de Cristo por todos os homens e pela inteira criação de Deus.

Conhecer Assis a cidade de São Francisco?
Panorâmica da Basílica de São Francisco de Assis – Umbria

Pobreza, Obediência e Castidade

Pobreza”, “obediência” e “castidade” são os aspectos fundamentais da vida de Francisco e de seus discípulos. Após um primeiro período recluso em solidão, Francisco começou a viver a própria vocação junto aos seus companheiros que queriam imitar seu exemplo. Nasceu, assim, a Ordem dos Franciscanos. Com oração e meditação, a regra franciscana reforça o “espírito missionário”, conforme os preceitos evangélicos, assumindo uma conduta completamente diferente da norma seguida até então. É claro que Francisco se interessava principalmente pelas classes sociais mais fracas e, com amor fraterno, dava uma atenção especial ao “próximo” desprezado e rejeitado pela sociedade (ou seja, o pobre, o doente, o perdedor, o último).

3) Conhecer Assis a cidade de São Francisco? OS MILAGRES E AS LENDAS

Muitas são as lendas que envolvem São Francisco, em particular aquelas ligadas ao seu amor pelos animais, outras também pelas suas pregações sobre o amor de Deus aos passarinhos. A lenda mais famosa é a do lobo de Gubbio. O lobo caçava pelos campos e aterrorizava a população. Dessa forma, o santo conversou com o lobo, prometendo a ele que, se não parasse de agredir os habitantes do local, o povo mesmo se encarregaria de acabar com ele. Desde então o lobo não ameaçou mais a cidade, pelo contrário, virou amigo das pessoas. São Francisco amansando o lobo é um de seus milagres mais representados na arte, por vários artistas famosos.

Conhecer Assis a cidade de São Francisco?
São Francisco de Assis e o Lobo

Outra lenda é: A lenda da floresta, em outras palavras, uma parte do bosque que ficava próximo à basílica e sua casa (conhecida na época como “a colina do inferno” – Collis Inferni), talvez pela sua selvageria ou pela sua posição – era o lugar mais baixo da cidade. Aqui ficavam as forcas para sentenciar os condenados à morte, e provavelmente onde se refugiavam também os leprosos nos períodos de peste.

Reza a lenda, que São Francisco escolheu a Colina do Inferno como lugar para sua própria sepultura, para ser tratado da mesma maneira que os criminosos – imitando a Cristo, que morreu crucificado entre dois ladrões e foi enterrado fora de Jerusalém.

Segundo outros, porém, a escolha foi declarada pelo amor que o santo sentia pelo lugar, onde frequentemente se retirava em oração e solidão.

Conhecer Assis a cidade de São Francisco?

Porciúncula, principal símbolo da Ordem dos Frades Franciscanos

A Morte de São Francisco

Após a morte de São Francisco, o Papa Gregório IX, querendo construir em Assis uma igreja especialmente para abrigar os restos mortais do santo (a Basílica), rebatizou a floresta de “Colina do Paraíso”. Francisco faleceu no dia 03 de outubro em 1226 e sua festa é comemorada todos os anos no dia 4 de outubro. Além de ser o padroeiro da Itália, são Francisco de Assis é também o Santo Padroeiro dos animais.


Como chegar a Assis?


1) Como chegar a Assis? DE TREM

O trem em questão é da linha ferroviária Firenze – Terontola – Perugia – Foligno, com destino a Assis pela estação Santa Maria degli Angeli. Da estação Santa Maria degli Angeli até Assis, é possível pegar os ônibus de linha (ou também utilizar o serviço de táxi). Você sabia que a Trenitalia é a principal sociedade italiana destinada à gestão do transporte ferroviário. Saiba aqui “Qual é a diferença dos trens na Itália?“. Compre sua passagem online com antecedência e economize muito, leia o Post “Como comprar uma passagem de trem na Itália?“.

2) Como chegar a Assis? DE AVIÃO

O aeroporto é o Aeroporto Internacional Umbro San Francesco d’Assisi a 12 km de Assis, que liga a cidade com vários táxis. Também, o Aeroporto Leonardo da Vinci, de Fiumicino (Roma), que conecta Assis com os ônibus da linha SULGA diariamente. Saiba aqui Como ir do Aeroporto de Roma até o Centro.

Leia também nossos Posts Especiais sobre Aeroportos na Itália:

3) Como chegar a Assis? DE CARRO

Deixarei as opções pelo Norte e Sul da Itália para vocês.

Pelo Norte:
  • Para acessar Assis de carro pelo norte da Itália, há dois percursos: a estrada A14 Adriatica (Bologna/Taranto), pegando a saída Cesena e seguindo por Perúgia com a E45 até a saída de Assis. Ou, então, pegar um pedaço da A1 e sair em Valdichiana, depois seguir sentido Perúgia e tornar à E45 com destino a Cesena até Assis.
Pelo Sul:
  • Também para que vem do sul, há dois percursos: pegar Autostrada A14 Adriatica até o fim, saindo em Civitanova Marche e depois seguir sentido Foligno – Perugia até a saída de Assis. Para quem prefere pegar a A1, pode sair em Orte e seguir pela E45 sentido Perúgia – Cesena até a saída de Assis.

Leia também VIAJANDO DE CARRO NA ITÁLIA: EXEMPLOS DE ROTEIROSSe for alugar um carro não deixe de ler nossos posts na sessão Dirigindo na Itália no blog Viajando para Itália. Além de dicas de roteiro de carro, temos tudo sobre sinalizações, pedágios, estradas e muitos mais dicas.

Vai viajar pela Itália de carro?

Não sabe onde alugar o carro? Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa, com atendimento em português, pagando em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12x sem juros no cartão? E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da idéia? Então clique no banner abaixo Pesquise, compare e escolha! : )

Importante Saber
  • Se for dirigir na Itália é imprescindível a carteira internacional ou a sua CNH do Brasil com tradução juramentada, O.K.? Se não possuir, não dirija, pois você terá muitos problemas caso seja parado pela polícia italiana! Leia nosso Post “Preciso de Carteira Internacional para dirigir na Itália?
  • Além disso, é importante saber que nas cidades turísticas existem lugares (centros históricos) onde é PROIBIDO ESTACIONAR, e só pode ser usado por pessoas moram ali! Por isso é importante não ir a esses lugares para não tomar multas desnecessárias. Leia aqui sobre as ZTL (Zona de Tráfego Limitado). De qualquer forma outra dica para quem está inseguro sobre isso, é estacionar um pouco fora do centro e ir para o centro a pé ou, gastando um pouco mais, de táxi ou outro transporte público.
  • Quem dirige não pode beber, as leis italianas sobre isso são muito severas e você corre o risco de pegar uma multa realmente enorme. Por isso se você tem intenção de saborear um ótimo vinho italiano durante o almoço fique atento sobre isso! Não corra o risco de estragar as tuas férias!!!

Vai se hospedar em Assis? Então siga nossas dicas exclusivas de Hotéis!!!

Aqui você encontrará gratuitamente indicações de hospedagem para não cair numa furada e não ficar em uma zona distante das atrações na Itália!

A seguir, não deixe de ler nossas dicas e conselhos sobre os bairros de Assis e onde se hospedar. Aqui você encontrará o melhor bairro e o tipo de hospedagem que mais se encaixa no perfil de sua viagem;)

Saiba que reservando dentro do nosso blog através da Booking.com você estará colaborando a manter nosso site e você não pagará nada a mais por isso, pois o serviço de reserva é GRATUITO. Ou seja, sem taxas de reservas ou administrativas, e as reservas podem ser canceladas Gratuitamente.

Onde dormir em Assis? CENTRO HISTÓRICO

Na área central há lojas de artesanato, restaurantes, bares e alguns hotéis. Há alguns hotéis meio afastados do centro, mas como a cidade é pequena, dificilmente você terá dificuldade para locomoção, mesmo não estando exatamente no centro! A cidade é muito segura e caminhar por suas ruas é agradabilíssimo! Não tenha medo de se perder nas ruas menores: cada esquina guarda um encanto diferente!

Apesar de ser possível conhecer Assis em um dia, sugiro que você não tenha pressa: aproveite cada minuto, cada centímetro dessa terra maravilhosa, dessa atmosfera tão única que somente uma cidade como Assis pode lhe oferecer!

As opções de apartamentos e B&B, Hotéis que aconselho com ótimo custo benefício são:

Onde dormir em Assis? ZONA RURAL

A zona rural perto de Assis é maravilhosa, portanto Assis não é indicada para quem prefere agito, pois por ser local de culto, a vida por ali, principalmente a vida noturna, é quase nula, mas é a cidade ideal para quem procura um pouco de reclusão e reflexão, principalmente no meio dessa agitada vida que levamos atualmente!

Dessa forma se você estiver com carro ou se você procura um momento de relax, ficar na zona rural em algum agroturismo é uma opção maravilhosa até mesmo para ter um contato com a gente local.

As opções de agroturismo (em italiano agriturismo) que aconselho com ótimo custo benefício são:

Assista esse vídeo e saiba: Como não pegar multa viajando com o carro na Itália? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Como devem ter compreendido, caminhar pelas ruas de Assis é entrar na história, reviver os passos de Francisco e de quem, como ele, escolheu viver na pobreza e no serviço aos outros. É um lugar que se faz refletir, que pelo menos por um dia nós dá a possibilidade de ser melhor, nos impulsionando a fazer algo a mais por nós mesmos e para os outros. Relembrando o que dizia Madre Teresa de Calcutá: “Aquilo que nós fazemos é apenas uma gota no oceano, mas se não fizéssemos, o oceano teria uma gota a menos”.

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!