O que fazer em um dia em Ferrara?

Com seu centro histórico declarado Patrimônio da Humanidade da UNESCO em 1995, Ferrara é famosa por suas belezas renascentistas e seu charme único. Preparamos um post imperdível para quem tem pouco tempo na Itália e gostaria de conhecer um pouco mais do país da bota!

0 724

O que fazer em um dia em Ferrara?

Ferrara é uma cidade da região da Emilia Romagna e é de uma beleza incrível. Tão incrível que, em 1995, todo seu centro histórico foi declarado Patrimônio da Humanidade da UNESCO. Quer conhecer Ferrara? Então, este post, é pra você! Vamos ao nosso post do dia: O que fazer em um dia em Ferrara? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Nossa Introdução

Ferrara é a cidade histórica de Estensi, um importante centro de arte e cultura, bem como uma das mais belas cidades da Emilia Romagna. Seu elegante centro histórico é cheia de monumentos importantes. A cidade foi um dos centros mais importantes da Renascença na Itália, frequentada por artistas, escritores e cientistas famosos. A antiga Ferrara está hoje dividida entre a área da Renascença e a cidade medieval, ambas esplêndidas e perfeitas para explorar tanto a pé quanto de bicicleta. Se você quiser visitar este lugar em um dia, onde você deve partir? O que é imperdível? Nós tentamos dar respostas através deste texto. Vem com a gente!!!!

1) O que fazer em um dia em Ferrara? VISITE O CASTELO ESTENSE

Começamos essa excursão a partir do símbolo da cidade, a partir do ponto forte, se não, do monumento que melhor representa a cidade, o castelo Estense. Este magnífico edifício remonta a 1835 e foi construído por Bartolino da Novara, uma fortificação que não foi erguida para fins artísticos, mas como uma fortaleza para se refugiar. Ao longo dos séculos o Castelo Estense desempenhou vários papéis: foi a sede do exército Este com estábulos, arsenais, armazéns, oficinas e tudo o que era necessário para o pequeno exército que ali se alojava e depois foi transformado numa residência nobre onde a vida do corte da poderosa família Estense. Uma visita ao Castelo permite-lhe descobrir os apartamentos, as cozinhas, as prisões, o jardim, a capela e muitas outras coisas.

2) O que fazer em um dia em Ferrara? VISITE A CATEDRAL DE SAN GIORGIO E  PIAZZA TRENTO E TRIESTE

Perto do Castelo Estense, continuando, em frente ao Palazzo Comunale, você pode admirar outra obra-prima Ferrarese, a Catedral de San Giorgio (São Jorge), que representa o centro religioso da cidade de Ferrara. Imediatamente marcante é a aparência da fachada de mármore branco com a bela varanda. Hoje a igreja aparece para os visitantes em uma fascinante mistura de estilos, que vão do românico ao barroco. No centro da esplêndida fachada está São Jorge, que mata o dragão. Entre outras coisas, está localizado na grande Piazza Trento e Trieste, também conhecido com o antigo nome de Piazza delle Erbe, onde outros edifícios históricos têm destaque e é um bom lugar para fazer uma pausa e tomar um café observando a movimentação da cidade.

3) O que fazer em um dia em Ferrara? VISITE O PALAZZO DEI DIAMANTI

Continuamos a visita na cidade e chegamos ao Corso Ercole I d’Este. Aqui está o famoso Palazzo dei Diamanti, um dos palácios mais famosos do Renascimento italiano. Segundo a UNESCO o Corso Ercole d’Este é uma das ruas mais bonitas do mundo. Até 1492 Ferrara era uma cidade com uma estrutura medieval, feita de ruas pequenas e sinuosas, fechada no perímetro que chega ao Canale della Giovecca. Foi precisamente neste Palácio o trabalho central da chamada ‘Addizione Erculea’, ou seja, a ampliação da cidade desejada por Ercole d’Este. Dentro do palácio há também um belo pátio renascentista com um claustro e um poço. O nome deriva da forma particular com mais de 8.500 blocos de mármore branco-rosa que adornam as fachadas.

4) O que fazer em um dia em Ferrara? VISITE O QUADRIVIO DEGLI ANGELI

Totalmente reservada para pedestres e quase sem lojas, mantém a estrutura renascentista intacta com palácios de belas fachadas, portas e janelas decoradas. O ponto mais importante é o chamado ‘Quadrivio degli Angeli’, onde estão localizados o Palazzo dei Diamanti, o Palazzo Turchi di Bagno e o Palazzo Prosperi-Sacrati. Outro edifício imperdível é o Palazzo Schifanoia, um nome escolhido não por acaso, mas apenas como um local de ociosidade onde evitar o tédio. O que torna o edifício famoso não é tanto a arquitetura, mas os afrescos que estão dentro. Foi precisamente para celebrar o seu poder que Alberto V d’Este decidiu fazer um salão ducal decorado com um excepcional ciclo de afrescos. Assim nasceu o Salone dei Mesi, o maior ciclo renascentista de afrescos pagãos em que o bom domínio do duque é celebrado de forma alegórica através da mitologia e da astrologia. Devido ao terremoto na Emilia em 2012, apenas o Salone dei Mesi e a subsequente Sala degli Stucchi podem ser visitados.

5) O que fazer em um dia em Ferrara? VISITE A CIDADE MEDIEVAL

Neste ponto a viagem de um dia para Ferrara só pode terminar com um passeio agradável na antiga cidade medieval, que além de colecionar monumentos e museus, também é ideal para caminhar entre uma igreja e uma parada em um café ou um restaurante típico. Entre as especialidades de Ferrara, você pode saborear o ‘salama da sugo’, o macarrão pasticcio (ou torta Ferrara), o cappellacci com abóbora e um bolo de gengibre: imperdíveis!

O que fazer em um dia em Ferrara?
Mapa com as Atrações do dia.
O que fazer em um dia em Ferrara?
Mapa com as atrações da Cidade

Como chegar a Ferrara?


1) Como chegar a Ferrara? DE AVIÃO

Os aeroportos mais próximos de Ferrara são os aeroportos de Bolonha e o aeroporto de Veneza, o Marco Polo. Leia aqui Como ir do Aeroporto de Bolonha até o Centro da Cidade?

Leia também nossos Posts Especiais sobre Aeroportos na Itália:

2) Como chegar a Ferrara? DE TREM

Ferrara pode ser alcançada diretamente a partir de Bolonha e Pádua e está ligada ao sul por uma linha férrea com Ravenna. A estação ferroviária de Ferrara está localizada a vinte minutos do centro histórico para que você possa chegar a pé com segurança ou pegar um ônibus.

Você sabia que a Trenitalia é a principal sociedade italiana destinada à gestão do transporte ferroviário. Saiba aqui “Qual é a diferença dos trens na Itália?“. Compre sua passagem online com antecedência e economize muito, leia o Post “Como comprar uma passagem de trem na Itália?“.

3) Como chegar a Ferrara? DE CARRO

Ferrara é facilmente acessível: está ligada à autoestrada A13 de Bolonha para Pádua e pode ser alcançada a partir da autoestrada 309 Romea graças à junção da autoestrada 8 de Comacchio. Leia também VIAJANDO DE CARRO NA ITÁLIA: EXEMPLOS DE ROTEIROS. Se for alugar um carro não deixe de ler nossos posts na seção Dirigindo na Itália no blog Viajando para Itália. Além de dicas de roteiro de carro, temos tudo sobre sinalizações, pedágios, estradas e muitos mais dicas.

Vai viajar pela Itália de carro?

Não sabe onde alugar o carro? Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa, com atendimento em português, pagando em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12x sem juros no cartão? E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da ideia? Então clique no banner abaixo Pesquise, compare e escolha! : )

Importante Saber

Se for dirigir na Itália é imprescindível a carteira internacional ou a sua CNH do Brasil com tradução juramentada, O.K.? Se não possuir, não dirija, pois você terá muitos problemas caso seja parado pela polícia italiana! LEIA O POST PRECISO DE CARTEIRA INTERNACIONAL PARA DIRIGIR NA ITÁLIA (PID)?


Assista esse vídeo e saiba: Como funcionam os pedágios na Itália? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

O que fazer em um dia em Ferrara? A Itália é cheia de belas cidades que muitas vezes subestimamos. Uma delas é, certamente, Ferrara, a cidade dos Estensi que, se compararmos com outras cidades italianas, é pouco procurada pelos turistas brasileiros. Ferrara oferece uma rica cultura, palácios, igrejas, praças e monumentos que contam a história de uma cidade pronta a recebe-los de braços abertos! Mas não estranhe se Ferrara se tornar sua cidade favorita na Itália: veladamente, é esse o convite que a cidade nos faz!

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!