O que fazer em um dia em Turim?
Turim “a primeira capital da Itália”, cidade com um enorme patrimônio herdado durante séculos de história. Tem uma cultura muito rica e é a capital da indústria, que surge no meio dos palácios renascentistas. Uma cidade de muitas facetas, aberta ao mundo, a capital piemontesa oferece ao visitante uma combinação de: galerias de arte, museus, praças, monumentos, diversão e uma ótima comida. Vamos ao nosso post do dia: o que fazer em um dia em Turim? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Exemplos de Roteiros Turísticos na Itália!
Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e conheça Turim comigo e com uma guia local! Imperdível!!!
Nossa Introdução
Turim é considerada uma “pequena Paris” por causa de suas ruas, praças, cafeterias históricas e tantos monumentos. Depois de um século sendo a capital automobilística, ela criou uma nova imagem à cidade, destacando-se nos setores de produção, principalmente nas empresas com alto teor de conhecimento, pesquisa e inovação. Leia também Onde dormir na Rota do Vinho no Piemonte?
Free Tour por Turim!
Os free tours não possuem um preço fixo. Ao final do tour, o participante decidirá o valor que pagará ao guia de acordo com o grau de satisfação.
Clique aqui para saber mais e reservar!
Um pouco sobre Turim e suas atrações
A primeira capital da Itália, Turim é hoje um dos maiores centros universitários, culturais e científicos do país. É a quarta cidade italiana quanto ao número de habitantes e terceira no ranking de movimento econômico. Elegante (mas nunca ostensiva), ativa, culta e refinada. Turim é uma das cidades italianas mais versáteis e encantadoras.
Algumas Atrações em Turim
Possui dezenas de museus, edifícios históricos, ótimos restaurantes e cafeterias. Sabe respeitar o seu passado, mas investe no futuro – como mostram as várias galerias de arte contemporânea e os ateliês de jovens criativos. Adquira aqui Bilhete Ônibus Hop-On Hop-Off de 24 ou 48 Horas – Turim!
Mesmo indo várias vezes à capital piemontesa, surpresas é o que não falta! Um dia é muito pouco para visitar uma cidade, ainda mais uma cidade como Turim. Felizmente, o centro histórico de Turim é bem concentrado e as atrações principais ficam perto uma das outras – isso contribui para o nosso desafio de ver quase tudo em um dia (outra coisa que facilita muito é a possibilidade de passear a pé, principalmente quando o dia está ensolarado). Se você tem um dia em Turim aconselho uma Excursão de Bicicleta pelos Destaques da Cidade – clique aqui para saber mais!
Com o Guia Viajando para a Itália, você terá acesso a informações privilegiadas, como indicações de hospedagens, melhores gelaterias, pizzerias e restaurantes; informações importantes sobre transportes, museus, passeios e atrações imperdíveis; além de sugestões de roteiro para sua viagem.
Tudo o que você precisa para sua viagem ser perfeita, reunido num só lugar!
Clique aqui e saiba mais!1) O que fazer em um dia em Turim? VISITE A PRAÇA CASTELLO E O PALÁCIO REAL
Turim tem várias facetas e para compreendê-la é preciso conhecer a sua história, o que podemos fazer através de seus edifícios históricos. Para isso, iniciemos o nosso passeio partindo da Praça Castello, que é o coração da cidade. Desta praça maravilhosa dá para ver o Palácio Real (a primeira e mais importante Casa de Savoia).
Para fazer o percurso do Palácio Real e de todo complexo, você pagará 15 Euros para visitar: o 1º andar do Palácio Real, e também a Capela do Santo Sudário (que tem acesso ao Duomo, porém está fechado), a Galeria Sabalda, o Museu de Antiguidade, o Teatro Romano, a Biblioteca e o Arsenal Real.
2) O que fazer em um dia em Turim? VISITE O PALÁCIO MADAMA
Agora iremos ver o Palácio Madama, um prédio que abriga milênios de história. De fato ele é bem variado, um lado é caracterizado por uma fachada barroca, enquanto do outro lado vemos as portas Decumana e Palatina, construídas pelos romanos. Também da Praça Castello podemos ver o Museu do Arsenal Real, a Igreja de São Lourenço e Biblioteca Real, testemunhas diretas da história da cidade e de todo o país.
3) O que fazer em um dia em Turim? VISITE O SANTO SUDÁRIO
A esta altura não podemos deixar de visitar a catedral, construída em 1498 e dedicada a São João Batista (o santo padroeiro da cidade). O interior da igreja é composto por três naves em cruz latina. A catedral foi reformada para se juntar à Capela do Santo Sudário. No altar está a urna que abriga o Santo Sudário, o manto que cobriu o corpo de Jesus, em que estão impressas as marcas de sangue. Saiba aqui Como visitar o Santo Sudário em Turim?
4) O que fazer em um dia em Turim? VISITE O CAFFÈ MULASSANO
Vale a pena fazer uma pausa sob os arcos da cidade numa das esquinas desta praça, no Caffè Mulassano, que além de ser uma das cafeterias mais lindas de Turim, ainda inventou o tramezzino, apelidado assim por Gabriele d’Annunzio. Esta cafeteria possui outra curiosidade: atrás do balcão há um estranho relógio com um único ponteiro e alguns números dispostos aleatoriamente.
Bom Saber
Ao lado da cafeteria há um campanário conectado a um mecanismo que move o ponteiro também de forma aleatória que servia (e serve até hoje) para estabelecer, em um grupo de amigos, quem deve pagar a conta (aquele que pegar o número mais alto paga a conta). Interessante, né?!
5) O que fazer em um dia em Turim? VISITE A MOLE ANTONELLIANA
Bem, depois de revigorados, seguimos com o nosso passeio para o símbolo da cidade de Turim: a Mole Antonelliana. Projetada inicialmente para ser sede de uma sinagoga, hoje é bem diferente de uma igreja, é um dos museus mais interessantes da cidade: o Museu Nacional do Cinema.
No interior do museu estão expostos cenários de grandes clássicos do cinema, lanternas mágicas, figurinos, pôsteres e roteiros originais. É como fazer uma viagem pela história do cinema. O ingresso custa €9, porém aconselho comprar o bilhete combinado que custa €12, mas inclui a subida com o elevador panorâmico (que dura cinquenta e nove segundos até a cúpula Mole, um espetáculo imperdível).
6) O que fazer em um dia em Turim? SE ENCANTE COM A GASTRONOMIA LOCAL
Agora, depois de uma manhã de cultura e história, nada mais justo fazer uma pausa para almoçar em um restaurante típico do centro. Assim, saboreamos o gosto intenso dos pratos tradicionais de Piemonte e também a enogastronomia de Turim, que é particularmente deliciosa e cheia de energia. É uma mistura de culinária piemontesa e receitas tradicionais estrangeiras, além da junção da culinária erudita com a culinária popular, criando uma excêntrica e gostosa combinação. Leia nossa seção sobre Alimentação na Itália.
7) O que fazer em um dia em Turim? VISITE O MUSEU EGÍPCIO
Após recarregar as energias, seguimos nosso passeio para visitar o famoso Museu Egípcio de Turim (um dos museus mais importantes do gênero na Europa), dedicado exclusivamente para exposição de arte e cultura egípcia. Graças ao Museu Egípcio de Turim, temos a rara oportunidade de poder descobrir uma civilização muito distante, mas também muito fascinante.
Os antigos egípcios continuam a despertar um visível interesse nos dias de hoje, graças ao seu conhecimento avançado em várias áreas como matemática, astronomia, medicina e até mesmo exoterismo. Que tal uma visita guiada sem fila ao Museu Egípcio? Clique aqui para saber mais!
8) O que fazer em um dia em Turim? VISITE A PRAÇA VITTORIO
Continuamos em torno da Igreja da Grande Mãe de Deus, na Praça Vittorio. Atravessando a ponte, aos pés da colina de Turim, podemos ver tal igreja, em estilo neoclássico, é famosa também pelas histórias e lendas ligadas à Turim Mágica. Os especialistas exotéricos alegam que a igreja seja um ponto onde se concentram energias positivas muito poderosas e que as duas estátuas na entrada apontam o lugar onde está o Santo Graal. Agora a nossa visita a Turim está quase terminando e convém voltar para a Praça Castello, percorrendo novamente a Via Po.
9) O que fazer em um dia em Turim? VISITE A VIA GARIBALDI
Conforme vamos nos aproximando da Igreja de São Lourenço, chegamos à Via Garibaldi, outra rua histórica de Turim, também esta dedicada às compras. Passeando pela rua, cruzamos com a Via della Consolata, seguindo pela direita cairemos na Praça della Consolata, onde há um dos bares mais antigos, históricos e amados de Turim: o “Al Bicerin”. Aqui sugiro pegar uma bebida inventada exatamente nesta cafeteria, que leva o nome de “Bicerin”. Isso com certeza vai nos revigorar depois de uma longa caminhada.
Dica de Ouro:
- Para quem deseja jantar, meu conselho é ficar nesta região mesmo (conhecida como “quadrilátero romano”), local muito frequentado graças à grande variedade de bares que servem petiscos, pratos típicos, culinária exótica e sobremesas.
Mapa com as Atrações em Turim
Como chegar a Turim?
Turim é o ponto de encontro da Itália, da Europa e do Mediterrâneo.
1) Como chegar a Turim? DE TREM
Localizada no noroeste do país, fica a poucos quilômetros de Milão, do Mar Lígure e da fronteira francesa: é isso que faz de Turim uma “one hour city”, uma cidade fácil de acessar e perto das montanhas, dos lagos, do mar e do resto da Itália.
Graças aos trens de alta velocidade, é possível vir de Milão e Paris. Além disso, desde dezembro de 2009 a capital piemontesa é parte integrante da linha de alta velocidade Torino-Milano-Napoli-Salerno, fazendo com que a cidade fique ainda mais perto da região Sul.
Você sabia?
Você sabia que a Trenitalia é a principal sociedade italiana destinada à gestão do transporte ferroviário. Saiba aqui: Qual é a diferença dos trens na Itália?. Compre sua passagem online com antecedência e economize muito, leia o Post: Como comprar uma passagem de trem na Itália?
2) Como chegar a Turim? DE AVIÃO
O Aeroporto Internacional de Turim está conectado diariamente com as principais cidades italianas e europeias. Ele oferece um bom serviço de transporte para o centro da cidade, tanto de ônibus quanto de trem, além dos táxis, claro.
Leia nossos posts sobre Aeroportos na Itália:
- COMO IR DO AEROPORTO DE ROMA PARA O CENTRO DE ROMA?
- COMO IR DO AEROPORTO MALPENSA PARA O CENTRO DE MILANO?
- COMO IR DO AEROPORTO DE VENEZA PARA VENEZA CENTRO?
3) Como chegar a Turim? DE CARRO
Para os amantes das quatro rodas, Turim é um local de interseção, por isso cruza com as grandes estradas que ligam o país inteiro e também o exterior (que por sua vez se juntam com o restante do Norte e do Centro, assim como as passagens e túneis para a França e Suíça). Pegar as rodovias: A4 (Milão-Veneza), A21 (Placência-Bolonha), A5 (Vale de Aosta-Suíça), A6 (Ligúria-Costa Azul) ou A32 (França).
Vai viajar pela Itália de carro?
Se for alugar um carro não deixe de ler nossos posts na seção Dirigindo na Itália no blog Viajando para Itália. Além de dicas de roteiro de carro, temos tudo sobre sinalizações, pedágios, estradas e muitos mais dicas. Acesse também: VIAJANDO DE CARRO NA ITÁLIA: EXEMPLO DE ROTEIROS.
Não sabe onde alugar o carro?
Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa, com atendimento em português, pagando em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12x sem juros no cartão? E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da ideia? Então clique no banner abaixo pesquise, compare e escolha! : )
Importante Saber
Se for dirigir na Itália é imprescindível a carteira internacional, O.K.? Se não possuir, não dirija, pois você terá muitos problemas caso seja parado pela polícia italiana! LEIA O POST PRECISO DE CARTEIRA INTERNACIONAL PARA DIRIGIR NA ITÁLIA (PID)?
Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e conheça Turim através do olhar de uma moradora!
Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like!
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
O que fazer em um dia em Turim? Turim é uma cidade de cultura enogastronômica que sempre surpreende o visitante com perfumes e sabores, vinhos e temperos e com a sua tradicional sociabilidade (que contrasta com a aparente austeridade dos edifícios e das ruas).
Uma cidade curiosa e que desperta a curiosidade, um lugar receptivo repleto de memórias, um município que demonstra ter frescor e vivacidade, propondo àquele turista paciente e atento uma infinidade de cores e roteiros verdadeiramente interessantes e singulares.
Está inseguro para viajar?
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem.
O meu post te ajudou ou ainda tem dúvidas? Deixe o seu comentário abaixo que te respondo!
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!
Oi Ana Patrícia. Estou amando ler teu blog. Já até imagino vc aí na correria com o baby que certamente já está andando.
Amei este poste, pois meu marido quer ir ao Turim para conhecer o estádio de futebol. Eu não ligo, mas aqui descobri que tem muita coisa legal por lá.
Aliás, sabe dizer se para chegar ao estádio é possível ir a pé?
Obrigada.
Greice obrigada pelo carinho, o estadio está longe do centro.. melhor ir com um táxi ou transporte publico:) Abraços, Ana