O que visitar em Cittadella em Pádua?
Cittadella: a cidade murada! Cittadella não é destino buscado por brasileiros, mas uma vez descoberta, se torna uma das mais queridas! Dentro de altos muros, a cidade se apresenta de maneira discreta, mas cheia de charme e beleza. Hoje vamos saber o que visitar em Cittadella em Pádua? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Assista a esse belíssimo vídeo de Cittadella!
(Fonte: Maurizio Geremia)
Nossa Introdução
Os muros da cidade têm um total de um quilômetro e meio de comprimento e são totalmente acessíveis, isso graças a um trabalho de restauração de 20 anos concluído em 2013. Com 15 metros de altura, você pode caminhar com segurança pelas paredes que, no passado, defendiam a cidade. Pode parecer “chato” a primeira vista, mas observar a cidade do alto vai te encantar. Então vamos lá!!!! Vamos finalmente saber o que fazer em Cittadella em Pádua? Saiba tudo sobre Pádua clicando aqui!
1) O que visitar em Cittadella em Pádua? VISITE AS TORRES
Comece seu passeio pela Casa del Capitano, na Torre di Bassano. Ali fica também o ponto de informações turísticas, com mapas e roteiros. No meio do caminho, fica a Torre de Malta, com o terraço panorâmico, ponto mais alto dos muros, com 30 metros de altura. Ali fica a famosa prisão que Dante cita em sua ‘Divina Comédia’.
Os Museus da Torre de Malta
Dentro da torre, ficam dois museus: o Museu do Cerco e o Museu Arqueológico, com os achados arqueológicos da antiga Cidadela Romana. Ao longo do caminho, você pode ver duas brechas, que foram substituídas por escadas e passarelas e que permitem continuar o caminho sem interrupções, além de ver todas as 32 torres que permitem apreciar a estrutura arquitetônica.
As torres se separam conforme explicamos a seguir: 4 torres em correspondência das portas de acesso, 12 torres quadrangulares com cerca de 22 metros de altura e 16 torres de 15 metros. Belíssima visão! Observando a cidade do alto, você vai poder ver também Prefeitura e o Campo della Marta, onde são feitos os eventos ao ar livre. Também é possível avistar a Igreja de Santa Maria del Torresino. Esse percurso demora cerca de uma hora e meia e é muito tranquilo, além de muito agradável.
Dica
- Óbvio que, para conhecer bem a cidade, é impossível deixar de conhecer a cidade pela parte debaixo! Com seu fosso navegável, o ideal é alugar um pequeno barco e passear ao redor da cidade. O percurso dura cerca de 40 minutos e é delicioso! Muito visual!
2) O que visitar em Cittadella em Pádua? VISITE A PORTA BASSANO
Imperdível também é seu centro histórico. Não deixe de passar pelas quatro portas, pois uma é diferente da outra, embora mereça destaque a Porta Bassano, a maior delas e a que abriga a Casa del Capitano, que é facilmente reconhecida pelo grande emblema com a carruagem vermelha Carraresi e o brasão de armas de Pádua em sua fachada.
3) O que visitar em Cittadella em Pádua? VISITE A PORTA VICENZA
A Porta Vicenza é a entrada oeste da cidade e possui uma bela torre com 25 metros de altura, além de um sistema de portas triplas, que também é reconhecível pela imagem da crucificação pintada em afresco por dentro.
4) O que visitar em Cittadella em Pádua? VISITE A PORTA TREVISO
A Porta Treviso é a entrada oriental da cidade e em sua parte interna mostra a imagem da coroação da Virgem e da Nossa Senhora da Anunciação.
5) O que visitar em Cittadella em Pádua? VISITE A PORTA PADOVA
Por último, temos a Porta Padova que era a entrada principal da Cittadella. Essa porta distingue-se das demais pela torre com o relógio e por uma pequena torre sineira, além de, também, conter afrescos com a imagem da carruagem Carraresi; mostra também o brasão de armas de Pádua.
6) O que visitar em Cittadella em Pádua? VISITE O DUOMO E O PALAZZO DELLA LOGGIA
Visitar Cittadella sem conhecer seu Duomo chega a ser quase um crime! Erguido entre 1774 e 1826, abriga uma sacristia com uma bela galeria de arte que contém pinturas importantes de artistas como Jacopo da Ponte, Andrea da Murano e Palma il Giovane. Na Praça, chama atenção o maravilhoso Palazzo della Loggia, que foi reformado em 1816 seguindo o estilo neoclássico. Não deixe de observar os brasões dos Podestàs Venezianos e o baixo-relevo dos anos 1400, que mostra o Leão de San Marco ao longo das paredes da arcada no térreo.
7) O que visitar em Cittadella em Pádua? VISITE O TEATRO SOCIALE
Se possível, tente ir até o Teatro Sociale. Se puder entrar: não deixe de fazê-lo! Projetado em 1817 por Giacomo Bauto, mostra um salão principal bem preservado com belos afrescos florais rodeados por cupidos e figuras alegóricas. As obras são de Francesco Bagnara, que também decorou a Fênix de Veneza.
Mapa 01 com as atrações em Cittadella em Pádua
Mapa 02 com as atrações em Cittadella em Pádua
Um pouco da História de Cittadella…
Cittadella, com suas belas muralhas, foi construída em 1220 pelo município de Pádua e, desde então, os elementos mais característicos da cidade inclui também sua exuberante a natureza, que é excepcional. A partir do século XI as zonas rurais ganharam força e formaram várias pequenas aldeias. Nos tempos medievais, após sua fundação, a cidade garantiu ao município de Pádua uma base para se opor ao poder dos senhores rurais locais dominantes, como a aristocracia do feudo de Onara e Fontaniva.
Período Glamoroso de Cittadella e a Guerra
Uma vez que a cidade passou para as mãos de Ezzelino da Romano por um curto período, assumiu um papel estratégico na área que rodeava a cidade durante a segunda metade do século XIII, e foi nesse período que Cittadella brilhou. Em 1236, Pádua concedeu à cidade o direito de adotar seus próprios estatutos e a declarou independente. Porém, em 1318, a cidade ficou sob o domínio de Cangrande della Scala e, então, retornou sua administração para Pádua, como senhorio Da Carrara.
No século XIV, o papel da cidade expandiu novamente e ela voltou a prosperar. Em 1405, a cidade se ‘entregou’ a Veneza e, em troca, pôde manter seu próprio estatuto. Em 1508 viu o nascimento da Liga Cambrai, contra Veneza. O Malatesta, senhor da Cittadella, passou para o campo inimigo e, por isso, a cidade foi atacada e saqueada repetidamente por tropas imperiais.
Tropas de Napoleão e o Surgimentos dos Muros
A paz só voltou a reinar em 1516 e durou por três séculos, interrompidos em 1797, quando as tropas de Napoleão tomaram posse de todo o território que pertencia à República de Veneza, incluindo a Cittadella. Em 1814 a cidade ficou sob domínio austríaco, que acabou em 1866, quando a cidade foi, finalmente, incluída no Reino da Itália. Os muros surgiram em 1220 e são caracterizados por suas formas irregulares de elipse e, com a área habitada, constitui um complexo de grande importância histórica.
Sobre as Paredes
O espaço interior das paredes é ordenado por duas barras transversais que conectam as quatro portas ao centro, dividindo a cidade em quatro que, por sua vez, são divididos em ‘tabuleiros de xadrez’, caracterizados por suas ruas estreitas. A cortina murada se comunica com o exterior através de quatro pontes nas portas, construídas nos quatro pontos cardeais: de frente para as cidades próximas de Pádua, Vicenza, Bassano del Grappa e Treviso; daí o nome Porta Padovana, Porta Vicentina, Porta Bassanese e Porta Trevisana.
As Pontes Levadiças
As pontes levadiças, mantidas em serviço até o século XVI, foram gradualmente substituídas por pontes em alvenaria. Ao norte, temos o Castelo de Porta Bassano, defendido por uma pequena vala e onde ficava a casa do Capitão da Guarnição; ao leste vimos à torre da Porta Treviso, com um arco com afrescos; já ao sul, temos o castelo de Porta Padova, com a Torre de Malta, que era uma prisão horrível usada por Ezzelino da Romano e citada por Dante, na Divina Comédia; por último, mas não menos importante, para o oeste, temos a torre de Porta Vicenza.
Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e conheça o melhor da bela Itália!!!
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
O que visitar em Cittadella em Pádua? Cittadella tem tudo, e mais um pouco, para fazer você morrer de amores por ela! Como disse no início do post, não é um destino buscado por brasileiros, mas eu tenho certeza que se você visitar essa aldeia ficará encantado com tanto charme e beleza.
Está inseguro para viajar?
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)
O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!