Conhecer a Costa Amalfitana?
Uma terra única e uma das pequenas joias da Itália, assim como Amalfi, Positano e Ravello. Essas cidades fazem parte dos 13 esplêndidos burgos, cada um com suas tradições e suas peculiaridades, é simplesmente fascinante! Bora conhecer a Costa Amalfitana? Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Assista a esse vídeo feito através de um drone com imagens de tirar o fôlego
(Fonte: Zia Siddiqui)
Nossa Introdução
Se o tempo à sua disposição não é muito, te servirá um elenco desses burgos com uma pequena descrição que te ajudará a escolher os lugares que você desejará visitar na famosa Costa Amalfitana. Vou seguir a minha ordem pessoal de escolha, lembrando sempre o ditado italiano que diz que “não é belo o que é belo, mas é belo aquilo que gostamos“, por isso espero que você também possa fazer o seu ranking pessoal depois de visitar as pequenas aldeias, e obviamente me escrever na parte dos comentários! Leia também Onde ficar na Costa Amalfitana!
1) Conhecer a Costa Amalfitana? POSITANO
Positano, conhecida como a pérola da Costa Amalfitana, é uma das principais cidades turísticas do litoral. Os penhascos com vista para o mar, as praias cristalinas, são todos elementos característicos desta cidade. Não faltam hotéis, restaurantes e clubes para todos os gostos e padrões e para completar, o lugar mais característico e que você não pode deixar de visitar são representados pelas torres sarracenas, construídas na Idade Média, para se protegerem contra os ataques dos Sarracenos. Conheça aqui os Restaurantes Românticos na Costa Amalfitana!
2) Conhecer a Costa Amalfitana? RAVELLO
Ravello, a cidade da música, que fascina pelas suas vistas deslumbrantes, impossível para os amantes da arte e da literatura não reservar ao menos 4 ou 5 horas para visitar um dos principais centros turísticos da Costa de Amalfitana. Ravello atrai muitos intelectuais por causa da atmosfera cultural escondida entre os edifícios arquitetônicos e as suas belas vilas.
Atrações em Ravello
Aconselho a visitar a Villa Rufolo com a sua fantástica vista da baía de Maiori e onde muitas vezes são realizados concertos durante a primavera e o verão, vai ser impossível não se encantar e não se perder na atmosfera romântica dessa Vila! Em seguida visite a Villa Cimbrone situado no ponto mais saliente de Ravello, o seu ambiente mágico com as suas fabulosas vistas panorâmicas fazem dessa vila um lugar único para realizar um casamento com o sabor de magia, um lugar muito parecido com os contos de fadas. Você sabia que Ravello é conhecida por ter os terraços mais lindos de toda a Costeira Amalfitana?
3) Conhecer a Costa Amalfitana? AMALFI
Amalfi, rica em história e cultura, tanto que identifica toda a costa com o seu nome! Na época das repúblicas marítimas da Itália teve o mérito de ser uma das cidades marítimas mais poderosas junto com Gênova, Pisa e Veneza. Você pensa que é pouco? A sua catedral (que mistura o estilo Lombardo e Normando ao estilo sarraceno do seu claustro), a Igreja de Santa Maria, o Claustro do Paraíso, a Fonte do Santo André e o Arsenal da República representam os melhores lugares para poder admirar os depoimentos das influências romanas e bárbaras neste território. Antes de partir lembre-se de experimentar um delicioso sorvete em frente da grande catedral ou fazer um lanche com um cone de frituras de Lula e Camarão ou outras especialidades locais. Siga o meu conselho! E tenho certeza que o teu paladar vai “sorrir” de felicidade!!
Agora conheceremos outras cidades menores e menos importantes a nível turístico, mas não menos lindas e interessantes.
4) Conhecer a Costa Amalfitana? VIETRI SUL MARE
Vietri sul Mare, famosa por suas belas cerâmicas, o edifício onde são fabricadas também é um exemplo de arquitetura pós-guerra. Dentro você também poderá admirar a coleção de cerâmica contemporânea, uma das mais bonitas da Itália. Esse burgo representa o lugar perfeito para encontrar um souvenir digno da sua viagem na costeira! Leia aqui sobre as Praias mais lindas da Costa Amalfitana!
5) Conhecer a Costa Amalfitana? CETARA
Cetara, uma pequena vila de pescadores, imune ao turismo de massa, por isso ainda hoje, mantém praticamente todo o charme de uma vila de pescadores. Para os amantes de pratos à base de peixe eu recomendo que experimentem o spaghetti con la colatura d’alici, prato que portava os antigos romanos à “loucura”!.
6) Conhecer a Costa Amalfitana? MAIORI E MINORI
Maiori e Minori, é impossível falar das duas aldeias separadamente, juntas possuem um patrimônio histórico super interessante, não deixe de visitar a antiga residência romana: Villa Marittima e a bela Basílica de Santa Trofimenta. Nesses dois burgos você também vai encontrar ótimos restaurantes e praias exclusivas para você poder relaxar!!
7) Conhecer a Costa Amalfitana? SCALA
Scala, a mais antiga das aldeias da Costa Amalfitana, possui uma história milenar, no auge do seu esplendor econômico teve 130 igrejas, mas ainda hoje é cheia de monumentos de grande valor. Entre os locais de interesse, eu sugiro a Catedral de San Lorenzo e o Mosteiro do Santíssimo Redentor.
8) Conhecer a Costa Amalfitana? ATRANI
Atrani, o menor burgo da Europa, se destaca por suas típicas casas brancas com varandas cheias de flores que descem ao longo das encostas das colinas circundantes separadas por plantios de limões.
9) Conhecer a Costa Amalfitana? CONCA DEI MARINI
Conca dei Marini, me lembro com particular interesse da belíssima Gruta de Esmeralda que merece um post a parte, entre os personagens importantes que visitaram e desfrutaram de belos momentos nessa localidade estão: Princesa Margaret da Inglaterra, Gianni Agnelli, Jacqueline Kennedy, a rainha da Holanda, Carlo Ponti e Moet & Chandon entre tantos outros. Imagino que você esteja pensando, se essas pessoas visitaram essa localidade, deve ter algo realmente de maravilhoso ali, verdade? É sim!! Vem visita-la para entender!
10) Conhecer a Costa Amalfitana? FURORE
Furore com seu fiorde pitoresco é também conhecido como “o burgo que não existe”, visto que não existe um verdadeiro povoado e as casas que encontraremos ali, estarão solitárias entre os cumes rochosos, quase como se fosse um burgo fantasma! Saiba aqui como chegar a Furore!
11) Conhecer a Costa Amalfitana? PRAIANO
Praiano, onde os Doges de Amalfi passavam o verão, a verdadeira beleza desse território poderá ser compreendida com um passeio de barco, porque algumas das suas maravilhosas praias, situadas entre as rochas íngremes são facilmente acessíveis somente via mar.
12) Conhecer a Costa Amalfitana? TRAMONTI
Tramonti com os seus bosques e com os seus terraços com plantios de limoeiros, oliveiras e vinhas, oferece aos turistas vistas características e emocionantes, em estreito contato com a natureza.
Mapa com as atrações na Costa Amalfitana
Como visitar a Costa Amalfitana em um dia ?
Existem alguns lugares na Itália que é possível visitar somente com um transporte, como o carro ou com um ônibus. A costa Amalfitana é um desses lugares, por isso darei as duas melhores soluções para garantir que você possa aproveitar o pouco tempo disponível. A primeira definitivamente é mais econômica do que a segunda e é através do aluguel de um carro.
1) Como visitar a Costa Amalfitana em um dia? DE CARRO
Primeiro faça um planejamento e veja se vale ou não a pena alugar um carro. Leia nosso Post Especial Quanto custa viajar de carro na Itália?. A seguir falamos também sobre as vantagens e desvantagens do aluguel de carro, decidindo a favor do aluguel, basta entrar em contato com uma locadora e fazer a reserva conforme o período da sua viagem.
Vai viajar pela Itália de carro?
Não sabe onde alugar o carro? Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa ? Aqui você encontra atendimento em português, para em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12 vezes sem juros no cartão. E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da ideia? Então clique no banner abaixo Pesquise, compare e escolha;)
Vantagens
- Liberdade de horário;
- Liberdade na escolha do roteiro;
- Descoberta de cidadezinhas incríveis;
- Estradas excelentes para dirigir;
- Você pode parar sempre que quiser para tirar uma foto;
- Se estiver em 4 ou 5 pessoas será uma ótima opção em relação ao trem ou ao ônibus;
- Ótimo para conhecer mais lugares no mesmo dia, no seu tempo e ritmo;
- É o melhor meio de transporte para pessoas que estão acostumadas a dirigir em qualquer lugar e tem facilidade para se “localizar”.
Desvantagens
- Importante: A estrada que leva até a Costa Amalfitana é ESTREITA! Por isso é importante que o motorista esteja acostumado a dirigir em lugares que exigem habilidade, pois são estradas complicadas para quem não conhece a região! Mantenha SEMPRE a velocidade baixa e tome cuidado a fim de evitar qualquer tipo de acidente, O.K.?
- Preocupação com o caminho;
- Velocidade e indicações estradais;
- Estacionamento pode ser um grande problema;
- Dirigir em condições climáticas desfavoráveis (principalmente no inverno); Veja o post: Como dirigir com neve?
- Gastos imprevistos com estacionamentos e combustível que, infelizmente, não dá para calcular, mas isso é normal, em minha opinião a desvantagem maior é a falta de conhecimento do território, o que às vezes pode resultar em perda de tempo para encontrar as principais cidades, e fazer de uma viagem agradável um íncubo;
- Geralmente, quem dirige, não consegue apreciar a belíssima vista ao redor, pois não pode se tirar os olhos da estrada;
- Se dirigir não beba, as leis italianas sobre isso são muito severas e você corre o risco de pegar uma multa realmente enorme. Por isso se você tem intenção de saborear um ótimo vinho italiano durante o almoço fique atento sobre isso! Não corra o risco de estragar as tuas férias!!!
- Não é legal para pessoas que não têm segurança em pedir informações, principalmente se não falam italiano, assim como com o trem ou com o ônibus não conhecendo o território pode acabar perdendo tempo precioso que poderia ser usado para as visitas turísticas.
Importante Saber
- É importante saber que nas cidades turísticas existem lugares (Centros Históricos) onde é PROIBIDO ESTACIONAR (leia sobre as ZTL aqui), e só pode ser usado por pessoas moram ali! Por isso é importante não ir a nesses lugares para não tomar multas desnecessárias. FIQUE ATENTO! Na Itália é comum eles guincharem o carro ou colocar aquela calota que bloqueia a saída do veículo! Tome cuidado!
- Como entender quais são estes lugares? Veja o post sobre Aluguel de Carro na Itália que fala sobre isso, mas de qualquer forma outra dica para quem está inseguro sobre isso, é estacionar um pouco fora do centro e ir para o centro a pé ou, gastando um pouco mais, de táxi ou outro transporte público.
- Leia os post da seção DIRIGINDO NA ITÁLIA para entender melhor e dirigir com tranquilidade pelo território italiano!
- Se beber não dirija! Fique muito atento porque as leis italianas são severas;)
- Se for dirigir na Itália é imprescindível a carteira internacional ou a sua CNH do Brasil com tradução juramentada, O.K.? Se não possuir, não dirija, pois você terá muitos problemas caso seja parado pela polícia italiana! Leia nosso Post “Preciso de Carteira Internacional para dirigir na Itália?
2) Como visitar a Costa Amalfitana em um dia? COM UM TOUR EM GRUPO
Saindo de Nápoles e de Sorrento também há opção de tours em grupos para a Costa Amalfitana! É um opção excelente se você quer economizar e viajar com conforto e tranquilidade. Veja sem compromisso alguns exemplos de Tours em Grupo para a Costa Amalfitana:
3) Como visitar a Costa Amalfitana em um dia? COM UM TOUR PRIVATIVO
A última opção é um passeio privativo. A vantagem do tour privativo está na total liberdade de decidir o seu próprio tempo, não ter que ficar esperando para partir e perdendo tempo desnecessário utilizando-o para conhecer outros lugares. Além disso, o tour parte com toda comodidade do seu próprio hotel, coisa importante quando você tem pouco tempo à disposição para conhecer poucos lugares.
O Conforto
Além disso, obviamente, a chegada não será na estação de trem ou de ônibus, mas diretamente no ponto turístico que você deseja visitar. E se você reservar com antecedência, muitas vezes poderá ter a possibilidade de ter o motorista na sua própria língua, desta forma você poderá facilmente pedir esclarecimentos sobre a viagem.
Esse tipo de tour é ideal para pessoas VIPs, que querem conforto do início ao fim da viagem, para pequenos grupos de amigos ou para pessoas da terceira idade. Esse tipo de serviço garante um conforto absoluto para quem viaja. Basicamente é aproveitar o passeio sem o estresse de atender horários de trens, metrôs, ônibus, sem se preocupar onde estão os lugares principais a serem vistos!
Vantagens
- Opção IDEAL se você está em casal ou com até sete amigos;
- É seguro, cômodo e você faz seus próprios horários;
- Você poderá aproveitar um “bicchiere di vino” (beber vinho) durante o almoço sem ter que se preocupar em dirigir depois:), visto que na Itália as leis são severas contra quem dirige depois que bebeu (mesmo uma pequena quantidade de álcool;
- Ótimo para conhecer mais lugares no mesmo dia, no seu tempo e ritmo;
- Não precisar se prender a horários e itinerários;
- Você vai economizar muito tempo, que perderia com os deslocamentos com o ônibus e trem.
Desvantagem
- O valor é um pouco mais elevado, mas um investimento que vale a pena! Principalmente se você gosta de fazer tudo no seu próprio tempo.
Depois de escolher a solução mais adequada às suas necessidades te aconselho a ir conhecer somente Positano, Amalfi e Ravello. Lembre-se do ditado: Quem muito quer nada tem? Se você quiser ver tudo em um curto espaço de tempo, você não conseguirá desfrutar dos lugares que você estará visitando, dos olhares, dos perfumes, daqueles pequenos detalhes, que fazem a viagem ser única, porque se não fosse assim poderíamos conhecer a Costa Amalfitana até mesmo sentados confortavelmente no nosso sofá assistindo um documentário turístico ou lendo um livro, verdade?
Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e saiba tudo sobre a bela Itália!!!
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Conhecer a Costa Amalfitana? Em minha opinião, para visitar a Costa Amalfitana teríamos que ter, de três a cinco dias ou ainda de modo mais relaxante até mesmo uma semana, mas se você está em Nápoles ou se você está chegando no porto de Nápoles com um cruzeiro e tem somente de 6 a 8 horas de tempo precisará de alguns pequenos conselhos para otimizar o pouco tempo a tua disposição!
Está inseguro para viajar?
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)
O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!
Gostei das dicas, na próxima viagem para a Itália quero conhecer a Costa Amalfitana então as dicas foram providenciais.
Cara continue me seguindo porque brevemente estarei escrevendo sobre as principais cidades da Costa Amalfitana 🙂 lembra de fazer o registro para receber a nossa newsletter:) grande abraço,
Ana Patricia
Adorei as dicas. Estive na Itália por 23 dias viajando pelo norte. Foi maravilhoso.
Pretendo conhecer o sul pois meu avô nasceu em Cuccaro Vetere, Salerno e minha avó em Bagnara, Calábria.
Gosto de viajar por minha conta mas com bastante planejamento.
Vou seguir seu blog com muita atenção.
Obrigada.
Obrigada pelo teu comentário! 🙂
Caso queira pode participar a nossa seção: Experiencia do leitor.. 🙂 será um prazer publicar a tua história, ok?
Grande abraço
Olá Ana
Muito legal seu blog.
Estarei terminando minha viagem pela Europa na Itália.
É um roteiro meio puxado, mas pegarei o carro em Veneza, subirei pra Alemanha pra fazer a Rota Romântica e retornarei pela Suiça onde passarei 3 dias.
De Lucerna viajarei pra Florença onde pretendo passar 3 dias inteiros, sendo 1 bate volta pra Valterra e Lucca, 1 Bate volta pra San. G e Siena e no último dia andar pro Florença.
No dia seguinte programei para dirigir a Roma passando pro Montalcino e Montepulcinao, entregando o carro em Termini, hospedando próximo ao Coliseu, passando 2 dias inteiros e no terceiro retornando ao Brasil pela manhã.
Você me daria alguma dica sobre este roteiro? Se está inviável, se poderia trocar pra algum lugar mais interessante. Estou considerando entregar o carro em Florença e deixar pra lá a Montepulciano e Montalcino, indo pra Roma de Trem.
Muito Obrigado
Marco
Oi Marco, no lugar de Volterra te aconselho a colocar Pisa, no dia que for visitar Siena e San Gimigniano pare em Monteriggioni que é linda e dá para visitar em uma hora.. De resto, faça o registro para receber nossas newsletters e leia a seção Dirigindo na Itália, para estar por dentro de tudo e não ter problemas depois com multas:) Grande abraço, Ana Patricia
Adorei esse roteiro dos Burgos, acho que vou tirar 1 semana e pedir pra você cotar esse roteiro da Costa Amalfitana pra mim … A ideia foi ótima! Adorei as fotos! Já pensando na próxima com você novamente! Parabéns pelo post!
ah ah.. vc é incrivel!! Tem que tirar 15 dias para fazer a Sicilia, Calabria + Campania:) obviamente de preferencia de maio até outubro que é ainda mais legal:) Abraços, Ana Patricia
Finalmente um post com o horário dos ônibus Obrigada e parabéns pelo blog
🙂 Obrigada querida!