Como visitar o Vesúvio?

Um dos vulcões mais famosos do mundo ainda está ativo e reserva paisagens incríveis. Hoje vamos dar dicas e informações para você visitar o imponente Vesúvio!

0 14.101

Como visitar o Vesúvio?

A ideia de visitar um vulcão pode parecer assustadora, principalmente sabendo que ele ainda está ativo e pode entrar em uma violenta erupção a qualquer momento, porém não há motivos para preocupações, pois todas as atividades sísmicas e vulcânicas são monitoradas diariamente. Caso a visita não possa ser realizada, há emissões de avisos para moradores e visitantes. Como visitar o Vesúvio? Vamos saber tudinho agora!!! Vamos Lá? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!! Conheça também nossa Seção sobre Exemplos de Roteiros Turísticos na Itália!


Assista a esse vídeo sobre o Vesúvio com imagens fantásticas feitas através de um Drone

(Fonte: Aircraft Drones)


Nossa Introdução

O Vesúvio é conhecido, principalmente, por ter destruído Pompéia e Herculano, em 24 de agosto de 79 d.C. e até hoje gera um certo temor às pessoas. Ao contrário do que muitos pensam, o vulcão é ativo e pode entrar em erupção a qualquer momento. É, até hoje, considerado um vulcão perigoso e é o mais monitorado do mundo, devido ao enorme perigo de uma nova erupção acontecer e destruir as cidades aos pés do monte. Vamos agora saber como visitar o Vesúvio?

1) Como visitar o Vesúvio? INFORME-SE ANTES SOBRE O MONITORAMENTO!

Os responsáveis pelo monitoramento do Vesúvio é o pessoal do Observatório Vesuviano. As cinzas que o vulcão expele, vez ou outra, já causou o fechamento de diversos aeroportos na Europa. Dizem que, infelizmente, as cidades próximas não têm um plano de evacuação funcional (mesmo com tanto controle nas atividades do vulcão!) e no caso de um erupção aproximadamente 5 milhões de pessoas sofreriam as consequências. Em tempo: a temperatura das cinzas tóxicas do vulcão pode chegar a 300°C e as pedras, os detritos e a lava podem ser lançados a centenas de metros de altura, sem local exato para ‘pousar’.

Mas temos uma boa notícia para você: é possível visitar o vulcão! Por causa de seu intenso monitoramento, o vulcão é aberto ao público e não apresenta perigos, mas em caso de alguma atividade anormal ou mau tempo, são emitidos alertas e o acesso ao monte é proibido!

Atenção

  •  Vale avisar que a subida não é das mais fáceis, mas a visão do topo é impressionante! Compensa? Sim! Principalmente por toda a história do monte. Mas: como chegar até lá? Há, claro, agências que organizam os passeios com guias.
Gostaria de um Tour de Nápoles: Excursão de 1 Dia Pompéia e Vesúvio?
Clique aqui sem compromisso! 

2) Como visitar o Vesúvio? SAIBA ANTES COMO CHEGAR!

Para chegar até os pés do Vesúvio (ou seja, na entrada do Parque Nacional do Vesúvio), a melhor opção é descer na Estação de Ercolano Scavi. Saindo da Estação vá até a rotatória e vire à esquerda, do outro lado da rua, no final da subida, tem um ponto de ônibus. Para ir até a base do monte, pegue o ônibus ANM 5 (o bilhete é integrado ao do trem!). Desça na Ercolano Via Vesúvio.

Atenção para os horários dos ônibus

Demora mesmo! O intervalo entre eles é de, mais ou menos, 01h20min! (O primeiro parte às 07h40min). Chegando ao Vesúvio, pernas pra quem te quero: só a pé!

3) Como visitar o Vesúvio? INFORMAÇÕES ÚTEIS!

No caminho há algumas lojinhas e na entrada do parque fica um bar e um restaurante onde tem banheiros. A altura do monte é de 1.281 m e chegando ao topo, vendo a fumaça quase constante de seu interior que possuem temperaturas variáveis entre 80 e 300°C, só nos prova que o vulcão está somente adormecido e que pode despertar de seu ‘sono’ a qualquer momento.

Para ter acesso ao parque, paga-se 10 Euros e o tempo de visita ao vulcão é de, aproximadamente, 90 minutos. O Parque funciona todos os dias, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Para maiores informações visite o site Guia Vesúvio. Observando este ‘monstro sonolento’ em toda sua tranquilidade, é quase impossível imaginar a força que este gigante da natureza possui debaixo dele.

Ah, por fim, aproveite para provar o Lacryma Christi que é um tipo de vinho que poder ser branco, tinto ou licoroso e é produzido com uvas cultivadas na região.

Algumas Curiosidades e Histórias sobre o Vulcão Vesúvio

Como visitar o Vesúvio? Para visitar o vulcão é importante saber um pouco mais sobre ele, e se você gosta de saber tudo sobre o lugar que vai visitar, então não perca algumas curiosidades e um pouco sobre a história do imponente Vulcão Vesúvio.

Antigos Nomes do Vesúvio

Originalmente, os povos antigos, sem saber da presença real de um vulcão, deram vários nomes ao Monte Vesúvio, entre eles: Besùbio, Bèsuvio, Bèsbio, Bèbio, Bèmbio, Bisvio, Vèsulo, Vèsuro, Vèsulo, Vèsvio, Vesùbio, Vèsebio, Mèulo, Esbio; note que todos possuíam a raiz “ves” que significa fogo queimando terra. Os latinos o chamavam de Iuppiter Vesúvio ou Iuppiter Sommanus e o associava a Zeus. Outra ideia vinda da mitologia associava o vulcão ao Deus Baco, o deus do vinho, por causa da presença marcante das vinhas na região.

Lenda da Ira de Deus

Depois da terrível erupção que enterrou Pompéia e Herculano, surgiu a ideia, durante os primeiros estágios do cristianismo, de que toda erupção do Vesúvio correspondia à ira divina de Deus! Era, claramente, uma punição contra o povo vesuviano, que era pagão e, a partir daquele momento, na iconografia cristã, o Vesúvio foi identificado como a boca do inferno, a casa do diabo e um símbolo do mal.

Lenda Vesúvio-Inferno 

Desta lenda e relação de Vesúvio-Inferno nasceram muitas outras, incluindo a lenda da origem de Pulcinella, a máscara de carnaval e o emblema teatral de Nápoles. Segundo a história de 1700, Pulcinella nasceu da casca de um ovo mágico, que surgiu no cume do Vesúvio a mando de Plutão, o deus dos mortos, a pedido de dois feiticeiros napolitanos, que preparavam a população dizendo que eles receberiam ‘um salvador’, um aliado das pessoas que remediariam situações de injustiça e opressão que pesavam tanto na cidade.

Reza uma das lendas medievais, que o povo que implorou a chegada de uma erupção iminente do Vesúvio para poder pedir ajuda à Virgilio Mago, o poeta latino conhecido por suas magias, considerado o primeiro protetor de Nápoles. Dizem que Virgílio colocou, nas proximidades do vulcão, uma estátua de bronze imensa que o representava e que tinha um dardo na boca para, em caso de erupção, o dardo fosse jogado em direção do vulcão e o assustaria, fazendo-o parar de erodir! Evidente que a ‘mágica’ contra a força da natureza não pôde fazer nada e logo depois várias outras erupções se seguiram, com menos consequências gravíssimas, porém.

Santo Padroeiro

Nápoles precisava de outro santo padroeiro, um padroeiro “efetivo”! Foi aqui que surgiu a proteção de San Gennaro, invocado várias vezes em 472 d.C. e em 512 d.C.. Dizem que durante a terrível erupção de 16 de dezembro de 1631, Nápoles acordou sentindo um forte tremor de terra seguido por uma terrível erupção que destruiu muitas cidades do Vesúvio; com a gravidade do acontecido, o busto de San Gennaro foi levado em procissão que, por estar de frente para o grande vulcão, tinha o poder de ‘acalmá-lo’. Dizem que o santo padroeiro apareceu entre as nuvens no ato da erupção e ‘segurou’ a lava, evitando uma tragédia muito maior!

A História de Pietro Damiani

Uma história muito famosa na região é a de que um homem da Igreja, Pietro Damiani, recitava salmos quando viu homens negros trazendo feno. O padre perguntou quem eram eles e eles disseram que eram o demônio, que estavam ali para ‘alimentar’ o fogo com feno para matar o Duque João III queimado vivo. O padre então, que conhecia o Duque Giovanni, relatou tudo ao nobre, que o tranquilizou dizendo que nada aconteceria. Dias depois, o duque Giovanni morreu queimado e, coincidência ou não, chamas vermelhas surgiram no topo do Vesúvio. A população sempre diz que, naquele dia, os demônios estavam satisfeitos, pois haviam recebido a alma condenada, e celebraram fazendo o vulcão entrar em erupção.

Os Milagres do Vulcão Vesúvio

Mas o vulcão também é conhecido por seus ‘milagres’: no século XIX, um homem chamado Mauro, nasceu só com o rosto negro devido a uma patologia. Ele foi ao Vesúvio pedir uma graça: ser transformado em um homem “normal”. Com fé em suas orações, o vulcão “atendeu” seu pedido: ele recebeu a visita de um anjo que o levou para dentro da cratera do vulcão e soprou cinzas em seu rosto: Mauro, saindo de lá, estava com a pela do rosto branca! A partir desse momento, duas crateras do Vesúvio foram batizadas de Angelo e Mauro. O vulcão é cercado de histórias bem interessantes! Seria impossível reproduzir todas elas aqui!


Vai se hospedar em Nápoles? Então siga nossas dicas exclusivas de Hotéis!!!

Aqui você encontrará gratuitamente indicações de hospedagem para não cair numa furada e não ficar em uma zona distante das atrações na Itália!

A seguir, não deixe de ler nossas dicas e conselhos sobre os bairros de Nápoles e onde se hospedar. Aqui você encontrará o melhor bairro e o tipo de hospedagem que mais se encaixa no perfil de sua viagem;)

Saiba que reservando dentro do nosso blog através da Booking.com você estará colaborando a manter nosso site e você não pagará nada a mais por isso, pois o serviço de reserva é GRATUITO. Ou seja, sem taxas de reservas ou administrativas, e as reservas podem ser canceladas Gratuitamente.

Hospedagens que aconselho no Centro Histórico

O Centro Histórico, entre outras coisas, oferece uma grande variedade de acomodações, desde os hotéis mais elegantes localizados em prédios históricos até os mais acessíveis. Além de hotéis existem outros tipos de alojamento, como charmosas pousadas, os famosos B&Bs.

As opções de apartamentos e B&B que aconselho com ótimo custo benefício são:
As opções de Hotéis que aconselho com ótimo custo benefício são:

Hospedagens que aconselho no Calçadão de Nápoles

Outra área perfeita para parar e dormir é o Calçadão de Nápoles.Uma das áreas mais amadas, não só pelos turistas, mas também pelos próprios napolitanos. O Calçadão, chamado de Lungomare, é um dos melhores lugares para dar às suas férias um toque mágico e emocionante.  Os hotéis nesta área são particularmente luxuosos e bonitos, também porque oferecem quartos com vistas panorâmicas e serviços exclusivos, naturalmente a preços bastante elevados. Como é uma área predominantemente de pedestres, você não será perturbado pelo tráfego e pelo barulho.

As opções de apartamentos e B&B que aconselho com ótimo custo beneficio são:
As opções de Hotéis que aconselho com ótimo custo benefício são:

Hospedagens que aconselho no Chiaia

Chiaia não é um bairro cheio de atrações, mas é agradável passear pelas suas ruas requintadas, onde existem boutiques, restaurantes e cafés de classe, pequenos hotéis de luxo e B&B localizados em suntuosas mansões. Os valores dos lugares nesta área são muito mais elevados do que as do centro histórico, mas por outro lado você está perto de tudo em uma área segura e elegante.

As opções de apartamentos e B&B que aconselho com ótimo custo beneficio são:
As opções de Hotéis que aconselho com ótimo custo benefício são:

Hospedagens que aconselho no Posillipo e Vomero

Se você quiser desfrutar do espetáculo natural oferecido pelo Golfo de Nápoles, então o lugar certo para ficar é entre as colinas que hospedam os bairros de Posillipo e Vomero, as áreas mais evocativas da cidade. Bem conhecido e famoso por todos, hoje eles se tornaram particularmente populares também como lugares ótimos para se hospedar. São lugares cheios de romance, onde é agradável passear pelas pequenas ruas e descobrir vilas cercadas por vegetação, lojas de artesanato e muitos mercados que povoam esses bairros.

As opções de apartamentos e B&B que aconselho com ótimo custo beneficio são:
As opções de Hotéis que aconselho com ótimo custo benefício são:

Assista esse vídeo e saiba: Atrações gratuitas no primeiro domingo na Itália? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Como visitar o Vesúvio? De beleza única, o monte Vesúvio nos permite ver uma força adormecida, impressionante e hipnotizante! Já foi? O que achou do passeio? Deixe o seu comentário abaixo:) E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!


para sua viagem perfeita!

CONSULTORIA

Guias 100% customizados e dentro de seu orçamento!

Planejamento de Viagem

MINICURSO

Apenas para inscritos em nossa newsletter!

 

Aproveite melhor suas férias! Aprenda a planejar com segurança e eficiência sua viagem pela Itália. Curso grátis!