Como visitar Pompeia?
Pompeia é uma das cidades mais visitadas da belíssima região da Campânia, no sul da Itália. Devastada por uma erupção inesperada do Vesúvio, em 79 d.C., a cidade se tornou um dos sítios arqueológicos mais importantes do mundo e, neste post, você vai saber como visitar Pompeia. Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Nossa Introdução
O sítio arqueológico de Pompeia é imenso! O local abriga edifícios, monumentos, esculturas, pinturas, mosaicos, e restos mortais em 440.000 metros quadrados, ou seja: se possível, visite o local com tempo! As escavações de Pompeia são parte do Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1997, e representam um dos testemunhos mais incríveis de um passado glorioso, de uma cidade extremamente promissora que foi devastada pelas cinzas do Vesúvio. Saiba tudo sobre o Vesúvio aqui!
Acesso Principal para Visitar o Sítio Arqueológico de Pompeia
Bom, com 440.000 metros quadrados de escavações você pode imaginar que há diversos pontos interessantes dentro do complexo arqueológico, no entanto, alguns deles merecem destaque e, abaixo, veremos quais pontos de Pompeia você não pode deixar de ver.
O acesso principal do sítio arqueológico é a Porta Marina, é ali que começaremos nosso passeio! Prontos? Então, vamos lá! Lembrando de que o itinerário proposto abaixo pode ser realizado em apenas um dia!
DICA DE OURO
- NESTE LINK você encontra um fantástico mapa interativo de Pompeia. Você pode explorar todo o sítio arqueológico e ler toda a história dos pontos de interesse. Disponível em diversas línguas, basta escolher a sua no menu superior à direita.
Entre para a nossa Comunidade Exclusiva no WhatsApp e tenha acesso a tudo o que você precisa para planejar sua viagem com confiança.
Antes de embarcar, você receberá dicas essenciais para organizar cada detalhe. Durante a sua estadia, terá segurança e suporte ao vivo. Além disso, poderá trocar experiências com outros viajantes apaixonados pela Itália, aprendendo com suas vivências e evitando perrengues.
Tudo isso está disponível por menos de R$ 35,00 por mês!
Clique aqui e faça parte da nossa comunidade agora!1) O Fórum de Pompeia
O Fórum de Pompéia é, na realidade, um fórum romano. Esse era o centro comercial, político e econômico da cidade. Nesse pequeno centro, é possível observar antigos comércios de artesanato, alguns prédios políticos e administrativos, os celeiros do Fórum, o macellum e as termas. Aqui ficava a Piazza del Foro, que era o coração da cidade.
Pompeia contava com mais de 20 mil habitantes e, com a erupção, estima-se que entre 18 e 20 mil pessoas tenham morrido na erupção do Vesúvio em 79 d.C.. O número de sobreviventes, na época, foi entre 1.500 e 2.000 pessoas. Nessa praça você pode ver também três importantes templos: o Templo de Apolo, o Templo de Vênus, e o Templo de Júpiter.
2) A Casa do Fauno
Ainda nessa praça, porém na parte inferior, cruze o Arco Honorário e siga pela Via del Foro até a famosa Casa del Fauno. Essa foi uma das maiores casas de Pompéia e data do século II a.C.. Essa casa é o maior exemplo de uma alta classe social daquele período e, até hoje, ninguém sabe quem era seu proprietário.
A classe social do dono dessa casa é facilmente notável, já que apresenta peças de arte como a belíssima cópia da estátua do Fauno. Há também um belo mosaico presente no local que representa a batalha de Alexandre, o Grande, contra os persas. Os originais dessas obras estão no Museu Arqueológico de Nápoles.
3) Casa de Sallustio
A casa é um dos mais importantes exemplares de habitação da época samnita que remonta a cerca de 180 a.C., da qual podemos observar grande parte original de tudo, inclusive com a fachada em blocos de tufo e o átrio. Até mesmo a decoração das paredes de muitos quartos é daquele período e é uma das casas mais bem preservadas de Pompeia. As pinturas imitam lajes de mármore, e nos permitem perceber a severa monumentalidade que a arte.
Passou por diversos terremotos, e resistiu – em partes – a erupção, sem contar que o local também sofreu com bombardeios da Segunda Guerra Mundial.
4) Vila dos Mistérios
Sem sombra de dúvidas a vila mais famosa de toda a cidade de Pompeia. É uma vila romana localizada do lado de fora das muralhas, e é o ponto perfeito para ter uma vista magnífica sobre toda a cidade de Pompéia e, como brinde, do Golfo de Nápoles. A Vila dos Mistérios é uma parada obrigatória para quem visita Pompeia e encanta seus visitantes. Saiba tudo sobre Nápoles aqui!
5) Grande e Pequeno Teatros
Ambos são datados entre os séculos II e I a.C.. Eles tinham capacidade para, aproximadamente, 5.000 e 1.300 espectadores – respectivamente, e era o bairro de entretenimento da cidade. O Grande Teatro ainda é um palco ativo para espetáculos noturnos de teatro e música, especialmente durante os meses de verão, e os dois são de uma beleza que impressiona, especialmente por sua irretocável arquitetura.
6) Jardim do Fuggiaschi
Eis que você, finalmente, chega ao local mais importante e famoso de Pompeia: o Orto dei Fuggiaschi – Jardim de Fuggiaschi. É aqui onde estão expostos os “moldes” dos habitantes que tentaram se salvar da devastadora erupção do Vesúvio.
Por que impressiona?
Por seus detalhes que encantam, mas ao mesmo tempo “aterrorizam”. Os corpos petrificados são de uma beleza quase indescritível, mas pensar na triste história de homens, mulheres, e crianças que tentaram fugir das cinzas do poderoso Vesúvio nos dá certa sensação de inquietude.
Esta área já havia sido ocupada por casas, mas antes da fatal erupção havia sido transformada em vinhas. Ali também ficava um espaço aberto, coberto por uma pérgola, e que servia como “restaurante” para diversos banquetes.
Corpos encontrados
A triste história conta que, no interior do recinto, ao longo do caminho foram encontrados 13 corpos entre adultos e crianças, patrões e criados: todos corriam para se salvarem, em direção à rota de fuga pela Porta Nocera, porém a fuga foi interrompida pela chegada de um fluxo de cinzas que causou a morte de todos por asfixia e altas temperaturas.
7) Anfiteatro de Pompeia
Imperdível! O local é lindíssimo e remonta ao ano 80 a.C. O anfiteatro de Pompéia era palco de lutas de gladiadores e podia acomodar até 20.000 espectadores. O palco do local, até hoje, recebe diversas apresentações e, entre artistas ilustres que já passaram por ali, está um dos mais queridinhos do mundo: Pink Floyd, que inclusive gravou seu álbum Live in Pompeii neste local em 1973.
8) Os Lupanários e a Dom Antiga
Lupanare é um termo romano que identificavam os bordéis antigos. Pompeia tinha cerca de 25 bordéis, o que é um número impressionante para a época. Tinham, normalmente, dois andares e eram sinalizados com símbolos eróticos. Uma curiosidade desses locais é que, nas paredes, os clientes podiam deixar sua opinião sobre os serviços prestados. Durante as escavações foram encontradas cerca de 120 opiniões escritas nas paredes.
Meu Conselho…
Para visitar o Parque Arqueológico de Pompeia, aconselho que façam esta visita com uma guia local e habilitada que fale em português. Com o acompanhamento de uma guia local vocês terão todos os detalhes sobre os diversos pontos interessantes dentro do complexo arqueológico.
Por que contratar uma guia local?
Para poder tirar proveito do máximo da experiência de conhecer um local recheado de história, cultura, curiosidades, e informações fantásticas, que só uma guia pode te oferecer; e em português! Será também uma excelente escolha para quem estiver viajando em grandes grupos ou com famílias, principalmente para as crianças.
Embora você possa optar pelo áudio guia, não acho aconselhável. Por quê? Porque pode pifar, pode te confundir, e pode também não ter disponível em alguma língua na qual você seja fluente, ou seja, sua experiência pode se tornar um caos, pois você pode acabar não prestando atenção em nada e, assim, desperdiçar uma chance única de viver todo o esplendor de Pompeia.
Temos uma parceira fantástica, a Antonietta! Além de guia habilitada em Pompeia, ela é arqueóloga!
Clique aqui e peça um orçamento sem compromisso!
Informações Úteis para visitar o Parque Arqueológico de Pompeia
Fique agora com as informações úteis para visitar o Parque Arqueológico de Pompeia, lembrando sempre de consultar o Site Oficial, pois alterações podem ocorrer de uma hora pra outra.
Importante – Anote!
O sítio arqueológico de Pompeia é dividido em nove distritos, no entanto, alguns deles, não são abertos para visitação, ou são abertos somente ocasionalmente. É bom lembrar que os trabalhos de escavação no local são constantes, ou seja, sempre há arqueólogos trabalhando por ali e, por isso, algumas áreas são isoladas para que os estudos possam ser concluídos com sucesso.
No site oficial do Parque Arqueológico de Pompeia, há disponível um mapa completo com todas as áreas que podem ser visitadas por ali. Para ter acesso a esse mapa, CLICA AQUI!
Quais são os horários de funcionamento do Parque Arqueológico?
Os dias e horários podem sofrer alteração sem aviso prévio. Importante citar, também, que os horários mudam de acordo com as estações do ano, por isso, para confirmar dias e horários de funcionamento, CLIQUE NESTE SITE antes de organizar sua visita.
ATENÇÃO:
- O local NÃO funciona dias 25 de dezembro, 1º de janeiro e 1º de maio (salvo indicação em contrário, que você pode verificar aqui!)
O local é acessível?
- Sim! O Parque Arqueológico de Pompei é totalmente acessível!
Algumas regras para visitar o local:
É proibido: jogar lixo no chão; tocar objetos; pegar pedras e outros objetos; fazer a visita sem camisa; entrar com mochilas, malas, guarda-chuvas, e objetos grandes (o guarda volumes é gratuito); falar alto, correr, ou gritar; fumar; pegar flores ou frutas; subir em pedras; acessar áreas delimitadas; escalar barreiras, cercas, postes de amarração; abrir portões fechados; entrar com roupas formais, máscaras e fantasias; e a utilização de drones sem a devida autorização (para autorizações, este site: pompeiisites.org/parco-archeologico-di-pompei/autorismi-e-modulistica/).
Sobre os Ingressos – Bilhete área arqueológica de Pompéia – Pompei SGL
Há algum tempo a Itália está tentando controlar o turismo de massa em suas principais cidades turísticas. Veneza começou a cobrar taxa de entrada em abril para quem não vai dormir na cidade, Roma estuda a possibilidade de cobrar para se visitar a famigerada Fontana di Trevi e Pompeia não ficou para trás!
De março a junho de 2024, período do verão italiano, o Parque Arqueológico de Pompeia recebeu 4 milhões de visitantes, chegando ao número jamais visto de 36 mil pessoas ao dia, o que gerou preocupação, tanto em relação a segurança das pessoas quanto a conservação do parque. Portanto, desde 15 de novembro de 2024, a cidade começou a cobrar entrada no parque e limitou o número de visitantes em 20 mil pessoas por dia no local, inclusive com horários definidos no período do verão, sendo, 15 mil pessoas das 09h00 ao 12h00 e 5 mil das 12h00 as 17:30. Os valores dos ingressos variam entre 15,00 e 199,00 euros, dependendo da modalidade escolhida!
Clique aqui e adquira seu ingresso para visitar Pompeia!
Um pouco mais sobre Pompeia
O começo do fim: uma montanha verde devastadora!
Pompeia é uma cidade antiquíssima: nasceu como povoado osco, e depois foi habitada pelos samnitas; a partir do século I a.C., foi conquistada pelos romanos.
O Vesúvio era, para os habitantes de Pompeia, uma belíssima montanha verde, mas mal sabiam que, na realidade, aquele era um dos maiores vulcões do mundo. Sem saber do perigo que corriam, a vida seguia normalmente, até que no dia 24 de agosto de 79 d.C. a lava desceu as encostas do vulcão e devastou a cidade.
A lava expelida (e detritos) pelo Vesúvio (nube piroclastica) deixou a cidade destruída. Estima-se que essa erupção tenha durado cerca de 24 horas, tempo suficiente para que o vulcão cobrisse toda a cidade com suas destruidoras cinzas. Pesquisadores afirmam que o vulcão tenha coberto Pompeia com, aproximadamente, 3 metros de detritos por um raio com mais de 15 quilômetros de distancia; naquele dia o vulcão expeliu tudo o que podia a uma altura de 26 metros de altura.
Divergências sobre a data da erupção fatal
Alguns arqueólogos revisaram a possível data exata da erupção. Após algumas análises sobre o ocorrido, foi encontrada uma moeda que se refere à décima quinta aclamação de Tito como imperador, que aconteceu após 8 de setembro de 79 d.C.
Ou seja…
Isso sugere que a erupção pode ter ocorrido em outubro, provavelmente dia 24 de outubro de 79 d.C.. Essa evidência foi descoberta no interior da “Casa com Jardim” da Regio V, e estava também registrada em uma epígrafe a carvão, com data de 17 de outubro – uma semana antes da tragédia, logo, essa data parece confirmar de que, de fato, a erupção foi dois meses depois da data “oficial”.
O que poucos sabem…
- Algum tempo antes da fatal erupção, os habitantes de Pompeia já se mostravam preocupados com os constantes terremotos na zona, no entanto ninguém sabia explicar, de fato, o que estava acontecendo, muito menos de que a bela montanha era, na realidade, um vulcão.
Por que Herculano também foi atingida?
- Por os ventos mudaram repentinamente, levando as cinzas e os detritos para o outro lado do vulcão, ou seja, a cidade também foi devastada – embora tenha sofrido menos consequências do que a cidade vizinha Pompeia. Saiba mais sobre Herculano aqui!
Como chegar a Pompeia?
Vou deixar algumas dicas de como chegar a Pompeia, com o ônibus, trem, etc…
1) Como chegar a Pompeia? DE ÔNIBUS!
Pompeia é servida pelas empresas de ônibus EAV srl. Acesse os sites para verificar rotas, horários e valores.
2) Como chegar a Pompeia? DE TREM!
Utilize a famigerada Circumvesuviana. De Nápoles a Pompeia a trajeto dura entre 30 e 40 minutos, e a descida é na Estação Pompeii Scavi. É tudo muito bem sinalizado.
Você sabia?
Você sabia que a Trenitalia é a principal sociedade italiana destinada à gestão do transporte ferroviário. Saiba aqui: Qual é a diferença dos trens na Itália?. Compre sua passagem online com antecedência e economize muito, leia o Post: Como comprar uma passagem de trem na Itália?
3) Como chegar a Pompeia? COM UM TOUR EM GRUPO!
Se você está hospedado em Roma, aconselho que faça um Tour em Grupo, pois será mais confortável e você não precisará se preocupar com os horários dos transportes públicos. Adianto que no sul da Itália os transportes não funcionam como no norte da Itália e atrasos podem ocorrer.
Clique aqui e confira uma Excursão saindo de Roma para Nápoles e Pompeia! Imperdível!
4) Como chegar a Pompeia? DE CARRO
Para quem for para Pompeia de carro, basta pegar a rodovia Nápoles-Salerno (A3) e utilizar a saída do pedágio Pompei Ovest (valor do pedágio € 2,50). A autoestrada A3 também é ótima opção para quem chega de fora da Campânia, e para quem vem de outra zona basta sair na Pompeia Oeste (vindo do Norte) ou em Pompeia Este (vindo do Sul).
Ao chegar a Pompeia de carro, você pode estacionar seu carro do lado de fora das muralhas históricas, nos diversos estacionamentos pagos ou gratuitos – evidente que os gratuitos enchem com certa facilidade, por isso: chegue cedo!
Dica:
- O acesso ao Parque Arqueológico de Pompeia pode ser realizado por três portas: Porta Marina (via Villa dei Misteri), Piazza Esedra (praça inferior da Porta Marina), ou Piazza Anfiteatro (Praça Imaculada).
Vai viajar pela Itália de carro?
Se for alugar um carro não deixe de ler nossos posts na seção Dirigindo na Itália no blog Viajando para Itália. Além de dicas de roteiro de carro, temos tudo sobre sinalizações, pedágios, estradas e muitos mais dicas. Acesse também: VIAJANDO DE CARRO NA ITÁLIA: EXEMPLO DE ROTEIROS.
Não sabe onde alugar o carro?
Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa, com atendimento em português, pagando em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12x sem juros no cartão? E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da ideia? Então clique no banner abaixo pesquise, compare e escolha! : )
Importante Saber
Se for dirigir na Itália é imprescindível a carteira internacional, O.K.? Se não possuir, não dirija, pois você terá muitos problemas caso seja parado pela polícia italiana! LEIA O POST: PRECISO DE CARTEIRA INTERNACIONAL PARA DIRIGIR NA ITÁLIA (PID)?
Assista este vídeo em nosso Canal do YouTube e conheça comigo o enigmático Sítio Arqueológico de Pompéia! Tour com uma Guia Local!

Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Como visitar Pompeia? Pompeia é um verdadeiro antro de história da humanidade. Apesar de sua história trágica, é possível termos uma ideia de como era a vida naquela época tão distante, mas devido ao parque arqueológico, de certa forma, se tornar tão recente.
Está inseguro para viajar?
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem.
O meu post te ajudou ou ainda tem dúvidas? Deixe o seu comentário abaixo que te respondo!
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!