O que fazer em Polignano a Mare em um dia?

Uma das cidades mais famosas e queridas da região da Puglia, Polignano a Mare é imperdível e nos oferece belezas que impressionam. Hoje vamos saber o que fazer em um dia em Polignano a Mare.

0 636

O que fazer em Polignano a Mare em um dia?

A região da Puglia, localizada no sul italiano, é o ‘salto’ da bota do mapa da Itália. Cheia de belezas naturais, mescla praia e montanha, cidades grandes e pequenas, mas todas elas têm algo em comum: uma beleza impressionante. Uma dessas joias da região é a esplêndida Polignano a Mare e, hoje, vamos saber o que fazer em um dia nessa cidade tão especial. Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!


Vídeo belíssimo de Polignano a Mare na Apulia!

(Fonte: DK Video)


Nossa Introdução

Escolher uma região para conhecer na Itália, definitivamente, não é uma tarefa fácil, mas em todas as regiões italianas, sempre encontramos AQUELA cidade que não pode ficar de fora da lista e, no caso da Puglia, essa cidade é a magnífica Polignano a Mare. Com quase 18.000 habitantes, Polignano a Mare é o tipo de cidade que impressiona. Em 2018 a cidade recebeu a Bandeira Azul, que é um reconhecimento atribuído pela Fundação de Educação Ambiental às praias europeias que cumprem diversos critérios de qualidade relativos a diversos parâmetros como a limpeza da praia e a receptividade turística; e quando falamos de praias: Polignano nos dá uma verdadeira aula de beleza! Que tal uma  excursão de caverna de barco de 1,5 horas em Polignano a Mare? Clique aqui para saber mais!

1) O que fazer em Polignano a Mare em um dia? VISITE A TORRE DO RELÓGIO E A IGREJA MATRIZ

Bom, é praticamente impossível não começarmos o passeio pelo Centro Histórico da cidade. Suas escadas que levam e trazem turistas e moradores e os panoramas que a cidade nos oferece são o charme da cidade, que se encontram com os muros da cidade e formam uma cidade gostosa, atraente e muito poética. Não tenha medo de se perder pelas ruelas emaranhadas de Polignano. Aqui, você pode observar a maravilhosa arquitetura de diversos povos que deixaram suas heranças pela cidade: árabe, espanhol, bizantino e normando. Na praça principal, chama nossa atenção a Torre do Relógio e o presépio de pedra do século XVI, com estátuas em tamanho natural, que fica na Igreja Matriz.

2) O que fazer em Polignano a Mare em um dia? TIRE FOTOS NO LAMA MONACHILE E CALA PORTO

Aproveite que está ali no centro histórico e vá para o ponto mais fotografado e um dos mais famosos de Polignano a Mare: Lama Monachile. É um ‘crime’ sair da cidade sem passar por aqui! Esse é o local que apresenta uma vista lindíssima do mar; a rocha alta onde está localizada nos oferece também um acesso à praia e é de uma beleza impressionante. Parece, de fato, uma pintura. Se quiser descer, você chega até Cala Porto e, ai, esqueça tudo que você conhece sobre beleza, reveja todos os seus conceitos e apaixone-se! O trecho não é grande e te oferece uma vista incrível das grutas marinhas que surgem na falésia. Quando você observar as casas que ficam de frente para o mar, sua vontade será de largar tudo e morar ali: o sentimento é comum entre 10 de 10 pessoas que passam por ali!

3) O que fazer em Polignano a Mare em um dia? VISITE A ESTÁTUA DE DOMENICO MODUGNO

Seguindo o passeio, vá visitar a famosa estátua de Domenico Modugno. Domenico era cantor e nasceu na cidade, por isso, recebeu essa homenagem – mais do que justa – da prefeitura de Polignano. Essa estátua foi projetada e construída pelo escultor argentino Hermann Mejer, e se apresenta de braços abertos, nos dando a impressão de que Modugno quisesse cantar e (encantar!) aos moradores e turistas com sua famosa e animada música: “Volare”; a música ficou famosa em 1958 após ser apresentada em Sanremo. Quem não conhece, não é mesmo?!

4) O que fazer em Polignano a Mare em um dia? CONHEÇA AS PRAIAS

As praias são uma atração à parte! É difícil escolher a mais linda! Vale a pena você dar uma pausa no tour e aproveitar para relaxar e curtir o clima praiano da região.

Lama Monachile e Cala Paura

Uma das mais lindas é a de Lama Monachile, que citamos anteriormente. Outra praia que merece destaque é Cala Paura, no centro da cidade e que fica rodeada de cavernas para serem exploradas. Ali você também pode observar o movimento dos pescadores, que todos os dias saem para pescar em alto mar.

Ponte Lapilli, Porto Cavallo e San Vito

A praia da Ponte Lapilli também é uma das melhores praias de Polignano; com seu penhasco rochoso que serve como moldura para esse lugar esplêndido, impressiona por sua beleza que parece quase intocada. Outra boa opção é a praia de Porto Cavallo. Uma das poucas praias com areia, já que – em sua maioria – as praias por aqui apresentam pequenas pedras. Porto Cavallo fica no coração de Polignano e vale a visita. Impossível não citarmos a praia de San Vito, que fica a apenas 3 quilômetros da cidade e é fascinante.

Dica de Ouro

5) O que fazer em Polignano a Mare em um dia? CONHEÇA AS GRUTAS DE POLIGNANO A MARE

O que dizer sobre as grutas do mar de Polignano a Mare? Magníficas! Você encontra diversas delas, e todas sempre estão presentes na lista de grutas mais bonitas da Itália, pois, de fato, impressionam. Uma das mais belas é a Grutta Azzurra, que parece ser uma pintura. E a mais famosa, no entanto, abriga em seu interior um restaurante de luxo. Estamos falando da Grotta Palazzese – para saber tudo e mais um pouco sobre esse esplendor, te convido a ler nosso Post Especial: Polignano a Mare e o romântico restaurante dentro de uma gruta.


Mapa do trajeto a pé por Polignano a Mare

O que fazer em Polignano a Mare em um dia?
Fonte: Google Maps

Dicas de Ouro:

  • Está em Polignano sem carro? Vai de ape! O que é um ape? São pequenos veículos de três rodas que te levam e trazem por toda Polignano a Mare. Acomoda dois passageiros e é uma delícia, especialmente pela zona rural, oferecendo um passeio panorâmico lindíssimo. Você conhecerá as tradições, o folclore e, acima de tudo, a história dos habitantes, em uma viagem no tempo, a bordo do Ape Calessino. Quer saber mais? Clica aqui!
  • Está de carro? Que tal dar uma volta em Alberobello? A apenas 30 minutos de carro de Polignano a Mare, é outra cidade que merece, demais, uma visita! Quer conhecer melhor antes de incluí-la no seu roteiro? Leia nosso post: Vamos conhecer Alberbello a cidade dos Trulli?


Como chegar a Polignano a Mare?


1) Como chegar a Polignano a Mare? DE AVIÃO

O aeroporto mais próximo de Polignano a Mare é o Aeroporto de Bari, que fica a 51,4 km de distância. Dali você poderá alugar um carro e se deslocar facilmente por toda região da Puglia. Para economizar, aconselho a você ficar hospedado em Brindisi😉

Leia também nossos Posts Especiais sobre Aeroportos na Itália:

2) Como chegar a Polignano a Mare? DE TREM

Partindo da estação de Bari, você encontra várias opções de trem para Polignano a Mare, com saídas regulares a cada 30 minutos. A parada, claro, leva o nome da cidade, fica no centro da cidade e, dali, é super fácil chegar a todos os pontos turísticos apresentados neste texto.

Você sabia?

Você sabia que a Trenitalia é a principal sociedade italiana destinada à gestão do transporte ferroviário. Saiba aqui “Qual é a diferença dos trens na Itália?“. Compre sua passagem online com antecedência e economize muito, leia o Post “Como comprar uma passagem de trem na Itália?“.

3) Como chegar a Polignano a Mare? DE CARRO

De todas as regiões, utilize a rodovia A14; pegue a saída SS116 (E55) e siga as indicações para Polignano. A estrada é super bem sinalizada e, tenha certeza, você não terá grandes problemas para chegar até a cidade. Leia também VIAJANDO DE CARRO NA ITÁLIA: EXEMPLOS DE ROTEIROS.

Se for alugar um carro não deixe de ler nossos posts na seção Dirigindo na Itália no blog Viajando para Itália. Além de dicas de roteiro de carro, temos tudo sobre sinalizações, pedágios, estradas e muitos mais dicas.

Vai viajar pela Itália de carro?

Não sabe onde alugar o carro? Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa, com atendimento em português, pagando em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12x sem juros no cartão? E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da ideia? Então clique no banner abaixo Pesquise, compare e escolha! : )

Importante Saber

Se for dirigir na Itália é imprescindível a carteira internacional ou a sua CNH do Brasil com tradução juramentada, O.K.? Se não possuir, não dirija, pois você terá muitos problemas caso seja parado pela polícia italiana! LEIA O POST PRECISO DE CARTEIRA INTERNACIONAL PARA DIRIGIR NA ITÁLIA (PID)?


Assista esse vídeo e saiba: Fazer uma viagem perfeita para Itália? Como funciona a consultoria da Ana Patrícia? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

O que fazer em Polignano a Mare em um dia? Conhecer uma cidade como Polignano a Mare é uma oportunidade muito especial. Se você tiver essa chance, não a deixe passar, pois você pode ter uma certeza: vale, MUITO, a pena!

Está inseguro?

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!