Vamos conhecer o Etna e suas belezas?

O maior vulcão em atividade da Itália é belíssimo e pode ser visitado. Você já pensou em visitar um vulcão em atividade? Se você estiver na Itália e tiver curiosidade de fazer esse passeio único, saiba que é possível, seguro e emocionante. Saiba como visitar aqui nesse Post!

0 14.678

Vamos conhecer o Etna e suas belezas?

O Etna, na Sicília, é o maior vulcão na Itália e ainda está ativo. Com seus imponentes 3.350 metros de altura, tem extensão de 1190 km² e é o mais alto da Europa. Apesar de ainda estar em atividade, suas erupções são pequenas e não causam grandes estragos. A origem de seu nome é grega e significa ‘aquele que queima violentamente’. Vamos ao nosso post do dia? Vamos conhecer o Etna e suas belezas? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos! Conheça também nossa seção sobre Hospedagens na Itália!

1) Vamos conhecer o Etna e suas belezas? CONHEÇA DETALHES SOBRE O VULCÃO

O vulcão, dentro de seu cone principal, possui mais 700 cones secundários dentro dele. As cinzas expelidas pelo vulcão já foram encontradas até em Roma, que fica a 800 km ao norte do Etna. Sua última erupção foi registrada em fevereiro de 2017 e, como resultado, 10 pessoas ficaram levemente feridas (com cortes e algumas queimaduras) por causa da ‘chuva’ de pedras quentes e jatos de vapor. A explosão pegou todos de surpresa, uma vez que sua atividade não é considerada perigosa. Apesar de tudo o tráfego aéreo não precisou ser interrompido e nenhum alerta para a evacuação dos arredores foi emitido. Sua erupção mais violenta foi em 1600, quando sua lava chegou até Catânia e a mais longa foi em 1614, quando sua erupção durou cerca de 10 anos! Saiba aqui onde Esquiar no Etna!


Assista a esse vídeo e veja o vulcão em erupção!

(Fonte: Vegas Vídeo)


2) Vamos conhecer o Etna e suas belezas? SAIBA COMO VISITAR!

Como visitar o Etna? O Etna hoje é um parque e é possível visitar o local sem acompanhamento especializado até certo ponto, depois somente com guias especializados. Espalhados pelo parque há diversas áreas de monitoramento, então dificilmente acontecerá uma ‘explosão surpresa’; em caso de suspeitas, o parque é fechado e o acesso restrito, portanto pode fazer o passeio sem maiores preocupações.

3) Vamos conhecer o Etna e suas belezas? CONHEÇA O ACESSO PARA O PARQUE!

O acesso ao parque para poder subir no vulcão é feito por dois lugares: do lado norte passa pela cidade de Linguaglossa e Piano Provenzana (ponto de encontro para as excursões). Do lado sul o acesso é por Nicolosi e Refugio Sapienza e, nesta última, é onde fica o teleférico.

Para subir até o vulcão você tem duas opções

Caminhando ou de teleférico combinado com ônibus 4×4.

  • Se quiser ir a pé prepare-se para uma caminhada bem complicada: o terreno é acidentado, íngreme e cansativo, e alcança-se, no máximo, 1.190 metros de altitude!
  • A mesma distância do teleférico, mas se você optar pelo teleférico, haverá um ônibus te esperando e, de lá, você prosseguirá viagem.
  • Custa 72 Euros por pessoa e inclui o teleférico e o ônibus.
  • Uma vez que o ônibus atinge 2.500 metros de altura você estará mais próximo da cratera principal. A partir dali: só é possível (e permitido!) chegar ao topo de ônibus.

As Crateras

  • As crateras são divididas em duas: crateras Silvestri (sem atividades vulcânicas) e crateras Sommitali (ativas).

Informações Úteis

  • Faça a visita com guias especializados! Eles explicam TUDO pra você e te levam em lugares realmente seguros. Considere também que, a certa altura, não é mais possível passar sozinho, somente com pessoal autorizado como dissemos anteriormente.
  • Mesmo no verão, devido a sua altitude, o vulcão tem um ar mais geladinho, então leve um casaco para se proteger. Esqueça os tênis: o terreno do vulcão é terrivelmente acidentado e o ideal é usar botas próprias para trekking.
  • Para maiores informações sobre o parque, acesse o site oficial.
  • Que tal uma Excursão pelo Etna numa 4×4 (Half Day)? Clique aqui para saber mais!

4) Vamos conhecer o Etna e suas belezas? CONHEÇA SUAS LENDAS

O vulcão é repleto de lendas: uma diz que Éolo, o deus dos ventos, teria prendido os ventos em cavernas sob o Etna; outra diz que o gigante Tifão foi preso sob o vulcão e que suas tentativas de fuga causam as erupções no vulcão; outra lenda famosa diz que outro gigante, Encélado, revoltou-se contra os deuses, foi morto e enterrado sob o Etna. Sem aceitar a situação faz o vulcão entrar em erupção com sua revolta.

Há também quem diga que Vulcano, o deus do fogo, tinha sua oficina debaixo do vulcão, e que era lá também onde os raios de Zeus eram feitos para que pudesse ser usados como armas. Já na cultura católica, dizem que o vulcão entrou em erupção por causa do martírio de Santa Águeda, em 251, fazendo com que os muçulmanos se irritassem e invocassem os poderes do fogo e dos relâmpagos. Geologicamente a atividade do Etna começou há quase quinhentos milhares de anos, com atividades sísmicas no mar.


Assista a esse vídeo e conheça o Vulcão Etna!

(Fonte: Phaton 4 Professional)


Como chegar ao Etna?


Como chegar ao Etna? A melhor maneira é saindo da Catânia.

1) Como chegar ao Etna? DE ÔNIBUS

  • Pegue o ônibus para Etna na Piazza Papa Giovanni XXIII, em frente a estação de Trem Central de Catânia.
  • Atente-se para o horário: o ônibus sai às 8h15 e volta às 16h30.
  • Só tem um ônibus que vai pra lá e ele só sai uma vez por dia!
  • A passagem ida e volta custa 12 Euros.
  • O tempo de viagem até o Etna é de cerca de 2 horas na ida e 2 na volta.
  • A empresa responsável é a AST e, para maiores informações, acesse este site!
  • Uma boa pedida é comprar a passagem um dia ou dois dias antes, pois, principalmente em meses de temporada, é difícil encontrar passagens para o próprio dia. Já no Etna, o ônibus chega e sai de Rifugio Sapienza.

2) Como chegar ao Etna? DE CARRO

Se você estiver com o carro basta ir para Nicolosi. Chegando em Nicolosi deve ir para Nicolosi Nord Etna Sud), em 20 minutos você chega lá. Percorra a Via Etnea 9a rua principal da cidade) e prossiga para Strada Provinciale 92 até chegar na Piazzale Cantoniera, que se encontra a quota 1900 metros.

Leia também VIAJANDO DE CARRO NA ITÁLIA: EXEMPLOS DE ROTEIROS. Se for alugar um carro não deixe de ler nossos posts na seção Dirigindo na Itália no blog Viajando para Itália. Além de dicas de roteiro de carro, temos tudo sobre sinalizações, pedágios, estradas e muitos mais dicas.

Como chegar no Etna

Vai viajar pela Itália de carro?

Não sabe onde alugar o carro? Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa, com atendimento em português, pagando em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12x sem juros no cartão? E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da ideia? Então clique no banner abaixo Pesquise, compare e escolha! : )

Importante Saber

Se for dirigir na Itália é imprescindível a carteira internacional ou a sua CNH do Brasil com tradução juramentada, O.K.? Se não possuir, não dirija, pois você terá muitos problemas caso seja parado pela polícia italiana! LEIA O POST PRECISO DE CARTEIRA INTERNACIONAL PARA DIRIGIR NA ITÁLIA (PID)?


Assista esse vídeo e saiba: Como estacionar na Itália? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)



Conclusão

Vamos conhecer o Etna e suas belezas? Se mesmo assim você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem;)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!