Onde fazer degustações na Sicília?

A enogastronomia siciliana é uma das mais apreciadas na Itália. Hoje preparamos uma lista especial de onde fazer algumas degustações nessa região fantástica!!!

0 718

Onde fazer degustações na Sicília?

A enogastronomia da Sicília é muito variada e oferece opções para todos os gostos. A harmonização de vinhos e pratos típicos é algo que eles fazem com maestria e, assim, oferece aos turistas experiências inesquecíveis! Fique com a gente e confira a nossa lista com indicações incríveis para fazer degustações espetaculares na Sicília! Prontos? Vamos ao nosso post do dia? Onde fazer degustações na Sicília? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Nossa Introdução

A Sicília tem heranças de diversos povos que passaram por ali ao longo dos séculos e as mostra de forma orgulhosa das mais diversas maneiras: monumentos, igrejas, praias, construções e, claro, na gastronomia. A Ilha apresenta aos seus visitantes incríveis opções quando falamos de comida e bebida: doces, salgados, vinhos e muito, muito mais! Para saborear o autêntico sabor siciliano, o mais indicado é fazer uma visita guiada a vinícolas, almoçar ou jantar em algum restaurante típico e provar, claro, o tradicional cannole, um dos doces mais famosos do mundo! As degustações acontecem, normalmente, em grupos (mas há opções para, no mínimo, duas pessoas), e são bem divertidas e agradáveis. Conheça também nossa seção sobre Alimentação na Itália clicando bem aqui!

Antes da degustação há uma breve explicação do lugar, das tradições, de como o produto é feito… é uma verdadeira aula! Vale a pena o investimento. Na Sicília, tanto as pequenas quanto as grandes empresas oferecem degustação, não todas, mas não é difícil saber aonde ir. Algumas visitas são bem rápidas, duram no máximo uma hora, outras, no entanto, podem durar até seis horas: é uma verdadeira imersão na cultura siciliana. É tudo muito organizado e, em alguns lugares, há guias poliglotas. Você vai encontrar todos os tipos de pessoas nesses lugares: curiosos, turistas, especialista; é muito bacana! Conheça melhor a enogastronomia siciliana clicando aqui!

Importante Saber

  • O termo “Enogastronômico” (você também pode encontrar escrito como “enogastronomia”) significa “turismo de gastronomia e vinhos”. Essencialmente, é uma palavra italiana e, também, é uma palavra “nova” e não muito comum “AINDA”! Conheça nossa seção sobre alimentação na Itália, clicando aqui!

Conheça os Pratos Típicos da Sicília

Antes de apresentar a nossa lista com os lugares para degustação entenda um pouco sobre os pratos típicos dessa região.

Cassata Siciliana

Alguns dos pratos típicos que você PRECISA provar são: Cassata Siciliana, que é um bolo típico de Páscoa de Palermo, mas você o encontra facilmente em vários lugares, preparado com ricota, chocolate, frutas cristalizadas, maçapão e muitos outros ingredientes colocados em um delicioso pão de ló bem fofinho. É um bolo de estilo ‘barroco’ com decorações detalhadas e capaz de surpreender qualquer um com o seu sabor muito particular.

Arancino

O Arancino é o “must” da Sicília! O Arancino é uma obrigação experimentá-lo, é um bolinho de arroz à milanesa e frita, temperado com ervilhas, tomates ou o típico ragu. É um antigo “finger food” de origem árabe, amado em toda a Itália e invejado pelo resto do mundo! É delicioso, de verdade!

Granita com Brioche

A Granita com Brioche é outro quitute típico siciliano, consumido, principalmente, no café da manhã. A granita com creme é acompanhada da “brioscia col tuppo”, o brioche. Se você estiver em Catânia, refresque-se com uma granita com o sabor clássico de limão ou amêndoa, ou experimente uma das muitas deliciosas variações: fantástico!

Caponata e a Massa de Amêndoas

A já famosa Caponata é oferecida em toda a Itália, mas suas origens são precisamente sicilianas. A caponata é uma berinjela em conserva temperada com alho, azeitonas, cebolas, azeite e outros temperos aromáticos. A massa de amêndoas também é imperdível! As típicas amêndoas sicilianas são utilizadas em receitas doces e salgadas, na Sicília a utilizam para fazer massas e molhos sensacionais! Vale a experiência! E não pode faltar quem?

Cannolo com Ricota

O rei da Sicília, o carro chefe da ilha, o majestoso: Cannolo com Ricota. Os cannoli são sobremesas crocantes e deliciosas, fritas e recheadas com ricota de ovelha, gotas de chocolate e casca de frutas cristalizadas. Há, claro, uma enorme variação, mas o clássico recheio de ricota vai te encantar! Eles possuem origens muito antigas e tentativas de reprodução no todo o mundo, mas nenhuma, nenhuma mesmo, foi capaz de se igualar ao típico cannolo siciliano. Obviamente que fizemos um breve resumo dos principais pratos a serem provados, mas há tantos outros que seria impossível colocá-los todos juntos em um único post! : ) Vamos saber onde fazer degustações na Sicília?

1) Onde fazer degustações na Sicília? EM MARSALA

Um dos locais mais famosos é a Donna Fugata, em Marsala! É tradicionalíssima e é uma empresa que oferece degustação de vinhos e brunch com os produtos típicos sicilianos. Oferece ótimas opções de horários e preço muito razoáveis. É necessário fazer reserva.

2) Onde fazer degustações na Sicília? EM RAGUSA

Em Ragusa há uma ótima opção: um percurso sensorial. Mexendo com nossos sentidos, é uma viagem que vai te apresentar aromas únicos! Clique aqui para saber mais e reservar. O passeio é feito em uma fazenda com guia especializado e você poderá ver várias plantas medicinais e aromáticas de uma forma inesquecível. Depois do passeio propriamente dito, há uma degustação de pratos preparados com ervas cultivadas ali. A refeição é feita em um jardim espetacular com vista para o mar e inclui massa com sálvia, focaccia com alecrim, cucciddati, patê de ervas, ricota assada com geleia, salada Ragusa, azeitonas pretas e uma sobremesa. Para fechar com chave de ouro: tudo isso acompanhado de vinhos tinto e branco sicilianos, claro!

3) Onde fazer degustações na Sicília? EM PALERMO

Em Palermo você também encontrará outras maravilhas gastronômicas. 

Vinhos das Colinas

Tour dos vinhos das colinas. Se você deseja conhecer os verdadeiros sabores sicilianos, o mais típico e autêntico, a vinícola Alessandro di Camporeale te oferece uma experiência mágica! No coração do interior siciliano, a 500 metros acima do nível do mar, você vai viver momentos inesquecíveis! Aqui você vai visitar vinhas e adegas, receberá uma aula de história sobre a família, aprenderá técnicas de cultivo e produção além de, óbvio, provar cinco vinhos a sua escolha; para harmonizar com os vinhos são oferecidos pães e azeites produzidos ali. Clique aqui para saber mais e reservar!

Os Queijos de Palermo

Para os apaixonados por queijos, em Palermo uma das melhores opções é a combinação de queijos e vinhos! Aqui você vai degustar seis incríveis queijos produzidos na ilha, clique aqui para saber mais e reservar! , sendo Canestrato, Tuma persa, Caciovacallo fresco, Primo Sale, Ricotta infornato e Vastedda del Belice. Para harmonizar, seis vinhos, evidente: Grillo, Nero d’Avola, Inzolia, Frappato, Nerello Mascalese e Grecanico. É uma degustação dedicada aos que querem o melhor dos dois mundos: queijos e vinhos! A recepção é feita em uma casa do século XVI, que fica a poucos passos do famoso mercado Vucciria. Os queijos serão acompanhados pelo pão preto de Castelvetrano e uma salada variada; depois dos queijos, será servida a famosa cassatelle de San Vito Lo Capo, recheada com uma deliciosa ricota e acompanhada por um copo de vinho doce de Zibbibo. Em Palermo sugiro também um Tour chamado Comida de Rua e História de Palermo: Excursão a Pé! Clique aqui para saber mais!

4) Onde fazer degustações na Sicília? NO ETNA

Se quiser unir o útil ao agradável, que tal um passeio pelo Etna e, depois, uma degustação de vinhos? Clique aqui para saber mais e reservar! É isso que esse tour oferece: uma experiência que estimula a visão, o olfato e o paladar. Depois de um passeio incrível pelo Etna, você irá a uma vinícola que irá hospedá-lo para uma degustação de vinhos locais acompanhados por um almoço leve com produtos típicos da Sicília.

5) Onde fazer degustações na Sicília? EM CATÂNIA

Em Catânia, claro, não poderia faltar os cítricos sicilianos! A rota eco turística tem o objetivo de te apresentar a antiga tradição agrícola siciliana, com foco na cultura mais representativa: a laranja. Clique aqui para saber mais e reservar! A equipe é especializada em diversas frutas cítricas e explicará de forma ilustrada a sazonalidade, tratamentos utilizados nas frutas para ter frutos excelentes, as diferentes espécies, os tratamentos que são preparados durante o ano para o cuidado da planta, o sistema de irrigação e a coleta.

No período de dezembro a abril você também pode colher os frutos do pomar e apreciá-los entre as laranjeiras e limoeiros! Posteriormente, a degustação de vinhos e outras delícias ocorrerá em uma pedra de moinho do século XIX, uma das mais antigas da região, mas que está perfeitamente intacta e nos transporta para tempos remotos sicilianos!


Assista esse vídeo e saiba: Como evitar furadas gastronômicas na Itália? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Onde fazer degustações na Sicília? A Sicília é uma região riquíssima em termos enogastronômicos. Com uma variedade impressionante de sabores, aromas e muito mais, é difícil sair de lá sem querer voltar! Você vai viver de uma maneira única, mesmo que por algumas horas, as melhores experiências sicilianas da sua vida! E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!