Itinerário de sete dias, de carro, na região de Friuli Venezia Giulia?

Friuli Venezia Giulia é uma região mágica, dominada pelos intransitáveis Alpes Carnicos e Guglie. Nessa região, a escolha de itinerários para descobrir é muito grande, você pode explorar as principais cidades, a hospedagem em resorts na montanha, optar pelas praias ou ficar em contato com a natureza.

0 260

Itinerário de sete dias na região de Friuli Venezia Giulia?

Viajando de carro no Friuli na Itália?

Turismo no Friuli?

Muitas vezes considerada apenas uma ‘terra de passagem’, a região de Friuli Venezia Giulia, devido à sua localização estratégica, tem seu extremo desdobramento na fronteira com a Áustria e Eslovênia. E essa é a sua característica distintiva e a sua força: a capacidade de integrar povos e culturas, influências e estímulos, como um mosaico. Continua a ser uma terra à espera de ser descoberta: seja por seus tesouros mais antigos, como a Aquileia e Cividale, ou para chegar a exposições de arte contemporânea alojadas nos armazéns do Porto Antigo de Trieste.

Visitar o Friuli na Itália

Friuli Venezia Giulia é uma região mágica, dominada pelos intransitáveis Alpes Carnicos e Guglie que, gentilmente se encontram para formar o Vale Padano, banhado pelo Mar Adriático. Nessa região, a escolha de itinerários para descobrir é muito grande, você pode explorar as principais cidades, a hospedagem em resorts na montanha, optar pelas praias ou ficar em contato com a natureza nas áreas de vida selvagem.


Faça da sua viagem para Itália uma experiência única! Conheça os meus e-books com dicas exclusivas de quem conhece o melhor da Itália!


Bem, esse itinerário de sete dias, de carro, irá levá-lo à descoberta das quatro capitais provinciais dessa bela região, onde recomendamos uma viagem para descobrir as paisagens, lugares, natureza e boa comida. A cidade de Gorizia, Udine, Pordenone e Trieste é uma mais bonita que a outra. O percurso vai atravessar ricas e belas paisagens onde se pode desfrutar de uma vista incrível e das cores oferecidas por esta região, com deslocamentos a partir do sopé se pode chegar a lugares cheios de tesouros de arte, tradições e diversão. Além dessas cidades você também vai visitar aldeias autênticas em torno das capitais provinciais. A rota começa a partir da cidade de Trieste, onde fica o aeroporto; lá, alugue um carro para se locomover nessa bela região.

1) Primeiro Dia (Chegada ao aeroporto de Trieste, no início da manhã; alugue um carro e visite um dos agriturismos para escolher um para se hospedar.) Logo que você pegar o seu carro, você vai visitar a cidade de Trieste, que serviu de inspiração para grande escritores como James Joyce, Italo Svevo e Umberto Saba. Trieste é uma cidade elegante, localizada ao longo do Adriático e é famosa pelo Vento de Bora, mas não apenas por isso.


DICAS SOBRE TRIESTE?


Trieste é uma cidade com um charme de outra época que combina, na perfeição, em sua história e em sua arquitetura, a cultura mediterrânea, a Europa Central e a cultura Balcânica. Na Praça principal, caminho obrigatório é ir para a parte mais antiga da cidade, para admirar a Câmara Municipal, que olha diretamente para o mar, depois siga em direção a Praça da Bolsa. A partir daí você pode passear no centro da cidade, onde os restos bem preservados do Teatro Romano do século I antes de Cristo.


Se você deseja viajar para a Itália, siga o canal Viajado Para Itália no YouTube e descubra as melhores dicas para sua viagem ser inesquecível.

Agora, depois do passeio, faça uma parada e tome um delicioso café em um dos muitos lugares históricos da cidade que são visíveis. Suba, então, para o monte San Giusto, onde você vai encontrar a Catedral de San Giusto, com estilo românico, que já foi um templo romano anteriormente. Após a Catedral, há o Castelo, que abriga o Museu Cívico. Após visitar essa bela cidade, você só precisa relaxar no hotel, com um jantar típico do lugar e, depois, muito descanso.

Canal Grande in Trieste, Italy
Canal Grande in Trieste, Italy

2) Segundo Dia. Depois de fazer um café da manhã saudável, você vai deixar Trieste para visitar outra capital da província, Pordenone. Pordenone também é chamada de ‘Jardim da Sereníssima’, pelos muitos pontos de vista que, pela atmosfera, trazem à mente Veneza, tudo graças as elegantes construções que são refletidas no rio Noncello com o seu estilo muito semelhante ao palácios venezianos. Assim que você entrar na cidade e ir para o centro de Pordenone, você terá uma vista de várias construções que vão do gótico, passando pelo renascimento e indo ao barroco. Para descobrir Pordenone aconselho que você vá pela Via Mazzini e imediatamente para o Corso Vittorio Emanuele II, porque no decorrer dessa caminhada, você pode admirar as belezas arquitetônicas da cidade, tais como a Câmara Municipal e a elegante Torre Do Relógio.


PASSEIOS EM GRUPO EM LÍNGUA PORTUGUESA NAS PRINCIPAIS CIDADES ITALIANAS? RESERVE AGORA CLICANDO AQUI!


Continuando a viagem, você vai encontrar-se em frente à bela Catedral, que está ali em toda a sua magnificência e grandeza. Erguida em honra de São Marcos, é certamente um dos pontos mais interessantes da cidade. Vale uma parada no Palácio Ricchieri, um dos mais antigos da cidade; construído no XV para ser uma fortaleza, hoje abriga o Museu Cívico da Arte. Fechamos a visita à cidade, visitando o Parque Pluvial de Noncello, onde, além de ficar em uma casa de fazenda na zona rural, você pode fazer algumas das muitas trilhas a pé ou de bicicleta para descobrir a natureza maravilhosa perto do rio. Neste ponto, só no resta fazer um bom jantar e ir para a cama.

pordenone_city_center-fonte, Friuli
pordenone_city_center-fonte, Friuli

3) Terceiro Dia. Depois de um bom café da manhã, saída para Trieste, de volta ao coração da Friuli Venezia Giulia Friuli e iremos para Udine, a capital da província que, entre os belos palácios, igrejas e praças, contêm obras de arte de valor inestimável. Udine tem um centro histórico de grande valor, cujas origens urbanas remontam ao período medieval. Entre os monumentos imperdíveis, está a Catedral, que remonta ao século XIV, a Igreja de Santa Maria di Castello, com uma torre de sino encantadora de origens da Renascença e o Palácio do Bispo, onde se pode admirar algumas salas decoradas pelo grande pintor Tiepolo. E então, como não ver a Praça da Liberdade, que é considerada ‘a mais bela praça veneziana no continente’ e a Praça das Ervas, cercada por arcadas, com elegantes lojas onde você pode saborear um bom café.

Udine-1115578_1280-fonte-pixabay-friuli
Udine-1115578_1280-fonte-pixabay-friuli

São também dignos de nota a Galeria de Arte Moderna, o Museu Arqueológico e o Museu Friuli de Fotografia. Certamente, depois de todo esse caminho, eu acho que você, definitivamente, vai querer desfrutar de um saboroso jantar em um pequeno restaurante típico e, em seguida, chegar ao hotel para uma noite de sono saudável.

4) Quarto Dia. Depois do café da manhã, deixamos a cidade de Udine para visitar Palmanova. A cidade é famosa no mundo e faz parte do Patrimônio Mundial de Humanidade da UNESCO; a sua fama é pela planta da cidade: seu projeto arquitetônico é no formato de estrela, com nove pontos perfeitamente simétricos.

É uma obra-prima da arquitetura militar Friulana: a cidade-fortaleza projetada e construída para defender as fronteiras regionais das ameaças estrangeiras, especialmente dos turcos. O centro histórico pode ser alcançado entrando na cidade através de uma de suas portas monumentais: Porta Aquileia, Porta Udine ou Porta Cividale. A Grande Praça é cercada pela Catedral barroca e construções representativas mais importantes da cidade, incluindo as Lojas dos Comerciantes, Alabardieri, o Monte Piedade e o Palácio dos Superintendentes Gerais. Uma cidade muito interessante para visitar. Depois de caminhar tanto dentro desta cidade fortaleza, você merece um jantar típico e muito descanso. Deixamos o resto para amanhã.

Palmanova-friuli-fonte-flickr
Palmanova-friuli-fonte-flickr

5) Quinto Dia. Depois do café da manhã, você vai deixar essa aldeia para visitar outra cidade, com um encanto histórico, se trata de Aquileia. Continua a ser a cidade romana mais importante do Nordeste, é o tesouro de escavações importantes e uma magnífica Basílica com belos mosaicos. A Basílica de Aquileia, de estilo romano, gótico e renascentista, é o resultado de várias reconstruções implementadas ao longo dos séculos. A verdadeira joia da Basílica de Aquileia é o piso de mosaico, o maior da Europa, que remonta ao primeiro quadro do quarto século depois de Cristo, rico em simbolismo cristão e representa o triunfo da vida sobre a morte.

Ao lado da Basílica existe a chamada Igreja dos Pagãos e o Batistério. De grande importância, como são as criptas, a Cripta dos Afrescos e a Cripta das Escavações, são interessantes para conhecer a história da Aquileia Cristã dos primeiros séculos, e o chamado Santo Sepulcro, construído no século XII na imitação do que tem em Jerusalém. Depois de visitar a cidade, descansaremos e desfrutaremos de um bom jantar, para depois ir para a cama.

Aquileia-friuli-fonte-pixbay
Aquileia-friuli-fonte-pixbay

6) Sexto Dia. Depois de um bom café da manhã deixamos Aquileia para irmos até a Reserva Natural da Foz do Rio Isonzo, e no período da tarde chegamos às outras capitais, ou seja, Gorizia, onde passaremos a noite. Essa área protegida abrange as províncias de Udine e Gorizia, e tem uma grande riqueza em termos de flora e fauna.

Aqui, de fato, vivem em manadas alguns exemplares de cavalo Camargue, animal muito adaptado para viver em zonas úmidas. Nesse lugar, cheio de pântanos de água doce, prados e bosques, você pode andar a cavalo e fazer passeios de barco. A Reserva Natural da Foz do Rio Isonzo, contribui para a conservação de uma enorme herança biológica e da biodiversidade. Apresenta instalações turísticas que permitem estudar a natureza e aumentar os seus conhecimentos ou simplesmente relaxar em contato com a natureza, imerso em um ambiente particularmente rico e fascinante. Nesse ponto, você deixar este paraíso e ir para Gorizia, onde você vai jantar e depois dormir.

Gorizia-friuli-fonte-flickr
Gorizia-friuli-fonte-flickr

7) Sétimo Dia e ultimo do tour atravessando a região de Friuli Venezia Giulia de carro. Depois do café, você vai conhecer a cidade de Gorizia e à noite chegaremos ao aeroporto de Trieste. A visita a Gorizia é para mergulhar em uma cidade poética que é uma mistura de cultura latina, eslava e germânica; o seu carácter multicultural é registrado por sua arquitetura, enquanto a sua alma multiétnica descobre-se caminhando para o centro e ouvindo os moradores falando tanto esloveno quanto italiano. Vamos ver o que conhecer na cidade: começamos pelo seu castelo, uma fortaleza defensiva medieval, que data do século XI. Essa construção deve muito do seu encanto à fronteira entre a Itália e a Eslovénia, com suas muralhas impressionantes e elegantes, elevando-se em uma colina que fica bem na fronteira entre os dois países. Dentro tem o Museu Medieval da Idade Gorizia. Do castelo você pode seguir a pé para a aldeia para descobrir as ruas mais antigas e fascinantes da cidade, onde tem lojas históricas que ainda possuem seus sinais originais. Continuando o passeio, chega-se a Igreja de Santo Inácio, em estilo barroco, considerado por cidadãos o principal local de culto. A partir daqui vamos para  Praça de Amicis, de onde se pode admirar o Palácio Attems, com uma rica coleção de obras de arte e pinturas, e a Galeria de Arte que abriga uma série de pinturas importantes do período veneziano do século XVIII.

Fora do centro, há o Parque Piuma Isonzo, que é uma bela área montanhosa cercada por vegetação e oferece aos visitantes belas paisagens e relaxamento, eu recomendo que você faça uma pausa para desfrutar de um bom almoço antes de sair de Gorizia para chegar ao aeroporto de Trieste; entregue o carro alugado e retorne para a vida diária.

La Gusella di Giau, Dolomiti Bellunesi

DICA: Vai viajar pela Itália de carro? Não sabe onde alugar o carro? Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa, com atendimento em português, pagando em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12x sem juros no cartão? E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da idéia? Então clique no banner abaixo Pesquise, compare e escolha! : )

Conclusões

Terminando o passeio, não podemos deixar de ficar fascinados por Friuli Venezia Giulia, uma região cheia de coisas para ver, tesouros de arte inimagináveis escondidos em igrejas antigas, pequenas aldeias de pedra escondidas entre as ruas estreitas do sopé, tradições bem preservadas nas montanhas e puro entretenimento nas estâncias balneares.

Como Chegar no Friuli?

Vejamos como chegar a essa região.

De Avião: do aeroporto regional de Triste, que fica a 33 km de Trieste, 40 km de Udine, 20 km de Gorizia e a 80 km da Pordenone.

De Carro: pode-se chegar da autoestrada A4 Torino – Trieste; Autoestrada A23 Palmanova – Udine – Tarvisio ou Autostrada A28 Portogruaro – Conegliano.

De Trem, com várias lindas ferroviárias: Trieste – Gorizia – Udine; Udine – Palmanova – Cervignano – S. Giorgio di Nogaro; Udine – Cividale; Udine – Tarvisio; Gemona – Pinzano – Sacile; Udine – Venezia; Casarsa – Portogruaro e Trieste – Monfalcone – Cervignano – Venezia.

 

Guia Sua Viagem Para a Italia Gratuito Viajando Para Italia


Não deixe de ler:

Como Chegar na Itália?


Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália

Seguro Viagem Para Italia Viajando Para Italia Aluguel de Carro na Italia Viajando Para Italia Onde Ficar na Italia Viajando Para Italia
O Seguro Viagem é obrigatório e mais barato do que você imagina. Ainda mais com nosso bônus. Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema. Garanta sua hospedagem em site confiável e renomado, sem sustos em sua viagem.

 

   Mala Levar Vinho da Italia para Brasil Viajando para Italia Consultoria Para Viagem Para Italia Viajando para Italia
Passeios em Grupo em toda a Itália e com Compra de Bilhetes antecipada economizando tempo e dinheiro. Que tal uma mala para você levar os melhores vinhos italianos para sua casa no Brasil? Conheça mais essa facilidade. A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.

Os Melhores Conteúdos do Viajando Para Itália

  1. Qual é o gasto médio em um dia na Itália?
  2. O que visitar na Itália em 10 dias?
  3. Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
  4. As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
  5. Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? Veneza, Milão, Roma, Florença? Saiba como agora!
  6. O que fazer em 1, 2, 3 ou 4 dias nas principais cidades italianas? Conheça itinerários em cada cidade que você vai visitar!
  7. As melhores dicas sobre alimentação na Itália? Vinho? Comida típica em cada lugar?Economizar? Roteiros de enogastronomia? Descubra tudo!
  8. Viagem de carro na Itália: Exemplos de roteiros nas principais regiões italianas!
  9. Quais são os principais monumentos turísticos na Itália? Quais são os monumentos imperdíveis e que você deve colocar no teu roteiro?
  10. Qual é a melhor época para ir para Itália? O melhor período? O clima na Itália?
  11. Saiba tudo sobre o Transporte na Itália? Trem? Carro? Como se deslocar? Comprar passagem de trem? Metro?
  12. Os melhores exemplos de roteiros turísticos na Itália? Monte o seu roteiro seguindo os meus conselhos!

Grande abraço da Itália,

Ana Patricia

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

BAIXE AGORA MESMO O

E-BOOK GRÁTIS!